placardpt
    Sporting perde um Madrid com o Atlético

    Erros centrais transformam sonho em miragem

    Por mais do que uma vez ouvimos os jogadores, os responsáveis e o treinador do Sporting falar num sonho europeu e numa ambição de conquistar a Liga Europa. Por isso nunca passou na cabeça de ninguém que pudesse haver no jogo da 1ª mão dos quartos de final jogadores a terem faltas de concentração tão graves que quase não há forma de explicar e que terminaram numa derrota por 2x0.

    O Sporting ainda não matou o «sonho europeu», mas quase podemo dizer que não foi por falta de tentativas. Erros atrás de erros minaram uma exibição que, não sendo brilhante (longe disso), não foi totalmente negativa, especialmente na segunda parte.

    Dois erros que diretamente custaram dois golos e uma série de outros lances onde adeptos do Sporting tiveram de meter as mãos na cabeça.

    Erros inadmissíveis

    ©Getty / Gonzalo Arroyo Moreno
    Num jogo destes, com cerca de 30 segundos, fazer um passe diretamente para um adversário e sofrer um golo é no mínimo estranho para um futebolista profissional, internacional e a jogar uns quartos de final de uma grande prova na Europa. Mas foi isso mesmo que Coates fez: ofereceu o primeiro golo ao Atlético de Madrid e Koke (após passe de Diego Costa) agradeceu. A entrada foi tão má que teve de ser Rui Patrício a negar o segundo e ainda não estavam cumpridos quatro minutos de jogo...

    O Sporting só acordou aos oito minutos quando Gelson Martins correu, fintou e cruzou para Bas Dost, com o holandês a ficar perto do golo. Esse lance colocou o leão no jogo e a equipa de Jorge Jesus conseguiu ir controlando o jogo, especialmente depois de conseguirem controlar melhor os passes longos do Atlético para as costas da sua defesa. 

    Começaram depois a aparecer as oportunidades leoninas. Primeiro por Bas Dost e especialmente depois com Gelson Martins na cara de Oblak a perder o duelo para o guardião que já passou por Portugal. A equipa portuguesa parecia estar a caminho do golo, sentia-se isso no estádio. Os adeptos espanhóis estavam nervosos e o Atlético não conseguia encontrar uma formula para travar o facto de Bruno Fernandes aparecer um pouco por todo o lado e o facto de Battaglia e William estarem sólidos no meio-campo.

    Só que já perto do intervalo veio a segunda «traição» dos defesas centrais do Sporting. Erro de Mathieu num corte, Griezamann isolado e ao contrário do que aconteceu na final do Campeonato da Europa desta vez Rui Patrício não ganhou o duelo. Um golpe duro, muito duro para uma equipa que, sem ser brilhante, estava a jogar bem. Para piorar William Carvalho não aguentou o jogo e teve de sair com queixas.

    Falhas a continuar e a jogar pior

    ©Getty / Gonzalo Arroyo Moreno
    A segunda parte começou como a primeira: Coates a falhar, Diego Costa com espaço e só não foi o terceiro porque apareceu Patrício. Era enervante para a equipa e para os adeptos ver a forma como a defesa do Sporting e especialmente Coates falhavam de forma gritante. Para juntar a isso, a equipa de Jesus sentiu muito a falta de William Carvalho.

    A equipa verde e branca não conseguia ter tanto a bola como na primeira parte e quando tinha não conseguia ter a mesma qualidade de passe. Por sua vez, o Atlético de Madrid estava como gostava na partida. Podia estar mais atrás, agressivo e a sair rápido.

    Na segunda parte, verdadeiramente, os leões apenas por duas vezes ficaram perto do golo.Primeiro foi Coentrão a aparecer na área de cabeça a atirar por cima e já perto do fim Montero a perder a oportunidade de colocar a equipa portuguesa totalmente dentro da eliminatória. O Atlético de Madrid tem este condão e capacidade de ir adormecendo os adversários quando tem uma vantagem boa e o Sporting não conseguiu contrariar isso de forma nenhuma, nem com as alterações nem com o arriscar de Jorge Jesus.

    A missão é impossível? Não é, mas perante um adversário como o Atlético de Madrid cometer estes erros e ficar com uma desvantagem de dois golos e assinar um quase adeus a uma prova destas. Terá de ser um Sporting a roçar a perfeição para passar às meias-finais. mas atenção que a qualidade está lá. Ainda assim, o quase e o azar ficam outra vez na boca dos sportinguistas.

    U Quinta, 05 Abril 2018 - 20:05
    Civitas Metropolitano
    Sergei Karasev
    2-0
    Koke 1'
    Antoine Griezmann 40'
    Civitas Metropolitano
    Lotação70 460
    Medidas105m x 68m
    Inauguração1994
    FaseQuartos-de-Final
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO Atlético Madrid!
    Koke marca
    Koke marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    40´
    GOLO Atlético Madrid!
    Antoine Griezmann marca
    Antoine Griezmann marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
    A Chave
    Quando se sofre um golo com menos de um minuto de jogo perante a melhor defesa do Campeonato Espanhol a missão fica muito complicada. O Sporting fez isso e temos de apontar esse erro de Coates como o momento chave da partida.
    O Árbitro
    Excelente arbitragem
    O Melhor
    Rui Patrício evitou a goleada
    Se o sonho ainda não morreu foi por causa de Rui Patrício. Negou o golo ao Atlético de Madrid pelo menos três vezes e nada conseguiu fazer nos lances em que os seus colegas o traíram.
    O Pior
    Dupla de centrais
    Não dá para perceber. Tantos erros, dois a darem golos e quase a minarem o trabalho de uma equipa. Mais Coates, mas também Mathieu tiveram erros atrás de erros e deixaram o Sporting numa posição muito, mas muito complicada.
    Forma
    Atlético Madrid
    2017/2018
    47J
    29V
    12E
    6D
    83-26G
    Sporting
    2017/2018
    51J
    30V
    12E
    9D
    95-42G
    Sabia que...by playmaker stats
    Quarta derrota fora de casa do Sporting nesta época na Europa:
    D 2-0 Atlético de Madrid
    D 2-1 Plzen
    V 1-3 Astana
    D 2-0 Barcelona
    D 2-1 Juventus
    V 2-3 Olympiacos
    V 1-5 Steaua
    Sexta derrota consecutiva do Sporting contra equipas espanholas (o pior registo).

    Não marca em Espanha há 2 jogos consecutivos, o último golo em solo espanhol foi marcado por Bruno César em Madrid [D 2-1 Real Madrid]
    Atlético Madrid venceu pela 1.ª vez o Sporting (3 jogos, 1 vitória e 2 empates).

    Os leões nunca marcaram em casa dos «colchoneros» ( 2 jogos, 2 golos sofridos).
    Sporting nos...
    > primeiros 44 jogos = 5 derrotas
    > últimos 7 jogos = 4 derrotas

    Venceu apenas 1 jogo das últimas quatro partidas:
    D 2-0 Atlético de Madrid
    D 1-0 SC Braga
    V 2-0 Rio Ave
    D 2-1 Plzen
    Sporting não marca há 2 jogos consecutivos:
    31/03 D 1-0 SC Braga (Liga) > 05/04 D 2-0 Atlético Madrid (Europa)

    04/02 D 2-0 Estoril (Liga) > 07/02 D 1-0 FC Porto (Taça)
    Só uma equipa portuguesa conseguiu virar um 2-0 fora de casa na UEFA:
    2018 ?
    1963 Atalanta 2-0 Sporting, 2.ª mão 1-3 e jogo de desempate 3-1 a.p.

    Sporting depois de uma épica 1.ª ronda das Taças das Taças, conquistou o troféu em Maio [1-0 MTK]

    Fotografias(18)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ATLÉTICO DE MADRID
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jonhny
    2018-04-06 15h47m por Darox
    Mais do que jogador do BDC é um jogador que, se ao fim de 30 jogos, lá marcas um golinho os adeptos ficam logo satisfeitos, pois ele é alvo de excessivo carrinho.
    SC
    eduscp11
    2018-04-06 12h29m por Scpdp
    Para mim o Bas Dost não faz muitos golos. Podia fazer muitos muitos mais se ele fosse um bocado como o Jonas. Se ele chutasse a bola teria muitos mais golos.
    Na minha opinião, o modelo de jogo do Sporting não faz muito sentido. Para mim, não é bonito de se ver. A bola está no lateral, depois de central em central e chega ao outro lateral, aqui ou tenta-se fazer um passe para um extremo ou aparece um médio a fazer a ligação para o extremo ( muitas vezes quem faz isto é o Bruno Fer...ler comentário completo »
    infelizmente. . .
    2018-04-06 11h51m por olavo_bilac
    infelizmente o BDC ainda não percebeu o "poder" daquilo que se escreve ou se diz. Escrever o que nos vai na alma ou pensamento deve ficar para os poetas ou para as nossas reflecções, porque a comunicação social e os comentadores pegam nas nossas palavras e fazem o seu próprio juízo de valor/crítica que depois influencia a opinião pública generalizando-se de uma forma descontrolada, que pode ser positiva ou negativa para o futuro.
    Muito sinceramente, na minha opinião, aconselho o B...ler comentário completo »
    Detalhista
    2018-04-06 07h37m por boixos_nois
    Tu não tens dúvidas?! . . . tu sabes lá alguma coisa. Primeiro faziam e aconteciam, quem quisesse que disputa-se o segundo e terceiro, o Scp jogava muito. . . agora como não há vitórias para festejar nem derrotas do Benfica para festejar também. . . toca a assistir à triste figura dum pseudo presidente, que tratando como dizes JJ e tratou Março Silva, como tratará e trata adeptos como tu. . . toda a gente é lixo é dispensável para aquele triste, é este o vosso presidente. Não se se será C...ler comentário completo »
    Sporting
    2018-04-06 01h18m por 4lfredo
    Minha análise ao plantel desta época, pensado já na próxima época:
    GR:
    Rui Patrício- Um dos melhores jogadores do plantel e é formado cá. Também é um dos capitães de equipa. Espero que se mantenha para o ano.
    Romain Salin- Notou-se que para suplente do Rui Patrício não serve, por isso espero que saia.
    Pedro Silva- Jovem com potencial que precisa de ganhar experiência de 1° liga. Por isso acho que seria bom emprestá-lo para o ano.

    DD:
    Cris...ler comentário completo »
    JJ
    2018-04-06 01h01m por Darox
    Deve ter a sua continuidade assegurada ate o inicio da próxima época, mal ou bem tem conseguido títulos (2 em 3 anos) que não eram os desejados mas os nossos rivais apareceram também em grande nível e acabamos por não conseguir mais.

    Não sei se reparam mas com os meus comentários já faço um balanço final pois a perder por 2 0 na LE, 1 0 na taça e a 6 pontos do 1° na liga, se não acabou ta quase.
    Faltou 1
    2018-04-06 00h55m por Darox
    Faltou o mister JJ, que tem feito jus as palavras do Júlio César que diziam que o Sporting só assume a liderança no inicio e depois perde o folgo todo, tem feito uma má gestão da equipa, a última substituição sempre depois do minuto 85 only god knows why, diferença de minutos entre titulares e suplentes, assombrosa, má aposta nas contratações de inverno, mas mesmo assim apresentou, ate ao fim de fevereiro um Sporting ambicionado
    MA
    . . . .
    2018-04-06 00h53m por Markes88
    Está nas estatísticas deste jogo. . . . scp nos últimos 7 jogos, 4 derrotas. Diz alguma coisa da grande quebra da equipa desde meados de Fevereiro. . . .

    O scp até podia ter marcado dois golos, mas também podia ter sofrido à vontade mais três, não fosse o Patrício estar lá. . . .

    Defensivamente creio que foi o pior jogo esta época do scp. Não só pelas fífias dos centrais, mas pelas safas do Patricio a mais ofertas escandalosas na 2parte que o Coates cedeu. ...ler comentário completo »
    Continuaçao
    2018-04-06 00h45m por Darox
    Fisica• é questionável e a sua continuidade também.

    Ruben Ribeiro, estreou-se bem, mad tem acrescentado pouco ao Sporting, um jogador a menos, a sua continuidade é no mínimo discutível.

    Bruno Fernandes, tem feito uma excelente época mas assim como a equipa, apresenta um elevado desgaste, a continuidade deve ser assegurada, mas precisa de um suplente á altura.

    Gelson Martins, este ano tem jogado algo diferente, tem vindo refletindo mais ve...ler comentário completo »
    Darox
    2018-04-06 00h41m por 4lfredo
    Concordo com a praticamente tudo o que disseste!
    Jogo
    2018-04-06 00h39m por 4lfredo
    Mau resultado, exibição razoavelmente boa. Pena foi os centrais que hoje estiveram muito mal, principalmente o Coates, mas pronto não o condeno por isso. Acontece jogos assim de vez em quando. A eliminatória ficou muito mais difícil, mas do que vi hoje temos capacidade para marcar ao Atlético de Madrid. Veremos é se a nível defensivo estaremos melhor, se estivermos poderemos ter ainda uma palavra a dizer nesta eliminatória. Agora e focar o jogo do campeonato. Força Sporting!!!
    SL
    Sporting 2018/2019
    2018-04-06 00h25m por Darox
    Tem de haver uma mão forte no plantel do Sporting, existe muitos jogadores que não devem pertencer a quadros de equipas que querem ser campeãs nacionais e fazer boas provas internacionais, com isto faço o seguinte balanço:

    R. Patrício: tem condições para permanecer no plantel.

    R. Salim: Não é um suplente á altura de Rui Patrício e para JJ parece ter mais funções de tradutor que qualquer outra coisa, não comprometeu o Sporting, por isso parece ter a permanência ...ler comentário completo »
    Glorious_Level
    2018-04-05 23h57m por Detalhista
    O JJ vai sair, pois não vai ganhar mais nenhuma competição e vai terminar em 4º lugar na Liga, os adeptos vão pressionar forte e feio para o Jesus sair e o Presidente vai fazer o seu papel, aliás, já está a faze-lo, acham que este comunicado foi inocente?

    Ele sabe que o jesus tem mais 1 ano de contrato e que nunca irá abdicar da indemnização, está a tentar criar um ambiente terrível dentro do balneário, criticando os jogadores, tentando interferir no seu trabalho, para ve...ler comentário completo »
    PaixaoLusitana0 0
    2018-04-05 23h30m por iSMURF4
    quem sabe neste mercado de verão. . . vai haver muitas saídas e alguma entradas.
    paixao
    2018-04-05 23h19m por iSMURF4
    ah bom. . . no verão o presidente deles pedia 100M

    agora vai sair por 1/3 disso talvez. . . lol
    BITW
    2018-04-05 23h16m por iSMURF4
    o Immobile acho q só funciona para o campeonato italiano. .

    o Belotti n sei pouco o tenho visto este ano.
    . . .
    2018-04-05 23h11m por iSMURF4
    o Keita n é do Mali. . . que pena era grande dupla ele e o Marega.
    PaixaoLusitana0 0
    2018-04-05 23h10m por iSMURF4
    e muita atenção a quem?

    ao Marega! xD
    paixao
    2018-04-05 22h57m por iSMURF4
    Só falta o Naby Keita.
    bitw
    2018-04-05 22h55m por iSMURF4
    eu neste momento n conseguiria pôr o firmino no banco. . . e nunca fui mto fã dele.

    penso que o Klopp devia investir mais em centrais e no meio campo por agora xD
    ED
    Scpdp
    2018-04-05 22h54m por eduscp11
    Mas verdade é que ele aparece pouco em jogo mas depois faz muitos golos é um bocado estranho o que eu estou a dizer mas é a realidade. E se não for ele a marcar não há mais ninguem a faze-lo, pudera com a quantidade de jogadores que metemos na area.
    ED
    Scpdp
    2018-04-05 22h50m por eduscp11
    ''Bas Dost: normal. É indiferente o Sporting ter o Bas Dost ou não. Mal se o vê em jogo''
    Ate que enfim alguem com a mesma opinião que eu.
    Gareth Bale
    2018-04-05 22h47m por iSMURF4
    youtube. com /watch?v= 11JPa0lkYOY

    na altura em que o Coentrão ainda jogava bem à bola!
    pedro98fcp
    2018-04-05 22h45m por iSMURF4
    O United ficava bem com o Bale hehe
    Bitw
    2018-04-05 22h43m por iSMURF4
    Não curtes o Griezmann?

    ele no Barça que já têm Messi, Dembele, Suarez, Coutinho e o Griezmann encaixa aonde? quem ia sentar? o Dembele? mhm
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Moreirense recebe o Gil Vicente
    O Moreirense recebe, na tarde do próximo sábado, o Gil Vicente, em mais um embate a contar para a 30ª jornada do campeonato nacional. As duas formações têm ...