placardpt
    Sporting segue para os oitavos de final

    Deu para tudo, até para empatar...

    O Sporting está nos oitavos de final da Liga Europa. Os leões cumpriram uma mera formalidade nesta segunda mão, depois do triunfo confortável em Astana (1x3), e reservaram lugar na próxima fase da segunda maior competição europeia a nível de clubes. Os cazaques ainda levaram o empate para o intervalo, começaram por sofrer dois golos no segundo tempo e, ainda assim, conseguiram chegar ao empate (3x3).

    Tomasov deu justiça ao intervalo

    A porta dos oitavos estava entreaberta para o Sporting e os leões só precisavam de formalizar os dados para seguirem viagem. A vantagem alcançada pelos leões na primeira mão em Astana deu margem para Jorge Jesus apresentar seis alterações face ao onze habitual, dando a oportunidade a jogadores menos utilizados e fazendo descansar algumas das peças mais importantes numa altura em que o calendário de jogos não dá descanso à equipa verde e branca.

    A falta de rotinas entre os protagonistas foi evidente e isso criou alguns dissabores ao Sporting, que viu o Astana criar os lances de maior perigo durante os primeiros 45 minutos. Os cazaques enviaram logo uma bola ao ferro no primeiro minuto, através do seu melhor jogador, Patrick Twumasi, mas também foram eles a consentir o primeiro golo na partida.

    No primeiro e único lance de real perigo dos leões na primeira metade, Bryan Ruiz serviu na esquerda Bas Dost, completamente sozinho na área do Astana, para o avançado holandês fazer aquilo que tão bem sabe: golos. Estava aberto o marcador em Alvalade e o Sporting aproximava-se cada vez mais da porta de embarque, não sem antes sofrer um pequeno calafrio.

    É que, depois de Despotovic atirar uma nova bola ao ferro da baliza à guarda de Patrício, o Astana chegou mesmo ao golo da igualdade, por intermédio de Tomasov. O extremo croata fez valer a sua meia-distância para atirar para o fundo das redes dos leões.

    Ainda assim, mal validado o golo ao Astana, por pretenso fora de jogo de um jogador do Astana, que tapou a visão a Rui Patrício no momento do remate de Tomasov, que acabaria por trair o internacional português.

    Licença para rematar...

    O Sporting não tinha, de todo, a eliminatória em risco com o golo consentido bem perto do intervalo, mas Jorge Jesus não ficou satisfeito com a postura da sua equipa no primeiro tempo e deixou por isso Rúben Ribeiro nos balneários para lançar Marcus Acuña no corredor esquerdo.

    Os leões entraram muito mais expeditos e confiantes, com uma pedalada muito superior à equipa de Stoilov, e não foi por isso surpresa que conseguissem chegar de novo à vantagem nos primeiros minutos da segunda parte. E de que forma!

    Bruno Fernandes desfez a igualdade com um golo absolutamente magistral, entenda-se, de levantar o estádio e não ficaria por aí. O camisola 8 ampliou a vantagem, aos 62 minutos, numa jogada de grande qualidade encetada pelo próprio e com o precioso contributo de Bas Dost. Mais um belo momento proporcionado em Alvalade, com selo de qualidade Bruno Fernandes.

    O resultado era o mesmo da primeira mão, só que o Astana conseguiu ainda chegar ao empate, com um golo fantástico do extremo ganês Patrick Twumasi, candidato a melhor golo do encontro, a par do primeiro de Bruno Fernandes, e outro remate não menos espetacular de Shomko, em cima do apito final.

    Com o triunfo no conjunto da eliminatória frente ao Astana, o Sporting embarcou rumo aos oitavos, resta descortinar o próximo destino. Palpites?

    U Quinta, 22 Fevereiro 2018 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    Tamás Bognár
    3-3
    Bas Dost 3'
    Bruno Fernandes 53' 63'
    Marin Tomasov 37'
    Patrick Twumasi 81'
    Dmitriy Shomko 90'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Fase1/16 de Final
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    37´
    GOLO Astana!
    Marin Tomasov marca
    Marin Tomasov marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
    53´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    63´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
    81´
    GOLO Astana!
    Patrick Twumasi marca
    Patrick Twumasi marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    90´
    +4
    GOLO Astana!
    Dmitriy Shomko marca
    Dmitriy Shomko marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    A Chave
    Minuto 53: Golo sensacional de Bruno Fernandes! Livre batido de forma curta para o médio português enviar um míssil à baliza de Nenad Eric. De levantar o estádio!
    O Árbitro
    O trabalho da equipa de arbitragem liderada pelo húngaro Tamás Bognar fica manchado pelo erro no lance que resultou no golo do empate do Astana. Rui Patrício é claramente condicionado pela posição de Despotovic, que estava para lá da linha de fora de jogo, ainda que o jogador não tenha tocado na bola. Influenciou a tomada de posição de Patrício e deveria por isso ter sido assinalado fora de jogo.
    O Melhor
    Entrada pujante no segundo tempo
    Excelente resposta dada pela equipa leonina no arranque da segunda parte, abrilhantada pelo excelente momento de Bruno Fernandes. O empate servia para a equipa do Sporting seguir em frente, mas era curto perante a sede de vitória dos homens de Jesus. Ainda assim, os leões tiveram se contentar com o empate no final.
    O Pior
    Muitas alterações, poucas rotinas...
    Jorge Jesus mudou mais de metade da equipa para o encontro da segunda mão e isso criou alguns problemas de coordenação entre os jogadores. Foram evidentes algumas faltas de rotina, sobretudo no primeiro tempo, antes de a máquina ser afinada.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    42J
    26V
    11E
    5D
    83-31G
    Astana
    2018
    13J
    6V
    2E
    5D
    20-21G
    Sabia que...by playmaker stats
    Seis anos depois o Sporting chega aos 1/8 final da UEFA Europa League! Em 2011/12 o Sporting chegou às meias-finais da prova depois de ser derrotado pelo Athletic
    Astana frente a equipas portuguesas:
    2018 [F] Sporting E 3-3
    2018 [C] Sporting D 1-3
    2015 [C] Benfica E 2-2
    2015 [F] Benfica D 2-0
    Após 9 jogos consecutivos sem sofrer golos em Alvalade, os leões encaixam 3 remates certeiros: Astana

    Não se via uma equipa a marcar 3 ou + golos em Alvalade desde Maio 2017, quando o Belenenses derrotou o Sporting 1-3 (a 1.ª vez em Alvalade)
    Há mais de 7 anos que o Sporting não desperdiçava uma vantagem de 2+ golos em casa:
    E 3-3 Astana
    D 2-3 V. Guimarães (bis de Targino)
    Há 18 anos que o Sporting não desperdiçava uma vantagem de 2 ou + golos, em Alvalade, nas competições europeias:
    2018 E 3-3 Astana (3-1 até aos 81')
    2000 E 2-2 Real Madrid (2-0 até aos 50')
    A última vez que o Sporting não venceu depois de marcar 3 ou + golos em casa:
    2018 E 3-3 Astana, Europa League
    2011 E 3-3 Naval, Liga (Liedson marcou o golo do empate aos 89')
    6+ golos ?Sporting numa eliminatória da UEFA:
    18 Astana[6]
    12 Horsens[6]
    01 Halmstads[7] Midtjylland[6]
    90 Timisoara[7]
    88 Ajax[6]
    87 Tirol[6]
    86 ÍA[15]
    81 Differdange[11]
    71 Rangers[6] Lyn[7]
    70 Floriana[9]
    64 M.United[6]
    63 APOEL[18], Atalanta[6]
    62 Shelbourne[7]
    58 Utrecht[6]
    Bas Dost volta a marcar na UEFA Europa League!
    Este foi o 3.º golo na prova (vs Astana), os restantes foram ao serviço do Wolfsburg frente ao... Sporting [bisou] na Alemanha.

    Fotografias(30)

    Sporting x Astana - Europa League 2017/2018 - 1/16 de Final  | 2ª Mão
    Sporting x Astana - Europa League 2017/2018 - 1/16 de Final  | 2ª Mão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    ASTANA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    Sporting
    2018-02-23 10h02m por Richardf33
    O importante era rodar os jogadores, mas sim vim aqui comentar mais uma péssima gestão deste burro de treinador e dizer que com este gajo nunca vamos ser campeões. Bruno Fernandes o jogo todo (tem jogado todos, incrivel que de momento é o nosso melhor jogador e actualmente o melhor medio centro português) rebentou com o Bas Dost, e ainda meteu o Wiliam que estava em risco de falhar o proximo jogo por amarelos, agora digam-me este burro vai continuar aqui muito tempo? receber milhões e ser incom...ler comentário completo »
    SCP x Astana
    2018-02-23 09h50m por SamAllardyce
    jogo para encher chouriços
    só mesmo a péssima gestão do nosso "mister" para me fazer vir aqui comentar alguma coisa. . . B. Fernandes e Dost o jogo todo pra quê? William foi a jogo pra quê? Acuna foi a jogo pra quê? . . . Segunda possivelmente vamos ganhar 1-0/2-1 e vai dizer que o cansaço era muito nos principais jogadores LOL enfim. . mais do mesmo. . .

    Nota: não percebo como numa noticia de um empate (injusto) do Sporting veem praqui falar do Jonas, dos Brahimi e e...ler comentário completo »
    JM
    Moreirense
    2018-02-22 23h36m por JMCLSCP
    Agora é recuperar para o jogo com o Moreirense. Eu apostava nesta equipa:

    Rui Patrício

    Ristovski
    C oates
    André Pinto
    Fábio Coentrão

    William Carvalho
    Battaglia
    Gelso n Martins
    Acuña

    Monter o
    Dost
    BITW/Demetir
    2018-02-22 22h23m por senhor-doctor
    B. Fernandes tem quase metade do que pediste, 13 golos (bombas) e 7 assistências. E estamos a falar de um médio, impressionante realmente!

    Alguém elogia BF, adepto rival e tudo, e para ridicularizar tinham de o comparar primeiro com Pizzi, depois o oposto, Messi. . Futebol e adeptos portugueses. . . .
    SC
    Jogo
    2018-02-22 20h16m por Scpdp
    JJ é maluco?????? William Carvalho, a sério???????
    Pela negativa, destaco o Ristovski ( é pena, até tem jogado bem) e pela positiva o Bruno Fernandes.
    Quanto às substituições, não percebi. Depois do mal estar feito devido ao onze inicial não ser o mais desejado, na minha opinião o JJ devia ter posto o Rafael Leão no início da 2 parte, o Doumbia e o Acuna para DE mas ele mete o William Carvalho com amarelo e deixa estar o Bruno Fernandes que também estava em risco por excesso de amarelos??????!!!!!!
    Sporting
    2018-02-22 20h14m por senhor-doctor
    Apenas comecei a assistir tarde, quando Rafael Leão entrou, nem vi os outros golos (excepto os do Astana). Gostei do que vi do R. Leão, entrou com muita confiança (e swagger), e mostrava muita técnica. Temos jogador!

    Preciso de assistir ao resumo, mas o Sporting não quis saber do jogo durante varias partes, uma vitoria teria sido melhor para o ranking do clube e Portugal (3 russos qualificados!). Não percebi o Bruno Fernandes ou Bas Dost jogarem o jogo todo, desnecessár...ler comentário completo »
    FA
    Glorious_level
    2018-02-22 20h14m por fabio1893fcp
    Bruno Fernandes o melhor em Portugal? Tu ou és sportinguista ou então não sei , para ti não existem , Gelson , Brahimi , WC , Danilo , Jonas , Pizzi. . Até Sérgio Oliveira que está a jogar como nunca jogou , nunca teve estas oportunidades para jogar e esta a jogar como nunca , para mim neste momento SO está com um potencial tremendo. . Impossivel dizer o melhor a jogar , é raro alguém que mantêm essa consistência , repara em gélson e brahimi , não estão a jogar nadinha mas para mim são os melhores jogadores em Portugal.
    RJ
    FRAQUINHOS!
    2018-02-22 20h13m por RJAR8
    Como sportinguista, sinto-me envergonhado!

    Qualquer equipa nos criam dificuldades!
    Este Astana na Primeira liga lutava pela manutenção!
    No meu ver, já não ganhamos mais nada esta época, com um bronco a ganhar 6M por época.

    Próximo jogo, contra o colosso Moreirense, mais um clássico, aposta numa vitória por 2-1 à rasquinha.
    Deu para tudo
    2018-02-22 20h13m por sportinguista99
    Até deu para não assinalar dois penaltys claros, e não cancelar os primeiros dois golos do Astana que foram uma estupidez. Primeiro Patrício tinha um jogador mesmo a frente!
    Segundo, antes do lançamento que deu golo era falta sobre Mathieu.

    Bruno Fernandes a ser de outro mundo mais uma vez.

    Que Bas Dost não esteja machucado.

    Esperava mais de Ristovski e RR
    Resultado
    2018-02-22 20h06m por moreno07
    Resultado injusto para o sporting que empatou por ter adormecido no finalzinho e com isso perdemos 1 ponto para o ranking. Quanto á arbitragem de facto o 1º golo do astana não devia ter sido validado, mas estando a vencer 3-1 o sporting tinha obrigação de sair com 1 vitoria

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.