37 dias depois, FC Porto consegue reviravolta no Estoril

Dragão implacável no contrarrelógio

2018/02/21 18:50
Texto por Hugo Filipe Martins

Que corrida imparável! O FC Porto tinha apenas 45 minutos para virar o jogo com o Estoril e foi isso mesmo que os dragões conseguiram fazer, com distinção. A equipa azul e branca regressou ao Estádio António Coimbra da Mota com todo o gás e determinação e encontrou um Estoril que nunca conseguiu mostrar aquilo que tinha feito antes da interrupção da partida. Resultado? Os dragões acertam o calendário com mais três pontos na classificação, depois de vencer o Estoril Praia por 1x3 e ficam agora com mais cinco pontos do que Sporting e Benfica. Se faltava algum teste à equipa de Sérgio Conceição, este foi, com toda a certeza, passado com nota máxima.

37 dias depois, Estoril e FC Porto voltaram a encontrar-se, para jogarem os 45 minutos de uma partida que tinha sido interrompida numa altura em que os canarinhos venciam por 1x0. Se em apenas um dia muito pode mudar, o que dizer com mais de um mês de diferença? Passou o mercado de transferências, vários jogos para ambas as equipas, lesões e novos jogadores para cada um dos lados. As restrições impostas pela Liga (jogadores que não estavam inscritos não podiam jogar, por exemplo), levaram Ivo Vieira e Sérgio Conceição a fazer várias mexidas, perante contingências claramente distintas.

Reação em forma de furação

Os dragões regressavam ao Estádio António Coimbra da Mota em desvantagem e tinham apenas 45 minutos para inverter o resultado. Uma possível reviravolta deixava os rivais pelo título a cinco pontos de distância e, por isso, os portistas entraram a todo o gás. As recordações da primeira metade são já ténues nas memórias de quem assistiu a partida, mas, no último lance de relevo dessa primeira parte, os dragões tinham atirado à barra. A distância temporal entre as duas partes acabou por não alterar aquilo que aconteceu entre um dos maiores intervalos da história (provavelmente, o maior). O FC Porto entrou completamente desperto e demorou menos de 15 minutos a conseguir a reviravolta e o aviso surgiu logo na saída de bola. Marega, o tal que tinha atirado à barra antes do intervalo, deu o primeiro alerta, Renan travou o segundo, saído dos pés de Herrera, mas depois nada fez quando Alex Telles acaba por marcar de livre direto, numa zona distante da baliza estorilista.

O Estoril nada estava a conseguir fazer perante a forte pressão portista e nem um novo azar (Alex Telles lesionou-se e Diogo Dalot foi obrigado a entrar) fez com os portistas tirassem o pé do acelerador, muito pelo contrário. Quando os jogadores se dirigiram para os balneários (na primeira parte, claro), Soares era um dos que ia entrar e o destino acabou por confirmar que o brasileiro seria importante para Conceição, nem que tivesse de esperar 37 dias para fazer a diferença nesta partida. O avançado anda novamente de pé quente e depois de ter estado no primeiro golo portista, foi ele a encostar para o segundo. E assim, num ápice, uma desvantagem que durou 37 dias tinha chegado ao fim. Os dragões estavam em vantagem e, agora, o tempo estava favorável à equipa de Sérgio Conceição.

A força com que o FC Porto entrou em campo abalou por completo um Estoril Praia que apenas se conseguiu aproximar da baliza de Casillas de bola parada. Os dragões não deixavam jogar e foram à procura do golo que desse maior tranquilidade e permitisse baixar um ritmo que até então estava o mais elevado possível. O golpe final, dado pelo bis de Soares, permitiu isso mesmo e, até final do encontro, até foram os dragões a estar mais perto de marcar. Foram 45 minutos de muita intensidade a que a equipa de Ivo Vieira nunca conseguiu responder e, assim, o FC Porto lidera agora de forma mais confortável o campeonato, com mais cinco pontos que Benfica e Sporting. Mais do que isso, os azuis e brancos podem ter ganho, aqui, uma almofada motivacional para o que resta da temporada.

U Quarta, 21 Fevereiro 2018 - 18:00
Estádio António Coimbra da Mota
Vasco Santos
1-3
Eduardo Teixeira 16'
Alex Telles 53'
Soares 59' 67'
Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
FaseCampeonato
JornadaJornada 18
VIDEOS
GALERIAS
Imagens da bancada no Estoril
Estrutura com problemas
Outras Galerias
Liga NOS: Estoril Praia x FC Porto
Lances Capitais
16´
GOLO Estoril Praia!
Eduardo Teixeira marca
Eduardo Teixeira marca o seu 2º golo na prova (21 jogos)
53´
GOLO FC Porto!
Alex Telles marca
Alex Telles marca o seu 1º golo na prova (23 jogos)
59´
GOLO FC Porto!
Soares marca
Soares marca o seu 6º golo na prova (16 jogos)
67´
GOLO FC Porto!
Soares marca
Soares marca o seu 7º golo na prova (16 jogos)
A Chave
Minuto 53: O FC Porto aparecia pressionado por ter de recuperar o resultado numa partida com tanto tempo de interrupção. Os dragões entraram com uma excelente atitude e o golo de Alex Telles, logo a abrir, foi o catalisador necessário para a reviravolta portista.
O Árbitro
Partida difícil para Vasco Santos. A alta intensidade com que o FC Porto entrou em campo levou a vários lances divididos e a alguns bate-bocas. Mas o maior erro acaba por aparecer mesmo no primeiro golo portista. Soares não toca na bola, é um facto, mas o avançado brasileiro aparecia em fora de jogo e acabou por ter influência na jogada. Erro que acabou por não ser corrigido pelo VAR.
O Melhor
Melhor reação era impossível
A tarefa do FC Porto era difícil (estar 37 dias em desvantagem no marcador) é raro, mas nem nos melhores sonhos portistas poderia estar tal reação. Os dragões entraram a todo o gás, em apenas 19 minutos conseguiram a reviravolta e ainda voltaram a marcar. Um teste inesperado ultrapassado com muito sucesso.
O Pior
Estoril ainda no balneário?
O que dizer dos canarinhos? Uma excelente atitude na primeira parte do encontro, em que o Estoril dividiu o jogo com o FC Porto e teve várias situações de golo e uma espécie de novo jogo, apenas com 45 minutos para jogar. A estratégia passava por, pelo menos, aguentar a vantagem, mas o Estoril não conseguiu segurar a força azul e branca e foi completamente ultrapassado. Os canarinhos parecem nunca ter regressado dos balneários.
Forma
Estoril Praia
2017/2018
25J
6V
3E
16D
23-46G
FC Porto
2017/2018
39J
29V
7E
3D
98-31G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto líder com 5 pontos de avanço na 2.ª volta: não acontecia desde 2011/12
2.ª vez neste campeonato que o FC Porto ganha depois de estar em desvantagem no marcador (V. Guimarães, Estoril)
Desde 2013/14 que o FC Porto não ganhava um jogo fora de casa em que tinha desvantagem no marcador (V. Setúbal).
FC Porto soma a 4.ª vitória consecutiva na Liga, tendo ganho 9 dos 10 últimos jogos na competição

Fotografias(10)

Imagens da bancada no Estoril
Imagens da bancada no Estoril
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
FC PORTO
Comentários (139)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ispeakwiththetr ue
2018-02-22 15h24m por da_ni82
Eu estou totalmente siderado por essa verdade. . .

Fico agora a saber que na liga da verdade o Benfica estaria em igualdade pontual com o Porto. . .

Então o penalti assinalado a favor do Benfica contra o Portimonense é falta. . . Contra o Aves há um penalti claro do Luisão que não é marcado, pouco depois o Jonas abalroa totalmente o jogador do Aves perante a passividade da equipa de arbitragem, par logo de seguida premiar mais um mergulho, desta feita do Pizzi...ler comentário completo »
getleman is back
2018-02-22 15h16m por dani321
Tres penalti para o chaves, marcamos 4.

Jogo do estoril apenas um golo esta irregular, e nem se tem certeza.
tas a falar do estoril que teve dez baixas? E que melhorou imenso devido aos reforcos que praticamente nao jogaram porque nao podiam. Ainda tou para ver a irrgularidade contra o Sporting.
Sem ir fundo
2018-02-22 14h52m por dani321
E isto e sem ir buscar todos os casos e mais alguns.
prejudicados.
2018-02-22 14h51m por dani321
Porto claramente a equipa mais prejudicada, SLB prejudicado e benefecido o mesmo numero de vezes, Sporting claramente o mais benefeciado.


Sporting devia estar atras do SLB, em cerca de 5 pontos no minimo. E porto devia estar 8 pontos a frente o SLB, basta pensar que SLB devia ter perdido no Dragao.
NÃO há fora-de-jogo
2018-02-22 14h46m por JAOF
Como havia referido, e até submetido ao Zerozero a imagem - ainda não aceite, a imagem da SportTv é errada pois a bola já se encontra o ar, parando a imagem correctamente e aplicando a linha pelo pé esquerdo do jogador nº7 do Estoril, podemos ver que Soares (que não toca na bola mas faz-se a ela), com o nº 29, NÃO está adiantado. . . como o zerozero não colocou a respectiva imagem, podem ver em:

https:// twitter. com/FranciscoMarkes/ status/966465628394704897
rler comentário completo »
ispeakwiththetr ue
2018-02-22 14h27m por bludouro
A tua versão da "tabela da verdade" onde "o benfica estaria com os mesmos pontos do Porto" infelizmente não corresponde com a minha - lamento - mas quando admites (mesmo que enigmaticamente) que a tua equipa não foi prejudicada no jogo no Dragão (ou seja, que foi beneficiada, traduz-se em (+1 ponto) Benfica e (-2pontos) Porto) e adiantando ainda "que vieira tem culpa, alias se perdermos este campeonato" então vejo um raio de esperança no sentido da TUA verdade! Ai sim, mas entretanto encontr...ler comentário completo »
ispeakwiththetr ue
2018-02-22 13h34m por bludouro
DE facto falas de 3 ENORMES verdades:

1) Do roubo. Sim, este continua: não pelos 3 pontos que o FC Porto ontem ganhou no Estoril (e por mérito diga-se de passagem) mas porque já foi roubado em (-4) pontos nesta próprio e tu bem sabes aonde. Mas continua na sua marcha triunfal rumo ao título (como tu próprio afirmas) apesar do ter Sporting roubado (perdão "beneficiado") de (+8) pontos e o Benfica (+6). Realmente, o líder estar a apenas (+5) pontos dos rivais é um autêntico rou...ler comentário completo »
Para esclarecer
2018-02-22 13h22m por dani321
Primeiro o porto apenas marcou golos aos 90+ contra Portimonense, para a taca em que o Arbitro deu 7 minutos de compensacao, e o Porto marcou dentro destes minutos de compensacao.


Relacao a este jogo, o POrto entrou muito bem e pressioanante e desestabilizou mentalmente o estoril. No aspeto mental. O seu treinador ate o diz. Estas a ganhar 1 0 frente a um grande e na segunda parte sofres dois golos de rompante é normal que fiques afetado mentalmente, e quase que at...ler comentário completo »
gentlemanisback
2018-02-22 12h54m por bludouro
. . . só podes ser a reencarnação do transmontano! A mim nao me enganas! Epah, ganha juízo rapaz! Acontece que nem sequer TU deves acreditar na prosa de diarreia que excretas! Eu recomendara uma generosa doze de laxativos aliada a ingestão cautelosa de rennie que a crise passa . . .
Porto
2018-02-22 12h47m por dragaoazul_18
Entrada forte e intensa do Porto , com clara vontade de dar a volta ao resultado contra um Estoril macio e pouco intenso e com enormes sinais de passividade.

O golo acaba por surgir cedo, num lance mal ajuizado tanto pelo arbitro de linha como do VAR ( o arbitro principal está livre de culpas porque estando ele a frente dos jogadores não consegue visualizar o lance) , estando uma serie de jogadores em fora de jogo, que apesar de não tocarem na bola , interferem com a movimen...ler comentário completo »
VAR
2018-02-22 12h39m por bludouro
E continuam os tristes a martelar inVARiavelmente sobre o primeiro golo do FC Porto . . . paciência - é o que acontece quando se habituam em demasia ao funcionamento do VAR selectivo - que, por norma, serve apenas para anular golos em "offside" aos dragões. Agora, por força do desespero estes mesmos VARrões até desejariam arduamente que o VAR fosse indevidamente utilizado para negar o primeiro tento portista. Felizmente, desta vez terão ficado apenas pelo desejo - e bem, porque Soares NÃ...ler comentário completo »
Benfica e Sporting
2018-02-22 12h19m por da_ni82
O Porto ganha ao Chaves, a notícia ultrapassa largamente os 600 comentários, cheios de mensagens carregadas de revolta e indignação por causa de UM lance, quando ganhamos por 4-0.

Ontem o Porto marca 3 golos sem resposta, onde o primeiro golo suscita dúvidas (a mim parece-me fora de jogo, o golo marcado ao Moreirense anulado foi mais legal que este) e a notícia já vai em 260 comentários, igualmente preenchido de mensagens carregadas de revolta e indignação, algumas a conte...ler comentário completo »
EL
Afinal Capela deu 1 minuto a menos
2018-02-22 12h08m por El_Brujo
Haja um pwriodico desportivo decente que se deu ao trabalho de fazer as contas e se reconhecer apesar de tardiamente que o que se passou em Tondela não foi nada de grave.

Em Tondela, João Capela ordenou 4 minutos de compensação, sendo que o Sporting chegou ao golo da vitória aos 90’+9, por intermédio de Coates. O apito final soou aos 90’+10.

Nesse período, e depois de se reverem as imagens da reta final do encontro, apenas 3 minutos e 2 segundos foram refer...ler comentário completo »
EL
Primeiro golo foi a Porto dourado
2018-02-22 12h07m por El_Brujo
Influência no resultado
Diz algo de jeito
2018-02-22 11h48m por Santovsky
Diz algo de jeito pa, não fiques só a olhar para o nick. Quanto ao jogo, vitória certa apesar do golo IRREGULAR. O Estoril não fez mesmo nada para ganhar o jogo. Temos de arrebentar com os tripeiros na luz. E o Sporting, se quer manter-se por aqui, tem de começar a pensar em ir ganhar o jogo ao dragão :)
Dragão implacável no contrarrelógio? ??
2018-02-22 11h22m por BadMauMau
Ou Arbitro e VAR implacável no contrarrelógio? - tenham vergonha
SLBSTARS
2018-02-22 11h14m por DigamAlgoDeJeito
"depois vêm perder no Benfica e adeus campeonato" AHAHAH mas tu tens visto o mesmo campeonato que eu? O benfica tem jogado uma valente [. . . ] comparado com o Porto, se achas que vamos aí perder estás sem dúvida louco.
A capital segue ainda deprimida. . .
2018-02-22 11h11m por Artemis
. . . após o fim de tarde que ditou o fim da «psicologia positiva» dos «líderes provisórios». . .
RO
quando até O Jogo
2018-02-22 09h51m por roquezz
diz que o primeiro golo foi à porto, está tudo dito!

Tribunal unânime: fora-de-jogo! Mais grave é o jogo não ter sido no máximo 24 horas depois . . . tiveram 36 dias de tempo extra. Ainda choram!?
RJ
. . .
2018-02-22 07h15m por RJAR8
Quem viu este Estoril contra o SCP. . .
Este ano parece que vão limpar pelo menos o campeonato.
Só acho que para Benfica e Sporting, é uma autêntica vergonha, e passo a explicar:

O Benfica, porque é tetra, além de ter melhor plantel. Talvez só Ricardo Pereira e Brahimi calçavam no plantel do SLB.
O Sporting, por todo o investimento que fez, por arriscar tudo, e também na minha ótica ter um plantel superior.

Crime
2018-02-22 03h48m por 21_savage
Compenca mesmo, descarado mesmo vér o arbitro vasco santo a sorrir depois de validar o golo irregular do fc porto
Dragao-Azul
2018-02-22 03h41m por Ultras-__FCP
Ricardo Pereira na esquerda tal como fazia em França e Maxi na direita, acho que não estamos mal por aí.
SLBStars
2018-02-22 01h42m por bobdiesel
Espera aí. . .
Eu acho que não percebi bem. . .
Tu estás a dizer que nós não vamos ganhar um único desses 4 jogos que referiste. . .
Certo. . .
O funeral é teu. . .
LOL
2018-02-22 01h29m por brunosilva386
Malfiquistas e sportinguistas . . todo esse lixo que dizem para tentar intoxicar é simplesmente triste. O facto de sequer dizerem que o porto este ano tem sido beneficiado no campeonato revela a vossa falta de capacidade mental, o que leva á conclusão que é impossível discutir o que quer que seja convosco. Já dizia o famoso, "O maior cego é aquele que não quer ver". A questão é que a vossa escuridão mental ultrapassa a ceguisse. O vosso estado é mais de olhos mutilados. E tudo isto (para...ler comentário completo »
CI
Serginho mekie esse var estava bacano hj
2018-02-22 01h01m por Citro1st
Parei de ver quando vi o estoril entrar em modo treino, o mesmo que foi há dias responsável pela comida de relva do antonio coimbra da mota toda e bem, como clube profissional que é. Ora bem ainda aguentei pelo triplo fora de jogo, esperei pelo var e quando vi o sorriso do bacano da maleta pensei ui hoje vai haver jantarada para os padres todos e ainda levam a família. Depois deixei de ver aquela palhaçada e depois da conferência do Ivo, a juntar à quantidade e qualidade de comentários aqu...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Mercado
Martínez Quarta é internacional argentino
Lucas Martínez Quarta é o novo nome apontado à defesa das águias, segundo avança o jornal O Jogo. Com toda a carreira feita no River Plate, o central de 23 anos ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
pedropereira934 02-04-2020, 04:31
mafraFCP 02-04-2020, 03:13
mafraFCP 02-04-2020, 03:11
PO
PORTOTUGA2 02-04-2020, 02:00
PO
PORTOTUGA2 02-04-2020, 01:40
FJ
fjpinto 02-04-2020, 01:23
MisticaEncarnada 02-04-2020, 00:59
coolstreamm 02-04-2020, 00:42
ReturnoftheEagle 02-04-2020, 00:26
BlankSpace 02-04-2020, 00:08
BlankSpace 02-04-2020, 00:03
ReturnoftheEagle 02-04-2020, 00:01
yousandro 01-04-2020, 23:49
YoussefChippo 01-04-2020, 23:41
ReturnoftheEagle 01-04-2020, 23:10
ReturnoftheEagle 01-04-2020, 23:02