placardpt
    Nota de redação

    Repúdio, corporativismo e critérios editoriais

    O fim de semana foi, em parte, marcado pelas consequências das declarações de Bruno de Carvalho após o anúncio dos resultados da Assembleia-Geral de um dos maiores clubes portugueses, as quais tiveram evidentes repercussões. Posto isto, e apesar de não querermos dar ênfase em demasia ao assunto, gostaríamos de enumerar alguns pontos que nos parecem pertinentes.

    Desde logo, obviamente repudiamos o conteúdo das declarações do presidente do Sporting e, sobretudo, a inflamação que tais tiveram pelo facto de o evento estar a ser acompanhado por muitas equipas de reportagem, nossos colegas. Repudiamos também a inércia do Dr. Jaime Marta Soares, pelo cargo que ocupa e pelos valores que representa.

    Temos total abertura para ações coletivas e corporativas que visem a proteção da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, as quais temos presentes nos nossos critérios editoriais. Estamos também alinhados na causa dos colegas de profissão em ações que promovam a pacificação e que, ao mesmo tempo, permitam continuar a manter os nossos leitores informados daquilo que procuram. Estamos ainda disponíveis para ações que visem um lado pedagógico e saudável.

    Em todo o caso, parece-nos que há aspetos que temos de realçar. Numa realidade cada vez mais frenética e onde a imediaticidade assume uma grande dimensão nos critérios globais desta área, há muito que procuramos enveredar para a vertente futebolística, abandonando o triste espetáculo mediático a que se tem assistido nos diversos quadrantes. Seja o clube A, B ou C. Não somos os únicos e é bom dizê-lo: basta observar a linha do jornal online MaisFutebol, da rádio Antena 1 ou da Tribuna Expresso (entre outros) para se perceber que o palco é dado a quem o justifica.

    Basicamente, não precisaremos de tomar medidas como: boicotar posts de dirigentes, tweets de gabinetes de comunicação ou mesmo discurso de viva voz de presidentes quando o assunto extravasa a esfera futebolística. E porquê? Porque há muito que isso não cabe na nossa linha editorial e quem nos segue apercebe-se disso. SEJA QUE CLUBE FOR. Temos total compreensão para quem nisso vir conteúdo noticioso, só que a nossa decisão tem sido a de enveredar por uma linha que não dá ênfase em demasia aos bastidores.

    Tem sido assim ao longo do tempo, de forma crescente e a procurar uma maior equidade entre os clubes. Quem nos acompanha, sejam leitores, jornalistas, pessoas ligadas a clubes, assessores e diretores de comunicação, sabem o que temos procurado. Com uma certeza: as nossas pageviews não têm caído por esta linha editorial ter sido adotada.

    Podemos dizer, com todo o orgulho e prazer, que fazemos parte de um projeto construído de raíz pelas pessoas que ainda hoje o dirigem e que NUNCA fomos pressionados, demovidos ou recomendados ao que quer que fosse internamente. Portanto, não é de fora que nos chega qualquer pressão.

    Temos uma particularidade: trabalhamos muito com números e estatísticas, um lado factual e que é quase sempre indesmentível. Faz parte da nossa matriz e transportamo-lo para todas as nossas ações.

    Terminamos com uma garantia: temos excelente relação com todos os clubes, onde são muito, mas muito mais as boas pessoas do que as menos boas. O Sporting é, sem dúvida alguma, um dos clubes onde estão muitas boas. O Tondela também, o Rio Ave igualmente, o Portimonense sem dúvida, o FC Porto com toda a certeza, o Boavista de forma cabal, o Marítimo, o Desportivo das Aves, o Benfica, o Chaves, etc, etc.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Vitor_Duarte
    2018-02-19 19h02m por Lidacomisto
    Vitima
    ZEROZERO
    2018-02-19 18h20m por Lidacomisto
    Uma honra frequentar este site desde 2010 (entretanto fui banido e criei outra conta), digno de valores e que honra a revolução de 1974, onde a liberdade tem de ser o ponto principal de uma sociedade.

    Um bem haja.
    RI
    Em relação a isto
    2018-02-19 15h33m por river_shannon_is_bac
    O que o Bruno de Carvalho disse, para mim, nem é nada de novo nem faço o que faço só porque ele diz. Muito, muito longe disso. Programas de comentadores-adeptos, dispenso e sempre dispensarei. Não vejo de todo. Aliás a SportTv criou agora um novo programa chamado "Juízo Final" que já está inquinado à nascença, porque como de costume voltam a convidar "ilustres" dos 3 do costume. Mas porque tem que ser assim? Porque não há voz nos principais canais aos outros clubes? Detesto, detesto p...ler comentário completo »
    NO
    zerozero
    2018-02-19 14h57m por notaartistica
    acho que fazem muito bem ao demarcarem-se de tentativas de pressoes externas e ao mesmo tempo mostrarem solidariedade e união com os restantes meios de imprensa (apesar de alguns não o merecerem mas isso são outras conversas).
    já há algum tempo que venho a elogiar esta postura do zerozero em dar o destaque a quem faz por o merecer, jogadores e treinadores principalmente. apesar de tudo, também fica a critica. precisam mesmo de arranjar alguém para vigiar a secção dos comentários porq...ler comentário completo »
    Pontos de vista dferentes
    2018-02-19 14h10m por Dilla
    Apenas um reparo, já sou membro desde 2008 ou 2009 não sei precisar, quando ainda nem havia grandes registos internacionais, nem mesmo nacionais, (já para não falar das outras modalidades que foi a maior aposta do site, ainda existia), apenas acompanhava a Associação de Futebol do Porto, pois é a base do site e sempre foi analise aos resultados das distritais e aos escalões mais novos. Depois de um jogo meu ia sempre ver os outros resultados.

    Sempre adorei este site a pr...ler comentário completo »
    track194
    2018-02-19 13h06m por dragaoazul_18
    Confesso que isso da Tabela da verdade desconhecia.

    Comecei em 2008 mas nessa conta foi banido
    Hipocrisia, mentiras e repúdio
    2018-02-19 13h05m por pjdr
    HIPOCRISIA do zerozero, ao não ter tomada posição quando o benfica manipulou, mentiu e VOS silenciou quando são denunciados emails com evidente interesse público;
    MENTIRAS quando se asseguram que "total abertura para . . . a proteção da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa", mas (a título de exemplo) não repudiaram a intimidação do benfica para evitar o tratamento pelos OCS das práticas denunciadas pelos emails;
    REPÚDIO pelo tratamento diferenciado que resulta do supra referido.
    track194
    2018-02-19 13h01m por dragaoazul_18
    Estas a exagerar.

    No caso da operação Lex , onde Vieira foi arguido, o zerozero colocou aqui não uma, não duas mas tres noticias relativamente ao assunto. E essa sim nada tem a ver com futebol.

    Nos email's o zerozero não se quis envolver devido aos problemas judiciais que dai poderiam originar a publicação dos mesmos.
    dragaoazul
    2018-02-19 13h00m por track194
    Quando o zz dava os primeiros passos? Isso pensas tu. Eu quando entrei aqui em 2007 tambem pensei que tinha entrado pouco depois de o zerozero tee começado, a verdade é que o zerozero fo fundado m 2003!!!! E digo-te de 2007 ate agora so melhoraram mesmo graficamente e em novas funções porque em termos de noticia continua o mesmo.


    Digo mais! Este texto é tao hipócrita que o zerozero nos anos dourados do FC Porto começou com uma coisa chamada: Tabela da Verdade, onde inc...ler comentário completo »
    RE
    direito democrático
    2018-02-19 12h59m por redfoot
    A questão não é o tal "discurso", pois isso é apenas o zénite entusiasmado de um percurso antidemocrático patente em muitas outras situações.
    O que está em causa, e que é grave, é este ter sido o mais violento ataque contra a liberdade de expressão e de imprensa em Portugal, no pós-25 de Abril. Por isso, o que está em causa é a defesa da democracia, em todas as suas vertentes, perante um saudosismo assente na crença de uma verdade única de uns quantos iluminados que vêem o que m...ler comentário completo »
    Zerozero
    2018-02-19 12h54m por dragaoazul_18
    Não vale a pena levarem bem a letra o que o Bruno de Carvalho disse. Penso que o ataque dele vai mais para jornais como Abola e até o OJOGO que tem tendência a dar mais luz a uns clubes que a outros. Mas logicamente como não poderia dar nomes , teve de meter tudo no mesmo saco.

    Conheço este site a muitos anos , ainda voces davam os primeiros passos , ainda não existia Chat, ainda nem havia relatos em directo, ainda havia um formato básico, não havia fotografias, nos jogo...ler comentário completo »
    zerozero
    2018-02-19 12h47m por track194
    Ridícula esta vitimização e hipocrisia do zerozero.
    Ja muitas vezes eu e outros users vos gozamos quando disseram que nao metiam noticias dos e mails por ser extra futebol mas depois metem entrevistas do Luis Filipe Vieira e do Fernando Gomes quando falam da violência e mais umas demagogias baratas. . .

    Voces sao ridículos e se quiserem meto aqui 10 ou mais exemplos, é so pedirem. Deixem de vos fazer de coitadinhos e Cavaleiros Brancos da verdade e limpeza.
    ler comentário completo »
    Boas palavras ZZ
    2018-02-19 12h43m por Triper
    mas é pena que por vezes tais sejam esquecidas e apareça um artigo ou outro que vai contra elas pelos clicks fáceis que promove. Eles são raros mas afirmar que "há muito que isso não cabe na nossa linha editorial" quando até há pouco tempo apareceu aqui um a falar de um caso de justiça contra dois clubes. . . só espero que o futuro seja melhor.
    PA
    fora corrupção!
    2018-02-19 12h34m por paolitik
    outra vez a porra da "pacificação"!? engraçado que nos tempos de apito dourado ninguém falava em "pacificação". . . porquê só agora é que se fala em "pacificação"? ainda por cima com estes escândalos todos que têm vindo a público?

    não é tempo de pacificação, é tempo de se fazer justiça e pôr os corruptos no seu devido lugar, que é a cadeia. independentemente se for ou não no futebol, tem de ser em todas as áreas da sociedade.

    já se deu pra ver que tudo está p...ler comentário completo »
    Pois. . .
    2018-02-19 12h21m por Calenulma
    Pelo que ouvi das declarações do precidente do Sporting nada foi dito contra o jornalismo (pelo menos o digno desse nome) e era para bom entendedor.
    Deixar de comprar jornais e ver televisão portuguesa destinava-se a mediatismo barato nos jornais que alimentam a má arbitragem em Portugal e que em nada ajuda os próprios árbitros bem como os programas ditos desportivos que exploram ao máximo cada detalhe desses mesmo árbitros.
    Seja de que clube for quem ler este comentário, duvido...ler comentário completo »
    EL
    Boicote dos media é deplorável
    2018-02-19 12h05m por El_Brujo
    Pelos vistos já houve media que boicotaram transmissão da conferência de imprensa do JJ. Esta atitude é 1000 vezes mais deplorável do que a de BdC e revela claramente 2 pesos e 2 medidas nas reações dos media aos diversos clubes.

    Os jornalistas já levaram pancada da grossa por adeptos de outros clubes instigados pelos seus presidentes e não fizeram o que estão a fazer ao SCP.

    BdC tem toda a razão quando critica os media, pois existe uma total falta de respeito p...ler comentário completo »
    ZZ
    2018-02-19 10h51m por Santovsky
    Depois de toda a porcaria que alguns pseudo-adeptos aqui deixaram, resta-me dizer que , para mim o ZZ estâ a anos luz da bola records e afins, tanto em isenção, como no conteúdo que é muito mais interessante porque (surpresa) a estrela aqui é mesmo o futebol e não guerrilhas iditotas entre adeptos idiotas e dirigentes hiper idiotas. Parabéns ZZ ! Totalmente de acordo com o texto.
    GR
    Zerozeor
    2018-02-19 10h49m por graopires
    Para além de haver necessidade de melhorarem consideravelmente a qualidade escrita e o rigor estatístico dos v/ artigos, já era tempo também de despirem as v/ camisolas e fazerem comentários isentos. Afinal, quer-se isenção na CS, e vocês, como a esmagadora maioria da CS nacional, são tendenciosos.

    Saudações, e votos de melhoria de qualidade
    Palavras leva-as o vento
    2018-02-19 09h06m por Miglaspoon
    E não passam de palavras esta treta toda. O zerozero é um de muitos meios de comunicação ao serviço do nacional benfiquismo! Vale pelas fichas de jogador/equipas muito completas, quanto à informação noticiosa é a [. . . ] do costume.
    ZeroZero
    2018-02-19 07h58m por we0ron
    Continuem o bom trabalho.

    Diverso, rico em informação. O melhor de Portugal, de longe. Parabéns
    Palavras de Bruno de Carvalho
    2018-02-19 02h04m por Darox
    Foram ditas ao calor da pele, ele devia ter falado nomeadamente que e quem estava(m) a "boicotar" em vez de fazer jornalismo de modo a respeitar quem tem feito o seu trabalho com respeito, a exemplo do Zerozero que nunca desrespeitou nem favoreceu uns mais que outros
    AN
    Parabéns zerozero. pt
    2018-02-19 01h52m por Anotador
    É por isto que vos sigo! Parabéns pela vossa luta pela equidade e pelo apelo ao foco no que se passa dentro das quarto linhas. Se fosse só esse o foco dos dirigentes e demais agentes desportivos, talvez a nossa liga não estivesse num patamar europeu tão desnivelado
    De um adepto do C. D. Mafra que só graças a vós consegue acompanhar os resultados (à hora) do seu clube favorito, agradeço do fundo do coração pela vossa postura. Parabéns e Obrigado

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36