placardpt
    Conheça os candidatos ao título

    Vem aí o campeão de juniores 17/18: a fase final vai ser assim...

    *com Mário Rui Mateus

    Começa este fim de semana a fase final do campeonato nacional de juniores, que conta com FC Porto, Leixões, Braga, Vitória de Guimarães (Zona Norte), Benfica, Sporting, União de Leiria e Vitória de Setúbal (Zona Sul), as quatro equipas melhores classificadas de cada uma das séries. Por isso, o zerozero leva até si os principais destaques de oito equipas que ambicionam um título que, na época anterior, foi conquistado pelo Sporting.

    Os apurados da Zona Norte

    FC Porto

    A Geração de 99 dos ‘Diogos’ Costa, Dalot, Leite, Queirós está na equipa B e já não entra nas contas de João Brandão, que apenas a utiliza na UEFA Youth League. Líder destacado na Zona Norte, com 11 pontos de avanço do segundo classificado, o FC Porto parte como um dos favoritos à conquista do campeonato, que seria o seu 22º título da história, ficando a apenas um do Benfica. Para isso, conta com jogadores como Paulo Estrela, Junior Maleck (melhor marcador dos dragões, com 14 golos), Romário Baró (já chamado à equipa B), João Mário, Pedro Justiniano e Ricardo Silva.

    Leixões SC

    Quatro anos depois, a equipa de Matosinhos volta às grandes decisões no campeonato nacional de juniores, onde tem um título (1941/42). Com alguns jogadores a atuarem pela equipa B (Divisão de Honra da AF Porto), outros a trabalharem com a equipa principal e apesar da perda de Edmond Tapsoba para o Vitória de Guimarães, o Leixões apresenta um elenco de qualidade, que levou o clube ao segundo lugar da Zona Norte. Na fase regular, Anthony Correia, João Querido, Fábio Matos, Martinho Malu e Pedro Soares (melhor marcador da equipa, com nove golos) foram alguns dos indiscutíveis na formação de Ricardo Malafaia.

    SC Braga

    Presença assídua na fase final e com dois títulos no currículo, um deles há quatro temporadas, o Braga volta a marcar presença na fase decisiva do campeonato de juniores. Sem Francisco Trincão, que já faz parte da equipa B, a equipa comandada por José Carvalho Araújo conta com outros elementos capazes de fazer a diferença como Francisco Moura (melhor marcador da equipa, com nove golos), Reko Silva, Francisco Ferreira ou Rogério Santos, que também têm trabalhado com a equipa secundária dos bracarenses.

    Vitória SC

    Tal como o seu rival, o Vitória de Guimarães também tem sido presença assídua nesta fase final, que venceu em 1990/91 (único título conquistado). A equipa comandada por Alex Costa, antigo lateral direito dos vimaranenses, reforçou-se este inverno com Reinaldo Bessa, Zie Ouatara e Gonçalo Tabuaço e conta ainda com Leonardo Costa, melhor marcador da Zona Norte, que faturou por 16 vezes no campeonato. Além destes, o Vitória SC tem ainda jogadores como Romain Correia, Miguel Magalhães, André Almeida (trabalham com a equipa B), Tomás Handel e Califo Baldé que contam com muito minutos na fase regular.

    Os apurados da Zona Sul

    SL Benfica

    Os encarnados foram os primeiros classificados da Zona Sul, com 15 vitórias em 20 jogos. Como tem acontecido nos últimos anos, vários elementos, como João Filipe, João Félix, José Gomes e Gedson Fernandes, já se fixaram na equipa B e apenas foram chamados aos juniores em jogos de UEFA Youth League. No entanto, o Benfica conta com jogadores como Luís Lopes (melhor marcador da Zona Sul, com 16 golos), Úmaro Embaló ou Gonçalo Loureiro e outros que já foram chamados por Hélder Cristóvão (Ilija Vukotic, Mésaque Djú e Pedro Álvaro), para conquistar um título que não foge desde 2012/13.

    Sporting CP

    Tal como é apanágio, os leões contam com vários internacionais pelas seleções jovens de Portugal nas suas fileiras e, à semelhança do seu rival, também com alguns juniores já fixados na equipa secundária, como Luís Maximino, Miguel Luís e Rafael Leão. Entre os mais utilizados por Tiago Fernandes, estão jogadores como Tomás Silva e os internacionais portugueses Daniel Bragança, Elves Baldé (melhor marcador da equipa, com oito golos), Thierry Correia, Pedro Mendes e Diogo Brás, que tentam levar para Alcochete a conquista do bicampeonato.

    UD Leiria

    Depois da presença em 2014/15, onde contava com o laziale Bruno Jordão, a União de Leiria volta à fase final do campeonato de juniores, que nunca venceu. No ‘gigante’ da cidade do Lis, o técnico Tiago Vicente conta no seu elenco com jogadores importantes como André Amores, Alexandre Oliveira e Renato Alexandre.

    Vitória FC

    Cinco anos depois da geração de Rúben Vezo, Diney Borges e Ricardo Horta, o Vitória de Setúbal está de regresso à discussão do título de juniores, algo que nunca alcançou. Depois de ter lançado André Pedrosa e André Sousa, a formação sadina continua a dar cartas e jogadores à equipa principal, onde João Valido, dos juniores, é o terceiro guarda-redes. A equipa de Alfredo Almeida conseguiu três empates e uma derrota frente aos grandes de Lisboa na fase regular e mostra-se como um adversário a ter em conta na luta pelo título.

    Além do apuramento do campeão, é também de realçar que se inicia a fase de manutenção na Zona Norte e na Zona Sul. No norte do país, Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Desportivo de Chaves são as equipas que partem em desvantagem, enquanto que no sul, Real Massamá, Belenenses e Cova da Piedade são as formações que vão começar nos três últimos lugares da tabela.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Benfica
    Mercado
    Extremo tem estado em grande
    Um dia depois do hat-trick ao AGF Aarhus, Andreas Schjelderup falou do seu futuro. Atualmente ao serviço do Nordsjaelland por empréstimo do Benfica, o jovem norueguês confirmou ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13
    Tobin 24-04-2024, 09:11
    Diasmartins 24-04-2024, 09:02
    Diasmartins 24-04-2024, 08:59
    johnspencer 24-04-2024, 08:46
    Avalanche27 24-04-2024, 08:02
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 07:00
    betosousa 24-04-2024, 06:59
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 06:33
    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31