placardpt
    Analisamos o adversário do Sporting

    Cinismo cazaque não esconde fragilidades defensivas

    O FC Astana tem sido uma das grandes surpresas da Liga Europa. A equipa de Stanimir Stoilov passou pela primeira vez na sua história a fase de grupos de uma competição europeia, fruto de uma boa campanha no Grupo A, deixando para trás Slavia Praga e Maccabi Tel-Aviv.

    O tetracampeão cazaque, clube fundado em 2009, está em plena pré-temporada, depois de terminado o campeonato no passado mês de dezembro, e cumpre frente ao Sporting o primeiro jogo oficial da época de 2018, já sem a sua principal figura de 2017: Junior Kabananga.

    Completamente dominador no contexto Cazaquistão, o FC Astana assume uma postura bastante diferente nas competições europeias. Uma metamorfose adaptada a uma realidade distanta daquela que lhe é apresentada semanalmente na liga nacional. Ou seja, um futebol mais refinado e com ligeiros toques de subjetividade dá lugar a um mais vertical e objetivo, apoiado sobretudo no contra-ataque e na velocidade dos extremos, sobretudo de Patrick Twumasi.

    Stoilov aposta normalmente num modelo 4x4x1x1, que, em função do adversário e, lá está, do contexto, se pode transformar rapidamente num 4x2x3x1 ou 5x4x1 ou 5x3x2. Na Europa, o FC Astana apresenta-se com a linha de meio campo mais reforçada, ainda que isso não seja sinónimo de uma linha mais fechada ou fortalecida.

    Mesmo com esse reforço, a equipa cazaque tem algumas dificuldades para esconder as suas fragilidades defensivas, nomeadamente as posicionais, ao deixar muito espaço entre linhas e setores. E isso fica mais evidente quando Stoilov dá ordens para a equipa subir ligeiramente no terreno.

    Posto isto, o FC Astana deve optar por um futebol mais ciníco frente ao Sporting, como tem sido apanágio durante esta participação na Europa, deixando a equipa leonina assumir as rédeas do encontro e esperar pelo momento certo para encetar o contra-ataque.

    U Quinta, 15 Fevereiro 2018 - 16:00
    Astana Arena
    Ruddy Buquet
    1-3
    Marin Tomasov 7'
    Bruno Fernandes 48' (g.p.)
    Gelson Martins 50'
    Seydou Doumbia 55'
    Astana Arena
    Lotação30 000
    Medidas105x68
    Inauguração2009
    Fase1/16 de Final
    Mão1ª Mão
    Ponto Forte
    Cinismo. Ao contrário do que acontece na liga do Cazaquistão, o FC Astana aposta num futebol muito mais objetivo e pragmático nas competições europeias. Esta simplicidade de processos facilita os lances de contra-ataque, muito perigosos graças à velocidade e irreverência de algumas das figuras da frente, sobretudo da estrela da companhia: Twumasi.
    Ponto Fraco
    Ritmo competitivo. O FC Astana está sem competir em termos oficiais desde dezembro. Ou seja, mais de dois meses sem jogos 'a doer' e onde a equipa de Stoilov realizou apenas um estágio de pré-temporada no Dubai, em que realizou seis particulares. A diferença de ritmo pode ser um fator determinante para o encontro com o Sporting.
    História
    Um clube presidencial em ascensão
    É bem no meio da distante estepe asiática que tem emergido o FC Astana, um clube sem história, numa cidade igualmente sem história, num país que como estado independente tem uma história de pouco mais de 20 anos...



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Patrick Twumasi
    O FC Astana perdeu Junior Kabananga, melhor marcador da equipa, com 23 golos, mas conseguiu segurar Patrick Twumasi. O internacional ganês, de 23 anos, apontou 22 golos na temporada passada e dividiu protagonismo com Kabananga. Veloz, Twumasi tem um remate forte e é a grande estrela deste FC Astana.
    O Técnico
    Stanimir Stoilov
    O antigo selecionador da Bulgária tem sido um dos principais responsáveis pela afirmação do FC Astana no Cazaquistão e pelo destaque que a equipa cazaque tem conseguido em termos internacionais. Quatro títulos nos últimos quatro anos e uma passagem histórica na fase de grupos da Liga Europa.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ASTANA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...