placardpt
      O treinador em conversa com o zerozero

      Ricardo Sousa: As ambições de subida em Felgueiras e «um sonho de menino» a projetar o futuro

      A competitividade do Campeonato de Portugal é uma das suas imagens de marca, mas é na Série B que está, para já, a luta mais acesa pelo primeiro lugar. Com várias equipas a lutarem pela subida, a tarefa é árdua e a disputa promete ser até à última. Uma das equipas que tenta o acesso ao playoff de subida é o Felgueiras e, para isso, Ricardo Sousa foi chamado para assumir o comando técnico do clube, há pouco mais de um mês, e os resultados não poderiam estar a ser melhores. 

      qSe um dia conseguir regressar à Alemanha e se conseguir treinar o Dortmund será um sonho de menino
      Ricardo Sousa
      Cinco jogos, quatro vitórias e o primeiro lugar a um ponto de distância, motivos mais do que suficientes para o zerozero ir conversar com o jovem treinador, filho de António Sousa e ex-jogador de clubes como o FC Porto, o Boavista ou o Beira-Mar e tentar perceber as suas ideias e projetos para o futuro de uma carreira que ainda vai no início mas já tem um palco de sonho.

      Ambição e projeto motivaram saída de Anadia

      Ricardo Sousa juntou-se a um clube com história ©Vítor Parente / Kapta+

      ZZ: A 10 de janeiro assinou pelo Felgueiras, como está a correr este início da experiência?

      Ricardo Sousa: Está a correr bem, é um clube com outros objetivos do que o Anadia tinha. É um clube organizado, que tem o objetivo de subir pelo menos um patamar no futebol nacional, tem condições para isso e é bom estar num projeto sólido e que queira evoluir, porque para conseguir subir degraus na carreira tinha de estar em projetos destes. Estar num projeto que quer subir de divisão é ótimo, independentemente das dificuldades que sabemos que vamos ter.

      ZZ: E foi esse projeto que o levou a deixar o Anadia?

      Ricardo Sousa
      FC Felgueiras 1932
      2017/2018

      5 Jogos
      4 Vitórias
      0 Empates
      1 Derrotas

      10 Golos
      5 Golos sofridos

      ver mais »
      Ricardo Sousa: Sim, mais isso do que outra coisa qualquer. O Anadia já não era um projeto assumidamente de subida, sabia das dificuldades que iria encontrar em Felgueiras. Não é fácil chegar a Felgueiras com seis pontos de desvantagem para o primeiro e com as deslocações difíceis que vamos ter. Das primeiras coisas que eu disse era que jamais ia prometer a subida, a única coisa que prometeria era que as pessoas iam ficar orgulhosas do trabalho que eu ia apresentar e que os sócios iam ficar orgulhosos da maneira como a equipa ia jogar e ia ser determinada para disputar cada jogo até ao último minuto. Penso que está a dar frutos, nós em cinco jogos temos quatro vitórias, com três deslocações difíceis, fizemos 12 pontos em 15 possíveis, recuperámos cinco pontos para o primeiro classificado, estamos só a um ponto, dependemos de nós. Independentemente das dificuldades com as deslocações que temos fora - Cinfães, Espinho, Trofa, Cesár -, estamos determinados porque sabemos que só assim estaremos perto dos nossos objetivos.

      ZZ: Quando chegou os objetivos do clube já passavam pela subida. Um mês depois, acredita ainda mais que a promoção é possível?

      Ricardo Sousa: Quando cheguei encontrei um grupo desmotivado, sem esperança de conseguir chegar ao objetivo principal que foi definido no início da época. Tentei motivar os meus jogadores desde o primeiro minuto, eles responderam afirmativamente ao que eu pretendia, as minhas ideias de jogo têm estado no nosso dia-a-dia. É normal que nesta altura ainda não esteja tudo assimilado, temos de fomentar as ideias táticas e continuar a dar intensidade, tudo ao mesmo tempo. Estamos a fazer uma pré-época a meio de uma época e quando assim é sabemos que é difícil atingir os objetivos semana após semana. Já perdemos uma vez, vamos perder mais, mas vamos tentar perder o mínimo possível porque sabemos que não podemos ter muitos deslizes para nos mantermos na luta.

      ZZ: No final do campeonato tem deslocações a Cinfães e a Espinho, pensa que a série ficará decidida nessas partidas?

      Ricardo Sousa: Vão ser todos decisivos, tenho a minha ideia que não são esses jogos que vão decidir quem vai à próxima fase ou não. São os jogos com as outras equipas que vão decidir isso. Nós temos sido uma equipa compacta, sólida, temos conseguido ganhar enquanto as outras equipas da frente têm andado a perder pontos.

      O Cinfães perdeu com Salgueiros que era penúltimo, o Espinho perdeu e logo a seguir voltou a perder pontos, em São João da Madeira, com sorte perdeu só dois porque podia ter perdido os três, por isso o campeonato está muito repartido. As equipas de baixo estão mais fortes, reforçaram-se porque o risco de descer é enorme. As deslocações fora vão ser perigosas para todos e quem for mais regular vai ficar em primeiro nesta fase, porque só o primeiro é que consegue subir, porque o segundo, por ser a série mais competitiva, não vai permitir que o segundo vá ao playoff vai ter de se qualificar em primeiro. É quem tiver mais unhas para este volante que vai conseguir os seus objetivos.

      Um passado que traz aprendizagem, experiência... e um sonho

      Muro amarelo é sonho de menino

      ZZ: Esta é a terceira época como treinador depois de um longo percurso enquanto jogador. Essa experiência como futebolista tem ajudado neste início de carreira como técnico?

      Ricardo Sousa: A experiência adquire-se dia após dia. Isso advém de trinta anos de carreira que eu tive como jogador, é muito mais fácil nós estarmos trinta anos ligados ao futebol e depois passarmos de jogador para treinador do que uma pessoa que nunca esteve ligada ao futebol e entra de paraquedas. Já sabia o que precisava de saber, já tinha a minha identidade definida, sei o que quero como treinador, o que preciso para chegar a outros patamares. Depende de mim e das equipas onde estou, conseguir chegar ou não. Por isso também optei por sair do Anadia e ir para o Felgueiras, penso que é um patamar que subi e que cada vez estou mais perto daquilo que pretendo, mas isso só vai acontecer com muito trabalho e com uma ponta de sorte. Sabemos que no futebol, por muito trabalho, sem um bocadinho de sorte não chegamos a lado nenhum. A carreira de jogador ajuda-me, vou estar sempre ligado a coisas importantes no futebol nacional. O nome Sousa já perdura no futebol nacional há quase 50 anos, é algo com que tenho de viver, que vou ter sempre atrás de mim e é uma honra. Espero que continue mais 20 anos, porque é sinal que o meu filho também conseguiu seguir com a carreira que eu e o meu pai tivemos.

      ZZ: Falando no seu pai. Ajudava-o quando era jogador e agora, que é treinador, a voz da experiência ainda prevalece?

      Ricardo Sousa: Sem margem para dúvidas. Nós falamos pouco de futebol, só lhe peço conselhos quando acho que realmente necessito e ele é sempre perspicaz no que me diz, é um entendedor. Não fala muito mas quando fala, fala certo. É assim que os grandes homens são, é um prazer ter em casa a pessoa que tenho porque está sempre pronto a ajudar, a tentar que a minha carreira dê um passo em frente.

      ZZ: Quando era jogador de futebol passou por Alemanha, Chipre, Holanda e Eslovénia. Conta ter essas experiências também como treinador? 

      Ricardo Sousa: Sou uma pessoa aventureira, primeiro quero cimentar o meu trabalho em Portugal, quero tentar chegar às divisões superiores o mais rápido possível e depois se me surgir a oportunidade de trabalhar no estrangeiro porque não? Aprendi muito, como jogador, lá fora. Passo algumas ideias que retive de treinadores que apanhei lá fora. Temos de estar sempre prontos, sabemos que na carreira de jogador e treinador temos de andar sempre com a mala às costas, mas eu cresci com o bicho do futebol, felizmente o trajeto da minha vida permitiu-me ter uma carreira como jogador e, felizmente, permitiu-me continuar ligado depois da carreira ter terminado. Só tenho de agarrar esta oportunidade com unhas e dentes.

      ZZ: Então e olhando lá para fora, qual seria o país de sonho?

      Ricardo Sousa: Sempre Inglaterra. O futebol que se apresenta em Inglaterra é o melhor a nível mundial, é o campeonato com mais visibilidade do mundo, com mais assistência do mundo. Mas um dia eu gostava de regressar à Alemanha, um dos meus sonhos de pequeno era um dia jogar no Borussia Dortmund ou treinar no Borussia Dortmund. Se um dia conseguir regressar à Alemanha e se conseguir treinar o Dortmund será um sonho de menino.

      ZZ: Então, já que estamos a falar de futuro, o que é que gostaria de me contar numa próxima entrevista?

      Ricardo Sousa: Gostaria de lhe explicar a subida na minha carreira e as etapas que passei para conseguir ter atingido os objetivos que atingi.

      Portugal
      Ricardo Sousa
      NomeRicardo André Pinho de Sousa
      Nascimento/Idade1979-01-11(45 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoTreinador

      Fotografias(50)

      Liga 2 SABSEG: Paços de Ferreira x Feirense
      Liga 2 SABSEG: Feirense x UD Oliveirense

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Felgueiras
      2018-02-15 12h17m por we0ron
      Gostava de os ver novamente na II Liga, estão a fazer uma boa recuperação na série B, muito próximos do 1. º lugar.

      Contudo, este ano é muito difícil. . . em 80 equipas subirem 2, fica complicado.
      E em 80 descerem 30. . . enfim.
      Afgani
      2018-02-14 10h52m por Las
      Entre 1999 e 2002, o Porto nem campeão foi (já passara o Penta e não havia Mourinho), patinou que se fartou e o Ricardo andou a ser emprestado aos Beiras Mares, Belenenses, Santas Claras etc. . .

      Não era um Porto forte; era um Porto débil que apostava em Pavlins, Marics, Quintanas e outros mancos. Se tivessem apostado neste atleta certamente que seria um jogador de selecção nacional (sénior claro). Que o filho tenha tanto ou mais talento que ele!
      Grande Ricardo
      2018-02-13 19h38m por Afgani
      Teve o azar de subir a sénior no FC Porto no fim de ciclo do penta e início do super Porto do Mourinho. Foram três épocas em que nunca conseguiu agarrar o lugar no plantel azul e branco. Em Portugal foi craque no Beira-Mar e Boavista. Espero que o seu filho tenha mais sorte na subida a sénior do que ele teve.
      RV
      Felgueiras
      2018-02-13 18h02m por RVL22
      Espero que subam e que o salgueiros se safe, que desilusão de época
      Que máquina!
      2018-02-13 15h11m por Las
      Este tipo era um jogador tão talentoso, faz-me confusão que nunca tenha passado do Boavista em Portugal. . . Tinha técnica, chutava lindamente, era um craque mesmo, como é que nunca teve hipóteses a sério num grande?!

      Pelo que sei, também era bom a sair à noite, dar porrada na mulher, ameaçar árbitros de pancada e a jogar cartas. Não sei se isso terá contribuído para o desenvolvimento da sua carreira.

      Vamos ver o que lhe reserva a carreira de treinador. E...ler comentário completo »
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Para duas semanas, segundo Klopp
      Pouco tempo após o regresso de dois meses de fora por lesão, Diogo Jota é novamente baixa para o Liverpool. A confirmação chegou esta terça-feira, ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      anon428 23-04-2024, 14:16
      ZO
      ZooMarine 23-04-2024, 14:16
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 14:09
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:01
      Platinum-Returns 23-04-2024, 13:59
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 13:58
      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 13:54
      xithombo 23-04-2024, 13:47
      Platinum-Returns 23-04-2024, 13:43
      Platinum-Returns 23-04-2024, 13:39
      BR
      Brick_SCP 23-04-2024, 13:34
      Muhamad 23-04-2024, 13:29
      nmdesign 23-04-2024, 13:27
      AS
      asa_scouting 23-04-2024, 13:26
      CO
      ColorBlue 23-04-2024, 13:24
      AL
      Alvibranco 23-04-2024, 13:15