placardpt
    Conferência internacional decorre na Cidade do Futebol

    Football is Medicine: o futebol visto como um... medicamento

    “Exercise is medicine and physicians need to prescribe it”. Sallis, 2009

    O futebol é um fenómeno que atrai massas um pouco por todo o Mundo. Mas este desporto é muito mais do que duas equipas de topo nacional e/ou internacional na disputa de uma vitória. Esta é a ideia comummente aceite e simplificada para definir o futebol de alta competição.

    Contudo, noutra perspetiva da modalidade, há quem defenda que não é preciso muito mais do que uma bola, e até nem precisa de ser a melhor bola do mundo, e um espaço, por muito reduzido que também possa ser, para que a prática do futebol aconteça. A isto podemos designar por futebol recreativo. Para todas as idades e com múltiplos benefícios.

    “Football is Medicine”: o futebol pode (mesmo) ser o melhor medicamento

    A Cidade do Futebol recebeu a primeira conferência internacional 'Football is Medicine', esta quinta-feira, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com a colaboração da University of Southern Denmark e da Federação Dinamarquesa de Futebol.

    Entre os ilustres especialistas convidados para debater a importância do futebol recreativo na prevenção e tratamento de doenças não-transmissíveis – hipertenção arterial, diabetes tipo 2, cancro, obesidade, entre outras -, Peter Krustrup, docente na Universidade da Dinamarca do Sul, partilhou os principais resultados dos seus 15 anos de investigação na área com a audiência.

    Peter Krustrup começou a estudar estas questões em 2003 ©Rodrigo Coimbra
    «O futebol recreativo demonstrou ser uma ferramenta eficaz na prevenção de doenças associadas ao estilo de vida em mulheres jovens e de meia-idade, incluindo a hipertensão, a diabetes tipo 2 e a osteopenia. Além disso, pode concluir-se que o conceito de futebol recreativo - “Football Fitness” - é apelativo para adultos sem prática de treino em todos os períodos de vida, independentemente do sexo, nível de preparação física, competências e experiência futebolística anterior», defendeu Krustrup.

    Segundo os estudos de Krustrup, que resultaram em mais de 100 artigos científicos sobre os efeitos do futebol recreativo na saúde, três a quatro meses de treinos de futebol provocam a descida da tensão arterial em 8-10 mmHg para homens e mulheres com hipertensão leve e moderada. Ou seja, tão eficaz como os medicamentos anti-hipertensivos.

    Apaixonado por futebol, o investigador dinamarquês é também treinador há 20 anos – UEFA Pro-License desde 2017 – e conquistou a medalha de bronze no Europeu de 2013 como adjunto da seleção dinamarquesa feminina de futebol.

    O Conceito de 'Football Fitness', segundo Ben Clausen

    Mas, afinal, em que consiste o Football Fitness? O vice-presidente da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU), Ben Clausen, simplificou o conceito na revista da FPF.

    qO futebol recreativo demonstrou ser uma ferramenta eficaz na prevenção de doenças associadas ao estilo de vida em mulheres jovens e de meia-idade, incluindo a hipertensão, a diabetes tipo 2 e a osteopenia
    «Tem como objetivo uma adesão a longo prazo e inclui programas iniciais de treino de 12 semanas para o público masculino e feminino, combinando preparação física, treinos e exercícios em campos de dimensão reduzidas. A prática assegura o aquecimento inicial, minimiza o risco de lesões e aumenta a força dos praticantes mediante exercícios diversos e eficazes», descreve.

    «A componente futebolística adequa-se a exercícios e jogos divertidos, tornando-se mais fácil a organização de treinos adequados a um jogo com duas balizas», prossegue.

    «O Football Fitness é um grande sucesso na Dinamarca - faz agora parte da nossa cultura futebolística. Mulheres, homens, pais, idosos, todos jogam por toda a Dinamarca. Em 300 clubes, todas as semanas é possível encontrar-se uma equipa de Football Fitness a jogar, porque é divertido, saudável e promove o convívio social», garante Clausen.

    Já conhece o FC Prostata?

    Os participantes do programa “Football Fitness” reduzem o risco de doenças cardiovasculares em mais de 50% com duas sessões semanais de futebol. «O futebol é, de facto, um medicamento», refere Peter Krustrup, que está também envolvido num projeto muito interessante. Ou melhor, num 'clube' muito especial.

    Caixa de 'medicamentos' distribuída pelos participantes ©Rodrigo Coimbra
    O FC Prostata é um projeto de investigação que pretende aferir se a participação num clube de futebol pode aumentar a qualidade de vida de um homem com cancro da próstata. Além disso, também investigam a preponderância do futebol na força muscular e na mineralização óssea dos participantes.

    Saiba mais sobre o FC Prostata, aqui.

    Em suma, a prática de um desporto como o futebol é excelente em termos preventivos de algumas doenças não-transmissíveis, mas, também, igualmente importante para o tratamento dessas mesmas doenças. E se gostaria de melhorar um pouco a sua vida, porque não experimentar... futebol?

    José Peseiro: «É um projeto extremamente importante»

     
    * Os dois primeiros vídeos são da autoria da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Sotkio 25-04-2024, 13:59
    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04