placardpt
      FC Porto marca encontro com o Sporting

      Mexicanos revoltam-se com o frio e calçam as meias

      2018/01/11 22:27
      Luís Rocha Rodrigues

      O FC Porto passou incólume pelas temperaturas geladas de Moreira de Cónegos e marcou duplo encontro com o Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal, depois de um jogo tornado fácil com os dois golos madrugadores, apesar de ter acabado com algum sofrimento. Herrera e Layún fizeram os golos dos dragões e deram um perfume mexicano ao jogo.

      Dizemos que se tornou fácil porque aos 20 minutos a diferença já era de dois golos, o que por si só era um sinónimo de conforto. O que subia de patamar ao lembrar a força que tem sido este FC Porto, quer a atacar, quer a defender.

      Brahimi foi um dos resistentes, mas saiu lesionado ©Vítor Parente / Kapta+
      Mesmo com mudanças de sobra (sete em relação ao último jogo), não faltava entrosamento desde trás até ao meio, havendo depois uma grande vontade de mostrar, quer por Soares, que assistiu no primeiro golo, quer por Hernâni, à procura de minutos, quer sobretudo por um Layún renovado e rejuvenescido com a escolha surpreendente para segundo avançado. Quando fez o segundo golo, já há algum tempo se tinha percebido que tinha entrado para o Comendador Joaquim de Almeida Freitas cheio de vontade de fazer deste jogo um marco na sua época.

      E que não se pense que não houve réplica do Moreirense. É verdade que Casillas teve 25 minutos dificílimos para se manter quente. Não foi incomodado e a noite estava mesmo gelada. Mas em boa hora foi mexendo os braços, já que, depois da grande oportunidade criada por Peña e por Zizo, na qual o espanhol foi determinante, assistiu-se a uma nova crença do Moreirense, desperto para a oportunidade que tinha pela frente e para a hora de jogo que sobrava.

      Só que, mesmo contornando o facto de haver pouco entrosamento entre os jogadores, era preciso mais para colocar em causa o vencedor do jogo. Na fase de maior ameaça, que também aconteceu com a quebra do FC Porto à espera da substituição de Brahimi (queixas físicas), pouco mais trabalho teve Casillas.

      Tozé foi dos que mais remou contra a maré ©Vítor Parente / Kapta+
      No regresso do intervalo, Sérgio Vieira trouxe Edno e a passagem de Tozé para zonas mais centrais, só que Sérgio Conceição trouxe novamente um domínio em zonas mais altas no terreno, o que tornou a limitar a vertente ofensiva de um Moreirense que queria muito mais bola do que a que o adversário lhe permitia. Mérito portista, sem dúvida. Mas mérito curto.

      Havia uma intenção clara de ainda discutir o jogo por parte dos cónegos, demonstrada na atitude em campo e combinada com um súbito apagão portista, depois do primeiro quarto de hora. As quebras de jogo não ajudaram a equipa de Sérgio Conceição, a presença de André André não foi totalmente feliz e a saída de Layún do meio também tirou alguma pujança à equipa, que iria sofrer, depois de uma bola vinda da esquerda do ataque cónego que Edno finalizou.

      Estava de volta a emoção e também a certeza de que os últimos minutos seriam incertos. Aí valeu a maior sabedoria portista a gerir o encontro. Longe da sua área e perto, mais perto... do Jamor.

      U Quinta, 11 Janeiro 2018 - 20:30
      Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
      Manuel Oliveira
      1-2
      Edno 73'
      Héctor Herrera 8'
      Miguel Layún 20'
      Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
      Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
      Portugal
      Moreira de Cónegos - Guimarães
      Lotação6 153
      Medidas104x68
      Inauguração2002
      FaseQuartos-de-Final
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto!
      Héctor Herrera marca
      Héctor Herrera marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      20´
      GOLO FC Porto!
      Miguel Layún marca
      Miguel Layún marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      73´
      GOLO Moreirense!
      Edno marca
      Edno marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      A Chave
      Minuto 28: Enorme oportunidade para Peña reduzir, algo que daria maior vivacidade e incerteza ao jogo durante muito mais tempo. O 1x2 acabou por chegar, mas já sem tanta margem para o Moreirense sonhar.
      O Árbitro
      Arbitragem sem sobressaltos e a dar boa conta do recado.
      O Melhor
      Inventar soluções
      Além da passagem à próxima fase, Conceição ficou com a certeza de que, à falta de reforços, tem soluções multifacetadas no plantel. Layún, que surgiu atrás do avançado, mostrou ser uma espécie de reforço improvável e que pode fazer várias funções. Mérito do jogador e mérito do treinador. Mas também o houve do lado do Moreirense, que mostrou continuar competitivo mesmo sem a maioria dos titulares, com possíveis dividendos para o resto da época.
      O Pior
      Questão física
      Brahimi é dos melhores jogadores em Portugal e a sua lesão é sempre de lamentar. Porém, houve mais do que isso: Marega queixou-se no aquecimento, Soares e Layún ameaçaram sair. Situações a mais para um plantel que tem soluções a menos (nada que não se saiba). Há mesmo necessidade de ir ao mercado, nem que seja com regressos de emprestados.
      Forma
      Moreirense
      2017/2018
      24J
      7V
      8E
      9D
      29-36G
      FC Porto
      2017/2018
      29J
      22V
      5E
      2D
      79-23G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto e Sporting defrontam-se nas meias-finais: a última vez que se defrontaram na Taça de Portugal foi em 2014/15 (3x1 para o Sporting, no Estádio do Dragão)
      FC Porto não perde na Taça de Portugal há 13 jogos
      9.ª vitória consecutiva do FC Porto, num total de 18 jogos sem perder
      FC Porto volta a ganhar em Moreira de Cónegos, depois de 3 jogos sem o conseguir (EDD)
      FC Porto líder do campeonato a meio da prova, nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga e nos oitavos de final da Champions: só tinha acontecido em 2008/09
      FC Porto de regresso às meias-finais da Taça de Portugal, depois da queda nos oitavos de final da competição

      Fotografias(20)

      Taça de Portugal: Moreirense x FC Porto
      Taça de Portugal: Moreirense x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      MOREIRENSE
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (13)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      plantel resto da época
      2018-01-12 09h41m por Halibut
      casillas, jose sa, vana
      telles, layun (começar a descansar o telles senão rebenta)
      ricardo, maxi
      felipe, marcano, reyes, 4º central (jorge, diogo queirós, diogo leite)
      danilo, médio defensivo (a contratar, que faça de 6 e dê uma "perninha" a 8)
      herrera, andre andre, sergio, oliver
      otavio, brahimi, corona, extremo direito (com entrada para o 11, como diz o sérgio conceição, que venha acrescentar e não apenas para aumentar o número de jo...ler comentário completo »
      Ispeakwiththetr ue
      2018-01-12 01h24m por St4yW1th_BMaia
      O Ferro tem estado em evidência na equipa B e é o capitão de equipa. E é benfiquista de certeza absoluta, pela forma como sente o clube. . . .
      BITW
      2018-01-12 01h00m por St4yW1th_BMaia
      Outro jogador q tem estado fantástico é o André Almeida! Até tu q andas há anos a dizer q não gostas dele deves estar parvo. . . Tem estado muitíssimo bem.

      E é benfiquista de coração! Pelo menos parece. . .
      BITW
      2018-01-12 00h34m por St4yW1th_BMaia
      O Rúben tem um potencial gigantesco, pode ser craque! Mas tbm concordo q o Kalaica é mt bom, é uma questão de apostar nele. O Ferro tbm não me parece mau, mas este tenho mais dúvidas. . .

      No próximo ano, por mim, ficavamos com Garay (sonho), Rúben Duas, Luisão e Kalaica.
      BITW
      2018-01-12 00h09m por St4yW1th_BMaia
      O Talisca não me aquece nem me arrefece, embora seja um bom jogador. A verdade é q vai render imenso dinheiro, por isso não estou preocupado.

      O Cristante sim, é inacreditável. . . Cláusula de 4M?? Por amor de Deus. . . Q vergonha. . . A Atalanta vai vendê-lo por 20M no mínimo!

      Em relação ao Lisandro, está na altura de sair. O rapaz simplesmente não joga. Nem com o Jesus nem com o Rui Vitória. Está na altura de dar a vez a outro. . . Será q "o outro" será um reforço ou será Kalaica/Ferro? A ver vamos. . .
      Moreirense
      2018-01-12 00h03m por Jorusescu
      uh, o reforço de 34 anos Edno marcou? afinal parece não ser um reforço assim tão mau, se o Sérgio Viera o trouxe é porque sabe bem a qualidade dele.
      Este Moreirense já parece que joga um bocado melhor à bola, espero que o este jovem treinador tenha sucesso cá!

      Enquanto ao Porto não é nada que não estávamos à espera, bom jogo! vamos ter uma grande meia-final da Taça de Portugal! que ganhe o melhor!
      Mar_Azul_FCP
      2018-01-11 23h53m por Spartacus96
      Pelo que vi, é jovem, rápido, alto, fisicamente forte, facilidade em marcar golo, tem técnica, esquerdino e relativamente barato. Sendo assim, não posso esconder que estou entusiasmado com a possível vinda desse Raphael Dwamena! Agora o mais importante . . . de onde provem a fonte?
      TheLionGod
      2018-01-11 23h28m por DJROCKER
      8 jogos
      8 vitorias
      26 golos marcados
      3, 25 golos por jogo
      7 golos sofridos

      Claramente um mau mês como seria um bom mes. . . .
      já outros em superforma
      em 8 jogos teem apenas 6 vitorias
      24 golos marcados
      Sim jogaram contra um rival MAS tmbm contra duas equipas de divisoes inferiores e mesmo assim nao conseguem ser superiores. . . .
      Mar_Azul_FCP
      2018-01-11 23h26m por iSMURF4
      É para juntar aos bestas da frente.

      Já temos um camarones, um maliano e um argelino.

      Venha o ganês.

      Tem bons números na Suíça.
      reforços
      2018-01-11 23h20m por dragaopausado
      concordo que a equipa B tem que ser um sitio para o SC ir buscar opções não é a toa que tão em primeiro. . .
      tambem Duvido que o clube contrate alguém, não sei se sabem mas o objectivo da equipa B é transitar jogadores para a A. . . e não ganhar titulos.
      Mas é verdade que ha jogadores que não acrescentam nada, este hernani só estorva em campo. . André André é um jogador sem sal. . . layun não teve mal de todo mas incomparável com a primeira época. . .
      Mar_Azul
      2018-01-11 22h54m por avintes_31
      Não deixas de não ter razão, mas "andamos" todos a dizer que temos de ir ao mercado e tal. Não vejo assim a necessidade de lá ir. quando existe qualidade na b.
      Portistas
      2018-01-11 22h43m por avintes_31
      Relaxem e acalmem a passareca, o Porto não vai a mercado nenhum, ponto. O Porto se precisar de jogadores tem a equipa B e é para isso que ela serve ;)
      //sou portistas
      Off topic
      2018-01-11 22h40m por St4yW1th_BMaia
      Lisandro Lopez a caminho do Inter de Milão!
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Espanhol
      Mercado
      Mais que provável sucessor de Koeman
      O mundo do futebol sabia que era uma questão de tempo. E esse tempo pode muito bem... ser já. O diário catalão Sport, sempre muito bem informado da atualidade do ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      RE
      redfern 28-10-2021, 09:29
      FL
      florido_9 28-10-2021, 09:23
      zlatan_21 28-10-2021, 09:17
      brazuka89 28-10-2021, 09:17
      Buzinadocomcarinho 28-10-2021, 09:16
      AcaroInformatico 28-10-2021, 09:15
      Ruben_Ferreira 28-10-2021, 09:01
      Hakerportista 28-10-2021, 08:56
      FCP_18 28-10-2021, 08:54
      brazuka89 28-10-2021, 08:50
      Heimdallr 28-10-2021, 08:31
      bernardobranco 28-10-2021, 08:24
      JS
      jsilva77 28-10-2021, 08:18
      xithombo 28-10-2021, 07:58
      xithombo 28-10-2021, 07:48
      fabiosilva86 28-10-2021, 07:43