placardpt
      Sporting recebe Portimonense

      Leão quer acabar ano no topo, mas este Portimonense é fera!

      O Sporting recebe o Portimonense naquela que é uma jornada importante para os leões, por dois motivos. Acabar o ano na liderança (ainda que possa ser a dois) e manter a distância para o Benfica numa ronda que antecede o dérbi com as águias. Para isso, a equipa de Jorge Jesus terá um teste difícil pela frente perante uma equipa algarvia que, logo após a subida de divisão, já provou que é capaz de fazer tremer as equipas mais fortes.

      Regresso à formula habitual perante um ataque de equipa grande

      Entrada de Podence tem ajudado Gelson e Bas Dost ©Carlos Alberto Costa
      Depois de ultrapassar o Vilaverdense rumo aos quartos-de-final da Taça de Portugal com várias mudanças no onze, Jorge Jesus deve regressar à equipa que vem sendo habitual nas partidas em Alvalade. A aposta em Podence tem sido cada vez maior e há vários motivos que a justificam. A sua presença pelo lado direito do ataque tem aberto espaço às movimentações de um Gelson Martins que cada vez mais sabe explorar o jogo interior e que tem aprimorado a forma como serve o ponta-de lança.

      Num encontro que será, certamente, marcado pelos ataques, Doumbia, depois de marcar o seu primeiro hat-trick pelo Sporting, deverá regressar ao banco para dar lugar a Bas Dost que não tem dado qualquer hipótese ao seu concorrente e que também tem beneficiado com a entrada de Podence no onze.

      Mas não é só do lado dos leões que há um ataque mortífero. O Portimonense, de Vítor Oliveira, chega a esta partida com o quinto melhor registo ofensivo do campeonato (22 golos) o que, por si só, servirá para chamar a atenção a uma defesa leonina que tem tido tendência para sofrer golos tardios. Nakajima, Paulinho e Fabrício têm sido os principais destaques de uns algarvios que sabem aquilo que querem da partida. 

      Rosell não pode ser opção para Vítor Oliveira ©Catarina Morais / Kapta +
      Mesmo sem Rosell, emprestado pelo Sporting, o treinador da equipa de Portimão deve apostar num bloco relativamente baixo para tentar explorar, no contra-ataque, a defesa dos leões que é, várias vezes, apanhada em contrapé por apresentar tanta gente no processo ofensivo. A receita, ainda que não tenha dado resultados práticos nas partidas com FC Porto e Benfica, serviu para ameaçar e também por isso Vítor Oliveira deverá manter os ingredientes que ameaçaram dragões e águias.

      A equipa de Portimão nunca conquistou qualquer ponto na visita a Alvalade. Vítor Oliveira prometeu que não irá ter medo quando visitar a casa do leão, será isso suficiente?

      U Domingo, 17 Dezembro 2017 - 18:00
      Estádio José Alvalade
      João Capela
      2-0
      Bruno Fernandes 9'
      Bas Dost 60'
      Estádio José Alvalade
      Lotação50 095
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 15
      Forma
      Sporting
      2017/2018
      26J
      17V
      6E
      3D
      53-21G
      Portimonense
      2017/2018
      18J
      5V
      5E
      8D
      28-30G
      A diferença passa por...
      Sporting
      Aquele lado direito tem causado problemas
      Dois jovens da formação e dois talentos. Maneiras de jogar e de ler o jogo bem distintas que, juntas, têm causado bastante perigo às equipas adversárias, especialmente em Alvalade. O lado direito dos leões é preenchido ora por Gelson ora por Podence e as trocas constantes têm servido, e de que maneira, para confundir os adversários e marcar (ou oferecer) golos que provocam os festejos dos adeptos leoninos.
      Portimonense
      Poder de fogo
      Se não olharmos para os quatro primeiros lugares da tabela classificativa o Portimonense é o melhor ataque da Liga NOS. O poder atacante da equipa algarvia é inegável e tem sido explicado pelos números e pela qualidade. Paulinho, Nakajima e Fabrício são um alerta constante de perigo para as defesas adversárias e a sua técnica e velocidade promete ser a principal fonte de perigo para uma equipa leonina que, em Alvalade, costuma jogar bem subida no terreno.

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Liga NOS 2017/18)

      SportingPortimonense
      72Posição118
      736Pontos168
      730Golos marcados228
      79Golos sofridos248
      14
      Jogos
      14
      7
      12
      Golos Marcados
      6
      8

      Fotografias(20)

      Liga NOS: Sporting x Portimonense
      Liga NOS: Sporting x Portimonense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      PORTIMONENSE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Jogo
      2017-12-17 10h29m por Detalhista
      Não tenho nenhuma bola de cristal aqui comigo, mas olhando ao modelo de jogo das 2 equipas, creio que vai ser um jogo com muito golos, o Portimonense é uma equipa que não joga com 10 jogadores atrás da linha de bola e é fortíssima na transição ofensiva com jogadores como Fabrício ou Nakajima.

      Penso que o Sporting vai vencer, com maior ou menor dificuldade, mas de certeza que o Portimonense faz golos, aproveitar o jogo de hoje para garantir Fabricio e Nakajima para Janeiro, ...ler comentário completo »
      EL
      Jogo dificil
      2017-12-17 09h07m por El_Brujo
      Aposto no mesmo 11 do ZZ. O Japones do Portimao joga que se farta. Podia vir para Alvalade em Janeiro :)
      Antevisão
      2017-12-17 00h15m por 4lfredo
      Vai ser um jogo difícil, o Portimonense é uma boa equipa, que pratica um bom futebol. Só um bom Sporting é que pode conseguir os três pontos e por conseguinte a vitória. Somos favoritos, temos mais argumentos, mas precisamos de mostrar isso em campo. Penso que a chave deste jogo será a consistência do meio-campo e a eficácia. Quanto ao onze, concordo em absoluto com o onze do zz, acho que é este o onze que o JJ vai meter de início.

      Prognóstico:
      Sporti ng 2-1 Portimonense
      Bas Dost, Gelson Martins
      Shoya Nakajima

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FC Porto
      Oficial
      Esquerdino assina até 2029
      A época de afirmação de Francisco Conceição convenceu o FC Porto a recuperar os seus direitos económicos e desportivos. Os azuis e brancos exerceram a ...