placardpt
    FC Porto elimina Vitória SC na Taça

    Concerto no Dragão começou cedo e teve bis no final

    2017/12/14 22:27

    Dezembro é altura de balanços para as equipas, tendo em vista eventuais mudanças, seja a nível de plantel ou a nível técnico, mas pela primeira vez em vários anos o FC Porto chega à época festiva com enorme confiança no que toca à luta pelos grandes objetivos e sem grandes preocupações a nível de eventuais mudanças. Se é verdade que a liderança é partilhada, os oitavos da Champions estão garantidos e, agora, também os quartos da Taça de Portugal o estão. Vergado no Dragão, perante uma goleada por 4x0, ficou o Vitória SC, finalista vencido da última edição que agora se ficou pelos oitavos de final.

    Abou a faturar, Danilo a fazer por isso...

    O desgaste causado pelas muitas competições sentiu-se um pouco, e destacaram-se em particular as muitas mexidas na equipa vitoriana para este encontro. Do lado portista, regressou Casillas à baliza, Maxi à lateral-direita e Reyes relegou Felipe para o banco. Assistimos a bom futebol durante boa parte da partida, mas o mérito pertenceu em grande parte à equipa de Sérgio Conceição, que conseguiu reduzir o nível de ameaça do Vitória SC aos mínimos com o gradual passar do tempo.

    A primeira parte não teve um ritmo muito acelerado e as ocasiões que surgiram deveram-se com alguma frequência a erros da defesa do Vitória, embora com mérito portista pela forma como soube tomar conta do encontro desde cedo. O Vitória até prometia no contra-ataque, mas não passava da promessa à concretização. O FC Porto, por sua vez, só não construiu uma vantagem maior no primeiro tempo porque não calhou. Danilo Pereira teve duas ocasiões de ouro para marcar, mas em ambas acertou no ferro de Miguel Silva: a primeira num desvio de cabeça, a segunda num remate em posição de ponta-de-lança.

    ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Entre os momentos de Danilo houve também muito para contar, com natural destaque para o único golo do primeiro tempo, que nasceu num erro de Victor García. O lateral venezuelano precipitou-se num lance que parecia estar controlado e tocou a bola com o braço. Aboubakar chegou-se à frente no penálti, enviou a bola para o centro da baliza, Miguel Silva caiu para a direita e assim se abria o marcador no Dragão.

    No que toca ao lado do Vitória SC, destacou-se um cabeceamento de Hélder Ferreira na grande área pouco depois, mas a bola saiu por cima da baliza de Casillas. De resto, houve um remate de perigo de Aboubakar já perto do intervalo, sem deixar a bola cair ao chão e a fazê-la sobrevoar a baliza vitoriana.

    ...até conseguir

    À terceira é de vez, diz o ditado, e assim foi para Danilo Pereira. O 22 portista, que em duas ocasiões fizera estremecer os ferros, insistiu na busca de momentos de finalização em bolas paradas e assim surgiria o segundo golo dos dragões.

    Algum tempo depois de um cabeceamento de Aboubakar por cima, a cruzamento de Maxi Pereira, apareceria então mais uma vez a cabeça de Danilo, na sequência de um canto de Alex Telles. Desta vez a bola foi direta ao local certo. Ou seja, ao fundo das redes.

    Um bis para encerrar

    A partir daí, tudo ficou ainda mais simples para os portistas. O Vitória não apresentava uma ameaça tão séria como se poderia prever e o terceiro golo pairava. Danilo Pereira tentou fazer novamente o gosto ao pé, com um remate de longe que Miguel Silva desviou, mas seria um suplente utilizado, André André, a ampliar o resultado até ao 4x0 final.

    Primeiro, e pelos 64', o médio encostou para o 3x0, na recarga a um remate de Aboubakar e na sequência de um detalhe magnífico de Héctor Herrera. Já nos últimos dez minutos, apareceu a desviar ao primeiro poste na sequência de um canto, com o último toque antes da finalização a pertencer a Soares. Foi o primeiro bis de André André ao serviço do FC Porto.

    Assim se fez mais um capítulo de uma primeira metade de temporada que vai deixando água na boca dos adeptos portistas. A luta pelo Jamor, pelo menos para os dragões, está bem viva. Já para o Vitória... acabou-se a história.

    U Quinta, 14 Dezembro 2017 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Carlos Xistra
    4-0
    Vincent Aboubakar 12' (g.p.)
    Danilo Pereira 58'
    André André 64' 83'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseOitavos-de-Final
    Lances Capitais
    12´
    GOLO FC Porto
    Vincent Aboubakar marca de grande penalidade!
    Vincent Aboubakar marca o seu 4º golo na prova (3 jogos)
    58´
    GOLO FC Porto!
    Danilo Pereira marca
    Danilo Pereira marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    64´
    GOLO FC Porto!
    André André marca
    André André marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    83´
    GOLO FC Porto!
    André André marca
    André André marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Minuto 58: O primeiro golo desbloqueia a partida, mas o segundo traz quase sempre tranquilidade. Assim foi com o cabeceamento de Danilo, que à terceira tentativa fez mesmo golo. A partir daí, poucas dúvidas restaram sobre o vencedor do encontro.
    O Árbitro
    Trabalho seguro de Carlos Xistra, desde logo com a boa decisão no lance da grande penalidade cometida por Victor García. A esse momento seguiram-se, ao longo do encontro, outras decisões menos marcantes, mas globalmente corretas. Um lance entre Hélder e Marcano suscita algumas dúvidas, mas o jogador vitoriano parece forçar a queda.
    O Melhor
    Rotinas cada vez mais evidentes
    Sérgio Conceição não fez um grande número de mudanças para este encontro e se isso poderá ter uma ou outra consequência ao nível do desgaste dos jogadores, a nível exibicional foi um claro ponto a favor do jogo portista. O meio-campo funcionou tão bem como tem funcionado, o controlo foi quase total e só poderá ter faltado a irreverência de Brahimi ou de um Corona nos melhores dias. Ainda assim, as rotinas entre os jogadores foram claras e isso muito ajudou no controlo da partida.
    O Pior
    Um claro baixar de braços
    A queda do Vitória SC, poderá dizer-se, começou com o toque com o braço de Víctor García. Poderá também dizer-se que começou com a escolha de jogadores pouco habituais na frente de ataque. Mas o que parece evidente é que quanto mais o tempo passava mais evidente se tornava que o Vitória teria poucas hipóteses de contrariar o FC Porto. Com o passar dos golos, os vitorianos não pareciam acelerar o jogo e não conseguiam ser uma ameaça clara.
    Forma
    FC Porto
    2017/2018
    24J
    17V
    5E
    2D
    64-17G
    V. Guimarães
    2017/2018
    26J
    10V
    5E
    11D
    34-45G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto duas épocas depois atinge os 1/4 final da Taça de Portugal.

    Na época em que foi finalista marcou 13 golos em 7 jogos (2 sofridos); nesta temporada já marcou os mesmos 13 golos (2 sofridos) em 3 partidas
    Depois do empate a zero frente ao Benfica, após 3 jogos, o FC Porto marcou 22% dos golos da época 2017/18 [total: 64 golos].

    14 golos em 3 jogos: 5-2 Mónaco, 0-5 V. Setúbal e 4-0 V. Guimarães
    Há 3 meses que o FC Porto não vencia dois jogos consecutivos sem sofrer golos:

    Dezembro: V. Setúbal 0-5, V. Guimarães 4-0
    Ago/Set: SC Braga 0-1, Desp. Chaves 3-0

    Fotografias(25)

    Taca Portugal: FC Porto x Vitória SC
    Taca Portugal: FC Porto x Vitória SC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    VITÓRIA SC
    Comentários (18)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LU
    Penalti dos bons velhos tempos
    2017-12-15 10h43m por lumialfe
    Vi assinalar muitos penaltis destes nas antas e no dragão, nos tempos do sistema. Este foi mais um. . . já ninguém se admira. São mais de 30 anos a roubar. Enfim
    FI
    Dualidade
    2017-12-15 10h07m por Filas92
    Se este resultado acontecesse num benfica-Braga já ninguém calava os papagaios do costume mais o seu lema dos "lampiões do norte". Coitadinhos. .
    PA
    FEITO__DE__Spor TIng
    2017-12-15 09h36m por PaoloDiCanio
    Ainda bem que só invades na internet, é que com tanta léria que tens ainda acabavas por ficar mal. . .
    FC Porto
    2017-12-15 09h27m por dragaoazul_18
    Penalti é daqueles que se aceita que se marque como se aceitava que não se marca-se. Já houve penaltis bem mais escandalosos que não foram marcados contra o Porto ainda esta época. Acredito que não fosse intencional mas ele sustentou a bola com a mão e isso é inavegável mas sinceramente preferia que não fosse assinalado.

    Espero bem que os árbitros não se ponham com "compensações" da roubalheira que houve noutros jogos porque já nada para a investigação da PJ até ao final.
    ler comentário completo »
    PA
    SLBENFICA-CAMPE AO
    2017-12-15 08h58m por PaoloDiCanio
    Alianças Porto-Lumiar? Então mas foi o Pinto da Costa que andou a marcar pequenos almoços com o bruno de carvalho e a invadir o carro dele para tentar dividir os campeonatos entre os clube de lesboa?
    É que diz a história que foi o traficante de carnide. . . Vocês carnidenses deviam andar caladinos, é que agora de vocês sabe-se tudo. . . e o que foi tornado público ainda é quase nada.
    PA
    FEITO__DE__Spor TIng
    2017-12-15 08h55m por PaoloDiCanio
    tu já só tens mais 4 pontos no campeonato a mais do que devias ter e isto a juntar aos 4 pontos que já foram roubados ao teu rival directo do Norte. A fruta de que ouviste falar não são os árbitros, a fruta foi o que se passou em 87, 2003, 2004 e 2011. A fruta é chegar lá fora e trazer troféus, é muita fruta para vocês. . .
    Agora acalma lá esses tiques de lampião , porque assim as pessoas deixam de te levar a sério.
    FEITO__DE__Spor TIng
    2017-12-15 08h31m por SLBENFICA-CAMPEAO
    Não tenho pena nenhuma do Sporting, foram enganados como sempre quando fizeram a Santa Aliança. Aquilo que ainda vos pode ajudar é que eles continuam mais preocupados com o Benfica, mas depois do nosso jogo dia 3 de Janeiro, acho que a novela vai ter novos desenvolvimentos. Mesmo que percas na Luz, não percas as cenas dos próximos capítulos, porque o melhor ainda está pra vir como diz o Chico-esperto Jota Marques.



    Feliz Natal
    2017-12-15 06h50m por FC-POLVO
    Feliz Natal e que 2018 nos continue a trazer muita tinta azul para os olhos de todos.
    PA
    Porto-espanhóis
    2017-12-15 03h10m por PaoloDiCanio
    Primeira parte fraquinha do Porto, com muita dificuldade na construção mas onde ainda assim mete 2 bolas no poste e marca um golo no penalty que foi mais do que clarissímo. O vitória na 1ª parte mesmo com o Porto em baixo não conseguiu criar qq lance de perigo.
    Na 2ª parte o 2-0 desbloqueou o jogo, ainda assim, logo a seguir os de espanha criaram 1 bom lance de perigo mas a partir daí acabou o jogo para eles com o 3-0 e com o 4-0. Boa passagem do Porto contra um adversário que se pe...ler comentário completo »
    LU
    Penalti
    2017-12-15 00h27m por luis_henrique
    Eu sinceramente nao marcava penalti. O toque na mao nao tem praticamente nenhuma influencia na jogada e por isso. . . Mas isso é a minha opiniao.

    Agora aquele user patetico que nos últimos tempos tem aparecido em tudo o que é notícia a tentar incendiar tudo o que mexe, não contribiu em nada para a discussão do futebol que é o propósito desta caixa de comentarios. Eu não tenho autoridade para banir alguma conta mas deixo aqui uma sugestão ao ZZ.

    Quanto ao jogo,...ler comentário completo »
    RA
    j-f-uite
    2017-12-14 23h33m por Ratinho93
    E tu já repaste que mesmo calhando com essas equipas de 3 divisão ainda jogam em alvalade , "assim a taça fica mais suja".
    Feito de Zbording
    2017-12-14 23h32m por JotaPFN
    Quando for Porto-Sporting o lar de idosos de alvalade não vai estar a 100%. .
    Coentrão com mais umas noitadas e uns cigarrinhos e daqui a uns tempos já se lesiona, Mathieu também não deve durar muito mais tempo, o veterano Doumbia, que parece ter uns 50 anos marcou 3 contra o poderosíssimo Vilaverdense, já estou a tremer, o Bruno Fernandes parecia o Talisca no Benfica, começa com tudo e depois eclipse total. Bas Dost sem pênaltis fica difícil de marcar.

    Só têm do...ler comentário completo »
    Feito_de_burric e
    2017-12-14 23h10m por RubenPirlo
    Primeiro : É penalti clarissimo , estamos a falar de futebol , não de andebol ou basket

    Segundo : Já jogamos com o Sporting esta época , em Alvalde , e foi o banho de bola que se viu

    O resto de uma boa noite atrasado mental.
    Amigo
    2017-12-14 23h00m por ACastro6
    só me falta dizeres, já que referes que nao era penalti, que contra o Setubal aquilo foi penalti aos 90 minutos. . . se começares a ver os jogos sem olhar para as camisolas, percebes que o V Garcia parecia que tava a jogar basket.
    FEITO__DE__Spor TIng
    2017-12-14 22h59m por ACastro6
    grande equipa como o Sporting? que quando fomos a Alvalade dominamos forte e feio o jogo, tivemos o dobro dos remates, mandamos uma a barra, 3 defesas espetaculares do Patricio e que, essa grande equipa, só fez um remate perigoso, que derivou de um mau lançamento do Telles? ok, pode vir agora essa grande equipa.
    FCP vs Vitoria
    2017-12-14 22h52m por ACastro6
    Tal como tinha dito, o essencial era marcar na primeira meia hora e chegar ao segundo antes da hora de jogos, assim feito e assim mais uma vitória.
    É certo que o Vitória não apresentou muitos jogadores do plano A da equipa, mas não esquecer que 3 deles estão lesionados. De resto, o Porto colocou o seu melhor jogador do banco e não saiu de lá, nem foi preciso.

    Na primeira parte não imprimimos velocidade no jogo, o Vitória também pouco pressionante estava e por isso...ler comentário completo »
    RA
    FEITO__DE__Spor TIng
    2017-12-14 22h50m por Ratinho93
    Quem te ler até pensa que o Sporting jogou com algum colosso nesta edição da taça de Portugal.
    QUARTOS!
    2017-12-14 22h15m por iSMURF4
    Rumo ao jamor!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Na sequência do bloqueio aéreo imposto à Argentina
    Na próxima terça-feira, River Plate e Deportivo Táchira medem forças, no primeiro encontro da fase de grupos da Libertadores. A desloação será ...