placardpt
      FC Porto bate Mónaco e segue em frente

      Missão cumprida, venham os oitavos

      O FC Porto cumpriu a sua missão frente a um Mónaco desfalcado e superou com distinção um grupo que não se afigurava nada fácil para ser o representante português nas 16 melhores equipas da prova. Num jogo onde brotaram os golos, a equipa de Sérgio Conceição fez quase tudo bem e só Felipe pode vir a ser um dissabor.

      Complicar para quê?

      Não havia como falhar. Apesar do contratempo no aquecimento, com a lesão de um Otávio que estava para ser a surpresa no onze, mas que cedeu o lugar a André André, o FC Porto tinha tudo a favor: dependia de si, a equipa estava praticamente na máxima força, o Dragão estava composto e o Mónaco estava claramente com escolhas que pensavam no campeonato.

      Aboubakar foi o predador ©Catarina Morais / Kapta +
      Por isso, foi um FC Porto afirmativo, que marcou na primeira oportunidade e que logo depois ouviu boas notícias vindas da Alemanha, onde o Besiktas se adiantava no marcador.

      Com mais capacidade para ter bola a meio e com boa ação nas alas a anular o ponto mais forte dos monegascos, os dragões embalaram para os golos, ainda que tenham arriscado um pouco com a bola - a certa altura, a equipa parecia confiante em demasia e permitiu alguns roubos de bola que podiam ter sido comprometedores.

      Só que o segundo golo, que teve tanto de tranquilidade como de qualidade, trouxe à equipa precisamente esses ingredientes, agudizados pelo 3x0 de Brahimi, a fechar a primeira parte, já numa altura em que as duas equipas tinham tido um expulso - Ghezzal começou, Felipe respondeu e o árbitro deu vermelho a ambos.

      Reação monegasca e aplausos aos regressados

      Sérgio Conceição corrigiu a ausência de um central ainda na primeira parte, introduzindo Reyes e tirando André André (depois da sorte, o azar). Leonardo Jardim optou por manter os mesmos.

      Com o intervalo, os portistas espalharam-se mais pelo campo, continuando a pretender ter bola e gerir assim um jogo que até podia ter uma nova emoção com o penálti convertido por Glik, mas que se sentenciou a seguir, com um excelente pontapé cruzado de Alex Telles.

      Brahimi não parou de dar show ©Catarina Morais / Kapta +
      Deu, logo depois, e com 4x1 no marcador, para uma estrondosa ovação para Falcao e João Moutinho, que foram para o campo, na dança das substituições.

      O avançado, que está claramente com o faro apuradíssimo, trabalhou desde logo para encontrar um golo que procurou com insistências. Pedido de desculpas, outra ovação e o placar mais colorido, à espera do apito final, que não chegaria sem mais um: Soares voltou a sorrir.

      U Quarta, 06 Dezembro 2017 - 19:45
      Estádio do Dragão
      Jonas Eriksson
      5-2
      Vincent Aboubakar 9' 33'
      Yacine Brahimi 45'
      Alex Telles 65'
      Soares 88'
      Kamil Glik 61' (g.p.)
      Radamel Falcao 77'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo G
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto!
      Vincent Aboubakar marca
      Vincent Aboubakar marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
      33´
      GOLO FC Porto!
      Vincent Aboubakar marca
      Vincent Aboubakar marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
      45´
      GOLO FC Porto!
      Yacine Brahimi marca
      Yacine Brahimi marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      61´
      GOLO Monaco
      Kamil Glik marca de grande penalidade!
      Kamil Glik marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      65´
      GOLO FC Porto!
      Alex Telles marca
      Alex Telles marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      77´
      GOLO Monaco!
      Radamel Falcao marca
      Radamel Falcao marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
      88´
      GOLO FC Porto!
      Soares marca
      Soares marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      A Chave
      Minuto 9: Não havia nenhuma necessidade de sofrer, portanto o que seria melhor do que marcar na primeira oportunidade? Aboubakar não vacilou e tudo ficou de feição, até porque, à mesma hora, o Leipzig sofria o primeiro.
      O Árbitro
      Arbitragem sem complacências no critério, mas a não ir em fitas. Rigoroso nas expulsões, embora com lógica, o sueco já não esteve tão bem no penálti para o Mónaco, que não parece existir.
      O Melhor
      Avalanche ofensiva
      É notório que esta equipa é esfomeada pelo golo. Que bem que lhe fica. E que satisfação é para o adepto. O excesso de contenção da época passada está completamente esquecido e o show de Aboubakar, Brahimi e companhia tem tudo para valer o bilhete. Como nesta noite valeu.
      O Pior
      Expulsão comprometedora
      Pode-se questionar a decisão do árbitro ou até mesmo as leis. Não é disso que falamos. Apenas nos referimos à falta que Felipe fará em pelo menos um jogo nesta competição. Um vermelho num contexto favorável, que nada disso pedia, pode sair caro à equipa no futuro.
      Forma
      FC Porto
      2017/2018
      22J
      15V
      5E
      2D
      55-17G
      Monaco
      2017/2018
      23J
      10V
      4E
      9D
      44-34G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto ultrapassa a fase de grupos da Champions: é a 14.ª vez que o consegue, em 21 presenças

      Fotografias(42)

      Champions League: FC Porto x AS Monaco
      Champions League: FC Porto x AS Monaco
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      MONACO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Siga os Oitavos-de-Fina l!
      2017-12-07 13h25m por nunofilipeoliveira
      Infelizmente não consegui ver o jogo na sua totalidade mas por partes mas o que interessa é que o objectivo foi cumprido e com um excelente resultado (acabar a fase de grupos com uma goleada seja a quem for dá sempre moral).

      Uma resposta à altura depois dos três empates seguidos e uma certeza bastante importante: o Porto não se tem deixado afectar pelos pequenos momentos negativos (justos ou não) que vamos tendo ao longo da nossa caminhada! Excelente!

      Uma nota apen...ler comentário completo »
      "magico" porto
      2017-12-07 11h34m por mihaly_siska
      somos a unica equipa portuguesa nos oitavos da CL, alias como como é habitual salvo raras excepçoes, num grupo muito dificil sem um tubarao mas com 4 grandes equipas, se o monaco desiludiu ja o besiktas esteve muito forte e foi justissimo o 1º lugar e rb leipzig e um clube que vai dar que falar no futuro.
      ja quanto ao ranking da uefa tambem voltou a normalidade o fcp e o clube portugues com melhor ranking!!!
      Porto
      2017-12-07 11h09m por dragaoazul_18
      Jogo fácil e jogo que deveríamos ter poupado mais a equipa.

      É verdade e realista, que o Mónaco estava se a marimbar para este jogo, notou-se pela postura dos jogadores, para eles até deve ter sido uma chatice e jogaram com as reservas e Moutinho e Falcão entraram pelos aplausos.

      Foi quase um jogo de pré-época e o próprio Jardim nem se chateava muito a dar instruções aos jogadores.

      Mas chegamos a esta altura graças ao fruto de trabalho de muitas...ler comentário completo »
      FCPorto - Herrera
      2017-12-07 10h15m por TheFCPorto
      Esta equipa não para de me convencer. E quero realçar a importância do Herrera neste momento. Quem o viu e quem o vê!! Assume-se claramente como o maestro desta bela orquestra (quem diria), a temporizar quando necessário e a acelerar e a fazer belos passes verticais que queimam linhas em momentos apropriados. Juntou isto à já sua reconhecida resistência (não para 1 segundo) e ontem foi um recuperador de bolas exímio.
      Sorteio
      2017-12-07 00h54m por dani321
      Evitar, Barca, City e PSG.

      Tottenham. ( equipa muito consistente sobredito na champions league, e muito equilibrada, contudo acho que a falta de experiencia nestas andanças e o facto de a aposto ser. sobretudo no campeonato, onde querem a todo o custo estar no top 4, pode fazer com que seja um jogo 50/50)

      Equipas que seriam acessíveis mas complicadas seriam as equipas inglesas, Liverpool, United.

      Acho que sinceramente teríamos hipóteses cont...ler comentário completo »
      FC Porto
      2017-12-06 23h33m por ruipatricio
      Parabéns! O objetivo acaba por estar cumprido. . . Agora é ver quem calha é tentar disputar a passagem senão der está ótimo. O SL Benfica deveria estar também entre as 16, era o mínimo no grupo mais fácil da Champions mas não está é fizemos esta linda figura. . . Espero que o Braga ganhe amanhã é o V. Guimarães passe também. . . Até agora nas minhas previsões só falhei a vitória do SL Benfica, os russos perderam, falta amanhã o Zenit perder na Real Sociedade e o Lokomotiv empatar com o Zlin. . . Veremos.
      objetivo cumprido
      2017-12-06 22h41m por lourosa
      os oitavos já estao. agora é focar as competições internas. ja fizemos um bom encaixe financeiro, fizemos mais uns pontos importantíssimos para o ranking. venha quem vier até fevereiro temos tempo para preparar a equipa.
      Porto 5-2 Mónaco
      2017-12-06 22h39m por RQ7T
      Vitória justa, tivemos quase sempre o controlo do jogo e os golos foram chegando com naturalidade.
      Apuramento mais que merecido num grupo complicado em que o Mónaco foi a desilusão.
      Falar ainda da arbitragem que mais uma vez nos prejudicou, as expulsões do Felipe e do Ghezzal são justas mas ficam dois penaltis por assinalar a nosso favor e ainda foi mal assinalado mal um contra nós.
      Mesmo assim ganhamos. FORÇA PORTO
      LP
      Incompreensível . . .
      2017-12-06 22h27m por lpfcp
      . . . pelo menos pra mim, a aposta no André na posição 10 em detrimento do Oliver. Boa exibição da equipa, objetivo europeu cumprido.
      Objetivo cumprido
      2017-12-06 22h20m por Ultras-__FCP
      Não temos obrigação de passar para os quartos, financeiramente aquilo que precisávamos, que era fundamental, está cumprido.

      Agora é ir ao mercado em Janeiro, um médio e um extremo parecem-me fundamentais.
      Minha opiniao
      2017-12-06 22h12m por otario007
      Acho que é excelente para o FCP, embora duvide que passem dos oitavos. No entanto acho mau para o futebol portugues porque fariam muito mais pontos caso tivesssem ido para a liga europa, já que teriam uma hipotese real de a conquistar, com o bonus de cansar os jogadores e enfraquecelos para o campeonato. . .

      De qualquer forma, estão de parabens
      Porto
      2017-12-06 22h07m por moreno07
      Sabe muito bem ser a única equipa portuguesa nos oitavos embora eu naturalmente quisesse que estivem lá todas e mais 1 ponto para o ranking passando o coeficiente de 6, 5 para 7, 5, o que é ótimo. E mais só neste jogo ganhamos 7, 5 milhões. .
      Quanto ao jogo a vitória é justa, embora a arbitragem tenha sido mais uma vez péssima. Penso que na 1º parte ficou um pénalti por assinalar a favor do porto e o pénalti a favor do mónaco não existe. . . O felipe foi expulso e para min mal, o ma...ler comentário completo »
      16/8
      2017-12-06 22h03m por poppa
      spurs x bayer
      juve x psg
      real x besiktas (real em 2º apanha sempre o 1º mais fraco)
      porto x city
      chelsea x barça
      sevilla x united
      liver x shaktar
      basel x roma
      equipas 1º lugar
      2017-12-06 22h02m por iSMURF4
      São todas difíceis. . . .

      não há alternativa.
      4lfredo
      2017-12-06 21h53m por iSMURF4
      Da última vez contra a Roma tivemos muita sorte. . . . ainda me lembro q o Alex Telles praticamente salvou-nos no playoff.

      Para mim era os Spurs.
      gprof
      2017-12-06 21h51m por iSMURF4
      por acaso foi mesmo por lapso. . . pq inicialmente disse bem n podiamos apanhar o Real e n podemos ^^
      Adversário mais acessível
      2017-12-06 21h50m por 4lfredo
      Para mim é a Roma
      CA
      keylornavas
      2017-12-06 21h50m por carlosfcp09
      tentei dividir as 7 equipas por 3 grupos de facilidade. quando digo faceis sao acessiveis pelo menos para o empate em dias bons do fcp a jogar fora
      quer dizer
      2017-12-06 21h49m por iSMURF4
      ya pus as equipas que terminaram em 2º lugar. . . . . é o hábito do 1º xD

      sendo assim venha os Spurs´«
      PJ
      Missal
      2017-12-06 21h49m por pjroberto
      Mesmo com uma arbitragem que nos prejudicou, é caso para dizer: sem os padres cá do Tugabenfiquistão, a missa é outra! O algodão não engana.
      Mas, alerta! A missa para Setúbal já deve estar encomendada. . .
      CA
      adversarios
      2017-12-06 21h46m por carlosfcp09
      2 mais faceis : roma e liverpool
      2 +/- : united e tottenham
      3 mais dificeis : city barça psg
      Falcao
      2017-12-06 21h45m por iSMURF4
      Saudades!!!
      Tanta coisa
      2017-12-06 21h43m por iSMURF4
      com aquilo que perdemos no dragão contra o Besiktas e afinal de contas somos a única equipa portuguesa nos oitavos de final da champions. . . . isto há cada coisa. . .

      bem. . . . ao menos já não apanhamos o Real Madrid. . .

      venha o paulo fonseca, bas5el ou sevilla. . .
      Porto
      2017-12-06 21h37m por 4lfredo
      Cumpriram o que deviam. Os meus parabéns!

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Outras ligas
      Extremo colombiano de 24 anos
      Ángel Torres, avançado colombiano que passou pela formação do FC Porto (juniores e equipa B) e pelo FC Alverca, enfrenta graves acusações de crimes sexuais. ...