placardpt
      FC Porto empata na Turquia

      Barulho assustou, mas não ensurdeceu

      2017/11/21 19:05
      Igor Gonçalves

      O barulho era imenso, o adversário de qualidade, mas o FC Porto saiu vivo e bem vivo. Mais do que sair vivo, o FC Porto saiu confiante de que tem tudo para seguir em frente na Liga dos Campeões e pode até nem precisar de uma vitória na última jornada para o conseguir.

      Houve momentos em que os dragões fizeram calar o rúido, mas também foi preciso saber sofrer. Sérgio Conceição lançou Maxi Pereira e Sérgio Oliveira, apostando em Ricardo Pereira no ataque e teve bons momentos no jogo. 

      Com este resultado o FC Porto garantiu que pelo menos termina o grupo na 3ª posição, enquanto o Besiktas já sabe que venceu este grupo. Talvez por isso o jogo não tenha tido um final frenético. 

      Aprender a gerir a pressão

       Os primeiros minutos não foram fáceis para o FC Porto. A pressão que vinha das bancadas era imensa e a forma como o Besiktas bloqueava a saída de bola portista eram difíceis de contornar. Danilo Pereira tinha sempre um homem perto de si, normalmente Talisca, e os outros dois médios azuis e brancos estavam sempre muito longe da defesa. Foi preciso aprender a lidar com isso.

      Demorou cerca de 20 minutos aos portistas a aprender a lidar com a questão. As saídas passaram a ser feitas pelos flancos e o perigo começou a aparecer. A equipa de Sérgio Conceição passou a conseguir estar perto da área do Besiktas e o golo acabou por surgir de forma natural. Felipe aproveitou um livre estudado e fuzilou dentro da área. 

      O golo fez abrir o jogo e as oportunidades apareceram. José Sá negou o empate a Quaresma e Aboubakar falhou dentro da área, após uma jogada pelo flanco direito. Percebia-se que o golo podia aparecer em qualquer baliza e acabou por acontecer na baliza portuguesa... Tosum tirou Felipe da frente e ofereceu o empate a Talisca. 

      Novo início tímido

      ©Catarina Morais / Kapta +
      O início da segunda parte trouxe um problema antigo ao FC Porto. As dificuldades em sair da defesa para o ataque encostavam o dragão à sua área e ainda cedo houve sustos. Ryan Babel atirou à barra e Quaresma obrigou Sá a nova grande defesa. 

      Começava a temer-se o pior, mas também se percebia que o FC Porto acabava por entregar esse domínio ao adversário. Com o passar dos minutos a pressão foi sendo menor e depois de Ricardo Pereira ter falhado a trivela dentro da área viu-se mais FC Porto. Apesar dessa vontade, a segunda parte pertenceu sempre aos Besiktas.

      Mesmo com o resultado a ser favorável para si, a equipa turca mostrava mais frescura e capacidade para atacar. Só perto do fim de sentiu um equilíbrio no jogo e muito pelo facto do Besiktas ter passado a gerir um resultado que lhe garante o 1º lugar do grupo.

      O Dragão está vivo e tem tudo para se apurar para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O ambiente era complicado e a equipa de Sérgio Conceição deu mais uma imagem de força nesta temporada.

      U Terça, 21 Novembro 2017 - 17:00
      Vodafone Arena
      Mateu Lahoz
      1-1
      Anderson Talisca 41'
      Felipe 29'
      Vodafone Arena
      Lotação41 903
      Medidas105x68
      Inauguração2016
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo G
      VIDEOS
      Lances Capitais
      29´
      GOLO FC Porto!
      Felipe marca
      Felipe marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
      41´
      GOLO Besiktas!
      Anderson Talisca marca
      Anderson Talisca marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
      A Chave
      Na pior fase do FC Porto apareceu José Sá. Aos 62 minutos e já depois de Babel ter atirado uma bola à barra, o guarda-redes português fez uma grande defesa a um remate de Ricardo Quaresma. Esse lance segurou o FC Porto vivo no jogo.
      O Árbitro
      Mateu Lahoz teve uma atuação sem erros graves. Arbitragem muito regular, com apenas alguns erros pontuais.
      O Melhor
      Capacidade de sofrer e José Sá
      O ambiente era complicado e o adversário era forte, por isso não foi surpresa ver os dragões sofrerem em alguns momentos. O início da segunda parte foi isso mesmo e foi nessa altura que se percebeu que esta equipa de Sérgio Conceição sabe defender e sabe sofrer quando tem de ser. Em momentos importantes também apareceu José Sá a mostrar que a sua titularidade não é fruto do acaso.
      O Pior
      Arranque de segundo tempo portista
      A equipa azul e branca sentiu muitas dificuldades no arranque da segunda parte. Sem capacidade para sair da defesa para o ataque, a equipa acabou a sofrer e a jogar bem perto da sua área. Demorou aos portugueses encontrar a solução e o certo é que no segundo tempo a equipa nunca se encontrou.
      Forma
      Besiktas
      2017/2018
      18J
      9V
      6E
      3D
      29-18G
      FC Porto
      2017/2018
      19J
      14V
      3E
      2D
      49-14G
      Sabia que...by playmaker stats
      7 pontos à 5.ª jornada do grupo na Champions: 3.ª vez que acontece para o FC Porto:
      2001/02 qualificou-se
      2011/12 eliminado
      2017/18 ?
      20.º jogo sem perder em casa por parte do Beskitas
      Besiktas continua sem conseguir vencer equipas portuguesas em casa: seis jogos, três empates e três derrotas
      FC Porto continua invicto na Turquia: cinco jogos, três vitórias e dois empates
      FC Porto garante, pelo menos, o 3.º lugar do grupo, pelo que continuará na UEFA em 2018
      Besiktas garante a vitória no grupo, pelo que será cabeça de série no sorteio dos oitavos de final
      1.ª vez que o Besiktas ultrapassa a fase de grupos na Champions
      Besiktas qualificado para os oitavos de final da Champions

      Fotografias(14)

      Besiktas x FC Porto - Liga dos Campeões 2017/2018 - Fase de Grupos Grupo G
      Besiktas x FC Porto - Liga dos Campeões 2017/2018 - Fase de Grupos Grupo G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BESIKTAS
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (42)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HU
      LOL
      2017-11-22 11h32m por hugosilva81
      Pelos vistos os habitantes do estado lampiânico estão tristíssimos e revoltadíssimos com a falha do Ricardo, dando até a entender que colocam em causa o seu valor só porque foi infeliz nessa finalização, quando todos sabemos da enormíssima categoria do Ricardo. Falhar todos falham e é normal os defesas às vezes aparecerem em zonas que não são suas, zonas de finalização e não serem felizes na forma como rematam. Já o Felipe parecia um autêntico avançado no golo do Porto. Mas mesmo o Ricardo...ler comentário completo »
      Porto
      2017-11-22 10h08m por 4lfredo
      Acabou por ser um bom resultado, acredito que o Porto tem tudo para conseguir a passagem. Torço por isso!
      Posso
      2017-11-22 01h15m por Ultras-__FCP
      Bom resultado, o Monaco esta fora da Europa e estou convencido que não virá com os principais jogadores ao Dragão.

      Acredito no apuramento e o mais importante já conseguimos à duas jornadas, ficar na frente do confronto com o Leipzig.

      Passagem que a acontecer será muito importante principalmente a nivel financeiro, acredito que permitirá ao clube uns retoques em Janeiro e pessoalmente vejo como provável o ingresso do Paulinho e a saída do Hernani e quando se fal...ler comentário completo »
      Sobre o Ricardo
      2017-11-21 21h54m por moreno07
      Já vi vários usuários a comentar sobre o falhanço do ricardo. . Sim ele falhou realmente lol mas não tem direito a falhar? Lembro-me do raul jiminez recuperar uma bola numa zona bem avançada do terreno no jogo contra o united, completamente sem marcação e remata ao poste sem o de gea se mexer sequer, disso já ninguém comenta. .
      (. . . )
      2017-11-21 21h34m por PalancaFCP
      Segundo a lógica aqui veiculada, o Besiktas não jogou para ganhar, tendo o Porto desperdiçado a vitória, porque jogou para empatar. O Besiktas foi a melhor equipa do grupo, mas falam como se tivéssemos jogado contra o Pastilhas, no estádio de Aveiro. Poderíamos ter feito melhor sim, mas no primeiro jogo. Finalmente, referir para aqueles que tanto adoram falácias, o Besiktas não foi para este jogo descansado, pois em caso de derrota, corriam o risco de perder o primeiro lugar na últi...ler comentário completo »
      FU
      Porto
      2017-11-21 21h01m por Furiosovp
      Tendo em conta o panorama, o Porto está praticamente apurado, visto que o Monaco não é capaz de ganhar a ninguém e o besiktas vai querer ganhar o milhão e meio
      ronaldo
      2017-11-21 20h58m por voltou_apito_dourado
      já tardava a marcar ao APOEL
      Un_Human
      2017-11-21 20h56m por bludouro
      Muito bem, não digo que o Porto seja incapaz de derrotar o Besiktas, apenas que é extremamente dificil. Também é dificil ganhar no campo do Olympiacos em termos comparativos mas o Sporting provou ser possivel. O problema é que entramos nesta "Champions" logo com o pé esquerdo, ao perder inesperadamente em casa com esta mesma equipa . . . e mesmo que não admitamos o factor psicológico pesa! O Benfica era melhor na temporada passada? Pois era! Por isso empatou no campo do Besiktas e . . . s...ler comentário completo »
      Besiktas
      2017-11-21 20h48m por petitor
      Tem uma grande equipe na segunda parte foram superiores parece que jogamos sozinhos.
      Porto
      2017-11-21 20h46m por petitor
      Se cairmos para a liga Europa (era o meu prognostico aquando do sorteio mas espero que consigamos passar) precisamos de reforçar mesmo o plantel senao estamos tramados jogos a quinta e ao fim de semana.
      Regressar o Rafa Soares e vender o Layun tambem poderá ser uma possibilidade para fazer dinheiro para atacar um ou dois jogadores
      petitor
      2017-11-21 20h46m por voltou_apito_dourado
      O Benfica bem que tem que fazer o mesmo com o júlio césar, tem que correr com o homem de lá como estão a fazer com o casillas
      Leonardo Jardim
      2017-11-21 20h45m por petitor
      Começa a ficar em risco perderam muitos jogadores mas tambem investiram muito e a equipe caiu muito
      FCPORTO
      2017-11-21 20h43m por petitor
      Não vi o jogo, mas estarem a criticar Herrera ate pode ter jogado mal mas cumpre o que o treinador quer para o porto era bom que viesse alguem buscar Oliver para ficarmos com dinheiro para apostar num medio bom para aquela posição não existe nenhum no plantel que encha as medidas estilo Adrien Silva.
      Corona esta em defice fisico prefiro que seja poupado do que jogar como fizeram com Soares e depois perder o jogador por tempo indeterminado, ali a solução poderia passar por colocar Layun...ler comentário completo »
      Real Madrid
      2017-11-21 20h42m por voltou_apito_dourado
      A violar a sua equipa favorita
      PO
      Grande Porto
      2017-11-21 20h42m por porto_invicta
      Acredito na passagem à próxima fase!!
      bludouro
      2017-11-21 20h41m por Un_Human
      Também não julgo que o Sporting vença a Juve, mas era isso que eu queria e nao fiquei satisfeito com o empate pois precisavamos da vitoria para continuar bem na luta! Isso nao tem nada a haver. E tás a dizer que o Benfica é melhor (ou era melhor o ano passado) que Porto e Sporting para que saibas. Se fores por ai nao ganhavam em casa do monaco, o besiktas nao ganhava no dragao. . . claro que ha favoritos e resultados mais improvaveis, mas isso nao deixa com que nos adeptos queiramos que a ...ler comentário completo »
      Liverpool
      2017-11-21 20h40m por voltou_apito_dourado
      tambem a voltar aos velhos tempos
      bludouro
      2017-11-21 20h28m por voltou_apito_dourado
      nesse grande 3x3 após o 1x3 foi impressionante a cavalgada dos adeptos
      Un_Human
      2017-11-21 20h25m por bludouro
      Julgas que algum dia o teu Sporting levava de vencido ESTE Besiktas no seu próprio campo? Até o Benfica na plenidade das suas capacidades e com uma vantagem de 3 golos não o conseguiu! E já agora SE o Sporting for obrigado a medir forças com a Juve ou o Barca não é a culpa do Porto! A culpa e do Sporting quer por ser um "habitué" da Liga Europa quer por ser habitualmente eliminado da Europa antes do Natal!
      LP
      Hugoantiporto
      2017-11-21 20h18m por lpfcp
      Obg
      Firmino
      2017-11-21 20h16m por iSMURF4
      a mostrar ao Ronaldo como se faz

      xD
      cont
      2017-11-21 20h14m por Un_Human
      Se o resultado foi bom pelas circuntancias do jogo, ENTAO DEVIAM ESTAR DESILUDIDOS COM A VOSSA EQUIPA E COM O TREINADOR! é assim que fico quando num jogo para ganhar jogamos miseravelmente!
      Estamos de acordo . . .
      2017-11-21 20h13m por bludouro
      - O empate aceita-se e serve os objectivos de ambas as equipas . . .
      - ao haver um vemcedor justo teria de se o Besiktas (nem vale a pena estar aqui a citar todos dados e estatisticas do jogo - basta referir que apenas em cantos a contagem ficou em 7-0!)
      - a segunda parte do FC Porto foi péssima - é consensual: passes falhados em cadeia, cortes e alêvios incompletos, faltas após faltas cometidas, UM único remate à baliza adversària, substituições tardias, enfim foi mau de mai...ler comentário completo »
      Oh rapazes
      2017-11-21 20h10m por Un_Human
      Sim foi pelos comentários que vi, ta toda a gente satisfeita com o empate, até o jose sa!
      O beskitas ja tava praticamente apurado ou seja, nao esta a dar tanto como se tivesse de ganhar para passar! eles ficaram todos contentes com o empate, garante o primeiro lugar, e voces se tivessem ganho garantiam o apuramento e podiam chegar a primeiro ainda! O jogo era para ganhar, ou pelo menos para nao ficar satisfeito com o empate!
      E tenham calma, so estou a dizer o que acho não es...ler comentário completo »
      TI
      FC Porto pouco ambicioso
      2017-11-21 20h07m por tink
      Hoje o FCP não mostrou a habitual vontade de vencer e foi capital, principalmente nos últimos 30 minutos e nas substituições. Senti que o Maxi teria de ter dado lugar ao Hernani (são estes os jogos que devia jogar, de contra-ataques, não os que a equipa adversária tem a defesa à espera ou em autocarro) para os últimos 30 minutos e o Oliver seria importante no lugar do Herrera para melhorar a qualidade do passe.
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      em direto
      PFE 0-0 SCF em direto!
      Começou a 2ª parte Acompanhe aqui o Paços de Ferreira x Farense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      daniel_fcporto 20-04-2021, 21:11
      azulibranco 20-04-2021, 21:08
      ZA
      Zagorakis 20-04-2021, 20:51
      Falandofutebol 20-04-2021, 20:51
      RR
      rrI 20-04-2021, 20:46
      JeSuisBurundi 20-04-2021, 20:44
      azulibranco 20-04-2021, 20:43
      PO
      PORTOTUGA2 20-04-2021, 20:41
      iSMURF4 20-04-2021, 20:41
      RO
      Rodri_FCP 20-04-2021, 20:39
      SA
      santossantos 20-04-2021, 20:37
      HA
      Halibut 20-04-2021, 20:32
      azulibranco 20-04-2021, 20:31
      azulibranco 20-04-2021, 20:27
      iSMURF4 20-04-2021, 20:25
      RR
      rrI 20-04-2021, 20:24