placardpt
      Discípulo de Jesualdo em grande!

      Um treinador português 'emprestado' que causa furor no Brasil

      [Artigo originalmente publicado em fevereiro de 2016 e republicado a 1 de novembro de 2017, a propósito da chegada do técnico ao Moreirense]

      O título do Brasileirão em 2015 foi para o Corinthians, um nome mais do que feito e com o sucesso que se reconhece. Só que esse Corinthians, agora a disputar o estadual Paulistão, foi surpreendido por uma sensacional Ferroviária, uma equipa que fala um português bastante familiar. De Póvoa do Lanhoso. E é aí que esta história começa. Sérgio Vieira, conhece? Vale a pena.

      Atualmente com 33 anos, deixou a sombra de Jesualdo Ferreira há um ano atrás para se aventurar sozinho numa aventura diferente, com objetivos diferentes e intenções muito próprias: o sucesso e a glória no Brasil. Isto porque, acredita, as conquistas lusitanas por terras brasileiras não se esgotaram na ação de Pedro Álvares Cabral.

      qQuero chegar ao nível de ganhar provas nacionais e continentais aqui. Isto não é uma passagem, até porque não existe nenhum português a ganhar títulos cá. Temos treinadores a fazer história em vários pontos do globo, pelo que o meu objetivo é fazer isso aqui
      Não conseguimos a entrevista à primeira, porque Sérgio Vieira estava numa consulta com a filha. Mais tarde, a conversa aconteceu e esse foi o primeiro tema. A família já ali se fixou. Decisão muito recente.

      «Desde fevereiro de 2015 até ao último mês vivi na academia do Atlético Paranaense sozinho. Têm excelentes condições. Agora, mudei-me de cidade e, como tal, a minha mulher e a minha filha vieram para cá», contou, ao zerozero.pt, antes de explicar o porquê de se poder considerar um treinador... emprestado.

      «Estou cedido pelo Atlético Paranaense. É um projeto dos dois clubes [Atlético Paranaense e Ferroviária], estou em Araraquara, uma cidade do Estado de São Paulo. Isto é um pouco como os treinadores que, mesmo não estando oficialmente ligados ao FC Porto, acabam por ganhar experiência noutros clubes, como por exemplo acontece com o Capucho no Varzim. Aqui, é uma parceria que existe entre os dois clubes, que se ajudam mutuamente. O Atlético Paranaense cede jogadores, equipas técnicas e a academia para prepararmos a época. A Ferroviária cede o espaço para jogadores atuarem numa competição importante, como é o Paulistão, que é o campeonato estadual mais importante do Brasil».

      Sucesso Paulistão

      Tite é o campeão, mas foi travado pelo português ©Ferroviária
      Esta entrevista tem uma clara justificação. Nos últimos dias, Sérgio Vieira é um dos nomes em destaque no Brasil, já que está em grande no Estadual de São Paulo. Lidera o grupo C (o São Paulo está no terceiro lugar) e empatou com o Corinthians, numa exibição muito elogiada pela crítica.

      Perante isso, perguntamos ao técnico as razões para o furor que está a causar no emblema de Araraquara.

      «Equipa compacta, organizada defensivamente, que privilegia a posse de bola. Por exemplo, contra o Corinthians nós tivemos mais posse de bola do que eles, o que tem sido habitual nos nossos jogos. E estamos a falar de uma equipa que esteve muitos anos fora da elite do campeonato Paulista. Esta é quase uma nova estreia para nós».

      Como foi ali parar?

      De jogador teve pouco. E reconheceu-o, quando, aos 21 anos, pendurou as chuteiras depois de ter chegado à III Divisão Nacional. O caminho era outro. Tirou treino especializado em futebol em Rio Maior, andou pela Naval com Mariano Barreto, depois na Académica com Domingos, com quem seguiu para Braga e a seguir Sporting. Sempre de caderno na mão a tirar notas sobre a equipa e os adversários.

      Nos leões, trabalhou ainda com Sá Pinto e Vercauteren, antes de se cruzar, de forma decisiva, com Jesualdo Ferreira. A partir daí, a história foi esta:

      Aprendeu com Jesualdo Ferreira ©Global Imagens / Jorge Amaral
      «Com o professor Jesualdo foi muito interessante e ele acabou por me levar para o Braga. Tínhamos contrato de três anos, mas saímos ao fim de oito meses... Estivemos à espera algum tempo que surgisse alguma coisa e fui aproveitando para fazer umas viagens. Uma delas foi em setembro de 2014, aqui ao Brasil. Estive no Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Coritiba. Andei a conhecer os clubes, a ver jogos e foi aí que surgiu a hipótese do Atlético Paranaense, que tem uma Academia muito boa, ao nível da do Sporting ou do Benfica. São excelentes condições, com nove campos, um hotel lá dentro. Também o estádio, que foi construído para o Mundial. E as ambições do clube, que é ser campeão do Mundo em 10 anos, para lá dos títulos normais que o clube quer ganhar».

      Num ápice, uma reviravolta de realidade para Sérgio Vieira, que só teve um momento de hesitação: «Foi difícil para mim, pois, quando me convidaram, eu refleti e dei uma resposta. No dia seguinte, o professor Jesualdo recebeu a proposta do Zamalek e foi complicado, mas o agente conseguiu solucionar um profissional para ajudar o professor».

      O cordão foi cortado com o professor, ainda que a «excelente relação» se mantenha. Desde então, tem sido uma roda viva, sempre no caminho do crescimento e afirmação. Inicialmente, integrou um projeto para dar formação a todos os escalões, no capítulo de treino individual e por setores, o que correu «muito bem», tanto que, «passado 3 ou 4 meses, eles propuseram assumir a equipa de sub-23».

      Entretanto, surgiu outro projeto, no Guaratinguetá, que o Atlético também tem relação. Pegaram a equipa no último lugar e fizeram 16 pontos, conseguindo a manutenção na Série C, um campeonato menos mediático, mas onde chegaram a defrontar equipas com 50/60 mil pessoas nas bancadas.

      Fugaz oportunidade e caminho consolidado

      Sérgio Vieira
      2017/2018

      0 Jogos
      Vitórias
      Empates
      Derrotas

      Golos
      Golos sofridos

      ver mais »
      A história não tem fim e desenvolve-se a uma velocidade estonteante. Por breves momentos, o nosso entrevistado chegou mesmo à equipa principal do Atlético Paranaense. Foram somente dois jogos.

      «Quando terminou essa Série C, coincidiu com a saída de Milton Mendes e eles sugeriram eu pegar a equipa principal de forma interina. Fiz dois jogos, passámos a eliminatória na Sudamericana e depois o jogo contra o São Paulo, que perdemos 1x0. Tudo numa semana, nem sequer conseguimos treinar. A seguir, apareceu esta possibilidade onde estamos agora».

      A intenção é, agora, mais e mais. Ainda que, a curto prazo, a vontade seja conquistar o Brasil e só mais tarde, eventualmente, voltar: «A curto prazo, o objetivo é conquistar títulos cá, sejam nacionais, sejam continentais ou mundiais. Conseguindo isso, claro que o quero fazer noutros sítios, mas a fazê-lo será para continuar a conquistá-los, porque só assim faz sentido pensarmos».

      Portugal
      Sérgio Vieira
      NomeSérgio Agostinho de Oliveira Vieira
      Nascimento/Idade1983-01-15(41 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoTreinador

      Fotografias(52)

      Liga Portugal Betclic: SC Braga x Estrela da Amadora
      Liga Portugal Betclic: SC Braga x Estrela da Amadora

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Sem ofença para NINGUEM
      2016-02-25 00h28m por linkinparkfc via mobile
      O grande rival eo F. C. Zika
      Que joga na arena da mordida. . . .
      AL
      boa sorte
      2016-02-25 00h16m por almir_ecv via mobile
      parece - me um bom treinador e tem feito uma grande campanaha no Paulistão que é o uma campeonato mais difícil que a liga portuguesa.
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Francês
      Jovem está a dar os primeiros passos em Paris
      Um dos grandes objetivos da época do Paris SG pode ser conquistado esta semana. Em caso de vitória diante do Lorient (e se o Monaco não triunfar diante do Lille), os parisienses ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:58
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 14:49
      AmoFutebolAmoSLB 23-04-2024, 14:48
      ricardolouromartins 23-04-2024, 14:40
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:39
      RI
      RicardoHGoat21 23-04-2024, 14:38