placardpt
      Equipa de Sérgio Conceição volta a ser líder

      Magia africana e liderança à moda do Porto

      2017/10/28 22:34
      Jorge Ferreira Fernandes

      Dez jogos, um empate, nove vitórias, a liderança reconquistada. Depois da vitória do Sporting, em Vila do Conde, o FC Porto respondeu na mesma moeda, voltando ao topo da liga, depois de uma vitória por três golos sem resposta no dérbi da Invicta. O Boavista criou muitas dificuldades no primeiro tempo, mas a equipa de Sérgio Conceição, com uma segunda parte equilibrada e forte nas transições, conquistou a vitória. 

      Um estreante que deu água pela barba (de Felipe)

      Foi um início de jogo intenso no Bessa. As duas equipas tinham pouco espaço para construir jogo  e os lances divididos estavam mais presentes do que propriamente um processo de jogo mais fluido. O Boavista, com uma estrutura de 4-4-2 - destaque para as movimentações do jovem Yusupha -, não deixava os homens criativos do FC Porto aparecerem. Muita luta, pouca arte nas jogadas, massas a fervilharem com cada jogada. Bem à moda portuense. 

      Habituada a uma cadência de jogo ofensivo muito forte, a equipa portista passou mais tempo do que é normal no seu meio-campo defensivo durante a primeira meia hora. A atacar, muitas dificuldades, com Marega e Brahimi a tentarem acudir a problemas que eram, evidentemente, coletivos. Do outro lado, a receita ia dando resultado: organização, competitividade e um Yusupha que esteve perto do golo por duas vezes - belo duelo com Felipe. 

      Até ao intervalo, pouco mais a acrescentar. A competitividade manteve-se, a demora nas reposições de bola também, e a primeira parte terminou com apenas um remate perigoso para Corona, provando que as dificuldades no jogo portista eram bem reais. Intervalo.

      Mais espaço, (muito) mais perigo

      O início do segundo tempo teve um FC Porto a responder na mesma moeda do Boavista. Depois de um primeiro tempo onde foi ultrapassado na capacidade de pressing e competitividade na zona nevrálgica do terreno, a equipa portista entrou com tudo na etapa complementar. Resultado? Maior objetividade atacante, mais Brahimi e o golo a aparecer, por Aboubakar. Estava feito o mais difícil? Só o jogo (e o Boavista) poderia responder.

      Com o decorrer do segundo tempo, o FC Porto, que tinha a liderança assegurada em caso de vitória, passou por alguns dilemas táticos, permitindo que o Boavista voltasse a acreditar no empate. A equipa de Sérgio Conceição quis defender a vantagem abdicando da sua identidade ofensiva que lhe tinha valido o sucesso no início da segunda parte. E não se pode dizer que os da casa não tiveram oportunidades...

      Só que a valia dos artistas acabou por vir ao de cima. O FC Porto foi-se adaptando a uma nova fórmula no meio-campo, com André André a fazer companhia a Danilo e Herrera, Jorge Simão arriscou e os azuis e brancos passaram a ter mais espaço para as transições. Em poucos minutos, Marega e Brahimi picaram o ponto e o FC Porto reconquistou a liderança do campeonato, com os protagonistas do costume... Os campeões são feitos desta matéria, dirão os azuis e brancos. 

      U Sábado, 28 Outubro 2017 - 20:30
      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Hugo Miguel
      0-3
      Vincent Aboubakar 50'
      Moussa Marega 80'
      Yacine Brahimi 86'
      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Lotação28 263
      Medidas105x68
      Inauguração1910
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 10
      VIDEOS
      Lances Capitais
      50´
      GOLO FC Porto!
      Vincent Aboubakar marca
      Vincent Aboubakar marca o seu 8º golo na prova (10 jogos)
      80´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 8º golo na prova (10 jogos)
      86´
      GOLO FC Porto!
      Yacine Brahimi marca
      Yacine Brahimi marca o seu 4º golo na prova (10 jogos)
      A Chave
      Golo de Marega - O FC Porto procurava assentar a fórmula de três médios, mas o Boavista mostrava pilhas para assustar. Com mais espaço, Marega aproveitou para fazer o segundo golo e matar a partida. 
      O Árbitro
      O árbitro dirigiu o jogo sem grandes problemas. Houve muita pressão, mas Hugo Miguel sai do Bessa com nota positiva. 
      O Melhor
      Intenso? Rasgadinho
      Os adeptos das duas equipas podem queixar-se de tudo, mas o empenho, intensidade e competitividade estiveram à prova de bala no Bessa. Um verdadeiro dérbi, com aquele toquezinho de polémica . Exemplar. 
      O Pior
      Paragens, muitas paragens...
      Já não é novidade no futebol português, mas as paragens no jogo voltaram a ser um problema neste dérbi da Invicta. Atrasos com os apanha bolas, tufos de relva a obrigarem os guarda-redes a mais ações. Por fim, uma palavra para os petardos. Foram muitos... Continuam a ser muitos. 
      Forma
      Boavista
      2017/2018
      12J
      4V
      1E
      7D
      11-14G
      FC Porto
      2017/2018
      15J
      11V
      2E
      2D
      40-10G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto vence pela 1.ª vez fora de casa na Liga por +1 golo de diferença; não marcava +3 golos e goleava fora, desde Março (0-4 Arouca)
      Há 62 anos que o FC Porto não marcava tantos golos (28) nas primeiras 10 jornadas da Liga; nessa época o FC Porto foi campeão
      Apenas Miguel Siska em 1939/40 (10V - 43-11 +32) teve um arranque melhor que Sérgio Conceição (9V, 1E - 28-4 +24) em 10 jornadas
      60% dos jogos do FC Porto na Liga NOS 17/18 terminaram com goleada, há 67 anos que os Dragões não tinham um registo idêntico
      Nos últimos 28 anos ninguém goleou mais que o FC Porto de Sérgio Conceição nas 10 primeiras jornadas da Liga Portuguesa (60%)
      Últimos 44 anos da Liga com +60% de goleadas nas primeiras 10 jornadas:
      2017 FC Porto
      1989 Benfica
      1979 Benfica
      1977 Sporting
      Mateus cumpriu o jogo 200 na Liga Portuguesa (40 golos); estreou-se em 2006 frente ao V. Setúbal e marcou
      Angolanos com 200+ jogos na Liga:
      271 Jorge Ferreira [D]
      245 Wilson [D]
      208 Benje [GR]
      200 Mateus [AV]
      Há 41 anos que o FC Porto não tinha uma média tão elevada de golos marcados nos primeiros 15 jogos da temporada (2,67 golos/jogo)

      Fotografias(25)

      Liga NOS: Boavista x FC Porto
      Liga NOS: Boavista x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BOAVISTA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (33)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      força Porto
      2017-10-29 13h39m por petitor
      Vitoria justa embora primeira parte fraca, mas SC leu bem o jogo ao colocar Andre Andre e criar um meio campo mais solido, tenho de dar o braço a torcer e elogiar Marega e Herrera que tenhem dado muito a equipe com a sua entrega, ainda vou ver Marega a ser vendido por uma boa quantia no fim do ano, assim como Herrera se isso acontecer SC e um Midas :)
      Mais a serio com o tipo de jogo de SC acho que Etebo e Raphinha encaixavam que nem uma luva no nosso banco umas vez que sao rapidos, v...ler comentário completo »
      ispeakwiththetr ue
      2017-10-29 12h09m por Redfoo_16
      Já agora, que clube apoias?
      ispeakwiththetr ue
      2017-10-29 12h08m por Redfoo_16
      Digo-te já que no meu caso o benfica pouco me interessa. Do 3º lugar para baixo é luta pela Liga Europa. Não é a minha luta por isso.

      E eu sou obrigado a concordar, sim, os 3 grandes deveriam ser menos beneficiados e mais castigados. Admito que às vezes o Porto é beneficiado, mas não compares aos de Lisboa.
      Eu cada vez mais acho que temos equipas para que o campeonato seja competitivo. Seja por massas adeptas, orçamentos, ou fortalezas (os seus estádios) ou bons...ler comentário completo »
      SLB | ispeakwiththetr ue
      2017-10-29 11h54m por da_ni82
      É só rir com estes. . . Eles bem queriam vir falar de lances em que o Porto foi beneficiado, mas como esses só acontecem para os clubes de Lisboa a azia aumenta ainda mais. . . Então falam de lances mais duros, quando nas suas fileiras têm jogadores como Eliseu, Luisão e Samaris. Como a memória é curta, ainda me lembro do último clássico na Luz, o Samaris agarra o Teles pelo pescoço e quando este ia flar com ele para tirar explicações o árbitro foi lesto a ir ter com o Teles e para-lo. ...ler comentário completo »
      ispeakwiththetr ue
      2017-10-29 11h50m por Redfoo_16
      Já te disseram que devias mudar de nick?
      ispeakwiththetr ue
      2017-10-29 11h23m por DJROCKER
      Greve? mas não é isso que teem feito nos ultimos jogos de futebol? ;) ahahah

      Mas isso é problema do nosso concelho de justiça que é muito fraco e existe lances e jogador de todos os grandes que já deviam de ter sidos castigos fora dos jogos , mas sao dos tres ninguem pode se queixar. . . . . falas do samaris mas esqueçes que Brahimi foi 3/4 jogos por palavras de ferias. . . . .
      Tarik10
      2017-10-29 11h13m por Redfoo_16
      BAM. . .
      e Magia do Felipe
      2017-10-29 10h38m por El-Mago-10
      que consegue dar pau a torto e a direito sem ser expulso, sem sumaríssimos e sem VArs. . . ai se ele vestisse de vermelho. . .
      A velha escola do F Couto, Jorge Costa e Bruno Alves está de volta. . .
      Desespero encarnado
      2017-10-29 09h38m por JAOF
      Versão resumida:
      Depois de afirmar que os e-mails são falsos e não existem, fazem queixa de roubo dos e-mails (ou seja, foi robado o que não existe). . .

      . . . depois de ver no seu jogo entradas por trás, como fez o Jonas sobre o adversário já sem bola. . . Luisão a atropelar adversários dentro da área, nunca chegando sequer perto da bola, como ocorreu no minnuto 50. . .

      . . . eis que o Benfica se queixa que Filipe por saltar para cabecear a bola e ...ler comentário completo »
      BFC vs FCP
      2017-10-29 09h37m por da_ni82
      Jogo bastante difícil, com o Boavista a vender bem cara a derrota. Resultado enganador para o que se passou em campo. Primeira parte bastante disputada com poucas oportunidades, uma para cada lado, e o jogo a começar a desbloquear no início da segunda com o golo do Aboubakar (excelente pormenor a tirar o David Simão do caminho). O Boavista continuou a fazer o seu jogo, a povoar muito o meio campo e a pressionar o Porto bastante alto, mas quando tentou ir à procura do golo do empate desta...ler comentário completo »
      Desespero encarnado
      2017-10-29 09h33m por JAOF
      Benfica anda literalmente louco. . . depois de fazer queixa ao MP por pirataria informática, com a divulgação de e-mails que NÃO existem, segundo o Benfica. . . há também o completo desnorte nos comentários às arbitragens. . .

      . . . depois de reclamar do golo do Sporting por fora-de-jogo "chamando" pelo VAR (por mim parece em linha, mas é dificil de perceber se há fora-de-jogo milimétrico ou se está em linha sem recorrer as linhas virtuais de fora-de-jogo, algo que o VAR n...ler comentário completo »
      Só uma observação
      2017-10-29 08h13m por JAOF
      Boavista e FCP fizeram 20 faltas cada um, viram 5 amarelos cada um. . .

      . . . 1 dias antes, outra equipa fez também 20 faltas, mas viu ZERO amarelos. . . alguém sabem qual foi a equipa!?

      Vou dar uma pista, é aquela equipa que tem um central já na reforma, mas para poder jogar e como já não consegue ser oposição aos avançados, é-lhe permitido acrescentar como técnica defensiva poder fazer faltas, contam como desarme. . .
      . . . mesma técnica que é d...ler comentário completo »
      mar24071972
      2017-10-29 01h22m por Detalhista
      Reiteiro tudo aquilo que disse, o Porto vai ceder a nível tático e psicológico, fruto da pouca profundidade do seu plantel e sobretudo pelo seu treinador, que é demasiado conflituoso, que coloca demasiada intensidade em tudo o que faz e todos sabemos que isso terá um preço, mais tarde ou mais cedo, é impossível o Porto jogar com esta intensidade a época toda ou então há motivos de dopagem.

      Os jogadores do Porto neste momento até labaredas soltam, quero ver daqui a uns mese...ler comentário completo »
      Cont. . .
      2017-10-29 00h48m por Detalhista
      Tivemos 2 treinadores Top em 2 anos com BDC, aliás, os melhores treinadores da nossa década e da história da Liga e fomos buscar o Mito da Reboleira, que não sabe articular um discurso, muito limitado a nível tático e psicológico, que não sabe ler um jogo ou gerir um grupo de trabalho e que só sabe pedir jogadores, mascar chiclas e mamar milhões que mais ninguém ganha.

      Teve meios que mais nenhum treinador teve nesta decada e apresenta resultados ao nível dum Vercauteren, s...ler comentário completo »
      Cont. . .
      2017-10-29 00h41m por Detalhista
      Até um Jorge Simão conseguiu discutir melhor o jogo com o Porto durante um bom periodo de tempo, que o Sporting em pleno estádio, por aqui se vê o que vale o Mito da Reboleira, é o no máximo um treinador razoável, como tantos outros, muito limitado a nível tático e psicológico, com a agravante de estar sempre a desvalorizar o nome do clube na Praça Pública, cada vez acredito mais que não passa dum infiltrado.

      Não me lembro dum treinador com uma leitura tão fraca de jogo c...ler comentário completo »
      Sérgio Conceição
      2017-10-29 00h40m por Detalhista
      É o 3º melhor treinador da Liga, a seguir a Daniel Ramos e Miguel Cardoso, podia estar no mesmo patamar destes 2, se tivesse uma maneira de ser e de estar diferente, é demasiado conflituoso, está-se sempre a armar em vítima, taticamente é ótimo, na componente psicológica tenho dúvidas, é um treinador que coloca demasiada intensidade em tudo o que faz e isso vai ter impacto a medio-longo prazo.

      O Porto vai acabar por ceder a nível tático e psicológico, um treinador como ...ler comentário completo »
      Zaoldreyar
      2017-10-28 23h45m por Onil
      Pronto, vou fazer um remate a 20 metros da baliza e dizer que foi uma ocasião perigosa porque foi um remate, mas também não vale a pena continuar a falar deste jogo pois já estou focado no prox jogo
      RS
      Apanhar 3
      2017-10-28 23h42m por rs24bfc
      Apanhamos 3, mas sinceramente prefiro apanhar por 3 e lutar pelo jogo do que perder 1-0 e nao disputar o jogo. Parabens Boavista! Boa exibiçao. . . o resultado nao expressa tudo o que se passou em campo, mas sem duvida o Porto foi mais consistente e acabou por merecer a vitoria. Estadio cheio nao via ha muito. Assim vale a pena! Força Boavista!
      ZA
      Onil
      2017-10-28 23h34m por Zaoldreyar
      Primeiro, disseste remate, nunca falaste remate à baliza no primeiro comentário.

      Segundo, eu falei no remate do Marcano, do Abou (à figura do GR) e outro do Corona sem nexo sem ser aquele perigoso.
      Não falei nunca do Brahimi ao poste em fora-de-jogo.
      shin_chan_scp
      2017-10-28 23h27m por RQ7T
      Eu uso óculos mas tu deves estar a usar uns óculos diferentes dos meus talvez as lentes sejam verdes por isso não podes ver bem a realidade.
      Agora desafio-te a dizeres de que lances são esses que falas e se eles colocariam em causa a vitória do grande Porto.
      Zaoldreyar
      2017-10-28 23h24m por Onil
      Se calhar tu é que precisas de estar mais atento, o remate de que estava a falar era o do corona, o cabeçeamento do marcano ainda foi um bocado por cima e o remate do brahimi estava fora de jogo
      PE
      Resumo do jogo
      2017-10-28 23h19m por pedro_slbpower
      Se quiserem ver o resumo do jogo passem neste link:
      https://youtu. be/gGscz5RnpR8
      ZA
      Onil
      2017-10-28 23h14m por Zaoldreyar
      Precisas de tar mais atento ao jogo, antes desse remate houve pelo menos 2 que me lembre, um do Marcano de cabeça após marcação de um canto no minuto 12. Aboubakar rematou a figura alguns minutos depois, e Corona também teve um remate sem nexo antes daquele remate perigoso no 2º poste no minuto 42.
      triodeouro
      2017-10-28 23h09m por ACastro6
      keep calm, isso incha, desincha e depois passa.
      Como dizem os mexicanos
      2017-10-28 23h08m por iSMURF4
      " Los demonios africanos"

      Marega/Buba e Brahimi

      siga. .
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      VSC 0-3 SLB em direto!
      GOLO Benfica!João Mário marca Acompanhe aqui o V. Guimarães x Benfica em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      ReturnoftheEagle 25-09-2021, 19:34
      Inform_Gilbertao 25-09-2021, 19:32
      ReturnoftheEagle 25-09-2021, 19:30
      Inform_Gilbertao 25-09-2021, 19:23
      Inform_Gilbertao 25-09-2021, 19:23
      Inform_Gilbertao 25-09-2021, 19:22
      ReturnoftheEagle 25-09-2021, 19:21
      Inform_Gilbertao 25-09-2021, 19:16
      FK
      fka 25-09-2021, 19:10
      Pestinha666 25-09-2021, 19:05
      ReturnoftheEagle 25-09-2021, 19:04
      Inform_Gilbertao 25-09-2021, 19:01
      NandoSantosdoMendes 25-09-2021, 19:00
      Romagnoli___30 25-09-2021, 18:57
      OrgulhoBenfiquista69 25-09-2021, 18:55
      Dirtylooks 25-09-2021, 18:54