placardpt
    Goleada leonina por 5x1

    Leão ligado à corrente encontrou chave para as vitórias

    Depois de uma fase menos boa - apenas uma vitória em seis partidas - o Sporting voltou aos triunfos e de que maneira! Uma goleada (5x1) frente a um Desportivo de Chaves que sentiu as várias ausências e raramente ameaçou a baliza de Rui Patrício. Bas Dost, que vinha de uma sequência de seis jogos sem marcar, fez as pazes com os golos e apontou um hattrick numa partida em que teve Daniel Podence como seu parceiro no ataque.

    AC/DC logo à entrada

    Jorge Jesus e Luís Castro mexeram nas suas equipas, mas por motivos diferentes. Se o técnico flaviense foi obrigado a alterar as peças devido às várias ausências na sua equipa, o treinador dos leões sentou Battaglia para lançar Podence no onze na procura de algo que vinha faltando ao Sporting nas últimas partidas, golos.

    E foi precisamente por aí que o jogo começou. Bela jogada entre Piccini e Gelson com o Chaves a ceder canto. Na marcação os flavienses esqueceram-se de Bas Dost e voltou-se a ouvir AC/DC em Alvalade depois de o holandês ter entrado, frente à Juventus, na maior seca de leão ao peito.

    Estava feito o primeiro, mas isso não trouxe tranquilidade à equipa leonina, pelo contrário. Luís Castro tinha prometido uma equipa a jogar em campo inteiro e foi isso que os transmontanos fizeram depois do golo sofrido, aproveitando alguns erros leoninos para se aproximarem da baliza do Sporting... até sofrerem o segundo. Numa jogada rápida dos leões Piccini lançou Podence que de primeira voltou a colocar na cabeça de Bas Dost. Mais AC/DC e um maior controlo por parte dos leões.

    Tanto tempo VAR
    Meia hora de jogo e dúvida na área do Chaves. Rui Costa consultou o VAR durante tanto tempo que até o árbitro assistente teve de fazer exercícios de aquecimento. A rever

    Depois do segundo a equipa de Jorge Jesus mostrou-se muito mais calma e começou a acertar nos passes o que levou ao terceiro golo leonino já depois de Bas Dost ter falhado o chapéu a Ricardo após passe magistral de Podence. O terceiro não aconteceu aí, surgiu logo a seguir. Desta vez foi o holandês a isolar Gelson que foi altruísta e entregou o golo a Acuña. Tudo muito fácil para o Sporting que ia para os balneários com uma vantagem larga nuns quarenta e cinco minutos onde o domínio não foi assim tão avassalador.

    Descansar ou brilhar?

    A primeira parte tinha sido mais eficaz do que brilhante, no segundo tempo havia duas escolhas a fazer para os leões. Descansar depois de uma partida exigente em Turim ou elevar a nota artística e fazer ainda mais golos. Já o Chaves também teria de tomar uma decisão. Ou procurava reduzir o mais rápido possível para entrar novamente no jogo ou reorganiza as suas tropas.

    Luís Castro mexeu na equipa mas levou novo soco no estômago quando Acuña, que ainda nem tinha marcado para o campeonato, bisou e fechou por completo qualquer dúvida que existisse sobre quem seria o vencedor desta partida. Depois disso as duas equipas pareceram conformadas com o resultado e deixaram baixar o ritmo da partida. Só que Bas Dost quis mesmo pôr um fim à seca com um hattrick e conseguiu-o depois de uma assistência de Piccini que vinha estando em destaque no capítulo defensivo. Os flavienses não iriam para casa sem festejar depois de um grande trabalho de Davidson culminar no golo de honra para o Desportivo de Chaves.

    O Sporting regressa às vitórias para o campeonato em grande estilo depois dos empates com Moreirense e FC Porto e mantém a distância de dois pontos para os dragões numa partida em que Bas Dost acabou por ser a grande figura depois de não ter feito o gosto ao pé nos últimos seis encontros. Voltou o Thunderstruck.

    U Domingo, 22 Outubro 2017 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Rui Costa
    5-1
    Bas Dost 6' 15' 75'
    Marcos Acuña 39' 58'
    Davidson 90'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 9
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 5º golo na prova (9 jogos)
    15´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 6º golo na prova (9 jogos)
    39´
    GOLO Sporting!
    Marcos Acuña marca
    Marcos Acuña marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    58´
    GOLO Sporting!
    Marcos Acuña marca
    Marcos Acuña marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
    75´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 7º golo na prova (9 jogos)
    90´
    +2
    GOLO Chaves!
    Davidson marca
    Davidson marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    A Chave
    Minuto 15: Apesar do primeiro golo o Sporting ficou algo intranquilo e estava a errar bastantes passes. Numa altura em que o Desportivo de Chaves se aproximava da baliza de Rui Patrício, Bas Dost fez o segundo e acalmou as hostes.
    O Árbitro
    Partida algo incoerente de Rui Costa no que toca aos cartões amarelos mostrados durante a partida. Depois houve aquela demora no VAR...
    O Melhor
    Eficácia foi a chave
    A entrada foi de leão com o golo de Bas Dost logo aos 5 minutos de jogo. Depois o Chaves subiu no terreno e o Sporting até pareceu algo intranquilo, mas quando houve outra oportunidade não a desperdiçou e fez o segundo que acabou por devolver a tranquilidade aos leões, que ainda foram a tempo de fazer o terceiro antes do intervalo.
    O Pior
    Tanto tempo VAR?
    Decisão polémica quando ao minuto 31 Rui Costa considerou que Gelson Martins tinha simulado dentro da área do Desportivo de Chaves e mostrou cartão amarelo ao internacional português. Depois disso o árbitro da partida recorreu ao vídeo-árbitro numa decisão que demorou mais de dois minutos e deixou os adeptos impacientes. A quebra também se sentiu nos jogadores, que começaram a fazer exercícios de aquecimento, e até no árbitro assistente que também foi visto a fazer umas corridas. Tanto tempo para decidir...
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    16J
    10V
    4E
    2D
    34-13G
    Chaves
    2017/2018
    11J
    3V
    2E
    6D
    14-19G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Chaves é a vítima preferencial de Bas Dost: o holandês já marcou 8 golos aos flavienses
    Maior derrota do Chaves na Liga desde outubro 1998 (6x1 frente ao V. Guimarães)
    Maior derrota do Chaves na Liga desde o seu regresso
    O Sporting volta às vitórias na Liga, depois de ter empatado nas duas últimas jornadas

    Fotografias(30)

    Liga NOS: Sporting x Chaves
    Liga NOS: Sporting x Chaves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    GD CHAVES
    Comentários (19)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Podence
    2017-10-23 01h19m por senhor-doctor
    Lembram-se de dizer que Podence tinha de jogar? E que Bas Dost iria jogar bem se ele jogasse? Pois trás o entusiasmo para a equipa e novas ideias. Gelson precisa esta a atravessar um momento menos mau, talvez poderia ir para o banco por enquanto. (n vi o jogo mas tenho dito isso).

    pedjor
    2017-10-23 00h26m por 4lfredo
    Sim, e creio que com essas mudanças, o Chaves podia se tornar numa equipa melhor. Espero sinceramente que sim e que tenham grande sucesso desportivo.
    Saudações desportivas
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2017-10-23 00h25m por 4lfredo
    :D :D ok, está explicado. :)
    shin_chan_scp
    2017-10-23 00h10m por pedjor
    Hoje não podia jogar devido aos motivos que todos sabemos. . . Mas achas que eles anda a jogar bem ??? Não posso estar de acordo contigo, ainda nºao mostrou serviço nenhum, anda no campo armado em truta, não acho que tenha estado razoável. . .
    4lfredo
    2017-10-23 00h08m por pedjor
    De facto, Jefferson e Galvão é para despachar já, sem qualidade para o nosso plantel, e quando a esse regresso do Assis, não podia estar mais de acordo. . .
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2017-10-22 23h15m por 4lfredo
    Estava a ver que não aparecias xD
    Grande exibição do nosso Sporting! :)
    pedjor
    2017-10-22 23h04m por 4lfredo
    De facto o Chaves não tem estado muito bem nesta época, penso que têm uma equipa com alguma qualidade, mas há jogadores que não têm qualidade para estar na 1° liga. Jogadores como o Anderson Conceição, o Jefferson Santos e o Tiago Galvão não têm estofo para um Chaves. Penso que um regresso do Assis seria muito bom para o Chaves. Penso que precisam de um bom MDF (já referi o Assis), um MC/MCO, e se possível um bom DC.
    shin_chan_scp
    2017-10-22 22h53m por pedjor
    Ele não tem armas para a guerra que ele quer. . esse é o problema. . . e depois aquele balneário está todo minado. . ele anda com as teorias de ter bola. . . enfim, forma-se uma bola de neve, que só vai parar como o prof a ser despedido. . .
    SC
    Jogo
    2017-10-22 22h45m por Scpdp
    Para mim, os melhores em campo foram o Bas Dost mas principalmente o Podence. Como é possível o JJ tirá-lo????!!!!!!!!!!
    Porém, há uns reparos a fazer, na minha opinião claro. O Gelson Martins cada vez anda a jogar pior. O Podence na minha opinião rende muito mais a extremo, podia-se pôr o Gelson na direita, o Podence na esquerda e o Acuna no meio. JJ continua a errar nas substituições. Quem devia ter entrado era o Battaglia, o Doumbia e o Ristovski ( gostava muito de o ver jo...ler comentário completo »
    Sporting
    2017-10-22 22h44m por GreenLIONN
    finalmente um jogo que deu gosto ver!
    RA
    shin
    2017-10-22 22h41m por rarva
    nao concordo para os dois lados. . . so em questões de amarelos. . . é de rir (porque ganhamos). . . errou por ser cabeçudo no penalti, errou por disparidade de criterios. . . errou por nao ter tomates (tiba tinha que ser expulso), errou porque nao teve humildade de perceber que errou. . . até conseguiu errar por estar mal colocado no campo a cortar a bola para o SCP e a fazer uma passe a isolar o atacante do chaves. . . foi um chorrilho de errar.
    mas prejudicou muitos mais a aquipa que atacou. . . na minha perspectiva.
    Enfim
    2017-10-22 22h36m por pedjor
    Que vergonha, vergonhosooo. . Luis Castro baza daqui, ctg leva jeffersons e bressans. . . [. . . ]
    rarva - Mesmo
    2017-10-22 22h32m por FinalFantasy
    Na 2ª parte começaram a ser mais gritantes e eu estava a rir muito, então comecei a apontá-los.

    Tristeza mesmo.
    RA
    fantasyNem vale a pena enunciar os erros
    2017-10-22 22h30m por rarva
    Foi errar. . . do principio ao fim. . . uma tristeza!
    shin_chan_scp
    2017-10-22 22h26m por 4lfredo
    Sim, é verdade. :D
    Mas o que interessa é olharmos para nós e perceber-mos que estamos num bom momento.
    Sporting - Comentadores
    2017-10-22 22h25m por FinalFantasy
    54 minutos

    Platiny poderia ter aproveitado a velocidade de Mathieu a entrar perto dele e tirar partido do lance, de modo a causar alguma dúvida ao árbitro.
    Comentário vergonhoso.

    -> O gajo quase que disse Desportivo das Aves por duas vezes. .

    63 - Jogador do Chaves manda-se para o chão, abre as mãos para o árbitro a pedir penalty, árbitro manda seguir.
    No penalty sobre o Gélson ( que foi penalty ), mostrou amarelo por simulação. ...ler comentário completo »
    Jogo
    2017-10-22 22h22m por 4lfredo
    Foi um boa exibição muito boa por parte do Sporting e uma excelente vitória. Controlámos o jogo do início até ao fim, sem o Chaves causar grandes perigos, creio que o golo do Chaves foi a única situação de perigo que criou á baliza do Sporting. Fiquei muito feliz pelo Dost ter voltado aos golos e ainda para mais por ter feito três golos. Uma exibição muito bem conseguida. Dos jogadores destaco o Dost, o Daniel Podence e o Coates. Mais três pontos, mais uma vitória. Agora é descansar e ...ler comentário completo »
    sporting
    2017-10-22 22h22m por qwer80
    2 notas: uma pena termos sofrido 1 golo;
    uma pena que o var só funcione para alguns. . . o pior de tudo é que viu as imagens e não foi capaz de marcar penalty
    RA
    Mas que arbitro é este!?!?!?!?!
    2017-10-22 22h21m por rarva
    Jogo seguro do sporting, diferença abismal entre as equipes. . . o resultado espelha isso.
    Mas este arbitro!!!! Normalmente até defendo os arbitros. . . mas isto?! quuuuueeeee nódoa!!!!! autentico incompetente. . . . vá arbitrar para a terra dele. tou incredulo. . . uma [. . . ] . . . completamente incapaz de ajuizar. . . e o jogo foi facil!!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Sporting visita o Estrela da Amadora
    Depois de mais uma janela de jogos internacionais, a Liga Portugal Betclic está de volta e arranca, nesta santa sexta-feira, com jogos de real importância para as contas de ambos os ...