betclicpt
      Dragões perdem na Alemanha

      Bipolaridade europeia?

      2017/10/17 21:53
      Texto por Luís Rocha Rodrigues
      Besiktas a ganhar no Dragão surpreendeu, FC Porto a ganhar categoricamente no Mónaco ninguém diria... Agora Leipzig a conseguir a sua primeira vitória europeia da história com um resultado que podia ser bem mais dilatado? Foi estranho um comportamento tão ansioso e descoordenado de um FC Porto que apresentou a sua pior versão na primeira parte, o que se pode explicar em parte pela surpresa no onze: Casillas não jogou.

      Que trapalhada...

      Apesar de desfavorável, muito menos preocupante o resultado de uma primeira parte frenética do que a péssima exibição, revestida de aflição, descoordenação e falta de clarividência. Aliás, não foi por acaso que Sérgio Conceição, pouco passava dos 10 minutos de jogo, colocou três jogadores em aquecimento.

      Não foi tudo mau e a isso se deveu a bipolaridade dos centrais azuis e brancos, que responderam à má prestação defensiva com uma muito eficaz participação no ataque.

      Meio-campo portista foi mais macio ©Getty / Martin Rose
      Por partes: José Sá apareceu no onze (não se soube qual a razão para a ausência de Casillas à hora da publicação desta crónica) e houve, de forma evidente, um decréscimo de conforto da equipa em relação aos jogos mais recentes, sobretudo depois do primeiro golo. Psicológico e, por consequência, posicional. Isto aliado a um Leipzig frenético no seu 4x4x2, com muito Bruma e Forsberg no último terço, deu em três golos, como podia ter dado em cinco ou seis. Valeram algumas abordagens esforçadas de vários elementos a bloquear remates germânicos.

      Por sua vez, nas idas à frente, foram os mesmos centrais que abriram caminho à crença na segunda parte, primeiro numa dupla ação de cabeça que resultou no golo de Aboubakar, depois com Marcano a finalizar um lance de bola parada que começou em Alex Telles e foi correspondido ao segundo poste por Herrera.

      Uma curta resposta

      A tal crença na segunda parte fez sentido, mas esgotou-se em vários aspetos relevantes: meio-campo incapaz de ter posse contínua no lado contrário; Marega a falhar quase todas as ações; laterais muito menos eficazes nos momentos em que podiam colocar o perigo na área.

      Brahimi era o melhor jogador... nos primeiros segundos em que tocava na bola. Depois fintava, ganhava espaço e tinha colegas à disposição, mas fazia o seu erro de sempre: uma fintinha a mais. Sérgio Conceição cansou-se tanto quanto os seus colegas (o desespero de Marcano depois de um contra-ataque após bola perdida pelo argelino foi evidente) e tirou-o de campo.

      2500 portistas estiveram na plateia a apoiar ©Getty / Martin Rose
      Aliás, a maior reação ao jogo veio efetivamente do banco, onde o técnico portista escolheu Óliver, Corona e Hernâni para acabar em 4x2x4, que serviu para um pressing final sem consequências.

      O Leipzig, muito mais cauteloso na segunda parte, a pressionar em zona intermédia e a tentar os contra-ataques, resguardou o meio-campo para aguentar e até esteve várias vezes perto do quarto golo, que nunca surgiu apesar dos vários  contra-ataques venenosos.

      U Terça, 17 Outubro 2017 - 19:45
      Red Bull Arena
      Paolo Tagliavento
      3-2
      Willi Orban 8'
      Emil Forsberg 37'
      Jean-Kévin Augustin 40'
      Vincent Aboubakar 18'
      Iván Marcano 44'
      Red Bull Arena
      Lotação42 959
      Medidas105x68
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo G
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO RB Leipzig!
      Willi Orban marca
      Willi Orban marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      18´
      GOLO FC Porto!
      Vincent Aboubakar marca
      Vincent Aboubakar marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
      37´
      GOLO RB Leipzig!
      Emil Forsberg marca
      Emil Forsberg marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
      40´
      GOLO RB Leipzig!
      Jean-Kévin Augustin marca
      Jean-Kévin Augustin marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      44´
      GOLO FC Porto!
      Iván Marcano marca
      Iván Marcano marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      A Chave
      Minuto 44: Marcano, numa bola parada, reduziu o marcador e permitiu ao FC Porto voltar para a segunda parte com margem para ainda discutir o resultado. Não conseguiu pontos, mas aquele golo acabou por ser um claro afastamento ao fantasma de um volume muito maior no marcador que pudesse existir na segunda parte, caso a descrença portista fosse mais acentuada. Assim, deu para discutir o jogo.
      O Árbitro
      Arbitragem sem casos, bem no aspeto disciplinar e na análise da esmagadora maioria dos lances.
      O Melhor
      Agilidade germânica
      E Werner nem foi preciso. A forma cavalgante como o ataque do Leipzig fez gato-sapato da defesa do FC Porto na primeira parte foi demonstrativa das suas muitas valências de ataque. Augustin, Sabitzer, Bruma e Forsberg fizeram praticamente tudo bem e só não houve mais golos porque...
      O Pior
      Falta de Casillas
      Não é uma crítica a José Sá, que falhou no primeiro golo, mas cumpriu a partir daí. Só que a influência de Casillas, para além da notória (qualidade, experiência), vai muito para lá disso. Há um aspeto mental na equipa que parte do guarda-redes, qual voz de liderança desde trás, pelo que esta foi uma ausência que se notou bastante.
      Forma
      RB Leipzig
      2017/2018
      12J
      7V
      2E
      3D
      24-15G
      FC Porto
      2017/2018
      12J
      9V
      1E
      2D
      31-9G
      Sabia que...by playmaker stats
      5.ª vez que o FCP termina fase grupos c/ 3 pontos:
      1993/94 Q
      2005/06 E
      2008/09 Q
      2013/14 E
      2017/18 ?
      O Leipzig continua invicto em casa esta temporada, ao fim de 5 jogos

      Fotografias(14)

      Hector Herrera
      Jean-Kevin Augustin
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RB LEIPZIG
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (63)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Porto
      2017-10-19 17h28m por dragaoazul_18
      Porto perdeu por erros graves cometidos tanto pela equipa como o Guarda Redes.

      Não vale a pena crucificar o SC por um jogo que lhe "fugiu" das mãos logo aos 8 Minutos com um frango monumental do Sá. Arriscou e correu mal. Acontece. Com o Monaco toda a gente o achava um heroi , agora já querem prega-lo a cruz. Menos.

      Quando o Porto empatou o jogo, a defesa mais uma vez estava a dormir. Marcano e Felipe tem serias responsabilidades e Danilo esteve muito apa...ler comentário completo »
      HA
      Porto
      2017-10-18 19h36m por Halibut
      Para mim na minha modesta opinião o melhor onze do Porto é:

      casillas, telles, ricardo, marcano, felipe, danilo, herrera, otavio, brahimi, corona, aboubakar

      na defesa não há melhor
      no meio campo embora ache o herrera um jogador irregular é o melhor médio box to box que temos, e o otávio é o médio com mais capacidade de furar, jogar em espaços curtos, mais criativo e com melhor último passe, além de ser um jogador agressivo no bom sentido.
      ...ler comentário completo »
      Quando se perde tudo está mal !
      2017-10-18 17h30m por paulosousa19
      Que mal fazem estas paragens de campeonato, alguem tem duvidas que o FCP no proximo jogo em casa com o Leipzig ganha sem contestação ? Vamos por partes ontem na equipa do Porto so tiveram bem ( dentros dos possiveis e taticamente ) o Alex Telles o Herrera e o Corona quando entrou !Tudo resto pareciam não estar em jogo . . . o que para mim faltou ontem foi um Danilo enorme mas não o tivemos ! Havia um fosso enorme no meu campo do Porto. Tal como o Besiktas acho que o Sergio estudou mal esta eq...ler comentário completo »
      José Sá
      2017-10-18 16h56m por moreno07
      Se o sérgio queria experimentar o josé sá devia ter experimentado no campeonato porque o risco seria muito mais baixo. Depois esta escolha pode ter desorientado a equipa e sejamos sinceros. . o sá transmite pouca confiança. Depois aos 40 minutos já tinhamos 3 golos sofridos a culpa é de toda a defesa tambémmas ninguém aqui pode dizer que ele fez uma boa prestação
      HR
      LOL
      2017-10-18 16h04m por Hramosaki00
      Brahimi péssimo?!?
      Não vi o mesmo jogo que tu! Só pode
      Leipzig Porto
      2017-10-18 12h29m por moumu
      Venceu a melhor equipa, muito pressionante e que não deixava o FCP jogar. . . também não percebo a aposta em José Sá. . . ainda tá verdinho.
      Também não entendi
      2017-10-18 12h04m por St4yW1th_BMaia
      A escolha do Sá em detrimento do Casillas, mas se tivesse corrido bem já estava toda a gente a elogiar o Sérgio. Por amor de Deus, o homem está lá para tomar decisões, se fosse fácil estávamos lá nós. . .

      É uma decisão estranha e arriscada, mas é uma decisão pensada de certeza absoluta.

      E para além daquele lance, ele esteve muitíssimo bem. Correspondeu.

      Mas claro q o Casillas é mais GR q o Sá, provavelmente até o Vaná é. . .
      SP
      .
      2017-10-18 11h46m por Spiderland
      Não existe bipolaridade nenhuma, o FC Porto joga mal, defende mal, dá muito espaço e chances aos adversários. A diferença é que contra os Feirenses e os Paços de Ferreira dá para disfarçar e na Europa contra equipas com jogadores de qualidade. . . sofrem
      BY
      JAOF
      2017-10-18 11h36m por Bydylaj88
      A questão aqui não tem nada a ver com a carreira do Sá ou do Manel. Eu quero lá saber se o Sá é português, francês ou Moçambicano e se vai singrar na carreira, o Porto está acima de individualidades e titulos morais, como quem leva mais gente à seleção, isso é titulo para os verdes não é para nós.

      A questão é, porque caragas de agua o SC tira o Casillas da equipa titular para colocar outro (Sá, Vana, Diogo, etc) no seu lugar? Se forem questões de indisciplina, o SC tem...ler comentário completo »
      Porto
      2017-10-18 11h35m por CR28
      Perdeu o jogo no momento em que Sérgio decide por Casillas no banco.
      Mas quem é que mete o seu melhor GR no banco ainda por cima quando ele está num grande momento? E Sá levou logo um frango. . . tirando isso ele nem esteve mal, mas foi o suficiente para trazerem zero pontos. Boa Sérgio!
      Tentativa de "assassinato"
      2017-10-18 10h44m por JAOF
      Continua a tentativa de "assassinato" da carreira de Sá. . . COMPLETAMENTE INFUNDADA.

      No primeiro lance, do primeiro jogo onde é titular (a sério, não me refiro Taça da Liga e de Portugal contra equipas menores). . . não agarrou um remate que ao contrário do que foi dito, não foi fácil - é um remate forte, com a bola a passar por vários jogadores. . .
      . . . mas. . . Sá redimiu-se desse erro e impediu o remate de Bruma (ou Keita). . . só que havia ainda um 2º joga...ler comentário completo »
      O jogo do Porto
      2017-10-18 09h36m por JOTAONE1
      Na minha opinião o Porto jogou bem! Fez tudo para ganhar ou empatar! Mas aquele primeiro golo do Red Bull deita tudo a perder! Foi muito mal batido o José Sá!! Num jogo desta dimensão o Sérgio Conceição não deveria ter inventado! Com Casillas na baliza o Porto ou ganhava ou no mínimo empatava!! Se quer dar minutos a outros jogadores menos utilizados, então que o faça na taça da liga ou taça de Portugal!! Agora inventar na Champions, NUNCA!!! Cumpts
      Leipzig 3--2 FC Porto
      2017-10-18 05h38m por _valter_
      Tinha dito que esperava uma vitória portista por 0--2 logo desiludiu-me, no entanto confesso que pensei que está equipa alemã não praticasse tão bom futebol como aquele que hoje praticou! Ganhou o meio-campo todo ao Porto e os dragões tinham que jogar sempre para as alas, onde Brahimi e depois Corona lutaram bastante fisicamente para levar a bola para a baliza adversária. Não havia uma jogada pelo meio que o Leizpig a certa altura não recuperasse a bola lançando todos aqueles venenosos contra...ler comentário completo »
      Eu não percebo nada desta gente
      2017-10-18 03h39m por Triper
      Já no jogo do Fabiano foi igual. . . a culpa é SEMPRE do Guarda-Redes, nunca é do resto da equipa que deixou a bola chegar perto dele para depois ser golo. O Sá não é um guarda-redes de topo mas foi competente q. b. .

      Tipo, okay, no 1º golo o homem esteve mal ao fazer uma defesa incompleta e depois a ir mal ao lance logo de seguida (credo) mas dass, e o resto? O único que se fez ao lance foi o Herrera! Aquele que todos parecem odiar. . . (sim, eu gosto de o ver jogar, es...ler comentário completo »
      FR
      Porto
      2017-10-18 01h02m por Freamunde1933
      Foi um jogo mau na globalidade, o Leipzig foi melhor, aproveitou as fragilidades e ganhou.
      Se ó José Sá anda a merecer uma oportunidade pelo seu trabalho, deve tê-la, mas lançá-lo desta forma aos leões, não foi a melhor opção. Mas ninguém, nem treinador nem jogadores, passam de bestas a bestiais num jogo. O Porto ainda pode passar, o Porto está bem no geral e ainda não comprometeu nenhum dos objetivos da época.
      Que este jogo servia de exemplo, como serviu o do Besiktas
      Guarda redes
      2017-10-18 00h43m por CostaTripeiro
      O q mais m assustou neste jogo foi a aposta no José Sá neste jogo.
      E daquelas decisoes parvas o suficiente para abalar a equipa e estragar trabalho.
      Já qdo esteve em Guimarães achei q a aposta no Miguel Silva foi uma decisão mais emocional que racional da parte do SC, e apesar dos elogios q fazem ao miudo, nota. se mt bem a diferença nos resultados do VSC qdo joga o Douglas.
      Parece. m q a escolha do Sá, e o afastamento das escolhas de jogadores como o Maxi e o Vana, s...ler comentário completo »
      FU
      Muita conversa
      2017-10-18 00h39m por Furiosovp
      Mas o Porto está sólido!
      O SC fez muitos erros hoje? Fez!
      Vai entrar em depressão? Não!
      Vamos ver uma resposta cabal do Porto, não é todos os dias que o Ricardo Pereira não vai ser titular, qualquer dia vão perceber que o Reyes é mais jogador que o arruaceiro do Felipe, o Vaná é 100x o Sa que nem no marítimo era titular!
      Sérgio Oliveira não vai ser sempre titular, o Porto foi muito fraco á Alemanha e mesmo assim ainda ameaçou o empate, no dragão contra um Leipzi...ler comentário completo »
      Devo ter visto o jogo errado
      2017-10-18 00h37m por JAOF
      Vejo criticas infundadas a José Sá, Danilo, Layun, Herrera. . . que até foram a par de Aboubakar e Alex os melhores do FCP.

      Sá num remate forte e com a bola a passar por entre vários jogadores, na sua primeira intervenção, não conseguiu agarrar a bola. . . e esteve perfeito no resto do lance e do jogo. Evita o remate do avançado. . . mas a defesa do FCP falhou e ainda havia mais outro avançado sozinho para encostar para o golo. Como referi, depois foi extremamente segu...ler comentário completo »
      Tiquinho
      2017-10-17 23h37m por petitor
      Esse parece-me o melhor 11, embora entre Oliver e andre Andre eu tenho duvidas devido a capacidade de choque do portugues
      Casilhas e Ricardo
      2017-10-17 23h35m por petitor
      Dizer a excepção de Casilhas e Ricardo os restantes foram os mesmo e relativizar, o Casilhas e melhor GR e da confiança a defesa e a equipe o que Sá ainda nao da, Ricardo ajuda muito a defender e muito bom nas dobras logo estes dois sao uma diferença tremenda mas enfim para mim o importante e o campeonato
      CH
      pedro98fcp
      2017-10-17 23h30m por Cheguei_Agora
      Ok mister. . . Paciência, correu mal este jogo. . . A ver se pelo menos ganhamos os 2 jogos no Dragão. . . e que o Besiktas ganhe ao Mónaco e Leipzig.
      Porto
      2017-10-17 23h23m por 4lfredo
      É pena, mas foi um jogo difícil, o Leipzig fez uma boa partida. Mesmo assim nada está perdido e o Porto tem capacidade e condições para passar.
      ME
      3FFF
      2017-10-17 23h22m por Messi4ever
      mas a diferença esta ai! o benfica com o grupo que tem, é mais que obrigatorio passar a fase de grupos, so se admite ficarem atras do vencedor do grupo que é o united agora de resto? é mais que obrigatoria vencer a cska e basel!
      ja o porto é diferente pq as equipas estao todos ao mesmo nivel, nao à uma equipa favorita a partir no inicio de cada jogo, a vitoria esta dependendo para qualquer um dos lados! nao sabemos quem vai vencer!
      ME
      iSMURF4
      2017-10-17 23h08m por Messi4ever
      na liga dos campeoes, as equipas portuguesas precisam é de um bom bilionario! se for liga europa, qualquer um dos 3 grandes sao um dos candidatos a ganhar, agora a champions? nao passa de sonho amigo!
      FJ
      Porto Invictus
      2017-10-17 23h03m por fjpinto
      À exceção de José Sá e layun estes jogadores foram os mesmos que ganharam ao Mônaco. E à exceção de Sá a equiipa contra o Sporting foi igual. Não é por termos Herrera Marega e Sérgio Oliveira em detrimento de corona e Oliver que perdemos o jogo! Foi culpa própria sim, mas não foi por jogar A ou B. Hoje foi porque o leipzig foi melhor.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      O West Ham viajou até à casa do Newcastle e somou mais um ponto que pode revelar-se importante na luta pela manutenção. As equipas empataram a dois, num jogo onde foram os ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      MA
      marante96 05-07-2020, 16:37
      ReturnoftheEagle 05-07-2020, 16:37
      ReturnoftheEagle 05-07-2020, 16:33
      HGuima 05-07-2020, 16:27
      da_ni82 05-07-2020, 16:21
      AP
      apsd93 05-07-2020, 16:16
      ComentaImplacavel 05-07-2020, 16:15
      MisticaEncarnada 05-07-2020, 16:14
      AP
      apsd93 05-07-2020, 16:14
      HGuima 05-07-2020, 16:12
      SpartCP 05-07-2020, 16:11
      PI
      Pinho352 05-07-2020, 16:11
      aldantrop 05-07-2020, 16:11
      GO
      godinh 05-07-2020, 16:05
      Andrei_Arshavin 05-07-2020, 15:58
      Andrei_Arshavin 05-07-2020, 15:57