placardpt
      Sucesso do próximo adversário do FC Porto

      RB Leipzig: a ascensão do clube mais odiado na Alemanha

      O RB Leipzig teve uma ascensão absolutamente meteórica desde a estreia na 5.ª divisão (2009). O clube germânico alcançou a subida ao principal escalão em apenas sete temporadas e terminou a época de estreia na Bundesliga no segundo lugar, tornando-se num fenómeno de popularidade na Europa e um ódio de estimação para os principais clubes do campeonato alemão.

      Muitos milhões investidos em… jovens

      Mas nada como recordar como tudo começou. A Red Bull comprou o SSV Markranstädt, equipa que competia na quinta divisão, em 2009, e o clube passou a designar-se RasenBallsport Leipzig pela simples razão de os estatutos da associação de futebol germânica impedirem que uma equipa de futebol utilize o nome da marca na sua identidade, assim como impossibilita que determinado clube seja gerido maioritariamente por uma empresa externa.

      Adeptos do Borussia Dortmund exibiram várias tarjas com críticas direcionadas ao RB Leipzig no último jogo entre as duas equipas ©Getty / Dean Mouhtaropoulos
      Na teoria, a Red Bull é detentora de 49% das ações do RB Leipzig, pois só assim cumpre com os pressupostos exigidos pelo organismo que tutela o futebol germânico, mas na prática é a empresa liderada por Dietrich Mateschitz que controla o modelo desportivo e financeiro de um clube que tem causado furor na Alemanha.

      E se os milhões aplicados por Mateschitz no RB Leipzig podem estar intrinsecamente ligados ao sucesso desportivo do clube, a verdade é que, ao contrário do que é prática corrente noutros emblemas de outros países, em Leipzig não gastou fortunas em craques feitos e de renome. Apostou-se, antes sim, num diretor técnico com vasta experiência no futebol alemão - Ralf Rangnick - e em jovens talentos com enorme margem de progressão.

      No atual plantel, composto por 26 jogadores - há apenas dois acima dos 30 anos: o guarda-redes suíço Fabio Coltorti (36 anos) e o defesa alemão Marvin Compper (32). A média de idades, essa, situa-se ligeiramente acima dos 24 anos, num claro exemplo da filosofia de futuro que rege os planos do RB Leipzig.

      ADN Red Bull espalhado pelo Mundo

      Passagem em vários clubes da Red Bull
      Nome Clubes
      Gulácsi (GR) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Bernardo (D) RB Brasil, RB Salzburgo e RB Leipzig
      Upamecano (D) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Schmitz (D) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Naby Keita (M) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Ilsenker (M) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Laimer (M) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Kampl (M) RB Salzburgo e RB Leipzig
      Sabitzer (A) RB Salzburgo e RB Leipzig

      Outra das questões que marca a existência do RB Leipzig prende-se com a intenção de criar um ADN transversal a todas as equipas do grupo Red Bull. Da Alemanha à Áustria ou do Brasil aos Estados Unidos e ainda no Gana, a marca austríaca tem criado clubes e academias que se regem por valores futebolísticos idênticos, promovendo por diversas vezes a troca e venda de jogadores entre os clubes 'Red Bull'.

      A equipa de Leipzig, por exemplo, tem atualmente nove jogadores [ver tabela] no plantel que antes de chegarem à Alemanha passaram por outros clubes da rede Red Bull, a maioria pelo Salzburgo, da Áustria; Bernardo Júnior representou não só o Red Bull Salzburg como o Red Bull Brasil.

      Um ADN levado por vezes tão à risca que origina situações caricatas como aquela que aconteceu em julho de 2016 a Andreas Ulmer, defesa do RB Salzburg, que esteve em campo 45 minutos num jogo das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões com uma camisola do RB... Leipzig.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RB LEIPZIG
      EMPATE
      FC PORTO

      Fotografias

      Hector Herrera
      Jean-Kevin Augustin

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      TH
      leipzig
      2017-10-17 00h29m por the_true
      Porque é que o leipzig é odiado? Fácil é mais um daqueles clubes sem historia sem nada que através de investimentos milionários compram e fazem o que querem de modo a atingir o sucesso, nos aqui nao temos essa noção e ate dizemos que gostamos do leipzig ou assim mas imaginem serem de um clube com historia, um clube digamos, e que chega aqui a Portugal um investidor compra um clube de 5ª categoria passado 10 anos esta a competir com o vosso clube que tem historia tradiçao e que vos ganha e voc...ler comentário completo »
      GI
      Empresas e Clubes
      2017-10-16 21h56m por Ginola
      Não compreendo este "ódio" de estimação a clubes que se associam a empresas ou vice-versa de forma a cimentarem uma posição nos seus campeonatos. A história do futebol está intimamente associada a este fenómeno, onde existem diversos casos de empresas que pela sua importância no seio de uma qualquer comunidade fizeram com que clubes crescessem em volta das mesmas quer na fundação, ou apenas como accionistas desses clubes. Logo na Alemanha onde há casos de todos os géneros. A importância da ...ler comentário completo »
      CA
      Um dos mais populares
      2017-10-16 16h30m por CASF
      O fenómeno do RB Leipzig só difere do assalto generalizado dos magnatas aos grandes clubes na medida em que a empresa imprime a sua marca na denominação do clube. Porventura isso até significa um maior empenhamento, crivo de qualidade e profissionalismo no clube.
      Também seria preciso dizer que existe essa antipatia popular sobretudo entre adeptos do Dortmund, com maior base associativa. E, ao mesmo tempo, o RB Leipzig já é também um dos clubes MAIS POPULARES (4. º no ranking) conf...ler comentário completo »
      mar24071972
      2017-10-16 13h54m por cramos
      O Bayer Leverkusen foi um clube diretamente criado pela Bayer no inicio do século passado. Durante dezenas de anos foi esse nome que foi utilisado para o clube.
      Na altura da criação, a regra que está em questão não existia, e quando ela foi posta em prática, seguramente fizeram algumas exceções devido ao historial dos clubes.

      Não é nenhuma certeza, só escrevo o que acho mais logico.
      Clubes de "papás ricos"
      2017-10-16 12h30m por DingyPT
      Eu também não percebia o porque do Leipzig ser odiado, mas agora compreendo.
      Apesar de ser um clube que a nível desportivo parece estar a fazer a coisa certa (jogadores jovens, aposta na formação, nada de transferências milionárias), estão a arruinar aquilo que caracteriza a Liga Alemã.
      Basicamente estão a passar a perna a todos os outros clubes que foram construídos em torno da sua comunidade não ao contrario. Daí o facto de quase qualquer jogo na Bundesliga ter casa cheia...ler comentário completo »
      ME
      excelente artigo!
      2017-10-16 09h35m por Messi4ever
      quanto à noticia em si, estes alemaes sao ridiculos! a dor de cotovelo é enorme por um clube ter uma ascensao destas em apenas 7 anos e no seu primeiro ano de estreia na bundesliga, ter alcançado um formidavel 2° lugar! quanto ao dortmund, um clube que simpatizo assim como este leipzig, mas nesta situaçao foram tristes, um clube que deve tudo a um outro certo clube e que se rebaixam todos os anos perante esse mesmo clube! mais vale terem dinheiro e o gastar em jovens (caso do leipzig) do qu...ler comentário completo »
      jogos históricos
      U Terça, 17 Outubro 2017 - 19:45
      Red Bull Arena
      Paolo Tagliavento
      3-2
      Willi Orban 8'
      Emil Forsberg 37'
      Jean-Kévin Augustin 40'
      Vincent Aboubakar 18'
      Iván Marcano 44'
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      moumu 23-04-2024, 05:42
      moumu 23-04-2024, 05:40
      moumu 23-04-2024, 05:38
      moumu 23-04-2024, 05:37
      moumu 23-04-2024, 04:03
      moumu 23-04-2024, 04:02
      moumu 23-04-2024, 03:50
      moumu 23-04-2024, 03:48
      moumu 23-04-2024, 03:46
      GreenUchiha 23-04-2024, 01:35
      anon428 23-04-2024, 01:25
      zlatan_21 23-04-2024, 01:02
      zlatan_21 23-04-2024, 00:58
      Maxaqueen 23-04-2024, 00:46
      Maxaqueen 23-04-2024, 00:44
      pedrinho_dgl 22-04-2024, 23:59