Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

PORTUGAL
Crónica
Cristiano Ronaldo foi decisivo

Meia parte da final está cumprida...mas não foi fácil

2017/10/07 21:36
Texto por Igor Gonçalves
© zerozero.pt - Alberto Fernandes

Uma exibição cinzenta, um «relvado» assustador e uma vitória mais complicada do que se esperava. Podia ser assim o resumo telegráfico da partida de Portugal em Andorra. A equipa lusa venceu a «final» e está agora pronta para a «finalíssima» contra a Suíça. 

Fernando Santos foi pela via conservadora e deixou Cristiano Ronaldo no banco de suplentes. Acabou por ter de emendar a mão e foi isso que colocou Portugal na rota da vitória. O relvado justifica parte da exibição menos inspirada, mas Fernando Santos terá coisas a melhorar na equipa antes do jogo de terça-feira no Estádio da Luz.

«Relvado» foi mesmo fator

©Alberto Fernandes
Com apenas um avançado mais fixo no meio, apoiado por três criativos, Portugal sentiu dificuldades em colocar muita gente no ataque e isso fez com que os primeiros minutos tenham sido feitos com muitas perdas de bola e cruzamentos de longe e que não levavam perigo. 

A diferença de qualidade entre os jogadores das duas seleções era bem visível, mas as imensas dificuldades de adaptação ao relvado iam anulando essas diferenças. A velocidade com que a bola deslizava pelo «relvado» sintético e o facto de esta estar constantemente a saltitar causavam dificuldades aos jogadores portugueses.

Já perto do intervalo surgiram algumas oportunidades, ainda que apenas numa, por Ricardo Quaresma, se tenha mesmo sentido que o golo estava eminente.  Faltavam soluções e mal os jogadores saíram para o intervalo percebeu-se que Fernando Santos não ia manter o seu craque no banco muito mais tempo.

Capitão para resolver

©Alberto Fernandes
Cristiano Ronaldo entrou logo ao intervalo e Portugal passou a ser mais perigoso. Não só pelo avançado do Real Madrid, mas também pelo facto de agora estarem dois avançados quase sempre dentro na área.

Ainda assim, os problemas eram os mesmos. Dificuldade de habituação ao relvado e pouca inspiração. Não haviam oportunidades e começava-se a sentir-se o nervoso miudinho. A Suíça goleava a Hungria e o apuramento direto começava a ficar em risco.

Esse risco acabou com mais um momento de finalização clínica de Cristiano Ronaldo. Pouco depois da hora de jogo, o capitão da seleção aproveitou um cruzamento de João Mário, um corte defeituoso, e marcou dentro da área. Era o alívio que Portugal precisava para acalmar e melhorar a sua exibição cinzenta.

Pedia-se um segundo golo para acabar com as dúvidas. Até surgiram algumas oportunidades, mas Fernando Santos não quis arricar supresas e juntou William Carvalho a Danilo Pereira no meio-campo. Apesar de algumas bolas colocadas na área portuguesa, não houve perigo de maior e, para descansar, André Silva matou o jogo. A equipa lusa está pronta para a final contra a Suíça na próxima terça-feira. Não foi brilhante, longe disso, mas chegou para levar os três pontos do sintético de Andorra. 

U Sábado, 07 Outubro 2017 - 19:45
Estadi Nacional
Miroslav Zelinka
0-2
Cristiano Ronaldo 63'
André Silva 86'
Estadi Nacional
Estadi Nacional
Andorra
Andorra la Vella
Lotação3 306
Medidas-
Inauguração1971
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B

O Resumo


Mesmo sem brilhar, Portugal venceu em Andorra por 0x2. Depois de uma primeira parte muito complicada, os golos surgiram nos segundos 45 minutos de jogo por Cristiano Ronaldo e por André Silva, já perto do fim.
Lances Capitais
63´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 15º golo na prova (8 jogos)
86´
GOLO Portugal!
André Silva marca
André Silva marca o seu 8º golo na prova (9 jogos)
A Chave
Aos 63 minutos Cristiano Ronaldo fez o 0x1 e fez Portugal respirar de alívio. U golo pleno de oportunidade do capitão da seleção que mantém tudo em  aberto para a seleção nacional.
O Árbitro
Arbitragem sem erros de maior gravidade.
O Melhor
Entrada de Cristiano Ronaldo
O momento em que Cristiano Ronaldo mudou o jogo. Não que o capitão de Portugal tenha sido deslumbrante, mas com CR7 na equipa sentiu-se uma maior confiança na seleção nacional e sentiu-se uma maior preocupação nos jogadore de Andorra. Mesmo o público entrou mais na partida com a entrada do Melhor Jogador do Mundo.
O Pior
«Relvado»

Fernando Santos não quis falar muito da questão do relvado, mas o certo é que condicionou o jogo português. A bola sempre a saltitar e a ganhar grande velocidade em nada ajudou os melhores jogadores portuguese a colocarem em campo o seu melhor futebol.

Forma
Andorra
2017/2018
Portugal
2017/2018
Sabia que...by playmaker stats
HISTÓRICO!!! Portugal conquista pela 1.ª na sua história 8 vitórias consecutivas numa edição; o anterior recorde foi na Qual. Euro 2016
Fotografias(13)
Andorra x Portugal - Apuramento WC2018 - UEFA - Fase de Grupos Grupo B
Andorra x Portugal - Apuramento WC2018 - UEFA - Fase de Grupos Grupo B
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ANDORRA
EMPATE
PORTUGAL
Comentários (71)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SO
mais uma oportunidade
2017-10-08 19h52m por sofintas
A parte em que fiz copy/paste, foi para reforçar a ideia (da parte em que comentei "em directo") e para poupar tempo. Como em outras vezes. Acho que dá para aferir isso, mas admito que pudesses (ou que possas) colocar outra(s) possibilidade (referentes a soberba e "seus derivados"). Para além do esclarecimento, talvez não possa fazer mais nada para contrariar isso (não vou mudar, não vou estar sempre a "comentar em directo", quando já tenho comentários sobre os mesmo assunto - por acaso, muitas vezes, até nem utilizo).
Scheimel of Legia
2017-10-08 19h30m por mais_uma_oprtunidade
Não percebi bem essa . lol Era para me picares ou algo do género?
mais_uma_oprtun idade
2017-10-08 19h23m por Schmeiche_Of_Basel
Chama-se "personalidade" ;)
sofintas
2017-10-08 19h05m por mais_uma_oprtunidade
Já reparei que fazes isto algumas vezes , mas porque razão te citas a ti próprio ?xD
SO
PERAMANCA
2017-10-08 18h50m por sofintas
Concordo plenamente contigo. Foi um golo muito bom. E não fácil.

CR é muito bom nas movimentações, tornou-se um magnífico "rato" de área.



Cristiano RonaldoJ

2017-10-08 00h44m por sofintas






Bom golo, mais difícil do que o que pode parecer (trajectória um pouco inesperada, piso que não ajuda. . . ). Mais acções positivas do que negativas, marcando um golo e estando no outro. Bom jogo de Cristiano Ronaldo.


PE
sofintas
2017-10-08 18h19m por PERAMANCA
Meu caro , numa coisa todos temos de concordar aquele primeiro golo só mesmo Cristiano para o marcar , não estou a falar da receção e depois meter a bola para dentro , falo que qualquer avançado naquela posição tentava ao menos sair de fora de jogo para depois tentar marcar , Cristiano só precisou de acreditar que a bola ia sobrar para ali vindo de um corte !BRUTAL! quem ve os jogos sabe que Cristiano faz muitas vezes isso fica há espera em fora de jogo porque ele acredita que possa haver ou um ressalto ou um mau atraso!
SO
Ainda sobre decidir
2017-10-08 18h07m por sofintas
Contra Peru, Messi "decidiu" criar cinco, pelo menos, oportunidades claríssimas de golo para os colegas (três para Benedetto, uma para Gomez, uma para Rigoni), mas estes não concretizaram.

Tal como Higuain e Aguero, isolados, não concretizaram em finais de Mundial e da Copa América.


Messi não tem culpa. Já muito fez em levar selecção a finais, a qual sem ele só venceu um jogo em sete nesta fase de qualificação.
SO
Tendência do dito "decidir"
2017-10-08 17h21m por sofintas
Toda a carreira:

Cristiano Ronaldo 870 jogos, 613 golos - média de 0, 70 por jogo.

Messi 715 jogos, 579 golos - média de 0, 81 por jogo.


Messi tem apenas menos 34 golos, em menos 155 jogos. (2 anos e 4 meses a diferença de idades, que explica o número de jogos). Se não fosse estes grupos de qualificação da zona europeia, a diferença já andaria pelos 20.
SO
Fifaforever
2017-10-08 17h08m por sofintas
Pode dizer-se outras coisas, não pode. . . ?

Taça das Confederações:

Com CR, empate contra o México, sem ele Portugal venceu (ausência do "super profissional", "que adora a selecção, etc", com o argumento - válido e legítimo - de ir ver os filhos recém-nascidos, mas que poderia voltar a tempo de treinar e jogar, pois entre o jogo da eliminação contra o Chile e o jogo contra o México passaram 4 dias - mas como jogar para o terceiro e quarto já não era bom pa...ler comentário completo »
PI
Fifaforever returns2
2017-10-08 16h49m por Pinho352
Então e na final do Euro 2016, que o Deus saiu aos 15 minutos e afinal a equipa ganhou, igualmente contra o México quando já estava de férias, os seus colegas jogaram e a selecção venceu.
Onde está a Ronaldo dependência?
Só sei é que contra as selecções mais fortes é sempre em branco.
2010
Espanha
Brasil r

2012
Alemanha
Esp anha

2014
Alemanha


2017
Chile

Qua ntos marcou nestes 6 jogos que enumerei?
DA
Fifaforever returns2
2017-10-08 14h32m por da_ni82
"Pois, a questao, é que a selecção sem ele sente dificuldades ate contra "as selecções do vão de escada""

Mas tu viste o jogo??? Quem te ouvir até parece que a partir do momento que ele entrou começamos a massacrar. Deixa de ser ridículo, o Ronaldo ontem sim fez a diferença, mas qualquer pessoa minimamente isenta viu que a diferença entre a primeira parte e a segunda foi a eficácia, a qualidade de jogo continuou miserável, pior, na segunda parte ainda consentimos mais ataq...ler comentário completo »
Fifaforever returns2
2017-10-08 13h17m por mais_uma_oprtunidade
Na minha humilde opinião , o Messi é um pouco superior ao Ronaldo , mas o ano passado o Ronaldo esteve melhor.

P. S: Não me mates. :)
FI
mais_uma_oportu nidade
2017-10-08 13h16m por FIFAforever_returns2
Ronaldo > Messi. . . é tão simples como isso. . . nem com os factos a baterem-lhes na face, as pessoas abrem os olhos lol
FI
Pinho352
2017-10-08 13h14m por FIFAforever_returns2
" Se o Deus nacional pela selecção começar a marcar às selecções mais fortes e nâo marcar só os seus golos na grande maioria às selecções do vão de escada, como fazia o célebre Pedro Pauleta, aí eu posso calar-me.
Até lá, é sempre o mesmo, contra os fortes que é mais duro, aí nada. "

Pois, a questao, é que a selecção sem ele sente dificuldades ate contra "as selecções do vão de escada". . . o problema, é esse. . . agora imagina contra as fortes, Ronaldo é o melh...ler comentário completo »
Fifaforever returns2
2017-10-08 13h10m por mais_uma_oprtunidade
XD O Pedrofcp já tinha avisado sobre ti xD! Não fiques assim , o Ronaldo é um bom jogador , mas na Argentina os maus resultados não vêm por terem alguém que não pegue no jogo , mas pelas imensas individualidades e egos que chocam.

O Messi tem levado o Barça às costas e a equipa não é nada de especial , o Ronaldo tem levado a seleção às costas já há um bom tempo e ficamos por aí. Neste momento o Modric e o Kroos fazem a papinha toda ao Ronaldo e antes era o Iniesta e o Xavi...ler comentário completo »
FI
Messi, aprendeste como se faz?
2017-10-08 13h04m por FIFAforever_returns2
Tiraste notas?. . .
É assim que leva uma equipa as costas!. . . é assim que se "joga, e se faz jogar". . . sem se estar rodeado dos melhores jogadores do mundo, porque aí as coisas ficam muito mais faceis. . .
Digam o que disserem de Andorra vs Venezuela e Peru, as coisas são simples de analisar. . . Ronaldo decide porque tem essa capacidade, Messi so decide no Barcelona porque é muito ajudado pelos colegas e o estilo de jogo praticado no Barcelona favorece-o tambem.
FI
Ronaldo teve que sair do banco
2017-10-08 13h01m por FIFAforever_returns2
para salvar o dia. . . incrível a dependência de Ronaldo que existe na selecção Portuguesa! se Ronaldo não tivesse entrado na 2ª parte Portugal não tinha vencido a Andorra!!. . . Portugal ganha por 2-0 sendo que Ronaldo marcou o 1ro golo a desbloquear o jogo, e ainda fez a jogada do 2º golo tambem. . . e isto contra a Andorra!! agora pensem. . . e ainda falam da Argentina, LOL, se Ronaldo tivesse jogado contra Venezuela e Peru, podem ter a certeza que a Argentina tinha ganho!
Newpor
2017-10-08 12h35m por mais_uma_oprtunidade
A verdade é que o João Mário tem que ser convocado tendo em conta o momento que o Adrien e o Pizzi vivem , só mesmo o Ruben Neves é que podia estar lá!
Preocupante. .
2017-10-08 12h28m por Newpor
O nivel de jogo da selecçao no jogo de ontem e também no anterior jogo com a Hungría baixou bastante. Factores como as dimensoes do campo ou o relvado nao justificam uma exibiçao tao fraca. É difícil de entender que jogadores como Eliseu ou Joao Mario possam ser titulares, pelo nível que demonstram nao sei se merecem sequer ser convocados. Nem pode ser justificado a saida do Quaresma para a entrada do W. Carvalho no minuto 79, momento no qual o Fernando Santos sentiu a necessidade de segur...ler comentário completo »
PI
Ronaldo
2017-10-08 11h33m por Pinho352
Se o Deus nacional pela selecção começar a marcar às selecções mais fortes e nâo marcar só os seus golos na grande maioria às selecções do vão de escada, como fazia o célebre Pedro Pauleta, aí eu posso calar-me.
Até lá, é sempre o mesmo, contra os fortes que é mais duro, aí nada.
OK
The Best
2017-10-08 05h59m por okocha
Foi preciso vir o melhor do Mundo, salvar novamente a selecção. Contra Andorra não deveria ser preciso CR7. Tinhamos obrigação de ter feito muito mais na 1ª parte.
DR
footballplayer
2017-10-08 03h29m por Dragao-Azul
"são estão estúpidos"? queres traduzir pf ?? xD
SO
Cristiano Ronaldo
2017-10-08 00h44m por sofintas
Bom golo, mais difícil do que o que pode parecer (trajectória um pouco inesperada, piso que não ajuda. . . ). Mais acções positivas do que negativas, marcando um golo e estando no outro. Bom jogo de Cristiano Ronaldo.

Não é o melhor jogador do mundo - nunca foi -, não é o segundo melhor (já foi, entre 2008 e 2012), mas é um grande craque, com enorme capacidade para marcar golos e que vai tocando bem a bola (não como o "pezudo estraga jogadas" do Suárez, com aquelas "re...ler comentário completo »
SO
Além do piso
2017-10-08 00h35m por sofintas
Sem prejuízo de o piso ser um obstáculo difícil, houve um aspecto técnico-táctico em que Portugal deveria ter sido melhor, para poder encontrar mais espaços. Deveria ter variado muito mais o centro de jogo (tem de se dizer com esta terminologia. . . ahah. . . ). Até teve alguma largura (não a que eu gosto. . . ), chamando, tirando adversários da zona central, mas depois ficava "embrulhado" em passes curtos, sobretudo na direita (Nelson, Gelson, Bernardo. . . ). E sem profundidade, n...ler comentário completo »
SO
Piso onde se joga
2017-10-08 00h23m por sofintas
Juntamente com a bola e os pés, é um dos factores mais importantes para se jogar bem e para que os espectáculos futebolísticos sejam bons. As instâncias que organizam as competições (nacionais e internacionais) devem ser mais exigentes.

O piso foi o grande adversário de Portugal (e para um bom jogo).
OUTRAS NOTÍCIAS
Taça da Liga
Antevisão
Azuis e brancos em estreia na Taça da Liga
A dominar o campeonato nacional até ao momento, o FC Porto entra numa nova competição com a moral em alta, depois da goleada diante do Paços de Ferreira.Sérgio ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
shin_chan_scp 24-10-2017, 02:38
DR
Dragao-Azul 24-10-2017, 01:31
DR
Dragao-Azul 24-10-2017, 01:29
sr_batata 24-10-2017, 01:15
DU
Duarte1717 24-10-2017, 01:05
DU
Duarte1717 24-10-2017, 01:03
Schmeiche_Of_Basel 24-10-2017, 00:31
Freamunde1933 24-10-2017, 00:24
pedro98fcp 24-10-2017, 00:23
LaFlame__BITW 24-10-2017, 00:22
NU
NunoPonces 24-10-2017, 00:14
Arshavin_10 23-10-2017, 23:57
dp_69 23-10-2017, 23:52
Arshavin_10 23-10-2017, 23:51
red_philosoraptor 23-10-2017, 23:51
BetrayalKRocknRoll 23-10-2017, 23:48