placardpt
      FC Porto vence em Vila do Conde

      Intervalo teve toque de despertar para o Dragão

      2017/09/17 20:03

      Os dragões não dão sinal de desarmar na luta a dois com o Sporting no topo da tabela. Depois da desilusão da Liga dos Campeões, o FC Porto foi ao terreno do Rio Ave e de lá trouxe os três pontos, com Danilo Pereira e Marega a fazerem a diferença e a tornarem o golo tardio de Nuno Santos insuficiente na tentativa de travar mais um grande.

      Com toda a equipa à sua disposição, Sérgio Conceição operou mudanças na equipa inicial depois da derrota com o Besiktas. Seja por opção técnica ou por motivos de poupança, Corona, Óliver e Soares ficaram no banco, com Herrera e Otávio nos lugares dos médios e Aboubakar a juntar-se a Marega no ataque.

      Miguel Cardoso, por outro lado, fez mudanças forçadas: face à indisponibilidade de Pelé, afastado por problemas físicos, avançou Leandrinho. Rúben Ribeiro apareceu por zonas mais centrais do que o habitual devido à suspensão de Francisco Geraldes.

      Ocasiões escassas e muitas paragens

      Foi uma primeira parte dura, dividida, com o jogo partido em muitos momentos. Ao atacar, o Rio Ave procurava assumir a pose de equipa grande que tem evidenciado no início da época, mas a defesa azul-e-branca ia resolvendo. Ao defender, os vila-condenses recorriam muitas vezes à falta rápida para travar as transições portistas. E assim as oportunidades claras eram escassas.

      O primeiro ligeiro aviso foi de Danilo, que numa bola parada foi à frente cabecear à figura de Cássio e ainda nos primeiros dez minutos Brahimi apareceu em zona de finalização e fez a bola passar muito perto da baliza rioavista. 

      Os rioavistas não se queriam fechar demasiado e procuraram também impôr-se no ritmo do jogo e construir jogadas apoiadas, com tabelas entre a zona central e os homens das alas. Por vezes a bola ia-se aproximando da grande área portista e chegava mesmo a Guedes. O homem mais avançado da equipa da casa cabeceou fraco para defesa de Casillas aos 22’ e já perto do intervalo falhou o alvo.

      Entre as ocasiões protagonizadas por Guedes, o FC Porto somou um ou outro momento de maior perigo. Inicialmente num 4x2x3x1, com Marega encostado à direita e Otávio mais perto de Aboubakar, a equipa portista acabou por se transformar no habitual 4x4x2 com o tempo. Pelo meio da transição, destacou-se um remate perigoso de Marega a partir da direita, com a bola a raspar ainda na trave da baliza de Cássio antes de sair.

      Solução veio do miolo e pelo ar

      Tudo igual ao intervalo mas o segundo tempo traria novidades no marcador e um Dragão a arrumar com a questão. Aboubakar complicou o que parecia simples em duas ocasiões, destacando-se um lance em que se deixou antecipar por Marcelo quando tinha tudo para inaugurar o marcador. 

      Valeria Danilo a fazer o que nenhum dos avançados havia até então conseguido. Num canto batido por Alex Telles, o médio defensivo apareceu à vontade na pequena área para iniciar a festa portista. E assim uma questão muito complicada tornava-se um pouco mais simples.

      Mais simplificada ficou a tarefa portista aos 67’, quando uma bela jogada de Brahimi permitiu a Marega ficar com todo o tempo para finalizar perante Cássio. Não tremeu o maliano, que aumentou o marcador e teve direito a ouvir novamente o cântico que os adeptos portistas já lhe dedicaram.

      Do outro lado, o objetivo de novo finca-pé a um grande acabava de se tornar quase impossível. Ainda assim, Miguel Cardoso trocou Guedes por Karamanos e viu o grego fazer uma bela assistência que Nuno Santos soube aproveitar para reduzir a desvantagem no marcador. Ainda acreditou o Rio Ave mas o final do jogo seria marcado por uma expulsão de Marcão face a uma entrada muito dura sobre Marega. Aqueceram então os ânimos, tornando o final da partida menos agradável de se ver.

      Acabou a série incólume do FC Porto no que toca a golos sofridos, mas os portistas dão continuidade ao arranque muito produtivo no campeonato e assim não deixam fugir o Leão. A luta está bem acesa no topo.

      U Domingo, 17 Setembro 2017 - 18:00
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Jorge Sousa
      1-2
      Nuno Santos 80'
      Danilo Pereira 54'
      Moussa Marega 67'
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação5 300
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 6
      Lances Capitais
      54´
      GOLO FC Porto!
      Danilo Pereira marca
      Danilo Pereira marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      67´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
      80´
      GOLO Rio Ave!
      Nuno Santos marca
      Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
      A Chave
      Minuto 54: Depois de muito tempo de jogo sem golos e com escassas oportunidades claras, Danilo Pereira apareceu a cabecear na sequência de um canto e encaminhou a questão para os portistas.
      O Árbitro
      Jogo de difícil gestão para Jorge Sousa, face às entradas duras verificadas ao longo do jogo, principalmente do lado rioavista. Ainda assim, o árbitro correspondeu no critério disciplinar, em particular na expulsão a Marcão nos minutos finais.
      O Melhor
      Quarto de hora eficaz
      O FC Porto conseguiu encaminhar o triunfo com dois golos num curto espaço de tempo, depois de muito tempo sem conseguir ser eficaz. Valeram esses minutos para garantir os três pontos.
      O Pior
      Tensão no final
      A expulsão de Marcão, devido a uma entrada dura sobre Marega, trouxe momentos de alguma tensão junto aos dois bancos. Foram momentos que mancharam os minutos finais de um encontro bem disputado pelas duas equipas.
      Forma
      Rio Ave
      2017/2018
      7J
      4V
      1E
      2D
      9-5G
      FC Porto
      2017/2018
      7J
      6V
      0E
      1D
      15-4G
      Sabia que...by playmaker stats
      6 anos depois o FC Porto consegue vencer as 6 primeiras jornadas da Liga Portuguesa; o último treinador a consegui-lo tinha sido André Villas-Boas (campeão)
      Treinadores FC Porto c/ 100% aproveitamento (6.ª jor):
      2017 Conceição
      2010 Villas-Boas
      2007 Jesualdo
      1990 Artur Jorge
      1939 Siska
      1938 Siska
      Moussa Marega ofereceu pela 1.ª vez a vitória ao FC Porto com o golo marcado aos 67 minutos (5 golos pelos dragões)
      Moussa Marega vale uma vitória frente ao Rio Ave pela 2.ª vez:
      2017 FC Porto 1-2 (67')
      2016 V. Guimarães 0-3 (8 gp, 67, 82)
      A última vez que Marega e Danilo Pereira marcaram no mesmo jogo, foi em Maio 2015 num Marítimo 4... Rio Ave 0 (Marega x2, Danilo, Raúl)
      Há 4 anos que FC Porto não tinha 5 pts de vantagem p/ o Benfica à 6.ª jornada (vs V. Guimarães de Rui Vitória); as águias foram campeãs

      Fotografias(25)

      Liga NOS: Rio Ave x FC Porto
      Liga NOS: Rio Ave x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      FC PORTO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Porto
      2017-09-18 10h21m por Freamunde1933
      Mais uma vitória justa, num campo sempre complicado, onde um rival direto perdeu pontos. Pena aquele golo sofrido já perto do final.
      É importante agora não facilitar contra o Portimonense e chegar a Alvalade 100% vitorioso, tendo em conta que é, provavelmente, a deslocação mais difícil do Porto em todo o campeonato. Contudo, sendo à 8º jornada, qualquer que seja o resultado não afeta em nada as aspirações do Porto.
      Uma palavra de apreço para o Rio Ave que nunca se fechou...ler comentário completo »
      LU
      . . .
      2017-09-18 02h21m por luxus
      nao podes falar muito
      LU
      Reus_t0p
      2017-09-18 02h20m por luxus
      O Sporting ficava atrás entao diz como?
      E também podes falar muito que Porto nao ganha o titulo de campeão há 4 anos
      PlanetaVerde
      2017-09-18 02h08m por Reus_t0p
      tens cá uma moral para falar de anos , prefiro não ganhar em Alvalade há 8 anos , do que não ser campeão ha 15 anos , mas pronto agradece lá ao VAR por teres ganho ao Estoril , se não já estavas atrás , que é o vosso lugar .
      Os cães ladram e a caravana passa, vocês já andam há 15 anos a ladrar , ou a chorar ?
      Futebol português
      2017-09-18 01h16m por francisco-oliveira
      Enquanto nos adeptos continuarmos mais preocupados com arbitragens e jogadores emprestados que jogam ou deixam de jogar isto vai andar sempre na mesma miséria que sempre foi
      Em vez dos clubes se ajudarem para tornarem esta liga mais competitiva, estão e sempre à espera de uma oportunidade para se esfolarem uns aos outros, depois os resultados estão à vista. . . Leva se no pelo de equipas "banais" como Cska e Besiktas
      Pedrofcp
      2017-09-18 00h33m por dani321
      Falaste em clubes comprados e ainda me lembro muito bem do presidente do vitoria de Setúbal a dizer que o Benfica era o abono de familia do seu clube, declarações que suscitam imensas duvidas relacionas com corrupção e manipulação de resultados, não só entre os dois clubes mencionados, mas em relação a todos os jogos em que estas duas equipas estiveram presentes. Nada garante que SLB pedisse ao Vitoria que perdesse determinado jogo ou que se esforçasse mais em certo jogo. CONTUDO, PARA VAR...ler comentário completo »
      Porto. meu. amor
      2017-09-17 23h03m por Rik2703_YNWA
      Nada disso. . não estava a querer comparar diretamente faltas com cartões apesar de ter dado essa ideia. . óbvio que há faltas e faltas. . mas em 24 faltas ver 4 cartões amarelos parece-me um bocadinho pouco e falei mais por me parecer um número bastante elevado de faltas para um dos três grandes. . Normalmente não existe uma diferença de 14 faltas para o adversário. .
      Jogo
      2017-09-17 22h54m por Rik2703_YNWA
      Em faltas, foi uma goleada que nem foi bom. . 24-10 a favor do Porto. . . ainda assim o Rio Ave em metade viu cartões e o Porto nem num quarto
      Porto
      2017-09-17 22h39m por iSMURF4
      Grande Marega!

      +1
      Porto_Meu_Amor
      2017-09-17 21h26m por SLBenfica04
      Belemfica é aquele que tem um treinador que jogou e treinou no Porto e que treinou o Sporting, que tem 4 jogadores com passagem pelo Sporting e outro que passou pelo Porto e pelo Sporting ?
      ReuniaoDeEmerge ncia
      2017-09-17 21h03m por SLBenfica04
      Se com escandaleira queres dizer que o Benfica foi prejudicado, então eu concordo.
      LU
      SLBenfica04
      2017-09-17 20h59m por luis_henrique
      Isso agora. . . Nao me mandaram o email com a lista dos amigos e eu tambem nao vou tar aqui a divulgar uma lista feita por mim a falar mal dos outros clubes so porque sim como ja fez a benfica tv ;)
      benfiquistas
      2017-09-17 20h59m por dragaopausado
      ontem nao tinham net. . . esperaram um deslize do fcp hoje para aparecerem, mas não aconteceu. . . têm que inventar essa dos jogadores expulsos. . .
      Parecem o VAR nos jogos do benfica. . . Aguenta, Aguenta, que eu tenho que encontrar aqui algo para anular um golo
      ReuniaoDeEmerge ncia
      2017-09-17 20h55m por SLBenfica04
      E o que foi video arbitro do Sporting em 3 jogos ?
      luis_henrique
      2017-09-17 20h51m por SLBenfica04
      Diz-me lá quais clubes então ?
      LU
      Halibut
      2017-09-17 20h51m por luis_henrique
      Nao tem nada a ver com impaciência. Foi uma eventualidade. O Alex Telles lesionou-se e nao havia outro defesa esquerdo convocado. . . Teve de ser feita esta alteraçao.
      Porto
      2017-09-17 20h49m por SLBenfica04
      Na 5ª jornada, contra o Chaves, ainda podia falar que o melhor jogador do Chaves contra o Benfica ter ficado no banco contra o Porto e ter jogado um jogador que chegou 9 dias antes. Mas isso já é por causa do treinador, que todos sabemos onde já esteve.
      HA
      jogo
      2017-09-17 20h46m por Halibut
      complicado num campo difícil. . valeu a entrega e persistência, destaco o brahimi com a sua capacidade de "abrir latas" e o poço de força marega que se tivesse a capacidade de saber cruzar e definir melhor o último passe seria a meu ver indiscutível no 11, sofremos o 2º golo devido às alterações tácticas do sérgio conceição, acho que está muito impaciente na altura de fazer substituições, o ricardo passou para extremo e logo a seguir passou para a esquerda, há que ter mais paciência e coerência nas substituições.
      LU
      SLBenfica04
      2017-09-17 20h44m por luis_henrique
      "Pois, e ainda dizem que o Benfica é que manda na arbitragem"

      Mas quem é que diz isso??

      É obvio que o porto tem a arbitragem e os clubes todos na mao. Isso é evidente!! Basta ver a forma como o benfica tem sido prejudicado nestes ultimos anos.

      Entao neste inicio da epoca tem sido uma vergonha. . . Contra o Portimonense os arbitros bem tentaram a todo custo tirar pontos ao benfica mas nem assim!!
      #contratudoecontrat odos
      Estranho
      2017-09-17 20h43m por SLBenfica04
      Desde a época 08/09, em 23 jogos entre Porto e Rio Ave, o Porto ganhou 20 jogos e houve
      3 empates.
      Porto_Meu_Amor
      2017-09-17 20h39m por SLBenfica04
      O Jefferson e o Esgaio foram expulsos ?
      Porto_Meu_Amor
      2017-09-17 20h37m por SLBenfica04
      Pois, e ainda dizem que o Benfica é que manda na arbitragem
      Porto
      2017-09-17 20h35m por SLBenfica04
      Veremos se o Rosell joga contra o Porto
      LU
      Jogo
      2017-09-17 20h34m por luis_henrique
      Grande jogo como ja se adivinhava. 2 equipas a procura de atacar e marcar.

      Primeira parte muito equilibrada.
      Ao intervalo o SC conseguiu fazer (o que devia ter feito tmb contra o Besiktas) que foi "meter mais gente no meio". O porto entrou muito determinado e eventualmente marcou.

      Depois boa gestao do jogo tambem. Poucas oportunidades concedidas. O golo sofrido foi num momento delicado em que sai o Alex Telles e o Ricardo(que trocou de posiçao 2x) perd...ler comentário completo »
      Estranho
      2017-09-17 20h30m por SLBenfica04
      4ª jornada-Jefferson e Esgaio não jogam contra o Porto
      5º jornada-Matheus não joga contra o Porto
      6ª jornada-Geraldes não joga contra o Porto
      Qual será o próximo ?
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Francês
      Jovem está a dar os primeiros passos em Paris
      Um dos grandes objetivos da época do Paris SG pode ser conquistado esta semana. Em caso de vitória diante do Lorient (e se o Monaco não triunfar diante do Lille), os parisienses ...