placardpt
    FC Porto vence em Barcelos

    Um Tiquinho a abrir, dois Tiquinhos a fechar

    2017/08/02 22:03

    Foi com mais um triunfo que o FC Porto fechou a pré-temporada a uma semana de arrancar a participação na Liga NOS. Em Barcelos, no jogo de apresentação do Gil Vicente, os dragões marcaram cedo, consentiram um golo à equipa da casa mas conseguiram o triunfo graças a um grande Tiquinho Soares, num jogo já com aura de competição e disputado, na sua maioria, a um ritmo elevado.

    Depois de vários jogos apostando quase sempre em algo próximo de um onze-base, Sérgio Conceição baralhou as contas, fez uma última dose de testes e colocou em campo desde o minuto zero jogadores como José Sá, Layún, André André, Hernâni ou Marega. As experiências não se ficaram pelas escolhas para o onze. A estratégia inicial, talvez por indicação do treinador, incidia sobre um futebol mais direto do que o habitual, com bolas longas para as costas da defesa gilista à procura de finalizações em velocidade, embora mantendo a pressão alta que tem sido habitual.

    Nem deu para aquecer o assento

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Correu bem a aposta ao técnico portista, pelo menos a abrir. Bastaram três minutos para que os muitos adeptos portistas presentes em Barcelos gritassem golo, mercê de Tiquinho Soares. Domínio de Otávio, passe em desmarcação para o avançado brasileiro e uma finalização em esforço mas de qualidade a valer a primeira mexida no marcador. A entrada forte portista fazia antever um jogo de sentido único, mas pelo bem do espetáculo isso não se verificou.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Um livre de Layún assustou os gilistas, Otávio ameaçou com um remate forte ao lado mas o primeiro grande aviso após o golo inaugural pertenceu aos homens de Barcelos. Uma perda de bola de Marega permitiu a James fazer um passe de qualidade para Fall, que desviou para o poste da baliza de José Sá. Crescia o Gil Vicente, Toro atirava de seguida com perigo e conseguiria mesmo o empate a recompensar o esforço da equipa da casa na reação ao golo azul-e-branco.

    Servido por James - mais uma vez ele -, Toro surgiu no espaço entre o central Felipe e o lateral Ricardo, tocou a bola por baixo de Sá e celebrou-se o empate para os gilistas em noite de festa.

    Soares ao cair do pano

    Sem mudanças nas equipas para o segundo tempo - o Gil Vicente trocaria de guarda-redes pouco depois - foi possível manter o ritmo elevado logo a abrir e mais uma vez foi o FC Porto a entrar melhor, com um domínio um pouco mais evidente mas menos eficaz no arranque. Otávio tentava mexer com o jogo, procurando linhas de passe e brechas para atirar à baliza e encontrou duas. No entanto, nenhuma delas trouxe festejo, com as duas tentativas a passarem por cima da trave então já defendida por Júlio Neiva.

    A inevitável onda de substituições surgiu, embora Sérgio Conceição não tenha lançado nesta segunda parte qualquer jogador com claro lugar no onze portista para a nova época. Entraram, ao invés, Rafa Soares, Maxi Pereira, Sérgio Oliveira e Herrera, permitindo ao técnico portista tirar mais algumas notas a respeito de jogadores que ainda podem vir a deixar o clube até ao fim deste mês de agosto.

    O jogo continuou bem disputado, com as duas equipas a demonstrarem-se altamente competitivas e apenas no final o marcador ficou definido, com um bis do inegável homem da noite. Não havia Aboubakar, havia Soares, que com um grande trabalho de insistência desbloqueou novamente o marcador, antes de, já em tempo de compensação, ter celebrado mesmo um hat-trick decisivo.

    Ver também

    U Quarta, 02 Agosto 2017 - 20:00
    Estádio Cidade de Barcelos
    1-3
    Jonathan Rubio 30'
    Soares 3' 86' 90'
    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    A Chave
    Minuto 87: Depois de uma segunda parte em que o domínio portista era claro mas pouco eficaz, Soares bisou com um belo esforço e encaminhou - mais uma vez - os dragões para o triunfo. Ainda festejaria por mais uma vez de seguida.
    O Árbitro
    Alguns lances de fora-de-jogo pareceram ser mal analisados pela equipa de arbitragem, em particular no primeiro tempo, sendo esse o principal fator a apontar.
    O Melhor
    Tiquinho Soares
    Não teve Aboubakar do lado, teve Marega, e Soares chamou a si o protagonismo. O avançado brasileiro marcou cedo e marcou por mais duas vezes a fechar, em lances demonstrativos do seu espírito combativo. Grande jogo, a merecer o hat-trick e o principal destaque.
    O Pior
    Queda gilista após o intervalo
    A equipa do Gil Vicente conseguiu dar muito boa réplica aos dragões ao longo do primeiro tempo, tendo o golo surgido com relativa normalidade. No entanto, o segundo tempo foi distinto e apenas por ineficácia dos portistas os golos decisivos não chegaram mais cedo, já que a equipa da casa acabou por quebrar.
    Forma
    Gil Vicente
    2017/2018
    2J
    1V
    0E
    1D
    3-3G
    FC Porto
    2017/2018
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(25)

    Jogo de Apresentação: Gil Vicente x FC Porto
    Jogo de Apresentação: Gil Vicente x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DJRocker
    2017-08-03 12h46m por Freamunde1933
    O Porto precisa de um 8, um extremo e um ponta de lança. Hernani tem ficado abaixo das expetativas em todos os jogos, Marega é curto como alternativa a Soares e Aboubakar e faz falta um médio com grande qualidade de passe, coisa que Herrera não tem. Mas nem é por isso que acho que Herrera deve sair, penso que é um fim de ciclo, se o Porto puder fazer um encaixe financeiro com ele, deve aproveitar.
    João Carlos Teixeira é muito bom tecnicamente e deve ser emprestado para ter minut...ler comentário completo »
    Otavio
    2017-08-03 10h56m por petitor
    Substitui e bem brahimi, e para o lugar de corona??????
    Porto
    2017-08-03 10h35m por Freamunde1933
    Concordo com o treinador quando diz que foi o jogo menos conseguido desde que chegou mas jogou com um onze alterado de modo a dar uma última oportunidade a alguns jogadores e um sistema de jogo também, ele, diferente.
    Se esta foi uma última oportunidade, Marega e Hernani estão de malas feitas, tem pontos positivos, reconheço-lhes qualidade mas não para este nível. Herrera deve seguir-lhes o caminho. Layun deve ficar como alternativa aos laterais uma vez que é polivalente. O que falta ao Porto neste momento são soluções ao onze inicial
    ME
    Lodinght
    2017-08-03 01h35m por Menaco23
    Maxi não dá profundidade? Não viste ultimas épocas dele então. . . . se me disseres que não tem msm frescura física do ricardo para subir e descer aí concordo. . . mas foi dos melhores as ultimas duas épocas.
    Agora que ricardo regressou de duas épocas mt bem conseguidas, muitos querem descarta lo.
    Eu sou da opinião ficava com ele e o ricardo para lateral. Ficavamos muito fortes.
    Quando falei do ricardo a ala, falei porque parece me que o Porto devido problemas financei...ler comentário completo »
    PORTO_INVICTUS
    2017-08-03 01h33m por Ultras-__FCP
    Concordo que é mais forte como lateral, mas atenção que é tambem um ala fortissimo, recordo me por exemplo do jogão e golaço dele contra o PSG.
    Menaco23
    2017-08-03 01h09m por Ultras-__FCP
    Nem mais, acho que o muita gente se esquece que na tuga, acima dele, só o proprio Ricardo que juntamente com Hernani e o proprio Otavio, fazem um grupo interessante.

    Parece obvio que a maior lacuna é o ponta. . .
    Joanaa
    2017-08-03 00h58m por Ultras-__FCP
    Ou Welthon ou Etebo, um chega e eu prefiro o primeiro.

    O 4° ponta pode ser o R Pedro que irá alternando entre e A e a B e de quem espero qualquer coisinha interessante.
    ME
    Plantel
    2017-08-03 00h39m por Menaco23
    Acho estranho ler aqui pessoas dizer q o maxi tem sair e que precisamos extremos pelo hernani não estar a vingar:

    Não sei se tem reparado, mas o ricardo tem sido a testado a ala em muitos jogos com o maxi a lateral. E o proprio layun é um jogador que dá mais segurança a atacar que propriamente a lateral que tem se preocupar defender.

    Deste plantel, despachava Herrera e o Marega se houvessem propostas suficientes. E contratar uma alternativa a Soares e Abouba ...ler comentário completo »
    petitor
    2017-08-03 00h31m por Ultras-__FCP
    O Welthon para além de ter um preço talvez mais acessivel tem um estilo parecido aos avançados que já temos, talvez tecnicamente mais evoluido.

    Já em Janeiro tinha dito que o Soares era tudo menos mais um Suk, referi que o ultimo PL na tuga com essa tarimba numa equipa pequena se chamava Lima e neste momento reitero o mesmo para o Welthon, tem efetivamente qualidade para rodar com o Tico e o Abouba, apesar disso, duvido que se avance.
    petitor
    2017-08-03 00h27m por ovascoepanuco
    Por um lado dizes que não há alternativa a óliver no nosso plantel e precisamos é do wendel que é um jogador que faz a transição e que não tem nada a ver com o óliver, um distribuidor. Quando temos o SO que é o jogador mais apto que temos para a função que o óliver assume.
    Por outro dizes que Layun e Maxi têm de ir embora pq para suplente serve a formação. [. . . ] Logic
    Já agora quais seriam os suplente caso o Maxi e o Layun fossem os 2 vendidos?
    Maxi TEM que ficar
    2017-08-03 00h17m por Ultras-__FCP
    Para além de ser "apenas" o 2° melhor dd da liga é importante ficar porque nós de extremos não tamos por aí além e o Maxi permite-nos ter um Ricardo lá na frente sempre que o SC achar pertinente, sem qualquer prejuizo exibicional para nos.
    Balanço da Pre epoca
    2017-08-03 00h14m por petitor
    Comprar: Malcon, Lautauro Martinez ou Whelton, Wendel - Usar jogadores nos negocios

    Vender: Indi, Herrera, Layun, SO, Marega, Josue, Adrian, Bueno, Quintero e Hernani

    Emprestar: Joao Teixieira e Jose Sá

    GR - Casilhas, Vana, Joao Costa
    DD - Ricardo Pereira, Maxi (Dalot servia)
    DE - Alex Telles, Rafa
    DC - Filipe, Marcano (renovar), Reyes (renovar), Alguem da B
    6 - Danilo, Mikel
    8 - Oliver, Wendel, A...ler comentário completo »
    F C Porto
    2017-08-03 00h09m por petitor
    Sinceramente para chegar ao titulo precisamos de ter banco se Aboubabar ou Soares se lesionam vamos jogar com Marega??? Alternativa aos extremos Hernani?????? Temos laterais a mais, medios centro a mais e nenhum e uma verdadeira alternativa a Oliver que nao tem cabedal para jogar sempre.

    Malcom, PL (Lautauro Martinez) e Wendel eram necessarios para dar uma qualidade e competitividade pelos sectores, porque para mim Herrera, SO, Hernani e Marega nao tenhem qualidade para joga...ler comentário completo »
    Não há lugar para Herrera
    2017-08-02 23h58m por ovascoepanuco
    Para mim depois desta pré-epoca as opções para o meio campo seriam:
    442
    danilo/AA
    noliver/SO

    433 (acredito que será usado em jogos mais exigentes)
    danilo/mikel/AA r
    oliver/SO/AA
    Otávio/Oliv er
    DJROCKER
    2017-08-02 23h50m por Ultras-__FCP
    Relativamente às inscrições da Champions, o Wendel tendo 19 anos, não poderá ser incluído na lista b como formado no clube? (Julgo que ainda não tem idade de sénior).

    Coloco esta questão porque ainda esta manha se nao tou em erro, o "nosso" jornal ojogo falava de um interesse do Nice no Andre e como os franceses conseguiram o apuramento, esse mesmo interesse tem mais chances de ser efetivado.
    Rsoares67
    2017-08-02 23h26m por ovascoepanuco
    Até hoje num jogo em que o Otávio foi muito percipitado e a equipa quis fazer tudo às 3 pancadas. Bastou o sergio oliveira para colocar a bola com critério dentro da área.
    Já no primeiro jogo no méxico, quando toda a equipa parecia desgastada que evitou um pior resultado foi SO nas constantes contribuições defensivas e a lançar o taque com passes a rasgar a defesa.

    Mesmo no tempo em que Peseiro esteve cá com a equipa na [. . . ] ele foi dos melhores.
    SLBStars
    2017-08-02 23h07m por ovascoepanuco
    O FC Porto já reagiu ao castigo aplicado pela UEFA, esta sexta-feira, tendo em conta o fair-play financeiro. Após terem sido tornadas públicas as medidas impostas aos dragões para as próximas épocas - o que inclui a redução do número de inscrições nas provas da UEFA e uma multa que pode ir até aos 2, 2 milhões de euros -, os azuis e brancos emitiram um comunicado em que enaltecem a atitude do organismo que tutela o futebol europeu pelo acordo alcançado entre as duas partes.

    "...ler comentário completo »
    Rsoares67
    2017-08-02 23h03m por ovascoepanuco
    Estou de completamente de acordo contigo. O pessoal parece que não vê os jogos de forma objetiva.
    Apesar de gostar que Herrera devesse ser vendido, porque não vai valorizar financeiramente e porque acrescenta pouco desportivamente, pode ter a suar utilidade em determinados contextos de jogo.
    SLB
    2017-08-02 23h01m por ovascoepanuco
    *degenera
    SLBStars
    2017-08-02 22h59m por ovascoepanuco
    Tudo sobre o Fair-Play Financeiro do Porto e o seu acordo com a UEFA, foi revelado em devida altura.
    Especulações dessas nem se quer fazem sentido. Mas também já estamos habituados a que os teus comments pouco tenham de verdade ou fundamento. Deves ter aprendido com o teu presidente. Quem sai aos seus não dejenera.
    Jogo
    2017-08-02 22h50m por ovascoepanuco
    O FCPorto tem de ter cuidado para que o seu jogo de pressão alta, com grande caudal ofensivo e que arrisca muito, não se torne num jogo desorganizado, percipitado e com uma defesa muito permissiva nas linhas de passe adversárias.

    O Hernâni tem-me desiludido muito, apesar de acrescentar caracteristicas únicas ao jogo, não está a vingar (pondo também a hipotese de este ser dos mais desgastados da pre-epoca) e acho prioritario trazer um extremo indiscutivel para o lado direito....ler comentário completo »
    Este Porto tá forte!
    2017-08-02 22h46m por Loki
    É que não dá para mais ninguém. Eles limpam tudo! É preciso ter medo. . . muito medo. . . ! A jogar assim são um sério candidato a vencer a Champions. Até tenho pena do próximo adversário deste Porto que joga com um sistema super ofensivo.
    RO
    Valdo_O_N10
    2017-08-02 22h43m por Route_66
    Eu acho é que não se sabe da missa a metade.

    Sabes o que é "2 é 200€, se for 3 é 400€"? A ser verdade, já depois de cartilhas a destilar ódio, e-mails com indícios de corrupção e tráfico de influências, o passado criminoso do Vieira, "grupos de sócios" aka claques ilegais com apoio do clube, monitorização de telemóveis. . . achas mesmo que precisas de vir com "pelo menos no Benfica não há disso"? Sonso é aquele que pensa assim. E isto falando de casos mais conhecidos e/ou recentes porque não estou para abrir um inquérito.
    Pontas de Lança
    2017-08-02 22h41m por moreno07
    Coitado do Soares também 90 minutos ali a jogar, eu sei que foi bem útil pois fez um hatrick, mas gostava de ter visto o Rui Pedro uns minutos, caso o Rui Pedro não seja uma opção por ser demasiado novo, acho que devemos ir ao mercado e contratar um ponta de lança goleador.
    Herrera/André André
    2017-08-02 22h41m por iSMURF4
    a jogar como trinco (no caso do Danilo sair)

    o que acham?

    O Herrera esteve bem nas confederações.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Taça de Portugal
    com video
    Técnico falou no «fim do sonho»
    Na análise à derrota no Estádio do Dragão frente ao FC Porto e à consequente eliminação da Taça de Portugal, Álvaro Pacheco sublinhou a ...