placardpt
    Entrevista ao defesa português na MLS

    João Meira, the wall, e como passar de último para primeiro em meio ano

    Em outubro, a propósito de uma ida do autor do artigo ao Canadá, em férias, abordámos João Meira umas semanas antes, visto que o Toronto FC x Chicago Fire se jogava no tal período. Era um excelente pretexto para uma entrevista, que aqui pode ler. Ora, nessa altura o João dizia-nos que estava a gostar, mas que continuar não ia ser fácil. Estava no último classificado e a sua ambição era mais do que isso.

    A situação não se alterou em termos classificativos (até porque era o último jogo da fase regular) e, com o contrato a acabar, sair para outro destino era o cenário lógico. Só que tudo mudou...

    Chegaram reforços (e que reforços!) e, ao fim de 19 jogos na nova temporada, a turma de Chicago está na liderança do campeonato americano. As mudanças, a nova realidade, as saudades da família e vários desejos que moram no íntimo do central foram referidos nesta entrevista que convidamos a ler.

    ©Getty / Dylan Buell

    Do 8 ao 80 com Schweinsteiger e companhia

    Em menos de um ano, o rendimento dos Chicago Fire mudou mesmo muito. Afinal, o que se passou?
    O ano passado foi de aprendizagem para todos, quer treinadores, quer jogadores, e as coisas não correram como nós queríamos. Este ano houve um maior investimento, algumas contratações que fizeram com que a equipa tivesse outro rendimento.

    Estás a falar das chegadas do Schweinsteiger e do Nikolic (o húngaro é o melhor marcador da prova)...
    Sim, e do Dax [McCarty] e do Juninho, que ajudaram muito. Temos uma maneira diferente de jogar, estamos muito mais preocupados com o nosso estilo e passamos menos tempo a pensar em nos adaptarmos ao adversário. Também talvez porque a qualidade é diferente. Esses quatro jogadores ajudam muito mesmo.

    Podemos estar aqui a falar de um candidato à MLS?
    Ainda é um bocadinho cedo, porque nesta competição perder dois ou três jogos faz-nos descer quatro ou cinco posições, e o contrário. Os New York Red Bulls foram os campeões da fase regular na época passada, mas depois os nervos foram tantos que não chegaram à final. Por outro lado, os Portland [2015] e os Seattle [2016] tiveram dificuldades para chegarem aos playoffs e depois foram os campeões. Ninguém esperava que acontecesse.

    Ainda assim, é muito pouco comum ver uma equipa passar de última num ano para primeira no outro? Na NBA é que por vezes acontece...
    Os moldes da competição são muito diferentes. Na Europa, também há sítios onde existe playoff, se bem que é diferente, com os pontos a partir a meio e a fazer-se um mini-campeonato com vantagens já definidas. Aqui é por eliminatórias. Além disso, o facto de se poder investir em três DP's [Designated Players] novos de ano para ano, que dê para dar nova qualidade à equipa. Tudo isso faz com que normalmente haja um campeão novo todos os anos

    Quatro Europeus, três Mundiais, muita história para contar. Como é que está a ser a ligação com Schweinsteiger?
    Está a ser perfeita, ele ajuda bastante no balneário e no campo. É uma pessoa completamente normal e humilde. Tem as suas ideias de jogo, aceita opiniões e é um líder... É uma lenda viva no futebol e felizmente tenho a sorte de jogar com ele.

    No ano passado entraste várias vezes na equipa do ano...
    É verdade, mesmo não correndo bem à equipa, correu-me bem a mim. Obviamente, sofremos alguns golos difíceis de explicar, mas este ano as coisas melhoraram porque, acima de tudo, começamos a defender melhor logo na frente. Quando chegam à nossa defesa, já é mais fácil limpar. E sinto-me bem, sinto-me na minha plenitude mentalmente.

    Vi no teu Facebook uma publicação em que já te descreviam como The Wall [o Muro].
    Isso foi uma brincadeira dos colegas, nada de especial [risos]. É verdade que já está a pegar, mas é só uma questão de sofrermos golos. Quando isso acontecer, passo a The Water [a água]. É sempre bom ver reconhecido o nosso trabalho e quando é um nickname para nos valorizar, é espetáculo.

    ©Carlos Alberto Costa

    Portugal... será tarde?

    Que repercussões tens sentido em Portugal?
    Tenho tido mais visibilidade a nível de imprensa, tenho sido mais falado. É sempre assim. Por mais qualidade que tenhamos, se não estivermos a um nível para sermos campeões, vamos ser sempre abafados. Quando estamos no estrangeiro, talvez as pessoas dêem mais valor. Mas o telefone ainda não tocou com propostas, portanto não sei [risos].

    E se tocar?
    [Pausa] Temos de ver bem... Muito sinceramente, gostava de voltar à Europa. Tenho contrato até dezembro e gostava de voltar a sentir o futebol europeu, que é diferente, quer queiramos, quer não. A família também já começa a pesar e com um filho pequeno e estar tão longe é complicado.

    De Portugal, ainda nada de abordagens.
    Não, nada.

    E equacionarias deixar a meio esta carreira que corre tão bem a nível desportivo?
    Sim. Eu cheguei a um patamar da carreira e da idade em que tenho de pensar mais na família. Apesar de ter um pouco de pena se deixar, também serei campeão, por isso não será por aí [risos]. Já tive a minha dose de influência e gosto muito de novos desafios, não gosto de estar acomodado.

    Tendo tu estado no Belenenses, entras na ideia de que voltar a Portugal é só para os três grandes?
    Não, não digo isso. Tenho de ter a noção da minha realidade. É claro que gostava de jogar em cada um deles e, se me perguntassem se tenho qualidade, acho que tenho. Mas não faço essa restrição. Agora, ir para Portugal terá de ser para um projeto que me valorize e que me faça mudar isso.

    És central e, apesar da remodelação que Fernando Santos tem feito, falta no centro da defesa. Olhas para isso com esperança ou não é algo que te moa a cabeça?
    Sinceramente, começo a acreditar cada vez mais. Mas, sendo muito sincero, estando noutra realidade, mais visível, seria muito mais fácil. As pessoas ainda têm muito na cabeça que a MLS não é um campeonato competitivo, por isto e aquilo. Mas, estando num campeonato atrativo, acredito que seria diferente. É um grande sonho que eu sempre tive.

    É a melhor fase da tua carreira?
    É, sem dúvida. Tenho dado uma sequência muito grande. Não é fazer três jogos bons e um mau. Tem sido toda a época. E cresci muito aqui, estando sozinho, longe da família e da zona de conforto. Não me permito desleixar-me.

    Sentes que ainda deves algo ao futebol português?
    Sinto. Penso que poderia ter mostrado muito mais, embora também me tenha faltado alguma oportunidade. Cheguei tarde à primeira Liga, acredito que poderia ter sido diferente. Ainda assim, se aconteceu assim, por algum motivo foi.

    Portugal
    João Meira
    NomeJoão Diogo Serpa Meira
    Nascimento/Idade1987-04-30(36 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(74)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    P. S.
    2017-07-14 18h53m por xithombo
    . . . o Santos em 8° com 39 pts.
    A_verdade_pura
    2017-07-14 18h51m por Triper
    O campeonato também tem poucas equipas e isso não ajuda (julgo que estás a par que aquilo é mix USA+Canadá). Se eles querem explorar a coisa um bocado e tentar ao mesmo tempo promover, tem de ser com algo parecido com as modalidades que lá dão dinheiro fácil até ganhar visibilidade para passar a ser algo sério (acredito que aos poucos cheguem lá). Vá lá que já acabaram com aqueles penalties/livres parvos de correr para a bola uns metros atrás e ter uns segundos para a levar até à baliza para decidir empates -_-
    A vedade pura
    2017-07-14 18h48m por xithombo
    É mesmo ridículo apurar o campeão por playoff no futebol. Depois de 30 jornadas uma equipa fica em primeiro e na fase de playoff é eliminada pelo 8° classificado. O Brazil abandonou este sistema há alguns anos por causa desta injustiça. Aliás em 2002 o campeonato brasileiro teve 26 equipas, jogaram entre si uma volta, perfazendo 25 jogos cada. O S. Paulo ficou em 1° com 52 pts e o Santos com 39 pts. Seguiu-se o playoff e o Santos eliminou o S. Paulo, tendo prosseguido ate ganhar a prov...ler comentário completo »
    ME
    Joao Meira
    2017-07-14 13h21m por Messi4ever
    olha uma das maneiras de ser feliz no futebol. . Todos os jogadores tem o sonho de se tornarem grandes jogadores mundiais mas nem todos conseguem la chegar! Este nao chegou mas esta agora num sitio onde é feliz mesmo estando longe da familia, num sitio onde é valorizado por todos! Que corra tudo de bom no resto da carreira que te falta ainda!
    João Meira
    2017-07-14 11h16m por 4lfredo
    Não achava mau central quando estava no Belenenses. Gostava que ele regressa-se a Portugal.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Abel, Artur Jorge e Caixinha em ação
    A última madrugada foi de muita ação nas competições internacionais da CONMEBOL. Três treinadores portugueses estiveram em ação na Libertadores ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13