placardpt
    Em causa a época 2009/10

    Jesualdo Ferreira: «Se não fosse o caso do túnel teríamos sido campeões»

    2017/07/06 12:35

    Jesualdo Ferreira não esquece o campeonato nacional de 2009/10 que poderia ter dado o segundo pentacampeonato do FC Porto e o tetra para o treinador português.

    Numa longa entrevista ao jornal ABola, onde fala da sua experiência no Qatar, de Benfica, Sporting e FC Porto, saltam à vista as declarações sobre o famoso «Caso do Túnel da Luz».

    «Quando ganhei o tricampeonato o FC Porto renovou comigo por mais dois anos. Pessoas da minha família diziam-me: 'É hora de saíres?'. Mas eu dizia: 'Não, eu aqui ganho. Porque devo ir à procura de outros sítios para ganhar se aqui ganho?'. Em quatro anos só uma vez é que não cumpri um objetivo. Cumpri sete. (...) E estou convencido ainda hoje que se fosse esse caso teríamos sido campeões. O FC Porto teria feito o penta e eu teria feito o tetra. Esse episódio do túnel foi decisivo», referiu Jesualdo Ferreira, enaltecendo ainda o momento decisivo do campeonato: a deslocação ao Estádio da Luz.

    «Não, não foi justa [a decisão]. A forma como os meus jogadores foram tratados, como o FC Porto foi tratado, a forma como as coisas aconteceram... Não foi verdade. E digo isto cara a cara, quer as pessoas gostem ou não gostem. Quem sentiu na pele fui eu, estive lá e vi. E também senti durante um ano como as coisas aconteceram. À 14ª jornada, quando jogámos na Luz, dizia a imprensa que o Benfica estava a fazer um campeonato tremendo, quando levava apenas mais um ponto do que nós e tinha os mesmos pontos que o Braga. E ninguém aqui é mais esperto que os outros, nem mais estúpido. A mim e aos meus jogadores marcou-nos e tirou-nos a possibilidade de ganharmos o quinto campeonato, o que [seria] um feito notável. Para mim seria o tetra, uma coisa que seria perfeitamente impossível de alguém conseguir em algum momento», acrescentou o atual treinador do Al-Sadd, do Qatar.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Arshavin_10
    2017-07-06 23h24m por MaxPoliceFCP
    no apito dourado que ninguém no teu clube quer reabrir de novo. Porque será?

    quem não deve não teme. Bora lá investigar novamente o apito dourado e as escutas abaixo de Leiria.

    já o vosso apito Bermelho, Abençoado e Divino está cada vez mais forte.
    o melhor ainda está para vir.

    AGORA APAGUEM TUDO
    MA
    Jesualdo Ferreira
    2017-07-06 23h16m por MaxPoliceFCP
    todos nós sabemos que ter pessoas nos lugares chave da LIGA deu muito jeito.

    eram CLEAL, RCOSTA etc

    assim era fácil punir e inquinar tudo dentro do campo, fora do campo e nos túneis.

    não é por acaso que agora temos os casos dos email´s
    FR
    Oh Jesualdo. . .
    2017-07-06 21h31m por Fragha
    . . . não me digas que não foste tu que disseste isto:

    "No F. C. Porto, ganhar é como escovar os dentes. "

    ou ainda, a melhor:

    "Perdemos a Liga para o Benfica porque não fomos competentes. "


    Agora isto de andar à murraça e à biqueirada em seres humanos e ser castigado por isso é que não há direito. Esses malandros que castigaram os meninos do clube da fruta e do café com leite e do papa que recebia os árbitros em casa nas v...ler comentário completo »
    O QUÊ?
    2017-07-06 20h20m por aguia42
    Apenas uma pergunta ao user DiCanio: Quando no comentário das 16. 27 lemos uma frase referindo o clube do regime é o quê exactamente? Palpita-me que é uma referência aos tempos de Ângelo César e Urgel Horta!!! Vai uma apostinha???
    RV
    quais emails? este fala á boca cheia
    2017-07-06 18h36m por RVM
    «Quando ganhei o tricampeonato o FC Porto renovou comigo por mais dois anos. Pessoas da minha família diziam-me: 'É hora de saíres?'. Mas eu dizia: 'Não, eu aqui ganho. Porque devo ir à procura de outros sítios para ganhar se aqui ganho?'.

    Oh Francisco J. Marquez, fala disso no teu canal, desta confiança absoluta? SAIR?? SAIR PARA QUÊ, SE EU AQUI GANHO ?. . .
    N_
    Neferirkare
    2017-07-06 18h15m por N_Shadow19
    Não fossem as calinadas e dava-te 10/10 nesse comentário.
    N_
    AlmightyZeus
    2017-07-06 18h13m por N_Shadow19
    Não te esqueças que o Salazar também beneficiava o Benfica. Clube do regime lembras-te? Vá reformula lá isso.
    PA
    zhar
    2017-07-06 17h29m por PaoloDiCanio
    Eu achei engraçada a forma como o colega tentou colar a má fase actual do FC Porto com o benfica do inicio do século, como se existisse alguma semelhança entre os 2 períodos, em 1º lugar porque o Porto têm sido sempre competitivo e é por isso que por vezes fica a dúvida, em diferenças tão ténues se um penalty ou um cartão não faziam diferença, depois porque o Porto tem conseguido sempre a qualificação continental, e embora sem fazer campanhas europeias fabulosas não tem comprometido, por ...ler comentário completo »
    ahahha
    2017-07-06 17h20m por slb_pride
    Contra o melhor Benfica daqueles últimos 15/20 anos achas mesmo que terias hipótese? O Benfica espezinhou tudo o que ia à frente (goleadas atrás de goleadas) e não fosse um super Braga a fazer frente (nunca mais na vida o Braga repetirá uma época assim), o Benfica teria sido campeão a 5 ou 6 jornadas do fim sem problema nenhum.
    ZH
    ?
    2017-07-06 16h46m por zhar
    mas continuas? rapaz mas ves aqui alguem a falar na temporada de 10/11 , em espinhas dorçais, guiness e afins? tens de arranjar mais algum argumento fora do contexo?

    admito que deve ser complicado para quem cresceu a ver um clube ganhar tudo ver o estado actual das coisas. . . mas compreendo por ser alguem que passou pelos anos 90 e 00 e lembrar-me de ver o Benfica dessas alturas e culpar tudo e todos menos ser culpa do proprio clube (ate cheguei a apoiar o vale e azevedo). . ....ler comentário completo »
    PA
    zhar
    2017-07-06 16h27m por PaoloDiCanio
    Ninguém na altura falou em casos? É assim colega eu acredito que em lesboa ninguém tenha falado de casos é sempre assim quando o clube do regime vence, agora no resto do país (e em alguns programas de desporto ) foi falado em casos, não só no lance do golo em fora de jogo como noutros lances. . .
    Depois o resto do comentário é fabuloso, é que é no Porto que se está sempre em falar em melhores formações do mundo e guinness e espinhas dorsais do campeão europeu, está certo. . .
    ...ler comentário completo »
    Jesualdo
    2017-07-06 16h20m por madbomber
    Tens dotes de bruxo, agora, queres ver?. . . Oh pá, haja pachorra!
    ZH
    Epa
    2017-07-06 16h16m por zhar
    Epa rapaz fica la na tua. . . ninguem na altura falou em casos no jogo jogado mas se queres ver coisas que mais ninguem ve isso é contigo. . . sim o teu clube é o maior do mundo e arredores , são sempre roubados , os outros são sempre ajudados , tens sempre os melhores planteis, uma estrutura dirigente impecavel e melhor estadio e centro de treinos. . . parabens
    PA
    zhar
    2017-07-06 16h09m por PaoloDiCanio
    Há foram de jogo do saviola 2 vezes no seguimento da jogada 1º no passe do Kardec e depois no lance do golo. . . Pode-se dizer que esse jogo foi a última encomenda do São Lucilio. . .
    PA
    37BITW
    2017-07-06 16h01m por PaoloDiCanio
    O Saviola estava adiantado relativamente à defesa do Porto, já fui inclusive rever o golo, além disso houve na altura discussão sobre se o facto do posicionamento do Cardozo poderia ou não ser considerado como interveniente da jogas, mas como vês houve casos. . .
    ZH
    LOL
    2017-07-06 15h59m por zhar
    Alguem chamar-me a mim doente e depois dizer "fora de jogo" no golo epá. . . peço desculpa mas é de rir. . . ve la 1-3-20 vezes (as que forem necessarias) a posição do teu defesa esquerdo no golo. . . se precisares são varios os videos no youtube. . . ou isso ou és daqueles que acha que um jogador lesionado no chao que tem ZERO influencia no lançe deve ser marcado fora de jogo (o que por si ainda seria mais ridiculo)
    PA
    zhar
    2017-07-06 15h48m por PaoloDiCanio
    LOL parei de ler o teu comentário quando falar "num jogo sem casos", essa foi de pessoa doente, não só de fanático, então o jogo acaba 1-0 no golo do benfica marcado por Saviola há 2 vezes fora de jogo, mas nessa cabeça de candeeiro foi um jogo sem casos, está certo!
    MB
    FACTOS E PROVAS
    2017-07-06 15h45m por MBCpt
    Factos! Houve imagens e muitas testemunhas do que se passou no túnel. Provas válidas, e não aldrabices de bruxos e e-mails falsos, com assinaturas falsas. Factos! Provas dos crimes que cometeram. Estavam habituados aos tempos do apito dourado, em que os crimes passavam impunes. . .
    ZH
    . . .
    2017-07-06 15h40m por zhar
    Vergonha é terem de andar constantemente a inventar desculpas para a incompetencia propria. . . esta semana não houve comedia la teve que se ir arranjar umas entrevistas encomendadas ou como no correio da manha ir buscar uma "noticia" a um blog nao-oficial do sporting. . . viva o ridiculo . . .
    ZH
    FACTOS
    2017-07-06 15h27m por zhar
    A data do tal jogo (20/12/2009) o Benfica tinha 30 e Porto 29 , verdade separados por um ponto. . . e num jogo sem casos o Porto perde bem e fica a 4 pontos . . . suspensao dos jogadores acontece a 19/02/2010 (ou seja passados 2 meses) o Porto tinha 40 pontos contra 49 do Benfica. . . 9 pontos de diferença. . . a 24/3/2010 o recurso para o CJ muda o castigo para 3 jogos e acaba a suspensao e nesse periodo apenas o porto fez 7 pontos contra 12 do Benfica aumentando a diferenca de 9 para 14....ler comentário completo »
    FL
    Tuneis
    2017-07-06 15h07m por florido_9
    Alguem acha normal os dois maiores adversários do benfica, terem problemas no tunel da luz, e o Sr. Rui Costa mandar no concelho de justiça para castigar exemplarmente os jogadores dessas equipas. Ninguem saberia quem ia ser campeão mas que os dados estavam viciados não há duvida
    Hulk
    2017-07-06 14h15m por Dad
    não sei como existem pessoas com a coragem de menosprezar o Hulk, o Aimar foi um grande jogador sem duvida, mas o Hulk é só um dos melhores jogadores que passou em Portugal, a unica coisa que faltou foi ter estado num colosso europeu.
    Injustiça
    2017-07-06 13h35m por nelsonsousa
    Na época comentei a decisão como a maior injustiça de que tinha memória. O que me chocou mais foi a injustiça no castigo ao Hulk, não o facto de ser castigado, mas o peso do castigo, desproporcional. Nesse ano, destruiu completamente o Hulk, impediu a sua progressão, impediu que fosse convocado para a sua selecção, impediu uma possível venda. Não me esqueço que foi no ano em que o Di Maria deu o salto, imagine-se se o castigo tivesse sido para o rapaz. . . Felizmente o Hulk era jovem...ler comentário completo »
    EX
    Túneis
    2017-07-06 13h11m por Exterminador_Divinal
    Quando se fala dos emails e do apito dourado eu contínuo e sempre continuei a achar que o campeonato dos túneis foi a maior vergonha do nosso futebol que eu vi.
    PA
    Jesualdo
    2017-07-06 13h07m por PaoloDiCanio
    Tem toda a razão no que diz, houveram manobras estranhas que retiraram o FC Porto, e posteriormente o Braga da disputa do título. Basta ver-se que nesse jogo da luz perdemos 1-0 num relvado que mais parecia um batatal e com um golo do saviola 5 metros fora de jogo, uma vergonha. Quanto aos 4 anos de Jesualdo no FC Porto foram bastante bons, conseguiu construir uma excelente base, mas faltou sempre um bocado de ambição na champions. Jesualdo podia perfeitamente ser um dos nomes a apontar ...ler comentário completo »
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12