A comunicação e o futebol estão cada vez mais interligados. Falar de clubes e de informação para os adeptos vai muito além dos órgãos de comunicação social e reveste-se de importância com as redes sociais, onde os próprios clubes apostam cada vez mais. Portugal tem excelentes executantes, categóricos treinadores, astutos dirigentes e agentes, mas tem também pensadores da comunicação que fazem a diferença nos clubes.
Nas redes sociais, há um Boavista que gosta de especificar situações contratuais ao detalhe para informar os adeptos, um Chaves que é rei (ou lá perto) do fair-play, um Braga que sabe mostrar de forma brilhante. E vários outros em bom plano. Mas, para este artigo, optamos por consultar outros dois casos de grande sucesso.
O Tondela tem, neste defeso, feito furor por causa dos pré-anúncios de contratações e isso tem captado a atenção dos adeptos. A uma publicação que deixa pistas, segue-se depois o anúncio oficial, algum tempo depois. Vejamos um exemplo.
Ganhou uma @ChampionsLeague e uma @EuropaLeague o #20 já está à espera dele! Tu não estás preparado para o que aí vem! 😱😱 Fica bem atento! 👌 pic.twitter.com/t3iZ27CdKd
— CD Tondela (@CDTondela1933) 17 de junho de 2017
😮 Sim, é ele! O CD Tondela e Ricardo Costa chegaram a acordo! A camisola #20 está à espera dele! 👏👏👏 #juntos pic.twitter.com/UaSBZbG7MS
— CD Tondela (@CDTondela1933) 17 de junho de 2017
Vítor Ramos, diretor de comunicação dos beirões, explicou ao zerozero o procedimento: «No anúncio do Ricardo Costa entendemos nós mesmos que esta seria uma contratação de grande impacto e que deixaria literalmente o público do futebol com algum espanto. Afinal de contas é um capitão de Portugal, campeão europeu, campeão português e alemão, vencedor de Taça Intercontinental, etc. que vem para o Tondela que está há apenas duas épocas na Liga NOS. Por isso nada melhor que lançar o suspense pegando nisso com um gif que exemplificasse as emoções do próprio adepto a ver a notícia. O resultado foi termos uma publicação teaser com quase tanto alcance como o próprio anúncio da contratação. Esta nova abordagem nasce com o vídeo da renovação do Cláudio Ramos, que mudou todo o paradigma. E a prova de que fomos aí realmente inovadores foi vermos o vídeo transmitido em todos os canais de televisão generalista e desportiva».
A apresentação dos clubes nas redes sociais é cada vez mais um assunto em voga. Falar de tendências pode parecer exagerado e arriscado, tendo em conta as mutações constantes que sucedem no meio online, mas há uma corrente que tem imperado.
Outro dos exemplos inovadores em Portugal é o Rio Ave. Cada vez mais implementado no primeiro escalão e na primeira metade da classificação, em Vila do Conde também não falta aposta na comunicação.
Aliás, Marco Carvalho, diretor de comunicação, falou-nos de «autonomia responsável» para especificar as várias iniciativas dinâmicas que têm sido feitas ao longo dos últimos anos.
«Apostar na criatividade é mostrar que se pode apresentar o mesmo de uma forma mais cativante e apelativa. Posso apresentar um jogador por apenas uma foto, ou interagir com o sócio, despertando a sua criatividade, curiosidade e depois revelar não só a imagem, mas o jogador e o homem que passa a fazer parte da família», receitou o dirigente.
É o que, na cabeça do adepto que lê sobre o tema, uma das questões pertinentes. Os nossos entrevistados têm respostas para isso.
«Pode parecer que, diretamente, uma boa comunicação não ganhe jogos ou venda jogadores.... mas é uma percepção errada. Ao promover o clube, promovem-se os ativos. Por exemplo, o trabalho feito com um jogador que se evidência ao longo da época, que até joga bem, e é referência constante dentro do campo é muito importante. As entrevistas, as campanhas, a exposição... toda a gestão mediática deste ativo irá potenciar o mercado, logo gera verba financeira. Ao mostrar o clube, ao promover o clube junto dos adeptos e da sociedade apresentamos também um produto que irá despertar o interesse de parceiros comerciais, sponsors ou mecenas», detalhou Marco Carvalho, que acrescentou ainda o lucro emocional do atleta.
«O jogador sente-se valorizado, trabalha numa estrutura harmoniosa, numa família e isso permite-lhe ter condições para o sucesso dentro do campo. Gerir os dias, os momentos bons e menos bons, saber estar junto deles quando precisam é tão importante quanto treinar bem no relvado durante hora e meia diária», argumentou.
Vítor Ramos corroborou e acrescentou um pormenor importante nas contas do clube: «Um clube que comunica bem e que vende bem a sua marca será sempre um clube muito mais apetecível para qualquer sponsor se associar e com ele promover a sua imagem. No caso do Tondela estamos a esse nível completamente estabilizados no crescimento que, de há três anos para cá tem sido imparável. Uma das faces mais visíveis é a venda de merchandising do clube. Estamos há três anos consecutivos a crescer no volume de vendas e hoje, posso garantir-te, estamos no top-10 dos clubes portugueses que mais camisolas vendem. Aqui sim, posso garantir-te que foi o trabalho de comunicação e de promoção da marca que contribuiu decisivamente para este aumento».
⚠️ Atenção auriverdes! Já estamos a testar um dos próximos reforços! 💪 #juntos pic.twitter.com/nLwTc8IG29
— CD Tondela (@CDTondela1933) 13 de junho de 2017
E, a finalizar, ainda deu um exemplo prático de como uma corrente criada nas redes sociais se repercutiu no ânimo do grupo de trabalho.
«Época 2015/2016, ano de estreia do Tondela na Liga NOS. Fim de Janeiro, o Tondela é último com 12 pontos de atraso para a linha de água e nós, ao nosso estilo, lançamos a campanha da hashtag #acreditatondela com um vídeo motivacional. Os adeptos envolveram-se no movimento, a hashtag viralizou, o apoio também, assim como a crença que rapidamente chegou ao balneário. A equipa começou a ganhar e o resto já todos sabem. Causa e efeito? Não sei, mas mal não fez certamente», considerou.