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    Os clubes portugueses nas redes sociais

    A arte de... apresentar um jogador (ou muito mais do que isso)

    A comunicação e o futebol estão cada vez mais interligados. Falar de clubes e de informação para os adeptos vai muito além dos órgãos de comunicação social e reveste-se de importância com as redes sociais, onde os próprios clubes apostam cada vez mais. Portugal tem excelentes executantes, categóricos treinadores, astutos dirigentes e agentes, mas tem também pensadores da comunicação que fazem a diferença nos clubes.

    qUma das faces mais visíveis é a venda de merchandising do clube. Estamos há três anos consecutivos a crescer no volume de vendas e hoje, posso garantir-te, estamos no top 10 dos clubes portugueses que mais camisolas vendem
    Vítor Ramos (Tondela)
    A aposta é contínua e crescente. Podíamos estar a falar dos três crónicos candidatos, se bem que as condições se distanciam bastante dos restantes. As condições, porque a execução faz com que as distâncias se esbatam.

    Nas redes sociais, há um Boavista que gosta de especificar situações contratuais ao detalhe para informar os adeptos, um Chaves que é rei (ou lá perto) do fair-play, um Braga que sabe mostrar de forma brilhante. E vários outros em bom plano. Mas, para este artigo, optamos por consultar outros dois casos de grande sucesso.

    O Tondela tem, neste defeso, feito furor por causa dos pré-anúncios de contratações e isso tem captado a atenção dos adeptos. A uma publicação que deixa pistas, segue-se depois o anúncio oficial, algum tempo depois. Vejamos um exemplo.

    Vítor Ramos, diretor de comunicação dos beirões, explicou ao zerozero o procedimento: «No anúncio do Ricardo Costa entendemos nós mesmos que esta seria uma contratação de grande impacto e que deixaria literalmente o público do futebol com algum espanto. Afinal de contas é um capitão de Portugal, campeão europeu, campeão português e alemão, vencedor de Taça Intercontinental, etc. que vem para o Tondela que está há apenas duas épocas na Liga NOS. Por isso nada melhor que lançar o suspense pegando nisso com um gif que exemplificasse as emoções do próprio adepto a ver a notícia. O resultado foi termos uma publicação teaser com quase tanto alcance como o próprio anúncio da contratação. Esta nova abordagem nasce com o vídeo da renovação do Cláudio Ramos, que mudou todo o paradigma. E a prova de que fomos aí realmente inovadores foi vermos o vídeo transmitido em todos os canais de televisão generalista e desportiva».

    Uma nova moda?

    A apresentação dos clubes nas redes sociais é cada vez mais um assunto em voga. Falar de tendências pode parecer exagerado e arriscado, tendo em conta as mutações constantes que sucedem no meio online, mas há uma corrente que tem imperado.

    qConsidero que só faz sentido ter um aproveitamento das redes sociais se for para aproximar o clube dos seus sócios e mostrar o que é dia a dia da equipa, sem tabus, sem misticismos. A aposta nas redes sociais é uma necessidade e um bem, diria essencial, para promover o Clube, os seus ativos e o desporto
    Marco Carvalho (Rio Ave)
    «Entendemos que esta abordagem, sendo diferente do que tradicionalmente se vê, atinge mais facilmente um público alargado por comparação com os métodos tradicionais e mais simplistas. Não escondo que esta foi uma estratégia pensada não só em dinamizar e dignificar aquilo que são as notícias mais importantes desta altura da época para os adeptos, mas também em captar novos públicos e criar buzz nas redes sociais onde, claramente, estamos a ganhar essa aposta», explicou o diretor tondelense.

    Outro dos exemplos inovadores em Portugal é o Rio Ave. Cada vez mais implementado no primeiro escalão e na primeira metade da classificação, em Vila do Conde também não falta aposta na comunicação.

    Aliás, Marco Carvalho, diretor de comunicação, falou-nos de «autonomia responsável» para especificar as várias iniciativas dinâmicas que têm sido feitas ao longo dos últimos anos.

    «Apostar na criatividade é mostrar que se pode apresentar o mesmo de uma forma mais cativante e apelativa. Posso apresentar um jogador por apenas uma foto, ou interagir com o sócio, despertando a sua criatividade, curiosidade e depois revelar não só a imagem, mas o jogador e o homem que passa a fazer parte da família», receitou o dirigente.

    De que forma a comunicação se traduz em resultados?

    É o que, na cabeça do adepto que lê sobre o tema, uma das questões pertinentes. Os nossos entrevistados têm respostas para isso.

    «Pode parecer que, diretamente, uma boa comunicação não ganhe jogos ou venda jogadores.... mas é uma percepção errada. Ao promover o clube, promovem-se os ativos. Por exemplo, o trabalho feito com um jogador que se evidência ao longo da época, que até joga bem, e é referência constante dentro do campo é muito importante. As entrevistas, as campanhas, a exposição... toda a gestão mediática deste ativo irá potenciar o mercado, logo gera verba financeira. Ao mostrar o clube, ao promover o clube junto dos adeptos e da sociedade apresentamos também um produto que irá despertar o interesse de parceiros comerciais, sponsors ou mecenas», detalhou Marco Carvalho, que acrescentou ainda o lucro emocional do atleta.

    «O jogador sente-se valorizado, trabalha numa estrutura harmoniosa, numa família e isso permite-lhe ter condições para o sucesso dentro do campo. Gerir os dias, os momentos bons e menos bons, saber estar junto deles quando precisam é tão importante quanto treinar bem no relvado durante hora e meia diária», argumentou.

    Vítor Ramos corroborou e acrescentou um pormenor importante nas contas do clube: «Um clube que comunica bem e que vende bem a sua marca será sempre um clube muito mais apetecível para qualquer sponsor se associar e com ele promover a sua imagem. No caso do Tondela estamos a esse nível completamente estabilizados no crescimento que, de há três anos para cá tem sido imparável. Uma das faces mais visíveis é a venda de merchandising do clube. Estamos há três anos consecutivos a crescer no volume de vendas e hoje, posso garantir-te, estamos no top-10 dos clubes portugueses que mais camisolas vendem. Aqui sim, posso garantir-te que foi o trabalho de comunicação e de promoção da marca que contribuiu decisivamente para este aumento».

    E, a finalizar, ainda deu um exemplo prático de como uma corrente criada nas redes sociais se repercutiu no ânimo do grupo de trabalho.

    «Época 2015/2016, ano de estreia do Tondela na Liga NOS. Fim de Janeiro, o Tondela é último com 12 pontos de atraso para a linha de água e nós, ao nosso estilo, lançamos a campanha da hashtag #acreditatondela com um vídeo motivacional. Os adeptos envolveram-se no movimento, a hashtag viralizou, o apoio também, assim como a crença que rapidamente chegou ao balneário. A equipa começou a ganhar e o resto já todos sabem. Causa e efeito? Não sei, mas mal não fez certamente», considerou.

    Comentários

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    motivo:
    Só espero uma coisa do Tondela
    2017-06-24 10h03m por Triper
    Que paguem a tempo e a horas a quem está a fazer este trabalho todo que o clube tem fama de caloteiro por aquelas bandas.
    Chaves e Tondela
    2017-06-23 18h21m por StalkerGDC
    Para mim são os 2 melhores clubes portugueses nas redes sociais, mas de longe
    Que exemplo fantástico para todos os outros, principalmente 3 que só usam "net" para se incendiarem uns aos outros e criar guerras estupidas entre os adeptos desses clubes
    NO
    diretores de comunicaçao
    2017-06-23 16h48m por notaartistica
    isto sim é boa comunicação. criar base de empatia com os adeptos e publico em geral, criar curiosidade e expetativas, unir os adeptos, promover a marca, angariar sponsors, credibilizar o clube, fomentar boas relações com os rivais em vez de os tentar atropelar, passar informação útil e pertinente a tempo e horas. . . é para isto que devia servir um gabinete de comunicação.
    entretanto chegamos aos diretores de comunicação dos 3 grandes e é o degredo que se ve. olhar para o panor...ler comentário completo »
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