placardpt
    Portugal derrota Letónia

    Seja bem-vindo, capitão

    2017/06/09 21:38

    No Algarve, em novembro do ano passado, já havia sido assim. Apenas um golo no primeiro tempo e a tranquilidade conseguida no segundo. De Loulé a Riga são mais de 3 mil quilómetros mas o paralelismo foi evidente. Com dois golos de Ronaldo e um de André Silva - assistido pelo capitão - Portugal deixa a Letónia com sentimento de dever cumprido e com os três pontos no bolso.

    Com Gelson Martins como titular, em detrimento de opções como Bernardo Silva ou Nani, Fernando Santos demonstrou a intenção de fortalecer os flancos e o jogo lateral e em boa parte do primeiro tempo apenas por aí o jogo luso fluía minimanente, com os laterais a assumirem-se como peças fulcrais do algo manso processo ofensivo. O jogo interior demorava a assumir-se como arma real e a equipa letã até conseguia de quando em vez ganhar bolas nessa zona e procurar o futebol direto para tentar dar um ar da sua graça.

    De bola parada, a partir da bandeirola de canto, surgiu o primeiro aviso da equipa das quinas, com João Moutinho a permitir a André Silva um cabeceamento que Vanins agarrou. Fazendo um comparativo direto entre as equipas, seria pelo virtuosismo que a equipa lusa ficaria a ganhar, mas a procura do golo, até então, limitava-se a bolas altas e às tentativas de meia-distância, em particular de Cristiano Ronaldo. O capitão tentou surpreender aos 24' e ficou próximo de o conseguir, mas Vanins conseguiu desviar o remate em esforço e travou também um remate rasteiro da estrela maior de Portugal aos 36'.

    No sítio certo, à hora certa

    Foi já nos últimos cinco minutos da primeira parte que a equipa lusa conseguiu desfazer o nulo, num lance em que um pontapé de canto acabou por ser determinante. Não pela cobrança em si, porque a bola batida por Moutinho não deu em nada, mas porque os centrais portugueses continuaram na frente do ataque na sequência do lance e um deles acabou por ser fulcral.

    José Fonte respondeu a um cruzamento de André Gomes com um cabeceamento forte que acertou em cheio no poste e a bola sobrou para Cristiano Ronaldo, que ficou com a baliza aberta à sua mercê. Um simples mergulho do capitão bastou para abrir o marcador.

    Ao intervalo, a sensação geral era de algum alívio e não cheirava a goleada, mas com o desgaste da equipa do Báltico abriram-se mais espaços, Portugal conseguiu impôr melhor o seu jogo e o marcador acabou por ampliar. Houve mais tentativas de Ronaldo bem travadas por Vanins - primeiro de meia-distância, depois de mais perto - e o capitão acabou por conseguir o bis com a mesma arma que usara no primeiro golo: a cabeça. Ricardo Quaresma, entretanto chamado a jogo, fez o cruzamento e um defesa letão colocou a bola sobre o seu guarda-redes. Ronaldo, novamente cheio de oportunismo, voltou a encostar.

    Uma dupla de destaque

    Tem sido muitas vezes salientada a química em campo entre André Silva e Cristiano Ronaldo, que nos últimos tempos tem permitido ao avançado portista destacar-se bem mais de quinas ao peito do que propriamente no clube, e esta noite houve nova demonstração de sinergia.

    Dois minutos depois do 2x0, André Silva recuperou uma bola, entregou-a a William, que a entregou a Ronaldo, que a entregou a André Silva, e aí foi só escolher para que lado atirar perante a saída do guarda-redes adversário. O ponta-de-lança escolheu bem e o resultado ficou fechado nuns tranquilos 3x0. 

    Cristiano Ronaldo teve ainda mais duas oportunidades para marcar de novo e chegar ao hat-trick, mas ficou-se mesmo pelo bis. Ainda guardaste uns golinhos para a Rússia, certo, Cristiano?

    U Sexta, 09 Junho 2017 - 19:45
    Skonto Stadium
    István Kovács
    0-3
    Cristiano Ronaldo 41' 63'
    André Silva 67'
    Skonto Stadium
    Lotação8 087
    Medidas105x68
    Inauguração2000
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo B
    Lances Capitais
    41´
    GOLO Portugal!
    Cristiano Ronaldo marca
    Cristiano Ronaldo marca o seu 10º golo na prova (5 jogos)
    63´
    GOLO Portugal!
    Cristiano Ronaldo marca
    Cristiano Ronaldo marca o seu 11º golo na prova (5 jogos)
    67´
    GOLO Portugal!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 6º golo na prova (6 jogos)
    A Chave
    Minuto 41: Depois de muito tempo de hesitações e com o golo a tardar, Cristiano Ronaldo surgiu a encostar depois de um remate inicial de José Fonte ao poste e abriu caminho ao triunfo.
    O Árbitro
    Alguma falta de rigor no arranque do jogo, perante a agressividade da equipa letã. Podia ter sido mostrado um ou outro cartão, mas no geral não comprometeu o encontro.
    O Melhor
    Oportunismo de Ronaldo

    Perante as dificuldades iniciais, o capitão português tentou resolver de meia-distância, mas por aí não deu. Foi o oportunismo e capacidade de surgir no sítio certo à hora certa que permitiu ao avançado desbloquear o encontro a favor da seleção lusa.

    O Pior
    Letargia no primeiro tempo
    A equipa portuguesa exibiu claras dificuldades na construção de jogo no primeiro tempo e chegou a pairar sobre o campo alguma apreensão. O jogo interior foi praticamente inexistente e até houve a ocasional ameaça adversária. Tudo acabou por se resolver, no entanto.
    Forma
    Letónia
    2017
    7J
    1V
    0E
    6D
    2-17G
    Portugal
    2016/2017
    8J
    6V
    0E
    2D
    28-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    À condição, Portugal tem o 2.º melhor ataque desta fase de qualificação, com 22 golos
    Cristiano Ronaldo reforça o seu estatuto de melhor marcador desta fase de qualificação, com 11 golos
    6.ª vitória de Portugal diante da Letónia, em 6 jogos
    5.ª vitórias consecutiva da Seleção Nacional nesta fase de qualificação
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LETÓNIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    R:xithombo e Rsoares67
    2017-06-11 01h01m por GERRARDandRONALDINHO
    Obrigado.
    Saudações desportivas.
    Portugal
    2017-06-10 14h34m por gvg177
    Não foi nenhum jogo brilhante, a 1° parte praticamente não houve ocasiões de golo a não ser o golo em cima do intervalo.
    Na segunda parte a equipa começou a soltar-se mais o que acabou por tranquilamente fechar a vantagem.
    Foi merecida a vitória já que a Letónia praticamente não chegou à nossa baliza.
    Destaque para Cristiano Ronaldo, André Silva e André Gomes.
    . . . .
    2017-06-10 07h31m por xithombo
    Footballplayer_player, o que o homenzinho te fez? Vomitar tanto veneno contra ele?
    FIFA forever, tiraste-me as palavras e um bom muro ao Football_player.
    GerrardandRonaldinho, estou impressionado com a extensão do teu texto, mas bem elaborado.
    Do que leio nestes comentários, noto a tentativa de desvalorizar o CR7. Que se saiba, o objectivo do futebol é introduzir a bola na baliza adversária, não interessando como. É que mesmo quem marca, em fora de jogo ou de pen...ler comentário completo »
    Ronaldo um comandante fenomenal
    2017-06-10 07h01m por ZRAUGUS
    Prefiro chamar-lhe de comandante do que de capitão porque ele comanda e arrasta os outros com a sua vontade e ambição insaciável de vencer. O José Fonte disse-o na entrevista pós-match, "não há nada mais que se possa dizer, o rapaz é um fenómeno".

    E é mesmo, quando praticamente o mundo inteiro o reconhece, não dá para entender que haja algum português que tenha motivos para o criticar enquanto jogador, talvez o melhor e mais dedicado profissional de futebol dentro e fora de...ler comentário completo »
    Portugal, Confederações e o futuro
    2017-06-10 03h22m por GERRARDandRONALDINHO
    Hoje sentiu-se muito a falta de um médio com mais capacidade de transporte, um médio mais solto tacticamente, um jogador que possa romper pelas zonas interiores mas também combinar com os laterais/extremos nas alas neste 4-3-3/4-4-2 híbrido - João Mário e Renato Sanches seriam as minhas escolhas: infelizmente um deles está fora por lesão e o outro por decisão técnica, decisão técnica essa que sinceramente não me parece que vá trazer "lucro anímico" ao jogador ou sequer proveito desportivo sig...ler comentário completo »
    sandocha
    2017-06-10 01h34m por FCP_18
    Vi dormir um sono, mete uma impressão ver uma seleção recheada de grandes medios e ver um gajo como o WC ser titular, meu deus. .
    footballplayer_ 10
    2017-06-09 23h40m por blametheskies
    o objectivo do futebol desde que me conheço é marcar golos! sejam eles bonitos, feios, de encostar, ou até com a mão em alguns casos lol
    mas pelos vistos o homem que bate recordes num desporto onde o objectivo máximo é mesmo esse, MARCAR GOLOS! afinal é só um cepo mas com o poder de controlar os média mundiais, clubes, presidentes, agentes e mais e mais que só vossa excelência pelos vistos mostra saber. .
    só lhe digo:
    no mundo de hoje em dia, quem me dera a mim ter ...ler comentário completo »
    PR
    footballplayer_ 10
    2017-06-09 23h28m por professorxibanga
    Calma. Ele comeu-te a namorada? A mulher?
    PR
    sandocha
    2017-06-09 23h05m por professorxibanga
    Um Deus de facto, Qual Ronaldo, qual messi, qual quê. Entreguem a bola de ouro ao William e façam uma vénia!!
    OR
    Sandocha
    2017-06-09 22h24m por orgulhomerengue
    Estava a ser sarcástico , certo???
    11 para as Confederações
    2017-06-09 22h23m por St4yW1th_BMaia
    Abre os olhos Fernando Santos!

    Patrício
    Semedo
    Pepe
    Fonte
    Guerreiro
    William
    Pizzi
    Gelson
    Bernardo
    Ronaldo
    André S.

    Contra equipas difíceis, sai Gelson/Bernardo/André S. e entra o Moutinho.
    SA
    William, William, William
    2017-06-09 22h19m por sandocha
    O melhor em campo. Mas que enorme jogador.
    Controla o jogo todo. Não há jogada que não lhe passe pelos pés.

    No 1º golo esta tudo a correr para o lado direito e convictos que o William abria a direita, eu também, de repente vira-se para a esquerda e desequilibra a Letonia com o passe para o A. Gomes. Quando todos se estão novamente a virar para a esquerda, o A. Gomes cruza para o lado direito e golo de Portugal. No segundo golo não me lembro se e ele que isola Quare...ler comentário completo »
    Seleção
    2017-06-09 22h09m por moumu
    smooth!
    RU
    Portugal
    2017-06-09 21h52m por ruilam
    Siiíiiiiiiiiiiiiiii!
    Portugal
    2017-06-09 21h49m por zlatan_ibrahimovic
    Vitória tranquila e segura, o primeiro lugar do grupo só depende de nós!
    Ronaldo oportuno simplesmente cheira o golo e aparece nos locais exatos esperando que assim continue nas Confederações.
    Não sei porque criticam o André Gomes, ele tem uma leitura de jogo exelente está muito mais maduro e para mim foi o melhor em campo hoje.
    Agora venham as Confederações!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Abel, Artur Jorge e Caixinha em ação
    A última madrugada foi de muita ação nas competições internacionais da CONMEBOL. Três treinadores portugueses estiveram em ação na Libertadores ...