placardpt
    Manchester United vence a Liga Europa

    As finais são mesmo para ganhar

    2017/05/24 21:39

    Sai um troféu para a mesa do Manchester United, com José Mourinho à cabeceira, e com vista para a Liga dos Campeões. Os red devils conquistaram esta quarta-feira a Liga Europa com um triunfo por duas bolas a zero diante do Ajax, num encontro em que um golo de Paul Pogba - a meias com o defesa Davinson Sánchez - e um de Mkhitaryan ditaram o triunfo inglês. Foi o quarto troféu europeu de Mourinho e a primeira Liga Europa para o Manchester United.

    Poucas ocasiões, muita tática

    «As finais não são para jogar, são para ganhar». A frase é célebre e foi dita por Mourinho em mais de uma ocasião. Na primeira parte em Estocolmo, viu-se bem o plano (eficaz) do português para o jogo decisivo. A prioridade do United era manter a consistência defensiva, mesmo permitindo à equipa de Amesterdão ter bola. Entre um meio-campo em que Zieych tentava transportar a bola com criatividade e as alas ocupadas por Traoré e Younes, o Ajax tentava fazer a bola chegar ao jovem Kasper Dolberg. Sem sucesso. O ponta-de-lança de 19 anos mal se viu no primeiro tempo, terá tocado na bola uma ou duas vezes, e isso demonstra as dificuldades dos holandeses na tarefa de criarem ocasiões.

    A primeira oportunidade do Ajax acabou por ser uma das poucas ao longo do jogo. Com 15 minutos jogados, Younes entregou a Traoré a partir da esquerda e o avançado burquinense atirou ao ângulo mas deparou-se com Sergio Romero bem posicionado e a travar a tentativa. Falhou o Ajax, aproveitou o United, que logo de seguida saltou para a frente do marcador, com Pogba a inscrever o seu nome na ficha.

    110 milhões de euros. O valor andou na ponta de língua dos adeptos do United ao longo de toda a época. O elevado custo de Paul Pogba tem sido motivo de debate constante e o médio francês nem sempre tem conseguido convencer que é digno do valor, mas encaminhar o United rumo a um troféu europeu muito fará para silenciar as dúvidas. Ainda que Davinson Sánchez, defesa do Ajax, tenha contribuído. Com o pé esquerdo, Pogba atirou à entrada da área e a bola desviou de forma evidente no central, enganando Onana, que, em desequilíbrio, não conseguiu evitar o primeiro golo.

    Foi o golo que fez a diferença e que permitiu ao United reforçar o posicionamento defensivo, jogando na expectativa. Tornaram-se ainda mais escassas as ocasiões de golo. Valencia obrigou Onana a uma boa defesa aos 24', Traoré assustou com uma jogada individual aos 37', mas até ao intervalo o marcador não mexeria mais, sem grande surpresa.

    Match point de primeira classe

    Diz-se que a melhor altura para marcar é pouco antes do intervalo, mas a altura em que surgiu o segundo do United - logo depois do arranque da segunda parte - serviu também para matar quase por completo o encontro. Desta vez foi Mkhitaryan o herói, com uma finalização de belo efeito e demonstradora de grande inteligência. Na sequência de um pontapé de canto, Smalling fez um primeiro cabeceamento e a bola sobrou para o arménio que, praticamente de costas para a baliza, esticou a perna e desviou de primeira com um toque de grande qualidade, batendo Onana.

    Estava tudo muito bem encaminhado e de acordo com o plano de Mou. Dolberg continuava a não se ver no ataque e acabou mesmo por ser substituído aos 62', apesar da desvantagem de dois golos que, na teoria, exigiria todo o poder de fogo à disposição de Peter Bosz. A verdade é que a sentença já então parecia ditada. Fellaini teve ainda uma oportunidade para fechar o resultado em redondos três a zero mas o cabeceamento foi parar às mãos de Onana.

    Claro, o Ajax ainda tentou, colocou a bola no ataque com frequência, mas a defesa da equipa inglesa continuava praticamente intransponível. Só já nos últimos dez minutos Van de Beek atirou para uma defesa tranquila de Romero, já depois de Lingard ter desperdiçado uma ocasião de ouro para fazer o terceiro, apenas com Onana pela frente.

    Foi o quarto troféu europeu de José Mourinho, a primeira Liga Europa (ou Taça UEFA) para o Manchester United e uma oportunidade falhada para o Ajax regressar às conquistas europeias 22 anos depois.

    U Quarta, 24 Maio 2017 - 19:45
    Friends Arena
    Damir Skomina
    0-2
    Paul Pogba 18'
    Henrikh Mkhitaryan 48'
    Friends Arena
    Lotação54 329
    Medidas105x68m
    Inauguração2012
    Lances Capitais
    18´
    GOLO Manchester United!
    Paul Pogba marca
    Paul Pogba marca o seu 3º golo na prova (15 jogos)
    48´
    GOLO Manchester United!
    Henrikh Mkhitaryan marca
    Henrikh Mkhitaryan marca o seu 6º golo na prova (11 jogos)
    A Chave
    Minuto 48: Com um toque de grande classe, Mkhitaryan fez o segundo golo dos red devils e deixou o triunfo quase assegurado. Daí para a frente poucas dúvidas restaram e a vitória não escapou à equipa de Mourinho.
    O Árbitro
    Damir Skomina soube controlar o jogo sem prejudicar demasiado o ritmo, aplicando corretamente a lei da vantagem e sem ter influenciado de qualquer forma o resultado.
    O Melhor
    Experiência do United...
    É sobejamente conhecido o estilo pragmático de José Mourinho e com uma equipa tão experiente nestas andanças das finais europeias seria de esperar uma preocupação constante com um futebol eficaz e disciplinado. Foi isso que fez a diferença a favor dos red devils, que depois dos golos marcados nunca pareceram estar realmente em risco de perder a final.
    O Pior
    ...ingenuidade do Ajax
    O Ajax, por outro lado, apresentou uma equipa extremamente jovem. Matthijs de Ligt, defesa de 17 anos, por exemplo, tornou-se no jogador mais jovem de sempre a disputar uma final da Liga Europa. A equipa de Peter Bosz acusou a inexperiência, apresentou um futebol inconsequente na construção de ataques e cometeu ocasionais erros defensivos. Não conseguiu lidar com os momentos em que o United simplesmente não deixou jogar.
    Forma
    Ajax
    2016/2017
    56J
    36V
    11E
    9D
    120-50G
    Manchester United
    2016/2017
    64J
    37V
    18E
    9D
    105-46G
    Sabia que...by playmaker stats
    Equipas inglesas que venceram a Taça UEFA/Liga Europa:
    Tottenham
    Liverpool
    Ipswich
    Chelsea
    MAN. UNITED
    Manchester United conquista o seu 3.º título da época: desde 2008/09 que não vivia uma época tão titulada
    Treinadores que venceram Liga Europa por mais que uma vez:
    Trapattoni
    Emery
    Molowny
    Juande Ramos
    Rafa Benitez
    MOURINHO
    José Mourinho conquista o seu 4.º título europeu:
    2003 Taça UEFA (FC Porto)
    2004 Champions (FC Porto)
    2010 Champions (Inter)
    2017 Liga Europa (Man. United)
    8.º título internacional do Man. United:
    1 Mundial Clubes
    1 Intercontinental
    3 Ligas Campeões
    1 Taça Taças
    1 Supertaça Europeia
    1 Liga Europa
    4 anos depois, uma equipa inglesa volta a vencer uma prova europeia (Chelsea 2013 ? Man. United 2017)
    9 anos depois, o Manchester United volta a conquistar um título europeu
    O Manchester United conquista a Liga Europa pela 1.ª vez na história

    Fotografias(17)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    AJAX
    EMPATE
    MANCHESTER UNITED

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ME
    f9rooney
    2017-05-25 16h45m por Messi4ever
    é verdade que a seleçao ganhou o euro, mas nao te esqueças que houve bem mais criticas do que elogios por portugal ter ganho o europeu! com os jogadores que temos, no minimo dos minimos, era pra dominar-se e apresentar um bom futebol nos jogos! e no europeu nao houve nem dominio nem bom futebol por parte da nossa seleçao! foi mesmo horrivel, metia medo ate! por isso é normal que haja criticas tambem ao united pq nao apresentaram um bom futebol apesar da boa época que fizeram com 3 trofeus ga...ler comentário completo »
    NO
    final
    2017-05-25 10h21m por notaartistica
    que coisa mais horrivel de ver, deve ter sido a pior final de que me lembro, e eu vi a final do euro2004. parecia o campeonato de idosos do inatel, uns não jogam nadinha e os outros ainda são piores. eu já estava á espera de um mau jogo, o United pelos jogos que vi na liga europa não joga nada de jeito, e o ajax para mim vai ser sempre o grande mistério desta liga europa, como é que conseguiram chegar á final é uma coisa que nunca hei de entender, mas isto ainda foi pior do que esperava...ler comentário completo »
    Eu nao entendo
    2017-05-25 08h10m por maiaslb
    O mourinho nao pode fazer milagres. E para aqueles que se queixam da qualidade do jogo por parte do Man United, digam-me, o mourinho nunca foi de por equipas a dar espetaculo, mas vai as finais e ganha-as. E para mim esta equipa do Man é de guerra mas nao é boa. querem futebol espetaculo com fellaini, herrera, blind, darmian, ??? E o Fellini, sempre criticado, para mim joga com raca, mas é tosco e nao da para mais.
    WeAreUnited
    2017-05-25 01h02m por f9rooney
    É nossa meu amigo!!
    Para o ano queremos mais. .
    Vamos lá aproveitar este lindo momento!! :P
    GLORY GLORY MAN UNITED
    MAN UNITED
    2017-05-25 01h00m por f9rooney
    E para todos que criticam o United, Mourinho, os jogadores, o mau futebol, lembro-me que para quem tem tantas criticas a este UNITED de transiçao, lembrem-se de como vencemos o EURO!!!
    E todos festejamos. . O United em nada ficou atrás do Euro da nossa seleçao, que foi super deprimente em termos de futebol, e em quase todos os jogos sofremos e jogamos a defesa e no erro do adversario. .
    Por isso menos de critica e azia, e lembrem-se do passado. .
    Se ganhamos foi po...ler comentário completo »
    EUROPA LEAGUE
    2017-05-25 00h57m por f9rooney
    Ganhamos [. . . ] , nem sempre jogamos bem, nem sempre fomos uma grande equipa a jogar, mas o que importa é que a gerir e a jogar com matreirisse conseguimos trazer a taça para casa!!"Take me home, to the place I belong!To Old Trafford"(gritou a taça de felicidade e nós adeptos do clube)
    Uma boa epoca, apesar de um campeonato marcado por muitos empates, mas nada mau, 3 trofeus, uma equipa em restruturaçao, depois de lá passar LvG.
    Mesmo assim estamos todos de PARABENS po...ler comentário completo »
    SLBStars
    2017-05-24 23h58m por SLB_JaviGarcia
    Também não sabemos que contratações fará o United.
    De uma época para a outra muita coisa pode mudar. E quer Juventus quer Real podem não estar fortes no início da época. E apenas num jogo tudo é mais que possível!
    MA
    . . .
    2017-05-24 23h56m por Markes88
    Ganhou a equipa mais experiente. Um jogo muito, muito aborrecido de parte a parte. . . .

    Não percebo como o ajax chegou à final a falhar passes de maneira tão ridícula. Só um central deles falhou uns 3-4 passes escandalosos, passes de 2 metros, passa a bola redondinha para os tipos do United. . . . . .

    Parabéns ao Mourinho. Não leva o titulo inglês mas leva mais do que uma taça no ano de estreia. Para o ano tem é de ver se contrata um criativo no meio campo...ler comentário completo »
    Supertaça Europeia
    2017-05-24 23h49m por SLB_JaviGarcia
    Promete o inicio da próxima época a nível europeu!

    Seja Manchester United vs Juventus ou Real Madrid vs Manchester United será uma bela Supertaça Europeia não acham?
    Man. United
    2017-05-24 23h02m por 4lfredo
    Parabéns pelo título, foram sem dúvida a melhor equipa. Parabéns aos portugueses, José Mourinho e Joel Pereira, e ao Rojo, antigo jogador do Sporting.
    Mourinho
    2017-05-24 22h53m por LUIS_FREITAS_LOBO_67
    Para quem pensava que ele estava acabado, precisava reformular a forma de pensar, aí esta. 3 titulos em um ano, isto é obra. Special One
    BITW__partIV
    2017-05-24 22h13m por iSMURF4
    Ok. . . achava estranho ser aquele miúdo de 17 anos (acho) a titular.

    Acho apenas que esqueces-te de um jogador que para mim foi o melhor do Ajax - o Bertrand Traoré, de resto concordo.
    Obrigado
    2017-05-24 22h12m por WeAreUnited
    Manchester City . De louvar e aplaudir de pé este grande gesto ! Rivalidade sempre, fanatismo nunca . #acityunited
    PI
    Final
    2017-05-24 22h09m por Pinho352
    Apenas vi os últimos 30 minutos e foi um jogo de qualidade fraca, para não dizer pior. Um Ajax que queria mas não podia (não sei como aqui chegou) e um United superior em tudo a controlar o jogo, a mostrar neste jogo a maior qualidade dos seus jogadores e a nível colectivo.
    Venceu, está de parabéns pelo triunfo e vai disputar a Champions. Mas os adeptos não se iludam, a equipa continua a apresentar um futebol muito pobre, teima em jogar como uma equipa pequena e depois admiram-se ...ler comentário completo »
    Veltman
    2017-05-24 22h06m por iSMURF4
    Era este o "central" que eu lia aqui à uns tempos que queriam no Porto?

    Ent vão deixar o Tete no banco? esse sim é lateral. .

    e o Riedewald n é central?
    Esqueci me
    2017-05-24 22h04m por WeAreUnited
    De felicitar o Ajax . Chega aqui mas cai de pé . Uma final a contrastar com o resto da competiçao . Grandes perolas que ali estao . Dolberg que hoje nao se viu, Onana e os 2centrais . Sobretudo estes .
    Contratava o De Ligt ainda hoje no fim do jogo, acho o muito mais certinho que o Davinson . So perde pra ele no lado físico e tem menos 3 anos que ele .
    Great Mou
    2017-05-24 22h00m por PalancaFCP
    Dificilmente falha quando é preciso. Conquistou mais um título europeu e com isso a entrada para a prova máxima. Uma primeira época positiva.
    mourinho
    2017-05-24 21h59m por dragaopausado
    a brincar a brincar ganhou tres títulos logo na primeira época. . . .
    SSSSSIIIIIIIIII
    2017-05-24 21h58m por WeAreUnited
    É NOSSAAA CAR(. . . )OOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Grande grande grande trabalho de casa, controlamos o adversario do inicio ao fim sem bola . É como diz o titulo da noticia, no fundo uma final à la Mourinho . Por vezes esquece se da sua equipa e anula por completo o adversario . Numa final resulta, mas ao longo de uma maratona como um campeonato nao creio .
    Nao destaco ninguem, destaco todos e a equipa ! Mais do que isto acho que nao podiamos pedir, ate pelos problem...ler comentário completo »
    "comentadeiros "
    2017-05-24 21h47m por iSMURF4
    da SIC são uma bost. a

    Conseguem ser pior que os da TVm. e

    Nem disfarçar sabem.
    dragaopausado
    2017-05-24 21h46m por iSMURF4
    Não, a diferença é que uns tem mais dinheiro que outros.

    Essa é a grande diferença.
    ajax
    2017-05-24 21h44m por dragaopausado
    muito fraco. . . . foi chegando até à final com muito sofrimento mas não deu para mais.
    Tem uma equipa demasiado jovem e não vejo sinceramente assim muitos que possam ser de clubes de topo

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do Ataque Rápido, podcast do ZZ
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.