placardpt
    Sporting ganha com tranquilidade

    Prontos para o dérbi

    Foi um Sporting naturalmente superior aquele que se impôs na deslocação ao Bonfim. Na quinta vitória consecutiva, Jorge Jesus pôde ver a sua equipa com uma boa postura exibicional e, ao mesmo tempo, sem ser obrigada a grandes esforços frente a um Vitória de Setúbal com vontade, mas também com pecados capitais.

    Ao sabor do erro

    Caçadores de águias e dragões
    Os sadinos conseguiram a proeza de não perder contra Benfica e FC Porto nos dois jogos do campeonato diante de cada um. Algo que não se verificou frente aos leões.
    Fábio Cardoso fica ligado ao momento mais marcante de uma primeira parte com muita ação, mas não tanto brilhantismo assim. No fundo, um erro que penalizou uma equipa que, apesar de ver o Sporting com mais bola, foi acutilante nas investidas que desenhou.

    Isso motivou os adeptos, que têm gostado do futebol desta época, e enervou o Sporting em alguns momentos, nomeadamente nas laterais, onde João Carvalho e João Amaral foram incomodativos - Marvin, muito explorado, haveria de ver amarelo que o tira do clássico.

    Primeira parte muito batalhada ©Global Imagens / Gustavo Bom
    Mas não se engane, caro leitor. Não foi um Vitória por cima na primeira etapa. Houve, a um bom argumento coletivo sadino, uma capaz resposta leonina, assente na maior qualidade individual e na natural melhor circulação. A acrescentar a isso, e fruto da boa intensidade do jogo, um aproveitar de erros do adversário: Fábio hesitou, Gelson acreditou e encostou.

    O extremo, o melhor nesse período, regressou ao onze depois de falhar o encontro com o Boavista e foi igual a si mesmo: um desequilibrador nato. Ora, com Bruno César do outro lado em notório crescendo, o Sporting fazia dos corredores os locais próprios para fazer a diferença. A isso junta-se um Vitória com Mikel muito preocupado com Alan Ruiz e a perder-se nas compensações para explicar o ascendente leonino.

    Sucessão natural de acontecimentos

    Até se podia achar que a reação sadina aparecesse na segunda parte. Antes disso, porém, o Sporting foi astuto a resolver a questão. Com William Carvalho em bom plano a ganhar o miolo, a equipa viveu o seu melhor período no primeiro quarto de hora após o intervalo.

    Falhou dois lances, mas o golo parecia estar prometido e seria numa bola parada que aconteceria, precisamente com o médio a aceitar a excelente precisão de Bruno César.

    César acabou a defesa
    Face ao quinto amarelo de Marvin, Jorge Jesus acabou o jogo já a pensar no dérbi com o Benfica: tirou o holandês e fez recuar Bruno César para uma posição que não lhe é desconhecida.
    Logo depois, para que não existissem dúvidas, Alan Ruiz apareceu finalmente para uma trivela que descobriu um Bas Dost outra vez esfomeado por golos. Com o assunto resolvido, foi apenas preciso gerir...

    José Couceiro não fugiu da matriz. Nas substituições, fez trocas puras e procurou jogadores virtuosos. Só que as diferenças individuais para com o adversário eram algumas e as motivacionais eram muitas.

    U Sexta, 14 Abril 2017 - 20:30
    Estádio do Bonfim
    João Pinheiro
    0-3
    Gelson Martins 20'
    William Carvalho 55'
    Bas Dost 61'
    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 29
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Sporting!
    Gelson Martins marca
    Gelson Martins marca o seu 5º golo na prova (28 jogos)
    55´
    GOLO Sporting!
    William Carvalho marca
    William Carvalho marca o seu 2º golo na prova (28 jogos)
    61´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 28º golo na prova (26 jogos)
    A Chave
    Minuto 20: desentendimento fatal entre Bruno Varela e Fábio Cardoso (e muito mérito de Gelson) a fazer desmoronar as aspirações sadinas, que nunca mais foram recuperadas.
    O Árbitro
    Percebeu que o jogo começou durinho e encurtou o critério. Foi coerente nas ações disciplinares e também foi bem auxiliado. Ficam apenas dúvidas no lance de Nuno Pinto com Gelson, no qual o sportinguista começa a ser agarrado fora de área e acaba a cair dentro. Benefício da dúvida, visto ser um lance muito difícil de descodificar, mesmo com recurso às imagens. Assim sendo, boa arbitragem.
    O Melhor
    Gestão leonina
    O facto de este ser o quinto jogo seguido do Sporting a ganhar e o facto de Adrien estar de volta à rotação da equipa ajudam a explicar uma equipa tão capaz na abordagem aos diversos momentos do jogo. Primeiro, percebeu as características do jogo. Depois, soube pressionar e intensificar. Por fim, geriu como bem quis. Está um Sporting confiante e com novo fulgor.
    O Pior
    Marvin Zeegelaar
    Não que tenha jogado mal, mas voltou a demonstrar alguma imaturidade que fará dele um jogador de quem se desconfia. Estava à bica para o dérbi e não soube gerir da melhor forma essa questão, levando um amarelo que o penaliza e que obrigará Jesus a uma mudança num jogo vital para as esperanças de entrada direta na Liga dos Campeões.
    Forma
    V. Setúbal
    2016/2017
    37J
    13V
    9E
    15D
    34-36G
    Sporting
    2016/2017
    42J
    25V
    6E
    11D
    73-39G
    Sabia que...by playmaker stats
    É o 2.º jogo consecutivo com goleada do Sporting e sem sofrer qualquer golo (4-0 Boavista e 0-3 V. Setúbal)
    O Sporting conquista pela 1.ª vez esta temporada 5 triunfos consecutivos; é o melhor momento da temporada em vésperas do "derbi eterno"

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    sandocha
    2017-04-15 13h36m por onda_sporting
    O sporting tem e vai jogar para ganhar. É um jogo igual aos outros. Simplesmente é com um clube da mesma cidade. . . Se jogamos para ganhar nos ultimos jogos porque e que para este nao? A obrigacao do sporting e ganhar todos os jogos. . .
    SA
    JJ
    2017-04-15 13h34m por sandocha
    Aposta mais nos jovens, como fizeste com o Alan e o Gelson. Dá minutos ao Matheus, ao Podence e ao Geraldes.

    Drame no SCP já.
    SA
    JJ não te esqueças. . .
    2017-04-15 13h17m por sandocha
    . . . são os vermelhos que têm de marcar. Nós só não podemos sofrer qq golo. . . Tem de ser o espírito da selecção no Europeu. . . ali na contenção muito concentrados. . . e se houver uma possibilidade então marcar. . . . mas nao te esqueças o empate serve. Vai obrigar los a pedir o 4 empréstimo obrigacionista e isso é muito importante para acabar com esta fantochada.
    SA
    Contra o slb
    2017-04-15 13h13m por sandocha
    JJ tem de ser inteligente e . . . . porquinho. o SCP não tem nada a perder e o slb vai muito concentrado. É jogar à porco. Muita gente na defesa e no meio campo. Muita bola para o lado e para a frente e para trás e para o lado. . . o tempo a passar e os vermelhos a terem de sair da toca. . . depois dar a estocada final.
    mafraFCP
    2017-04-15 08h13m por PalancaFCP
    O Porto ainda não jogou nesta jornada e já estás a torcer pela derrota do adversário. Vamos pensar um pouco mais em nós.
    Setúbal 0 - 3 Sporting
    2017-04-15 00h35m por valter_reis_99
    Muito bom momento do Sporting, com o regresso de Adrien o próprio William melhora, esta equipa do Sporting é muito forte desde o William para a frente, simplesmente peca na zona defensiva. William e Adrien são duas bases, Alan Ruíz e B. Dost estão numa fase excelente, B. César está de novo em crescente, Gelson sempre fundamental, os únicos pontos fracos deste Sporting chama-se Bryan Ruíz, Marvin Zegeelaar e Rúben Semedo. Ou seja com o regresso dos emprestados, e com um despejo de pelo...ler comentário completo »
    Jogo
    2017-04-14 23h06m por onda_sporting
    Boa exibição mais na segunda parte! Grande Gelson e Alan!
    Bas Dost podia ter marcado tambem o outro! Adorei o jogo de Bruno Cesar. Schelotto muita gente diz mal, e verdade que tem alguns problemas defensivos mas isso melhora-se, a atacar é uma maravilha acho que devia ter marcado aquele golo! Boa exibição e a esperança e a ultima a morrer!
    JJ
    2017-04-14 22h58m por senhor-doctor
    Como dizia no chat, época falhada mas há a oportunidade de lançar jogadores! E ate o momento o único num bom caminho é o Podence. Como é que Geraldes, Gauld e Palhinha não estão a ter mais minutos? Mas Markovic, Andre, Elias e companhia tinham oportunidades atrás de oportunidades apesar de mostrarem um nível fraco!

    Sobre o jogo, mais um para Bas Dost, Gelson é craque mas o Portugal já sabe (se o Sporting tivesse uma boa campanha Europeia, Gelson seria falado como Mbappe e ...ler comentário completo »
    PlanetaVerde
    2017-04-14 22h49m por GreenLIONN
    foi so nos livrarmos deles que eu ate fiquei mais leve xD
    Jogo
    2017-04-14 22h48m por gvg177
    Foi um bom jogo, foi uma exibição q. b. e a vitória é mais que justa.
    O Setúbal poucas oportunidades criou acabando por facilitar os golos do Sporting.
    Alan Ruiz fez mais uma exclente assistência, Gelson marcou e Bas Dost assumiu a liderança na Bota de Ouro.
    Fiquei triste por JJ continuar a insistir em Bryan Ruiz que nada acrescenta ao jogo e não ter lançado mais cedo Daniel Podence. Ryan Gauld foi outro jogador que tive pena de não ter minutos.
    Agora fica a d...ler comentário completo »
    PlanetaVerde
    2017-04-14 22h42m por 4lfredo
    Já tive a oportunidade de ver o lance e para mim também é pênalti.
    Jogo
    2017-04-14 22h35m por 4lfredo
    Não vi o jogo, só pude ver mesmo os golos, e que passe do Alan Ruiz para o 3° golo do Sporting. Fiquei contente pela vitória, pelo o Bas Dost ter marcado e pelo amarelo ao Zeegelaar. Fiquei triste pelo o Ryan Gauld não ter jogado e o Podence não ter tido mais minutos para se mostrar. Agora é descansar e pensar já no próximo jogo frente ao Benfica.
    Sporting
    2017-04-14 22h33m por GreenLIONN
    agora no final da época é que estao a jogar

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.