placardpt
      FC Porto líder à condição

      À terceira foram três

      2017/04/08 20:12
      Luís Rocha Rodrigues

      Depois de dois empates a zero entre as duas equipas, o FC Porto bateu o Belenenses por 3x0. Mais que isso, os dragões retomaram a pressão sobre o Benfica e irão estar pelo menos 24 horas na frente do campeonato, depois da vitória num jogo onde não encantaram, mas no qual a entrada de Corona se revelou determinante.

      Embalados pelo capitão

      Não havia Marcano e Herrera continuou no banco, pelo que a braçadeira foi para Danilo desta vez. E que bem lhe ficou. Num período pouco autoritário do FC Porto em termos globais, coube ao internacional português pegar na corneta e dar o toque a reunir, já que havia uma liderança à mercê, mesmo que provisória.

      217 minutos depois...
      As duas equipas já se tinham defrontado duas vezes esta época, ambas terminadas com um empate a zero. 217 minutos depois, eis o golo.
      O golo foi o expoente máximo da sua liderança, que se via sobretudo nos ares. A meio, era tudo dele. E assim se permitia a um FC Porto pouco criativo estar uns metros à frente do meio-campo. Isso e Brahimi, com os seus habituais rodopios e arranques que davam muitas vezes em livres e cantos.

      No resto, houve mérito do Belenenses. Longe de qualquer postura defensiva ou retraída, a equipa de Quim Machado optou por um trio a meio que permitia robustez a defender e alguma criatividade a atacar. O problema belenense foi depois, na entrada para a zona de decisão, onde um Fábio Nunes que foi parco e um Diogo Viana que foi travado sempre cedo não conseguiram levar a equipa para terrenos adiantados. Yebda, qual 8, ainda o fazia pelo meio, embora sempre com demora na hora de soltar a bola.

      Tudo isto fazia com que, em termos posicionais, até pudesse haver um ligeiro equilíbrio (mesmo que com ascendente portista), o que já não se verificava nas estatísticas ofensivas. Mais cantos, mais remates, mais oportunidades e, quase a terminar a primeira parte, um FC Porto na dianteira.

      Uma vantagem que até nem foi aproveitada da melhor maneira para desconcentrar o Belenenses no regresso dos balneários. Aliás, durante os primeiros vinte minutos da segunda parte até se viveu um cenário de alguma ansiedade na bancada perante a passividade da equipa, não se livrando de alguns assobios. Os três jogos sem vencer, o fantasma do Vitória de Setúbal e o próprio Belenenses são os pontos que encontramos para explicar.

      Deram com a tecla

      Apesar de não encantar a atacar, uma coisa também é certa: o FC Porto, mesmo com a ausência de Marcano, voltou a ser de betão atrás e não permitiu grandes aventuras ao ataque dos forasteiros, que só de meia distância conseguia meter Casillas no jogo.

      André Silva esteve apagado, apesar da assistência ©Global Imagens / F‡bio Poo
      O cenário voltou a desequilibrar-se a meio do segundo tempo, quando Nuno tirou o sacrificado André Silva (custa vê-lo a jogar na direita, qual peixe fora de água) e lançou Corona. Num ápice, o mexicano quis provar que quer outra vez a titularidade e criou o golo de Soares. E da tranquilidade.

      Um momento que permitiu, aí sim, deitar por terra as aspirações dos azuis do Restelo. O Dragão, despertado para a necessidade de apoiar uma equipa que precisa de compreensão nos momentos mais monótonos, acordou, cresceu nos cânticos e o terceiro não demorou muito mais.

      De penálti, Brahimi marcou o golo que mereceu, castigando um Belenenses onde Quim Machado pagou a fatura por demorar em demasia a mexer nas peças.

      E eis que o FC Porto é outra vez líder. Tem a palavra o Benfica, nesta corrida sem fim.

      U Sábado, 08 Abril 2017 - 18:15
      Estádio do Dragão
      Fábio Veríssimo
      3-0
      Danilo Pereira 37'
      Soares 70'
      Yacine Brahimi 74' (g.p.)
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 28
      VIDEOS
      Lances Capitais
      37´
      GOLO FC Porto!
      Danilo Pereira marca
      Danilo Pereira marca o seu 4º golo na prova (24 jogos)
      70´
      GOLO FC Porto!
      Soares marca
      Soares marca o seu 17º golo na prova (25 jogos)
      74´
      GOLO FC Porto
      Yacine Brahimi marca de grande penalidade!
      Yacine Brahimi marca o seu 5º golo na prova (18 jogos)
      A Chave
      Minuto 69: Corona substituiu André Silva e, numa fase novamente ascendente da equipa de Nuno, o golo aconteceria um minuto depois, com o mexicano a assistir Soares.
      O Árbitro
      Arbitragem marcada por um lance duvidoso na área do Belenenses na primeira parte, de difícil análise. Fora isso, excelente prestação.
      O Melhor
      Consistência atrás
      Claro que para se vencer é preciso marcar, mas este FC Porto voltou a ser muito eficaz no seu setor defensivo. Mais do que não marcar, não concedeu oportunidades a um Belenenses que até quis ser atrevido. E não houve Marcano, que foi bem compensado por Boly.
      O Pior
      Algumas gotas no oceano
      Numa época, é normal que os jogadores não possam jogar sempre. Desta vez foi Marcano, que foi substituído por Boly. Obviamente, o francês não tem o mesmo ritmo e, aparecendo esporadicamente, não é fácil acompanhar. Fica difícil é perceber porque é que alguns adeptos portistas procuram constantemente um alvo nos seus jogadores. À falta de Herrera, Boly parecia ser o novo. Mas o francês respondeu com enorme categoria... e a grande maioria da plateia também, com aplausos a calarem os assobios.
      Forma
      FC Porto
      2016/2017
      43J
      25V
      13E
      5D
      79-22G
      Belenenses
      2016/2017
      33J
      9V
      11E
      13D
      27-40G
      Sabia que...by playmaker stats
      As equipas orientadas por Quim Machado continua sem marcar qualquer golo ao FC Porto (7 jogos)
      8.º jogo consecutivo do Belenenses a sofrer golos neste campeonato
      26.º jogo do Belenenses sem vencer o FC Porto (todas as competições)
      Continua a tradição: sempre que Danilo marcou, o FC Porto ganhou (10 jogos)
      O FC Porto marcou 15 golos nos 4 últimos jogos em casa no campeonato
      4.ª derrota consecutiva do Belenenses: o pior registo da equipa desde 2013/14
      FC Porto foi a 1.ª equipa a ultrapassar os 60 golos nesta edição do campeonato
      Em comparação com a época passada, o FC Porto tem mais 6 pontos à 28.ª jornada
      FC Porto regressa às vitórias 3 jogos depois

      Fotografias(30)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      BELENENSES
      Comentários (17)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      próximo jogo
      2017-04-09 13h16m por Halibut
      concordo com 4-3-3, brahimi e corona nas alas, soares na frente. . . danilo, andré, oliver. . .
      se estivermos em dificuldades para meter golos, temos andré silva, jota e otávio no banco, temos é que ganhar este jogo que provavelmente será o mais dificil até final da época.
      *** agora para Braga
      2017-04-09 12h09m por Redfoo_16
      O próximo jogo é dificílimo, o Braga pode não estar no melhor momento, mas em casa deles, com o Marafona a fazer o jogo da vida dele, e a fazer anti jogo. Vamos jogar com o benfica b e será difícil, mas vamos entrar pressionantes, no nosso 4-3-3, temos de ganhar duelos no meio campo (eles jogam em 4-4-2, mas Battaglia e Assis são excelentes jogadores) para sair po ataque. Soares a desgastar os defesas. Prevejo um Braga mais a defender e a apostar no ataque rápido (ponto forte desta eq...ler comentário completo »
      Jogo FCP
      2017-04-09 11h59m por Redfoo_16
      Não pude ver o jogo, estava a trabalhar, mas pelo que vejo aqui e até alguns amigos me disseram, não fizemos uma exibição de encher o olho, e a 1ª parte foi um pouco má em qualidade no futebol. Na 2ª parte Corona mudou tudo.

      So vi o resumo , grande jogada do Corona e cruzamento perfeito pa cabeça do Soares. O penalti sobre Brahimi não tem discussão. E no 1º golo, bom toque do André por Danilo.

      Mas bem, agora é continuar a nossa caminhada, e o próximo jo...ler comentário completo »
      _ [. . . ] logic_
      2017-04-09 04h36m por EddyParera
      Já agora, como irá o Porto reagir aos assobios dos SD quando mostraram a tarja do policiamento obrigatório em todos os jogos?
      _ [. . . ] logic_
      2017-04-09 04h34m por EddyParera
      Eu encontrei o video antes de me indicares. . . É curioso o video parar logo depois da admissão da cartilha e darem mute à explicação! Ahahah que giro.
      Além disso, se existe fuga de informações, como é que não foi o Porto o pioneiro na queixa dos vouchers? Porque não foi o próprio Porto a fazer a queixa sobre o Jonas e o Samaris?

      E méééé fazem os sportinguistas, eu não vejo um único programa de comentadores (vejo quando aparece no Tá Bonito), nem no jornal leio as pá...ler comentário completo »
      _ [. . . ] logic_
      2017-04-09 04h21m por EddyParera
      Usando as palavras do senhor Manuel Serrão "Diga-me 1. . . Diga-me 1!!"

      Fui à procura na net e não vi nenhuma declaração dessas, só aparecem blogs portistas e sportinguistas a falarem nisso. . .

      Além disso, o vosso acordo foi este: O Sporting faz 5 queixas sobre o Benfica a ver se pegam e o Porto denuncia a "cartilha". No fundo, não querem saber sobre o que o Benfica seja castigado, desde que seja castigado. . . Tudo para impedir um possível tetra. Mas venham lá mais conspirações, estamos cá para nos rirmos ;)
      _ [. . . ] logic_
      2017-04-09 04h07m por EddyParera
      cartilha? Feita no LibreOffice quando o Benfica trabalha apenas com Word 2013? Hum, não me parece. . .

      E o mais estranho é aparecer no Dragão não sei quantas (o vosso newsletter), e não ter vindo do BdC ou do Saraiva.
      Era a vossa parte do acordo de aliança?
      boa ZZ
      2017-04-09 03h52m por EddyParera
      "portanto os 'Lamps' hoje não têm por onde pegar. . . "

      O ZZ corta as aspas angulares. . .
      _ [. . . ] logic_
      2017-04-09 03h50m por EddyParera
      Ui, vê só a confiança com que falas. . . "portanto os hoje não têm por onde pegar. . . "

      Obrigado por seres mais um a confirmar a aliança com o Sporting contra o Benfica. Ou seja, não há possibilidade de um Sportinguista pegar com o Porto. . . Só vassalagem!

      Mas a vossa união só nos faz mais fortes. . . Contra tudo e contra todos!

      PS: Para quando a nova "maçã podre"? Aposto que será o Adrien ou o Gelson.
      Uiii
      2017-04-09 03h23m por EddyParera
      19 comentários num jogo do Porto? Só. . . Numa noticia de um jogo do Benfica e a esta hora já ia nos 300 comentários. . . Porque será?

      Ah, sem esquecer o adepto do Sporting que veio a uma noticia do Porto tentar mandar uma bicada ao Benfica ahah.

      Hoje não há nada para se falar aqui? Se tivessem empatado perdido tavam aqui todos e isto já ia nos 200 comentários. . . xD
      HA
      jogo
      2017-04-09 01h54m por Halibut
      sem hipóteses para o belenenses, mas não fizémos uma exibição de luxo, detesto este 4-4-2 que o nuno espirito santo tanto insiste, até porque ficamos sem um jogador que desiquilibre na direita, e anda o andré andré que é médio a ocupar esses espaços, fazendo com que o oliver que é um médio de ataque sair da sua zona de conforto e onde pode exibir-se ao seu melhor nível para recuar e ocupar uma zona onde seria necessário o andré andré a jogar fixo. . .
      na 2ª parte com a entrada do co...ler comentário completo »
      ka_ra_go2012
      2017-04-08 22h52m por dragaopausado
      nunca critiquei o marcano. . . aliás sempre disse que ele só era assobiado porque foi contratação do lopetegui e era espanhol. . .
      Se fosse um portugues e tivesse jogador o mesmo nos ultimos 3 anos, nunca tinha sido assobiado.
      Boly, ao lado do Ruben Semedo parece um deus
      💙
      2017-04-08 22h04m por PalancaFCP
      Falta-nos criatividade no meio-campo, um espalha brasas como Brahimi e Corona nas aulas. André 2x e Óliver são semelhantes do ponto de vista táctico. Por mim jogaríamos com Danilo-Óliver-Otávio, principalmente nos jogos em casa. À frente, de salientar o desgaste que André Silva imprime aos adversários, entretanto, Corona representa algo mais, é um craque!
      ka_ra_go2012
      2017-04-08 21h55m por dragaopausado
      tambem foste dos que criticaram o marcano?
      Porto
      2017-04-08 20h35m por RQ7T
      Vitória importante já que a nossa margem de erro é quase 0. Não fizemos um a grande 1ª parte mas conseguimos chegar ao golo, e na 2ª melhoramos e chegamos a uma margem confortável.
      Destaco o jogo do André Silva e do Brahimi e ainda o do Corona que entrou muito bem.
      Porto
      2017-04-08 20h31m por dinda
      Um jogo muito fraquinho contra uma equipa claramente em baixo. Esperava-se mais criatividade no ataque, e mais uma vez se verificou a falta de acerto nos nossos jogadores.

      Contudo, convem nao esquecer que vinhamos de dois empates consecutivos, e espero que esta vitoria nos embale para o resto do campeonato. Mas temos de jogar bem mais. . .

      Hoje gostei de Boly e de Maxi, Brahimi foi novamente o jogador em destaque no ataque, com um bom Andre Silva a acompanhar. Hoje não gostei de Oliver Torres.
      EX
      Porto
      2017-04-08 20h27m por Exterminador_Divinal
      Primeira parte em 4-4-2 com dificuldades.
      Segunda parte em 4-3-3 facilmente o jogo foi controlado. Apesar da má primeira parte o golo foi positivo visto que nas bolas paradas ofensivas esta época estamos impecáveis. Uma palavra ao Boly que fez uma excelente exibição sempre que é chamado não tem cometido erros prejudiciais. felizmente mentalmente estamos mais fortes esta época. quanto à arbitragem mais dois penalties por marcar mas isso já é um hábito portanto nem dou muito ênfase de resto boa arbitragem
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      Mercado
      Dupla sem espaço para Carvalhal na próxima época
      Rolando e João Novais, dupla de jogadores do SC Braga, não contam para o técnico Carlos Carvalhal para a próxima temporada e estão de saída da ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      PE
      PenaSLB 18-06-2021, 02:53
      PE
      PenaSLB 18-06-2021, 02:50
      PE
      PenaSLB 18-06-2021, 02:43
      PE
      PenaSLB 18-06-2021, 02:36
      GatoPreto 18-06-2021, 02:32
      El_Diablo_Red 18-06-2021, 01:44
      Arshavin10-AlexisS17 18-06-2021, 01:26
      Arshavin10-AlexisS17 18-06-2021, 01:23
      Arshavin10-AlexisS17 18-06-2021, 01:19
      ReturnoftheEagle 18-06-2021, 01:02
      almendra 18-06-2021, 00:57
      RickMarechal 18-06-2021, 00:48
      Maxaqueen 18-06-2021, 00:45
      Maxaqueen 18-06-2021, 00:43
      RickMarechal 18-06-2021, 00:35
      AN
      angelothetruth 18-06-2021, 00:00