placardpt
      Águias goleadas e eliminadas em Dortmund

      A sorte não bate duas vezes, Benfica

      Fim de linha para o Benfica na Liga dos Campeões. As águias não resistiram na Alemanha e baquearam à hora de jogo, quando Pulisic e Aubameyang ampliaram os números do resultado para 3x0, antes do 4x0 final. Dois golpes que materializaram a superioridade alemã, depois de uma primeira parte em que entre as limitações o Benfica até pareceu estável na execução da ideia de jogo. 

      E houve, por fim, Aubameyang. A noite «negra» da Luz ficou definitivamente esquecida com o hat-trick desta noite. 

      Golpe madrugador com estragos limitados

      Rui Vitória mudou onde tinha sofrido mais. Os problemas no miolo verificados em Lisboa não se repetiram, porque André Almeida, esse «pau para toda a obra», cumpriu ao lado de Samaris e na missão de pressionar a construção do Borussia Dortmund. Gonzalo Castro, por exemplo, não teve o tempo e o espaço que Raphael Guerreiro teve na primeira mão - também, desde logo, porque não é o internacional português.

      Uma abordagem que, no entanto, teve dois problemas: desde logo, o golo de bola parada, aos quatro minutos. Aubameyang não foi o avançado perdulário da Luz e na primeira ocasião acertou em cheio. O gabonês, solto ao segundo poste, cabeceou, com Ederson a voar sem glória. Um golpe duro, mas que não abanou o plano encarnado; um plano que teve outra restrição, a construção ofensiva.

      Com Samaris e André Almeida essencialmente focados em fechar o centro, o Benfica teve problemas em fluir com a bola em sua posse. Imediatamente pressionados na saída, os encarnados só esporadicamente conseguiram chegar ao último terço na primeira parte. Mas teve os seus momentos. Cervi, aos 24 minutos, rematou para defesa segura de Bürki e Luisão teve na cabeça o empate, aos 32 minutos; mas o guardião suíço voltou a estar no caminho.

      Entre a missão defensiva e o esforço ofensivo, o Benfica «congelou» o golo sofrido tão cedo e manteve-se «vivo» para a segunda parte - onde já não devia ter estado Dembéle, que aos 40 minutos escapou ao segundo amarelo depois de uma entrada dura sobre Eliseu. 

      Cervi teve o matchpoint...

      Todas as boas indicações da primeira parte acabaram por ruir na segunda. Mas atenção, porque toda esta história podia ser diferente. Ainda antes do desmoronamento encarnado, Franco Cervi teve o matchpoint no pé, quando aos 47 minutos, em posição frontal e dentro da área, atirou contra um defesa. O golpe de fortuna não apareceu e seguiu-se o pesadelo. Ederson ainda travou o que conseguiu (defesas aos 53', 56' e 59 minutos), mas os buracos na estrutura encarnada abriam vertiginosamente.

      Aos 59 minutos, Pisczek com um passe de rutura e Pulisic a picar à saída de Ederson; o Dortmund estava, oficialmente, na frente da eliminatória; e ainda o Benfica procurava reorganizar-se quando Aubameyang voltou a marcar (61'), numa demonstração do desnorte encarnado naqueles minutos.

      Aubameyang «torceu» a faca

      Rui Vitória reagiu. Lançou Jonas, primeiro, e Zivkovic e Raúl Jiménez de seguida, mas a equipa foi incapaz de mudar o chip. Ferida de morte, mais homens na frente não correspondeu a mais caudal ofensivo, e acabou mesmo por ser o Dortmund a fazer o último golo da noite, novamente por Aubameyang. Perdeu-se a ideia e a estratégia. E sem a fortuna de Lisboa, o Benfica acabou vergado à naturalidade de um adversário melhor. Há que dizê-lo.

      U Quarta, 08 Março 2017 - 19:45
      Signal Iduna Park
      Martin Atkinson
      4-0
      Pierre Aubameyang 4' 61' 85'
      Christian Pulisic 59'
      Signal Iduna Park
      Lotação81 365
      Medidas105m x 68m
      Inauguração1974
      FaseOitavos-de-Final
      Mão2ª Mão
      Lances Capitais
      GOLO Borussia Dortmund!
      Pierre Aubameyang marca
      Pierre Aubameyang marca o seu 5º golo na prova (7 jogos)
      59´
      GOLO Borussia Dortmund!
      Christian Pulisic marca
      Christian Pulisic marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
      61´
      GOLO Borussia Dortmund!
      Pierre Aubameyang marca
      Pierre Aubameyang marca o seu 6º golo na prova (7 jogos)
      85´
      GOLO Borussia Dortmund!
      Pierre Aubameyang marca
      Pierre Aubameyang marca o seu 7º golo na prova (7 jogos)
      A Chave
      Minuto 47. Franco Cervi podia ter escrito outra história, bem mais feliz para o Benfica. O argentino teve no pé esquerdo uma oportunidade de ouro para fazer o empate logo depois do intervalo, mas atirou contra um defesa alemão. Não marcou o Benfica e pouco depois começou o «festival» de Aubameyang e companhia.
      O Árbitro
      Uma arbitragem com vários erros de Martin Atkinson. Dembélé, na primeira parte, e Samaris, na segunda, deviam ter visto o segundo cartão amarelo. Aos 11 minutos terá ficado uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica e no lance do quarto golo do Dortmund, Aubameyang está ligeiramente adiantado.
      O Melhor
      Aubameyang
      Redenção pela noite infeliz de Lisboa. O avançado gabonês está definitivamente de mãos dadas com os golos e o Benfica sofreu-o na pele. Um hat-trick, com destaque para o golo logo aos quatro minutos, arrumou as contas da eliminatória.
      O Pior
      Desnorte defensivo na segunda parte
      A coisa até nem tinha corrdio mal nos primeiros 45 minutos, mas aqueles minutos entre o segundo e o terceiro golo do Borussia Dortmund foram fatais. O Benfica desnorteou-se defensivamente e pagou a fatura com a eliminação.
      Forma
      Borussia Dortmund
      2016/2017
      35J
      18V
      11E
      6D
      82-39G
      Benfica
      2016/2017
      42J
      31V
      5E
      6D
      93-34G
      Sabia que...by playmaker stats
      Desde novembro 2001 que nenhum jogador fazia um hat-trick ao Benfica:
      Lagorio (Marítimo)
      O Benfica sofreu 4 golos pela 2.ª vez esta temporada, novamente na Champions (Napoli, Dortmund)
      Rui Vitória sofre a sua maior derrota enquanto treinador do Benfica
      Pela 1.ª vez no formato Champions, o Benfica é eliminado nos oitavos de final da competição
      Dortmund nos quartos de final da Champions 3 anos depois

      Fotografias(35)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BORUSSIA DORTMUND
      EMPATE
      BENFICA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      yo
      2017-03-11 14h28m por Luis-D
      bvb : scp 3:1 2 jogos bvb Sem nessecidade de ganhar, pontos 6:0
      bvb : slb 4:1 2 jogos bvb eleminatoria pontos 3:3
      mais nada!
      lá está. . .
      2017-03-10 10h29m por 25281
      19(04)
      XT
      Ghost_rider
      2017-03-09 23h18m por XtrimePT
      Se queres ver futebol espetáculo, vê o Sporting. Objetivos: jogar bem para entreter o público, não interessando o resultado final. Resultado: muito egocentrismo de que jogam mais bonito e dão mais luta que os outros; poucos títulos arrecadados, mas isso não impede de se gabarem da qualidade dos jogos que fazem.

      Se queres ver resultados, vê o Benfica. Objetivos: ganhar. Jogar bem ou mal, mas ganhar, sem querer saber se as pessoas gostam ou não da qualidade de futebol. R...ler comentário completo »
      Sport Lisboa e Beneficiados
      2017-03-09 15h10m por Ghost_rider
      O jogo de ontem só mostra que no campeonato portugues, o slb só vai na frente porque tem certos empurrões nos momentos chaves, e rasteiras nos jogos dos rivais. .
      O slb jogou um jogo mto fraco, tanto na 1ª mão como na 2ª! tiveram uma sorte descomunal na 1ª mão, e fizeram disse jogo, algo inédito e de grande calibre!
      O SCP que jogou com a mesma equipa deu muito mais luta, melhor exbição e nunca fomos com o pensamento de ir la marcar um e defender (metalidade pequena) como piz...ler comentário completo »
      demonflair
      2017-03-09 14h49m por prehistorico
      já escrevi [hoje] várias vezes que o SLB levou um banho de bola, que o RV não é metade do JJ (se estiver calado) e que é inaceitável jogar sem garra e sem astúcia.

      não escrevi [nem hoje nem ontem] nenhum ataque aos adversários do SLB e muito menos me regozijo quando [na UEFA] os adversários internos do SLB, perdem

      o que eu vi foi um ataque pessoal [com considerações sobre a minha personalidade] por parte de quem não me conhece.

      portanto auto exclu...ler comentário completo »
      Como eu tinha previsto
      2017-03-09 13h59m por batenarede
      O benfica foi à Alemanha defender uma vantagem magra e como consequência levou 4 batatinhas sem resposta.
      Jogo
      2017-03-09 12h28m por dragaoazul_18
      O Benfica apostou num sistema de jogo que a partida já estava condenado. O André Almeida a médio é péssimo. Mais valia ter posto o Augusto, que apesar de falta de ritmo, é mais médio e segura bem a bola. O Samaris não é grande coisa a defender, para compensar recorre demasiado a falta e queima-se logo cedo no jogo . Não percebi porque que já que iam jogar em contra ataque não puseram o Rafa que ainda por cima sabe defender e o Jimenez que é rapidissimo e mais móvel ou o Jonas que circula...ler comentário completo »
      antoniocarvalho
      2017-03-09 11h42m por demonflair
      É melhor tomar a medicação sim, porque vocês não sabem verdadeiramente comentar futebol sem primeiro atacarem os vossos rivais. Não aguentam uma simples critica que até é construtiva e fundamentada.

      É verdade que o Sporting perde um jogo que lhe era bastante acessível, mas este Legia também empatou com o Real (3-3), e deu um brilharete com o Dortmund onde foram marcados 12 golos (8-4). Não era um colosso, mas foi uma "surpresa" nesta edição.
      saulaugusto
      2017-03-09 11h22m por demonflair
      Então faça-me este exercício. Veja todos os jogos de Rui Vitória contra Sporting e Porto, e diga-me qual foi o jogo em que jogou taco a taco. E até lhe vou dizer um. O único mesmo foi desde já o seu 1º jogo, Supertaça, isto porque não tinha ainda experimentado um grande, e percebeu imediatamente que para ganhar a um Sporting ou Porto tinha que jogar à Tondela. . .

      E você fala do Benfica como se fosse um Bayern, Barça ou Real, que está sempre batido nas meias da champion...ler comentário completo »
      saulaugusto
      2017-03-09 11h17m por nevoeiro
      "antes de falarem utilizem a cabeça para pensarem no que dizem. "

      Segue o teu conselho. . . o slb tem tido alguma "sorte" na Europa, por causa dos sorteios, têm sido favoráveis, mas neste caso não é só sorte, por isso utilizei as aspas. Obviamente que o slb tem os sorteios mais acessíveis devido à classificação no ranking da UEFA, mas mesmo assim, podia apanhar equipas mais complicadas e apanha sempre das mais fáceis dentro daquilo que pode apanha (que são os potes 2, 3 e ...ler comentário completo »
      prehistorico
      2017-03-09 11h09m por demonflair
      15 anos sem ganhar, isto porque não temos o vosso colinho, do qual nunca falam mas que sempre vos orgulha. Aliás quando era o Porto a fazê-lo era o pouca vergonha e uma tremenda corrupção. Eles até davam frutinha, no entanto vocês oferecem a refeição toda está tudo bem, enfim. . . excelente mentalidade a vossa!!!

      Mas qual é o presidente que chega a um grande e não ambiciona ganhar uma competição deste nível??

      Agora é que estragou tudo meu caro. . . mas o qu...ler comentário completo »
      prehistorico
      2017-03-09 11h01m por saulaugusto
      não ves que dizem que o Benfica só ganhava com Salazar. . . . outros com Apitos Dourados, outros precisam de 30 anos para ganhar 2 vezes. . . . falam tanto de bola, que é mau perder com uma boa equipa por 4 a 0, outros dizem o grupo do Sporting tinha este e aquele que perder e empatou, só lógicas da treta. . . .
      demonflair
      2017-03-09 10h56m por saulaugusto
      nestes últimos anos o Benfica nas competições europeias tem tido sempre muita sorte então. . . . . já para não dizer nas internas até porque vai no tri e em 1º a caminho do tetra. . . .
      dou te o exemplo do Sporting o ano passado foi o que todos viram e este ano com a venda do slimani e do joão mario ve onde andam. . . . o Porto o ano passado deveria de ter sido um grande e foi médio, este ano está a melhorar, mas dizer que o Benfica se comporta como clube pequeno nas competições europe...ler comentário completo »
      demonflair
      2017-03-09 10h53m por prehistorico
      o SLB tem que salvar a época porque não é um clube onde se conviva bem com 15 anos sem ganhar

      para além de nunca ninguém do SLB ter dito que era candidato a ganhar a Liga Europa, quanto mais ser recorrentemente eliminado nas fases de grupos.

      mentalidade de clube pequeno é apostar as fichas todas no campeonato (e mesmo assim. . . ) e ser escorraçado de todas as outras competições

      4-0 é um banho de bola, para quem chega a essas fases da competição. ...ler comentário completo »
      Sistema tactico
      2017-03-09 10h41m por saulaugusto
      quando não se ganha rotina num sistema táctico é um enorme erro joga-lo, porque acaba por ser pior a exibição do que o resultado. . . . . continuavam a jogar no normal 4x4x2 e acho que o Benfica teria feito muito melhor do que fez, agora está feito não à volta a dar é pensar em frente e corrigir estes tipos de erros para não voltarem a se suceder, não critiquem ninguém porque são todos culpados, são uma equipa ninguém joga sozinho, o treinador dá a cara e é obrigado a assumir o erro, porqu...ler comentário completo »
      prehistorico
      2017-03-09 10h39m por demonflair
      Oh amigo está a dar música para quê!? O Benfica não tem que salvar nada. . . o senhor treinador e presidente é que disseram que iam apostar mais na Europa portanto esse seu comentário é balelas.

      Quanto ao número de jogos na liga, 36!! Não são 40, mais sim 36. E precisamente por estar na fase a eliminar percebe-se claramente que em jogos a este nível o Benfica simplesmente não demonstra ter qualidade de jogo, e joga com mentalidade de um clube pequeno. E faz isto constantem...ler comentário completo »
      antoniocarvalho
      2017-03-09 10h32m por demonflair
      E dou-lhe toda a razão!!! Aliás estamos todos de acordo, porque ficou bem evidente, que o Sporting demonstrou que era possível conquistar muitos mais pontos neste grupo. Aliás, ao olharmos para todos os adversários do grupo, Real Madrid (campeão Europeu), Dortmund (aquele que vos deu 4), e o Legia (empatou com o Real), verificamos que em todos os jogos podiamos ter ganho, porque mostrámos qualidade de jogo e ambição em ganhar.
      antoniocarvalho
      2017-03-09 10h25m por nevoeiro
      Não é de todo desajustado, é verdade que só fez 3 pontos, mas olha para os grupos, o do Sporting era muitíssimo mais complicado. Olhando para as exibições o Sporting jogou a um nível muito superior ao SLB na fase de grupos mesmo com Dortmund e Real, o Sporting perdeu apenas por culpa própria este ano, ao contrário dos anteriores com o CSKA que foi uma vergonha no ano passado ou com o Schalke no ano de MS que foi ainda pior, mas as exibições deste ano foram muito boas, o Sporting jogou co...ler comentário completo »
      NO
      jogo
      2017-03-09 10h03m por notaartistica
      mais um jogo em que o benfica oscilou entre o razoavel e o pessimo. a ideia inicial ate nem era mal pensada mas estava condenada á partida porque o benfica não tem rotinas nesta tática, nem está habituado a jogar como equipa pequena. eu gosto do rui vitoria mas acho que esta é a maior falha dele, não mete ambição á equipa nos jogos maiores. ele próprio disse que o objetivo era jogar recuado e tentar jogar no contra ataque. isto é o que fazem os tondelas e os aroucas quando jogam contra os ...ler comentário completo »
      demonflair
      2017-03-09 10h01m por prehistorico
      que o SLB levou banho e jogou sem «coluna vertebral», sou o primeiro a concordar

      outra coisa é não entender o momento de cada equipa nas competições internas: o Dortmund tem que salvar a época com a CL. O SLB tem que a salvar com a Liga e/ou Taça.

      outro aspecto importante é que as Ligas têm 40 jogos e a Cl está na fase a eliminar
      NO
      BENFIQUISTAS!
      2017-03-09 09h57m por norbertofaria
      Já era mais ou menos esperado que as nossas possibilidades de "carimbar" o acesso aos quartos de final eram escassas e muito devido à actual forma de alguns jogadores e também à má definição da equipa que ontem iniciou o jogo! No entanto quero aqui louvar a atitude da equipa que ao sofrer um golo tão cedo, reequilibrou-se e jogou de igual para igual contra uma equipa que não é de outro mundo mas sim ao nível da equipa do Benfica. Agora não podemos é facilitar tanto em jogadas banais que acabam ...ler comentário completo »
      Benfica vs Sporting
      2017-03-09 09h49m por demonflair
      Ficou bem evidente ambas as formas de abordar um jogo deste nível entre Benfica e Sporting, ambos contra o mesmo adversário. Com o Sporting tivemos nos dois jogos uma equipa sempre a querer mandar no jogo, com posse de bola bastante positiva, chances de golo, e uma determinação em vencer bem vincada. Já com o Benfica, tivemos uma equipa que parecia pisar o palco da liga dos campeões pela 1ª vez, muito amedrontada, e numa estratégia de se por lá atrás, aguentar, e ver no que dava o jog...ler comentário completo »
      Benfica e a Champions
      2017-03-09 09h28m por Slbarbosa
      É para esquecer, logo à partida, qualquer esperança em fazer-se uma boa campanha (à semelhança da do ano passado, p. ex. ) a partir do momento em que fazemos jogos miseráveis na fase de grupos, na qual - na minha opinião - nem merecia passar aos 8/avos de final.

      O Benfica este ano tem um handicap que não teve nos últimos anos: ainda não conseguiu ter o plantel 100% disponível, devido a lesões (muitas delas graves e longas) e as segundas escolhas são escolhas que provavelment...ler comentário completo »
      Tchau SLB (como diz o Tarik)
      2017-03-09 08h34m por prehistorico
      325 comentários. . . imagino que 2/3 sejam a dizer mal (com ou sem insultos)

      mas desta vez concordo: quem leva 4 seja de quem for, não serve os interesses do Clube. E não há desculpas para uma goelada; sem garra e sem manha para defender, o resultado era de esperar,

      continuo a dizer que o JJ foi o melhor que lá tivemos desde o Mourinho. . . este RV não tem «garra»
      Se o Benfica tivesse um quinto
      2017-03-09 08h13m por DocSkills
      da garra do Barça. . . tínhamos saído de lá com 1-2

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Euro
      Oficial
      Equipa de arbitragem lusa nomeada
      Artur Soares Dias vai marcar presença no Campeonato da Europa do próximo verão. O árbitro português, de 44 anos, está entre os 18 árbitros nomeados ...