betclicpt
      FC Porto com tudo mais complicado

      Zero... na esquerda

      2017/02/22 21:43
      Texto por Luís Rocha Rodrigues
      Uma imprudência de Alex Telles a ver vermelho, uma desatenção de Miguel Layún e uma eliminatória muito, mesmo muito complicada de virar. O FC Porto cometeu erros que, ao nível de Champions, são fatais e sofreu de forma ingrata num jogo em que esteve uma hora a jogar com menos um e no qual sofreu numa altura em que parecia ter a situação relativamente estagnada. Mas esta Juventus não é um adversário qualquer (talvez seja a equipa italiana mais candidata da última década à competição) e mostrou que não veio facilitar ao Dragão.

      Estava tudo bem encaixado...

      Mesmo com o FC Porto a dar a sensação de entrar melhor, o jogo rapidamente entrou na toada pretendida pelas duas equipas. Claro que o facto de Rúben Neves ter aparecido de surpresa no onze obrigou a Juventus a uma fase de perceção em relação ao que seria a ideia de Nuno e, por isso, os primeiros 10 minutos tiveram o FC Porto com mais bola e a Juventus mais expectante.

      Tudo voltou a lógica que se adivinhava, com a Juventus a puxar até si a responsabilidade da bola, perante um FC Porto pouco ou nada importado em se conter e aguardar uma saída rápida.

      Era luta de forças, na qual as individualidades da Juventus até poderiam sobressair a oho nu, se bem que diante de um coletivo portista a saber ao que ia: menos bola que o habitual, mas mais qualidade quando a tivesse (daí a presença de Rúben Neves).

      ...até ao vermelho

      Tudo teorias que cairiam com uma prática: Alex Telles viu dois amarelos em dois lances quase seguidos e o jogo desequilibrava-se obrigatoriamente. André Silva sacrificado, Layún lançado e um dragão debilitado no poder ofensivo, a ter que recorrer a uma linha mais recuada para anular as ações de Dybala e Cuadrado - que dois craques da movimentação!

      André Silva foi sacrificado ©Global Imagens / Ivan Del Val
      A ordem foi clara: recuar ao máximo até ao intervalo, até haver tempo para assentar ideias, serenar ânimos e delinear uma estratégia capaz de minimizar os estragos. Não foi um bom quarto de hora. A uma óbvia descoordenação posicional somou-se a tranquilidade absoluta da Juventus com o esférico já no último terço.

      Uma bola ao ferro, uma grande defesa de Casillas e muitos suspiros de uma bancada que demorou a acordar e que só o fez por causa de uma discutível dualidade de critérios do árbitro que foi despertando os adeptos para a extrema necessidade de ser um jogador invisível ao lado da equipa.

      Felizmente o intervalo chegou, bem como outra acalmia e confiança por parte dos atletas portistas, injetados de confiança para uma missão que seria mais dolorosa, mas duplamente saborosa se conseguida com sucesso. Soares sozinho na frente, Brahimi a aproximar-se quando possível e rigor posicional de Herrera, Neves e Danilo.

      Deu para estabilizar o encontro por um quarto de hora. Depois, Corona foi a jogo para ser outra solução de vertigem, com Herrera a passar para o meio. Algo que não desestabilizou no imediato, mas que teria consequências depois das mexidas de Allegri.

      Falhas à esquerda

      No espaço de dois minutos (outra vez), dois golos que deitaram tudo a perder. O lado esquerdo da defesa dos dragões apresentou desconcentração que não foi desperdiçada pela Juventus e por dois jogadores vindos do banco.

      Pjaca e Daniel Alves fizeram de uma eliminatória previsivelmente equilibrada na viagem para Turim uma tarefa hercúlea para a equipa de Nuno Espírito Santo. Inspiração na passagem por Roma chegará?

      U Quarta, 22 Fevereiro 2017 - 19:45
      Estádio do Dragão
      Felix Brych
      0-2
      Marko Pjaca 72'
      Dani Alves 74'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseOitavos-de-Final
      Mão1ª Mão
      VIDEOS
      GALERIAS
      Porto x Juventus - Liga dos Campeões 2016/2017
      Outras Galerias
      FC Porto x Juventus - Liga dos Campeões 2016/2017 - Oitavos-de-Final  | 1ª Mão
      Lances Capitais
      47´
      GOLO INVALIDADO Juventus
      72´
      GOLO Juventus!
      Marko Pjaca marca
      Marko Pjaca marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      74´
      GOLO Juventus!
      Dani Alves marca
      Dani Alves marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      A Chave
      Minuto 26: Logo depois de ver cartão, Alex Telles fiou-se que chegava primeiro, arriscou o carrinho e Liechtsteiner só teve que se posicionar para aproveitar a imprudência. Um erro que penalizou muito o FC Porto.
      O Árbitro
      Arbitragem muito contestada pelo FC Porto por uma dualidade de critérios que se foi vendo com alguma facilidade. A facilidade com que a mão de Brych foi ao bolso para admoestar portistas não foi, de longe, a mesma de quando era para os italianos. No início da segunda parte, o seu auxiliar assinalou mal um fora de jogo quando Dybala se preparava para marcar.
      O Melhor
      Movimentações italianas
      É de outro calibre e não há que o negar. Ver Dybala a jogar é um regalo (e nem fez um jogo de encher olho). Ver Cuadrado ir da direita à esquerda, ver Mandzukic como falso extremo esquerdo, ver Khedira a aparecer em posições de finalização. Esta Juventus é muito mais dinâmica do que aquilo que está no papel.
      O Pior
      Níveis de concentração à esquerda
      Primeiro, a forma como Alex Telles recebe os dois amarelos quase em simultâneo, privando a sua equipa de um elemento quando isso, ao nível Champions, é quase fatal. Depois, a infelicidade de Layún numa bola aliviável e a seguir num posicionamento deficiente. Noite de zero... à esquerda.
      Forma
      FC Porto
      2016/2017
      36J
      21V
      11E
      4D
      62-19G
      Juventus
      2016/2017
      35J
      28V
      3E
      4D
      72-23G
      Sabia que...by playmaker stats
      Reviravoltas na UEFA com 0-2 na 1.ª mão:
      EL 2014 Sevilla (v.Betis)
      EL 2005 M. Petah Tikva (v. Partizan)
      EL 1998 Grasshoppers (v.Fiorentina)
      EL 1988 Bayern (v.Inter)
      EL 1971 Lierse (v.Leeds)
      Nunca uma equipa conseguiu virar uma eliminatória na Liga dos Campeões depois de uma derrota em casa na 1.ª mão por 0-2
      Em 7 eliminatórias com 0-2 na 1.ª mão na UEFA; nunca uma equipa portuguesa se qualilificou
      Desde 29 Novembro (10 jogos) que o FC Porto não ficava em branco a jogar em casa (E 0-0 Belenenses, Taça da Liga)
      20 jogos depois: esta foi a primeira derrota do FC Porto em casa desde Abril 2016 (D 1-3 Sporting)
      Foi a 1.ª vez que o sofreu golos em casa contra a Juventus mas também ainda não conseguiu marcar (2 jogos)
      FC Porto continua sem vencer frente à Juventus; em 4 jogos os italianos venceram por três vezes e empataram apenas uma

      Fotografias(35)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      JUVENTUS
      Comentários (79)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Best-in-the-wor ld
      2017-02-23 20h44m por stone23
      Sobre o resultado do Leicester. . . . . sabes. . . eu sou do tempo em que perder 2-1 fora nas europeias, era um grande resultado. . . . de repente (e sobretudo qd as equipas lisboetas ganham à tangente em casa. . . ) lá vem alguma imprensa portuguesa alimentar sonhos do género. . . . «1-0, excelente resultado, tá mais de meio caminho andado. . . », para o pessoal ir a correr comprar jornais. . . .
      PR
      JAM0403
      2017-02-23 17h29m por professorxibanga
      Tens razão, Rapid Viena=Austria xD foi o calor do momento
      pedro98fcp
      2017-02-23 17h02m por maiaslb
      Eu sou muito honesto, se a Juve usasse o mesmo padrao de ataque que usou contra o porto, tenho a certeza que muito dificilmente o ganhava ao benfica. Centros para a area como se em desespero. . . mesmo os golos de ontem contra o porto, o primeiro foi de resalto, o segundo foi uma falha do lateral numa altura que já estavam todos perdidos
      jpar
      2017-02-23 12h20m por antoniocarvalho
      TROLLlolol
      jpar
      2017-02-23 12h16m por dragaoazul_18
      E que culpa tem o Porto dos jogadores do Roma só dão pau?

      Acho realmente piada, essa treta do "AH E TAL SO FORAM PORQUE JOGARAM CONTRA 10 OS 2 JOGOS" . Que eu saiba o futebol não é rugby nem MMA. Nos dois jogos os jogadores do Roma foram bem expulsos tal como o Telles foi bem expulso ontem.

      Por essa ordem de ideias eu tambem dizia que a Juventus só vai passar porque jogou com mais um que nos. Ridiculo.
      NO
      deltacaffe
      2017-02-23 12h16m por notaartistica
      claro que o porto é um adversario de respeito, eu nao disse o contrario. o que eu disse é que vai ser muito difícil para o porto ganhar la, não so porque é um dos estádios mais difíceis do mundo mas também porque nesta época ainda ninguém foi la ganhar em todas as competições. sobre o ser ajudado o não, é o costume. quem ganha diz que os que perdem são chorões e quem perde diz que quem ganha é ajudado, ninguém pense que isso é um mal exclusivo em Portugal.
      Best-In-Tha-Wor ld
      2017-02-23 12h14m por dragaoazul_18
      O maxi já não tinha mais pilhas e apesar de ter realmente falhado na pressão ao Alex Sandro o Layun , deixou imenso espaço nas costas , o Daniel Alves teve tempo para td. Num jogo destes e com 10, a marcação tem que ser intensa. Tal como o Marcano fez ao Higuain que o argentino nem podia dar um passo que tinha logo o marcano a fechar lhe a porta. o 1º golo é anedotico.
      DELTACAFFE
      2017-02-23 12h13m por jpar
      que eu saiba, o Porto só participou nesta edição da liga dos campeões porque teve esta coisa inédita em futebol de jogar dois jogos com a Roma, e os dois em vantagem numérica, a grande maioria de ambos os jogos. . . . . . caso contrário tinham ido parar à uefa.

      JAM0403
      2017-02-23 12h09m por DocSkills
      Sabes bem qual é o colinho. . .
      jpar
      2017-02-23 12h00m por castelux
      Jogar com 10 com estas equipas de grande novel torna toda uma estrategia por agua abaixo? desde esse momento que se percebeu que o porto nunca iria ganhar o jogo.
      Recordo o Sporting 1-2 Real madrid quando o joao pereira foi expulso aos 64 minutos e ainda conseguimos empatar aos 80 min. Pena é termos perdido mas já se sabe
      uma bicada. . .
      2017-02-23 11h52m por jpar
      Esta é para aqueles que andaram por aqui a falar durante uns dias, do banho de bola que o Benfica levou contra o Dortemund. . . e até ganhamos o jogo. . . . .
      E agora quem levou banho de bola. . . . . ?????????
      Para aqueles que cospem para o ar. . . . esta caiu-lhes mesmo em cima do fuc. . . .
      Porto x Juventus
      2017-02-23 11h36m por dragaoazul_18
      Não há muito a dizer sobre este jogo. A burrice do Alex Telles e a falta de jeito do Layun ditou o jogo. Claramente , um zero a esquerda. Porto fez o que lhe competia, toda a gente sabe como é a Juventus e os jogadores que tem . Até a expulsão o jogo estava equilibrado, obviamente com mais posse de bola para os Italianos e com mais ataques mas eram sempre facilmente anulados pelo meio campo do Porto e pela defesa que esteve impecável até aos 70 min mesmo contra 10. Em 45 min a unica cois...ler comentário completo »
      ah pois!!
      2017-02-23 11h32m por boixos_nois
      A Juve a meio gás, pensavam que estavam no reino do apito dourado. . . . a Vecchia não é o Tondela submisso. . . . vai buscar!!!!
      JAM0403, FC_TUGA
      2017-02-23 11h26m por antoniocarvalho
      Don't feed the troll.
      EddyParera
      2017-02-23 11h00m por FC_TUGA
      O Benfica com 60% de posse de bola no jogo com o Dortmund?
      Deves estar a gozar só pode.
      Portistas
      2017-02-23 10h45m por EddyParera
      Eu vi uns quantos portistas a dizerem que o Benfica levou um banho de bola do Dortmund e que jogou como equipa pequena.

      Deixem-me vos dizer que no jogo do Benfica, o Benfica acabou o jogo com 60% de posse de bola.
      Vocês, Porto, tinham 35% de posse de bola ainda antes do Telles ter sido expulso. Tava 11 vs 11 e mesmo assim tinham 35% de posse de bola!

      Quem é que levou um banho de bola afinal?
      E quem insistir no contrário, é só mais um delirar. . . O Oásis é já ali à frente ahah.
      JAM0403
      2017-02-23 10h34m por EddyParera
      O que é jogar à Porto?
      Tipo jogar como o Alex Telles ontem?
      Estilo Canelas FC?

      É isso é que é jogar à Porto?
      DI
      opiniao
      2017-02-23 10h26m por dimitri7
      tb devo dizer, que na minha opiniao NES nao esteve bem, nem no 11, nem a mexer. . . se joga cum duplo pivor, danilo e ruben, deveria ter posto um 3º medio mais de transição, andre andre ou oliver. . . herrera esqueçam, lento em processar. . . nao resulta na minha opiniao. . . mas os adeptos, os jogadores nao merceiam esta traição. . .
      DI
      imperdoável. .
      2017-02-23 10h21m por dimitri7
      desculpa, mas nao aceito. um jogador com 24 anos, profissional, que jogou no Gala, Inter Milao. . . experiencia na LC, nao aceito. se fosse um miudo, dava o beneficio. . . assim não alex. . . puseste em causa um planeamente de 2 meses, em 2 minutos! se eu fosse treinador, proximo jogo irias para a bancada para refletires. . . o mister nao merecia, os colegas nao merceiam e os adeptos mt menos. . . . . tal como nao perdoo o herrena naquele lance do canto contra os mour...ler comentário completo »
      Comentário
      2017-02-23 10h13m por antoniocarvalho
      Não tenho dúvidas que o FCP não vai conseguir virar a eliminatória em Turim. Acredito que irá fazer tudo para o conseguir, aliás tem a obrigação de o fazer, mas tendo em vista o que se passou no Dragão ontem à noite, nomeadamente o nervosismo de alguns jogadores, e a notória falta de motivação / inspiração de outros, parece-me uma tarefa impossível.

      Podia ainda dizer mais coisas relativamente às alarvidades que tive o privilégio de poder ler nesta página de comentários (nem...ler comentário completo »
      NO
      juve
      2017-02-23 09h58m por notaartistica
      jogo fraco da juve, parecia que estavam a jogar em ritmo de treino ate metia impressão. depois não sei o que lhes deu que so estavam a usar e abusar dos cruzamentos quando isso não é de todo a maneira normal da juve jogar. o porto fez o que lhe competia, 2 blocos juntos, dar a posse de bola e lançar para a frente tentando apanhar a juve em contrapé. mas se com 11 já é difícil quanto mais com 10. apesar de tudo o porto nem se safou nada mal, meteu a estratégia certa e ainda se aguentou at...ler comentário completo »
      JA
      DocSkills a mamã não deu colinho?
      2017-02-23 09h50m por JAM0403
      Ainda não consegui entender se és 5lb ou zbording, se calhar és só anti-F. C. Porto, faz-vos uma comichão do catano não faz?O F. C. Porto está a voltar a jogar à Dragão e incomoda não é? Olha coça, ou pede a um amigo para te coçar. . .
      JAM0403
      2017-02-23 09h43m por DocSkills
      É só rir. . .

      Sem colinho. . .

      É só rir. . .
      Estou sinceramente
      2017-02-23 09h39m por RubenPirlo
      Um pouco farto deste NES, que é um treinador fraquissimo, destaco de positivo a forma como uniu a equipa e construiu um plantel de guerreiros mas em termos táticos o Porto está muito longe de deslumbrar, o seu 4-4-2 da treta é de pôr os cabelos em pé, o fosso enorme que existe entre o meio campo e o ataque obriga o porto constantemente a jogar à equipa pequena e bater bombo lá na frente. Não gosto nem nunca gostei de ver o Porto dar a iniciativa ao adversário no Dragão, gostei do jogo com ...ler comentário completo »
      pedro98fcp
      2017-02-23 09h18m por maiaslb
      Estavas a jogar de igual para igual onde? 34 % de posse de bola antes da expulsao. . . O que posso dizer é que o teles é o jogador com o QI mais baixo em portugal. O porto 11 para 11 tava a anular todos os ataques da Juve. Fui so eu que reparei ou o padrao de ataque da Juve é bola nas alas e cruzar de olhos fechados? Circula a bola em frente da area, mas a situacao final é sempre a mesma, cruzamento para a area e esperar que pipita ou o croata a meta la dentro. . . Marcano e Felipe estava...ler comentário completo »
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Sporting
      com video
      Rúben Amorim ainda não assumiu a candidatura
      À oitava jornada, o Sporting continua em primeiro lugar no Campeonato e Rúben Amorim foi novamente questionado sobre a candidatura oficial ao título. O técnico leonino ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      CrookSoul 29-11-2020, 04:27
      DepoisPago 29-11-2020, 03:18
      CabraCega 29-11-2020, 03:01
      Dragunners 29-11-2020, 02:56
      coolstreamm 29-11-2020, 02:44
      coolstreamm 29-11-2020, 02:43
      coolstreamm 29-11-2020, 02:40
      coolstreamm 29-11-2020, 02:31
      DepoisPago 29-11-2020, 02:18
      FIFAforever_returns2 29-11-2020, 02:05
      The_Kop_End 29-11-2020, 01:58
      The_Kop_End 29-11-2020, 01:53
      MisticaEncarnada 29-11-2020, 01:52
      DepoisPago 29-11-2020, 01:51
      DepoisPago 29-11-2020, 01:48
      The_Kop_End 29-11-2020, 01:47