F Um beirão de penálti, três de aconchego :: zerozero.pt
      placardpt
      FC Porto ganha tranquilamente

      Um beirão de penálti, três de aconchego

      O FC Porto brinda a liderança da Liga NOS (pelo menos até domingo) num jogo que esteve mais difícil do que o que o resultado diz, mas no qual a equipa de Nuno pôde conseguir o objetivo principal fazendo gestão. Soares foi a figura de um encontro que teve polémica à mistura e do qual os beirões saem sem repetir a gracinha da época passada.

      Dificuldades inesperadas

      Mesmo que ao intervalo o jogo já estivesse muito bem encaminhado para os dragões, longe estariam os adeptos de imaginar que a primeira parte fosse um caso tão bicudo. Mas foi, por vários motivos: mudanças, precipitações, o mérito coletivo do adversário e Cláudio Ramos.

      Felipe falha Bessa
      Em 45 minutos, os quatro centrais em campo viram cartões. Um deles, Felipe, recebeu o quinto na Liga e não estará no próximo jogo.
      Começamos pelas mudanças. Nuno Espírito Santo optou por mudar e bem, já que os mais rotinados têm tido muitos minutos nas pernas e o jogo contra a Juventus será de enorme exigência, isto para além de a classificação sugerir um encontro mais acessível frente ao Tondela. Só que mudou praticamente todo o meio-campo (André André manteve-se dos que jogaram em Guimarães e a ele juntaram-se Corona, Rúben Neves e Otávio) e a equipa ressentiu-se um pouco.

      Ressentiu-se porque se mostrou demasiadamente vertical e objetiva quando tinha intervenientes que sugeriam um futebol mais apoiado que o habitual. A várias precipitações ofensivas no passe juntaram-se algumas hesitações defensivas muito bem aproveitadas pelo adversário.

      Houve enorme mérito do Tondela no encontro, até ao momento da expulsão. Pressionante, a equipa de Pepa leu muito bem a ausência de Danilo e pressionou mais alto, dando menos espaço para o miolo portista pensar e estando mais disponível para ganhar (muitas!) segundas bolas.

      Rúben Neves fez golo magistral ©Global Imagens / Leonel de Castro
      Quando os portistas conseguiam contrariar essa postura, quase sempre com jogo direto na direção da possante dupla de ataque, as oportunidades surgiam. Não foram assim tantas até ao golo inaugural, mas serviram para se voltar a perceber que Cláudio Ramos é um dos melhores guarda-redes do campeonato e merece outro tipo de atenção. Grandes intervenções a tirarem o golo a André Silva e a Otávio.

      Tudo mais fácil

      Só que, num ápice, aquilo que já se previa ser uma tarefa complicada passou a ser muito mais simples. Soares foi sábio a ganhar a grande penalidade e logo depois a expulsão de Osorio (que se pode queixar de rigor a mais do árbitro) e permitiu que os dragões fossem para o intervalo muito mais desafogados de problemas.

      Soares não faltou ao habitual ©Global Imagens / Leonel de Castro
      O Tondela, com menos uma unidade, não abdicou de tentar o empate, abriu espaços e o segundo só não foi terceiro ou quarto porque André Silva e Soares desperdiçaram contra-ataques de forma incrível. Mas apareceu, com toda a naturalidade e com toda a beleza saída do pé de Rúben Neves, num pontapé fantástico de meia distância.

      A ele juntar-se-ia mais tarde Soares, com o golo da praxe numa equipa já completamente relaxada - mas não descansada - com o jogo, pensando em poupar com vista a quarta-feira e à Liga dos Campeões. Um terceiro golo que quebrou completamente as ténues esperanças dos beirões, que recuaram no terreno e permitiram um futebol mais rendilhado e apoiado dos portistas.

      Assim surgiria, já a fechar a loja, o tiro de Diogo Jota para o quarto.

      U Sexta, 17 Fevereiro 2017 - 20:30
      Estádio do Dragão
      Luís Ferreira
      4-0
      André Silva 43' (g.p.)
      Rúben Neves 54'
      Soares 63'
      Diogo Jota 90'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 22
      Lances Capitais
      44´
      GOLO FC Porto
      André Silva marca de grande penalidade!
      André Silva marca o seu 13º golo na prova (22 jogos)
      54´
      GOLO FC Porto!
      Rúben Neves marca
      Rúben Neves marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
      63´
      GOLO FC Porto!
      Soares marca
      Soares marca o seu 11º golo na prova (19 jogos)
      90´
      +2
      GOLO FC Porto!
      Diogo Jota marca
      Diogo Jota marca o seu 6º golo na prova (18 jogos)
      A Chave
      Minuto 45: Logo depois da grande penalidade, Osorio viu o segundo amarelo por falta sobre Soares e impossibilitou a reação da sua equipa no segundo tempo. Ao mesmo tempo, deu azo a uma maior gestão por parte dos portistas.
      O Árbitro
      Arbitragem marcada por lances complicados, ambos a envolver Osorio e Soares. No primeiro, parece ser o avançado o primeiro a agarrar antes de os dois caírem na área e o árbitro ter marcado penálti. No segundo, há também um aproveitamento do portista a procurar o espaço do defesa e a cavar o segundo amarelo. Bem antes, Marcano viu atrasado o amarelo (tinha feito falta num lance anterior sobre Pedro Nuno) e André André caiu na área de forma muito duvidosa. Em suma, uma coleção de lances difíceis e que foram quase todos mal ajuizados.
      O Melhor
      Diversidade de opções
      Este parece ser um FC Porto muito destinado a futebol de vertigem e de objetividade, mas neste jogo ficou provado que existem intervenientes para outro formato, mais apoiado (André, Rúben, Otávio) caso o treinador o queira. Há espaço para melhorar este capítulo.
      O Pior
      As segundas bolas
      No seguimento do melhor, o pior. Este foi um FC Porto muito refém da estratégia do Tondela até ao golo porque se viu incapacidade a meio para ganhar as sobras. André Silva e Soares foram demasiado fixos no primeiro tempo e o meio-campo perdeu para o adversário.
      Forma
      FC Porto
      2016/2017
      35J
      21V
      11E
      3D
      62-17G
      Tondela
      2016/2017
      26J
      5V
      5E
      16D
      22-44G
      Sabia que...by playmaker stats
      O FC Porto só venceu na 2.ª volta do campeonato (5 jogos), o que não acontecia desde 2010/11
      Os tondelenses não marcaram nas cinco últimas deslocações realizadas no campeonato
      Tondela continua sem vencer fora de casa no campeonato
      Maior vitória em casa do FC Porto neste campeonato
      6.ª vitória consecutiva do FC Porto, igualando o seu melhor registo da época passada

      Fotografias(40)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      CD TONDELA
      Comentários (84)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Porto- Tondela
      2017-02-18 17h40m por ctorres
      Resultado enganador iniciado pelo árbitro que em 4 minutos estendeu a passadeira vermelha para o Porto marcar, caso contrário não sei o que seria. Assistimos a uma arbitragem vergonhosa. penalty inexistente, 2º amarelo num lance em que quem faz falta é Soares. vermelho perdoado a Felipe. . . enfim uma arbitragem vergonhosa. Será que tudo isto acontece porque Pinto da Costa foi ouvido no conselho de arbitragem antes deste se reunir com todos os clubes e transmitiu ao conselho de arbitra...ler comentário completo »
      Foi vergonhoso o árbitro Luís Ferreira.
      2017-02-18 17h32m por joaogalo
      Conhecido em Barcelos pelo "portista/anti-benfiquista", é o obreiro de validar os 3 golos ilegais do Boavista no estádio da luz, e veio agora fazer esta vergonha no fcp - Tondela.
      Será que era mesmo necessário isto??? foi mesmo escandaloso á vista de todos, pois até os próprios portistas acharam ridículo.
      O campeonato português bateu mesmo no fundo, já não há vergonha. . .
      Consistência
      2017-02-18 15h44m por stone23
      Depois de 3 anos sem nada ganhar e sobretudo sem nada convencer, o FCP está a fazer uma época de regresso à estabilidade e regularidade. Eliminar a AS Roma, passar a fase de grupos da CL e estar neste momento a discutir, com total mérito, o 1º lugar é um sinal claro de que o clube está a caminhar para o seu lugar: number one in Portugal! Testemunho disso, a muita cueca encarnada que já está borrada. . . .
      MS
      Vergonha
      2017-02-18 15h20m por msamuel
      A vergonha começou logo no minuto 2. . .
      atumatum
      2017-02-18 15h05m por iSMURF4
      A RTP vai dar o M. City vs Mónaco, o Porto não dá na televisão pública. (acho q vão dar apenas o jogo da 2ª mão. . . . . . . . )
      AT
      Champions
      2017-02-18 14h58m por atumatum
      A rtp vai dar o city-monaco e nao vai dar o porto-juve? Ou é erro do zerozero?
      IF
      fascinante. .
      2017-02-18 14h20m por ifcp27
      o mais fascinante é ver que as noticias do porto sao as que têm sempre mais comentários, e a maioria dos comentários ser de adeptos adversários, o porto realmente incomoda muita gente, e agora que vêm que esta cada vez mais forte ja esta a causar muita comichao, é bom sinal ehehheh
      Força Porto
      2017-02-18 13h55m por petitor
      Sinceramente era apenas uma questao de tempo tivemos muitas oportunidades de golo, eu acho que nao era penalti, foi cavado por Soares que tem muita ratisse, algo que nos faltava o Benfica com Jonas tambem tem essa ratisse de area, agora nao pode ser colocada em causa a vitoria do porto num jogo de 4-0 em que ja antes tinhamos criado muitas oportunidades, surreal e a quantidade de golos de baliza aberta que falhamos.
      Agora nao comparar com o Porto Benfica mão de Mitrogulo no lance de...ler comentário completo »
      11 para Juventus
      2017-02-18 12h47m por iSMURF4
      GR: Casillas Muralha
      DD: Maxi Cacete
      DC: Marcano e Felipe
      DE: Alex Telhas
      MDf: Danilo o Polvo 2
      MC: Oliver TU bazas
      MCo: Otavinho
      EE: Corona Tecatito
      PL: El Tiquinho Suarez
      ED: Brahimi o Deus

      Vamos lá! Força Porto!

      Prog: 1-0 xD

      Brahimi o Deus
      Tarik10
      2017-02-18 11h43m por Ghost_rider
      aqui não se fala. . escreve-se e isso já com a mão! anyway. . frutinha da boa deixa-te mais consolado!
      AD
      Tanta frustração
      2017-02-18 11h35m por Adepto
      vamos lá ser sinceros. . . . Eu vejo as imagens e nao é nítido se há Penalty ou não, existe um grande jogo de braços.
      O árbitro à frente interpretou e assinalou, no meu ver talvez tenha sido um pouco forçado.
      Mas recordo que uns minutos antes sobre o André André também se fosse Penalty não era nenhum escândalo.

      Expulsão não era???? TODA A RAZÃO, É UMA VERGONHA.
      Se tivesse sido expulso antes já não se falava dessa falta que mete os braços contra o Soare...ler comentário completo »
      IF
      Incoerentes
      2017-02-18 11h19m por ifcp27
      Os benfiquistas não sei do que se queixam, andaram a primeira volta toda a ser beneficiados e continuam a ser beneficiados, não têm moral para falar, são o clube mais beneficiado que eu já vi no futebol, basta ver que contra o benfica nunca existe pênaltis para as equipas adversárias ou lances de livres junto à sua área, não existem expulsões para os jogadores do benfica, excepção do ederson que foi bem expulso e se aquilo não era para expulsão por favor só faltava partir a perna ao jogado...ler comentário completo »
      Tarik10
      2017-02-18 10h45m por Ghost_rider
      o que tu queres dizer é que foram beneficiados! nós sabemos, não precisas de escrever um texto enorme cheio de tralha!
      fcp_12
      2017-02-18 10h42m por Ghost_rider
      principalmente o Luis ferreira do fcp foi o melhor em campo!!! que jogaço que ele fez! esse vai longe. . não muito mas até Espinho e tal. . o pinto deixa-o ir!
      LOL
      2017-02-18 10h41m por Ghost_rider
      acho que o titulo desta noticia ZZ devia ser:

      1 biberão. . para a mama. . e 3 de consolo!

      mais uma vez o FCP levado ao colo, o sr arbitro que deve ter visto que o fcp não estava a fz nada. . e arriscava-se a ir para 2ª parte a 0 e podia perder pontos. . toca a inventar um penalti. . e ainda ter tempo para expulsar. . um jogador do tondela. . quando é o Soares que até agride na cara o defesa. . LOL

      assim deixava o fcp na 2ª parte. . descansado que me...ler comentário completo »
      vv vitoria de ontem
      2017-02-18 10h26m por fcp-12
      Vitória justa e clara jogamos pra ganhar e tivemos muitas oportunidades destaco tda a equipa mas este Soares que grande avançado faz golos pra tds os gostos tivemos tds bem. Força Porto.
      ppporto assusta
      2017-02-18 10h21m por fcp-12
      Boas vejo muitos comentários sobre os 2 lances que marcaram o jogo. Pra mim o lance do penalty é duvidoso ja vi e revi as imagens e sinceramente não consigo esclarecer mas o arbitro esta a poucos metros do lance e logo assinalou. Sobre a expulsão sou sincero nao vejo onde esta a dificuldade em ver o lance o Soares faz finta e o defesa faz obstruçao. Mas como a cegos que nao veem agora falam mas o que aconteceu foi bem feito pro td do tondela ter menos léria falou que ia ao Dragão mostrar o que e...ler comentário completo »
      . . .
      2017-02-18 08h30m por boixos_nois
      Ainda bem que conseguem ver que o Tondela nunca poderia ter ganho. Espero que o Benfica não ganhe em Braga, começam as desculpas a escassar depois.
      RE
      Incoerência
      2017-02-18 03h52m por renatodt87
      Quando o Porto era altamente prejudicado, a máquina de propaganda do benfica (Imprensa Portuguesa), fazia questão de salientar que o Porto só se podia queixar de si próprio, pelas as ocasiões de golo claríssimas falhas, somos beneficiados num jogo e a culpa do Porto tar em primeiro (1jogo a mais) é da arbitragem. . . Mais coerência pf!!!
      ahahah
      2017-02-18 01h52m por Santovsky
      Este Soares é ca un artista, penalty inexistente e cartao amarelo para o o tico, desde que ameaçaram os arbitros de morte começou a palhaçada, coitados eu se fosse arbitro tb andava cheio de cagufa.
      Ultras
      2017-02-18 01h41m por Nivia1997
      http://casos. pt/game/335/

      Tens aí uma análise à arbitragem ao jogo. O Tondela não foi o único prejudicado, apesar ter ter sido mais.

      Mas chamar hipócritas aos portistas sendo adepto do clube de Alvalade é um pouco contraditório, visto que na vossa casa, se há coisa que abunda (ao contrário de títulos recentes) é a hipocrisia. . .
      FE
      Futebol
      2017-02-18 01h29m por Fernandes07
      Pessoal,
      1º - claro que o Porto foi beneficiado hoje, e como Portista, sei admiti-lo. . . Não havia penalti nenhum e por consequência, não haveria expulsão. Não gosto de ver o meu Porto a ganhar assim, pois somos maiores e melhores que isso.

      2º - De todos os adeptos, os Benfiquistas são os que menos podem falar de má arbitragem. Se forem Sportinguistas, aceito, porque tal como o Porto já foram bastante prejudicados mesmo que o futebol não ande a ser muito atr...ler comentário completo »
      PR
      PORTO!!
      2017-02-18 01h23m por professorxibanga
      GRANDE VITÓRIA DO PORTO!!
      O que me dá vontade de rir é vir aqui e ver um monte de galinhas incoerentes!! Então à coisa de um mês as arbitragens estavam espetaculares e de repente é tudo uma vergonha? Voces até tremem, mas nao se preocupem que nao é já que voces ficam para segundo. A equipa C trata-se de dar uma mãozinha. O Pepa e a sua armada encarnada nao conseguiu, mas o Salvador trata já de avisar os benfiquistas do minho que domingo é para perder. Mas nós portistas temos tempo. Encontramo-nos no salão de festas, como sempre.
      PeterparkerViei raFCP
      2017-02-18 01h00m por Jokky
      Sim, certo. Eu não sei se o penalty sobre o André André que está a falar foi o que antecedeu o 4º golo em que me parece que há uma falta. Eu não vi a segunda parte do jogo e acredito que fosse penalty, mas porque é que não se dá atenção a esse lance. É muito simples, esse lance provavelmente não teria acontecido se estivessem 11 para 11, podia ter acontecido ou não. Além disso, quando uma equipa ganha um jogo e é prejudicada ninguém tem interesse em falar nisso, só os próprios adeptos ...ler comentário completo »
      Já agora
      2017-02-18 00h17m por Jokky
      Também dizem que a comunicação social inventa notícias para valorizar os jogadores do Benfica, agora dizem que o Real quer o André Silva, ele é bom, não é espetacular e não está certamente ao nível do Morata ou Benzema. Para bater penalty's já lá está o Ronaldo, não precisam do André Silva. Deixem o rapaz jogar e ele vai ser uma estrela mas tudo a seu tempo. Quanto ao Soares, é um bom jogador e ainda vai dar dinheiro ao Porto.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Voleibol
      Segunda mão dos quartos de final
      Se antes da primeira mão, já se sabia que a missão da AJM FC Porto nos quartos final da Taça Challenge era exigente, agora não há dúvidas. A equipa de ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      EternoRossoBianco 09-02-2023, 09:39
      FC
      fcpflaw06 09-02-2023, 09:37
      Vic54 09-02-2023, 09:29
      Edfcp 09-02-2023, 09:26
      Vic54 09-02-2023, 09:25
      PR
      professor10 09-02-2023, 09:22
      Brunooooooo 09-02-2023, 08:55
      Footblu 09-02-2023, 08:48
      Footblu 09-02-2023, 08:46
      berdinho 09-02-2023, 04:37
      NuAroundHere 09-02-2023, 02:10
      MisticaEncarnada 09-02-2023, 02:03
      zlatan_21 09-02-2023, 01:22
      SA
      santossantos 09-02-2023, 01:11
      MisticaEncarnada 09-02-2023, 00:57