FC Porto passa em Guimarães

Sem nota artística, com nota tática

2017/02/11 22:30
Texto por Luís Rocha Rodrigues

O FC Porto vestiu o fato-macaco e soube ser pragmático para passar no difícil Castelo de Guimarães. Num encontro repartido em termos estatísticos, os dragões deram a bola ao adversário na maior parte do tempo e esperaram para, com dois momentos de eficácia, derrotar um Vitória gigante na vontade, mas débil no último terço. Soares fez mais um golo, este no estádio onde mais marcou esta época.

Colete de forças

Nuno sabia ao que ia. Se o treinador portista quisesse jogar bonito, provavelmente teria apostado no mesmo onze que venceu contra o Sporting. Mas as particularidades de jogar em Guimarães, diante de uma equipa aguerrida e nada escondida, num ambiente frenético e intenso fizeram o técnico forasteiro primar o seu desenho de jogo numa perspetiva mais pragmática. Por isso é que Herrera e André André foram a jogo, levando consigo o proletarismo para aplicar na zona intermédia.

Um espelho do jogo ©Global Imagens / Ivan Del Val
Não se pode dizer que não resultou, já que as ações vitorianas, muito a tender para os flancos, foram resolvidas de forma mais ou menos saudável para o coração dos adeptos. Por falar em coração, e inegável a alma desta equipa vimaranense, alimentada por uma energia fantástica que chega da bancada e que contagia os jogadores.

Mas também não se pode dizer que fosse justa a vantagem portista quando Soares aproveitou a única brecha que surgiu no colete de forças que estava a ser o jogo até ao minuto 36. Muitos duelos divididos, muitas faltas e muita intensidade das duas equipas, embora sem oportunidades.

O golo abriria um pouco mais a partida, até porque a reação vitoriana foi imediata e continuou para lá do intervalo, ainda que com riscos inerentes.

Gerir e sentenciar

Os laterais da equipa da casa aprofundaram mais as suas aventuras ofensivas, o que trouxe mais acutilância no último terço e algumas aflições aos visitantes (que a dupla de centrais foi transformando em momentos banais), trazendo, por outro lado, mais espaço para o FC Porto explorar em contra-ataque.

Essa foi, em traços gerais, a estratégia ofensiva portista: a transição rápida. Serviu, em alguns momentos, se bem que com deficiências na decisão dos homens da frente - e com mérito da equipa da casa.

Presidentes juntos na bancada ©Global Imagens / Ivan Del Val
Os dragões, com as alterações, saíram do 4x1x3x2 e passaram para o 4x1x2x3, tática também optada por Pedro Martins quando Zungu saiu de campo, deixando Celis sozinho a construir e Aurélio e Hurtado mais móveis na procura de linhas de passe. Só que o discernimento já não era o mesmo e, com o passar do tempo, o FC Porto ficava com mais espaço para contra-atacar.

Podia ter marcado mais cedo, mas esperou até ao minuto 86 para, por intermédio de Diogo Jota, sentenciar um jogo que foi ganho pelo controlo emocional e pela gestão das diferentes fases do encontro.

U Sábado, 11 Fevereiro 2017 - 20:30
Estádio D. Afonso Henriques
Carlos Xistra
0-2
Soares 36'
Diogo Jota 85'
Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
FaseCampeonato
JornadaJornada 21
VIDEOS
A Chave
Minuto 65: Nuno passa do 4x4x2 para o 4x3x3, metendo depois Jota e Corona nas extremas e Soares mais solto. Uma opção que melhorou a postura portista face ao que o jogo ia ditando (mais espaço para contra-atacar), obrigando também a maiores cautelas dos laterais vitorianos, que estavam a subir com muita regularidade.
O Árbitro
Num jogo muito complicado, pela intensidade imprimida pelos jogadores, Carlos Xistra esteve em bom plano. Decidiu bem nos lances polémicos nas áreas, e apenas pecou num ou outro cartão que ficou por mostrar.
O Melhor
Nuno Espírito Santo
Nenhum adepto poderá ficar deslumbrado com o futebol apresentado com a equipa nem satisfeito com o facto de esta não assumir o jogo. Mas todos estarão satisfeitos por a vitória numa das deslocações mais difíceis estar garantida. Nuno viu a sua estratégia correr de feição. E quando assim é...
O Pior
Concentração vitoriana
O facto de esta ser uma equipa com mudanças constantes não abona a favor dos resultados. Pedro Martins vê-se a ter que construir muita coisa depois de janeiro e o custo é considerável. Terceiro jogo sem marcar por uma equipa que hesitou defensivamente num jogo de risco máximo.
Forma
V. Guimarães
2016/2017
28J
15V
6E
7D
39-31G
FC Porto
2016/2017
34J
20V
11E
3D
58-17G
Sabia que...by playmaker stats
V. Guimarães somou o 3.º jogo consecutivo sem vencer e sem marcar neste campeonato
18.º jogo consecutivo sem perder por parte dos portistas neste campeonato
2.ª vitória consecutiva fora de casa do FC Porto neste campeonato, o que acontece pela 1.ª vez
5.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga, o melhor registo da temporada
FC Porto volta a vencer em Guimarães, o que não tinha acontecido nas 3 últimas épocas

Fotografias(34)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. GUIMARÃES
EMPATE
FC PORTO
Comentários (45)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Força Porto
2017-02-12 16h43m por ka_fcp
Ganhamos estes 2 jogos importantes (Sporting, V. Guimarães). Agora os próximos 5 jogos são para vencer. E seguramente iremos à Luz em 1º, resta saber com quantos pontos de avanço. . . . .

FC Porto - Tondela
Boavista - FC Porto
FC Porto - Nacional
FC Arouca - FC Porto
FC Porto - Vitória de Setúbal

13 Vitórias Rumo ao título
MO
Sem nota artística, mas com Xistra
2017-02-12 15h45m por Motociclo
Como é que é possível dizer que Xistra esteve em bom plano, quando o Maxi Pereira puxa de forma ostensiva a camisola do Bernard dentro da área aos 38 minutos?

Era o segundo amarelo, isto se o amigalhaço Xistra o mostrasse logo ao minuto 1.

Uma vergonha.
Grimaldo!?!
2017-02-12 12h23m por JAOF
Grimaldo faz a diferença no Benfica!?
Esse fenómeno de jogador que em 2 anos faz 18 jogos pelo Benfica!?
em 65 jogos do Benfica jogou apenas 18. . . esta época para o Campeonato esteve em 8 jogos e estamos na 21ª jornada.

Realmente no Benfica, quanto menos jogos os jogadores, mais valiosos são.
HA
equipa
2017-02-12 10h59m por Halibut
não gosto deste 4-4-2, muito menos quando se mete o herrera na direita, vejamos que na 1ª parte não criávamos perigo pela direita. . . o andré silva está estanque e não influencia muito o nosso jogo, ontem aquilo nem se pode chamar assistência para golo, critiquem me se quiserem mas para mim o melhor é jogarmos em 4-3-3.

casillas
telles
maxi
felipe e marcano
danilo
andre andre ou herrera (infelizmente não temos melhor)
óliver (a jog...ler comentário completo »
Hum!
2017-02-12 10h52m por boixos_nois
Metem medo mas é aos de verde e branco. Melhor dupla de centrais?! Tiram lhes Soares, e Marega que equipa perigosa que é o Guimarães. Logo vêm como são despachados com
A Vecchia , agora o treinador já é bom e Herrera jogador a dar cartas e certamente pra ficar.
Força Porto
2017-02-12 09h27m por petitor
Espero na Champion um grande Herrera e um grande André Silva para valorizarem porque precisamos de vendas e este Soares de facto e melhor pl que André silva
Força Porto
2017-02-12 09h25m por petitor
Estou seguro que será este o 11 para a Juventus, a dúvida e entre Oliver ou André André. Herrera tem dado apoio e músculo ao meio campo
Força Porto
2017-02-12 09h23m por petitor
O nuno agora tem plantel para as suas ideias que são 4 4 2 aberto em jogos em casa, e fora 4 4 2 losango a mourinho, mas agora já temos brahimi a fazer de déco e temos Soares a dar poder de fogo o que não acontecia com a dupla jota e silva
PA
Mais 3 pontos
2017-02-12 05h07m por Paille
Mas cuidado, segundo o zerozero o Benfica tem uma vantagem pontual "considerável".
Boa noite e um queijo da serra.

#naolhescabeumfeijaozi nho
Obrigado a Deus e F. C. Porto 😊
2017-02-12 02h11m por katanga-azoriano
Força F. C. Porto 😊

Porto
2017-02-12 00h52m por dinda
Boa vitoria conseguida hoje. Esta equipa é muito rigorosa taticamente, defende de uma maneira que nao estamos habituados a ver, mas tem sido bastante eficaz.

Com o sistema 4-3-3 a louça é outra. Ate o Herrera subiu imenso de produção na segunda parte. . . Toda a equipa esteve bem, exceptuando talvez o Andre Silva! Está a cair de forma, talvez ainda esteja a procura do melhor entendimento com o Soares.
NU
MC_PapaChico
2017-02-12 00h15m por NunoPonces
Sim não duvido até por o artigo do ZZ e mesmo que não fosse, não dou foco a arbitragens, nem no jogo do Boavista onde eu disse que o maior erro e que foi mesmo erro foi no 3º golo deles, por isso faz como eu ignora, isso há sempre as tais personagens que vivem para criticar, sempre houve e sempre haverá, são esses e os das teorias de conspiração. . .
Os Tugas nunca estão contentes com nada e não sabem ver, só sabem ver o que lhes convém infelizmente.
kytosESTBEN
2017-02-11 23h58m por futebol11fcpsempre
Não gostas nada de ver o resultado 0-2, deu-te a volta à bexiga. Isso passa. . . Pior será daqui a algumas semanas.
NU
brandt
2017-02-11 23h44m por NunoPonces
Sim é ridículo estar a criticar a arbitragem, eu sou Benfiquista e nem vi o jogo, mas por o que vi mesmo em declarações não deve ter havido casos à excepção do que foi dito por um ou outro user Portista ou outro user sem palas. É pena já que quando é ao contrário seja tudo expulso até nas nossas derrotas ficam quase sempre jogadores por expulsar, 3 a 4 quase ou mais, o plantel todo provavelmente.
Herrera
2017-02-11 23h36m por ManCityArsenal
Bambora Herrera cala os críticos meu puto!! Tal como Marcano vergou eles todos!! Ate já acredito que o próximo será o Depoitre ;D
EX
[. . . ] logic
2017-02-11 23h27m por Exterminador_Divinal
eu nem penso tanto no jogo com o braga mas sim nos barreiros onde temos tidos grandes dificuldades nas ultimas epocas
EX
NES
2017-02-11 23h25m por Exterminador_Divinal
mudou um pouco a estratégia está muito mais pragmatico e está a apostar mais no resultado do que na exibição e até este momento está a correr bem
Best-In-Tha-Wor ld
2017-02-11 23h24m por brandt
Independentemente do lance do Quim, ontem o ederson foi bem expulso. . . Apesar de ter tocado na bola, esta ressalta no jogador do arouca que ficaria com a baliza aberta para marcar, caso o ederson não o derrubasse. . . Foi imprudência do GR do benfica, e um bocado de azar à mistura mas que resultou numa expulsão.
EX
futebol11fcpsem pre
2017-02-11 23h24m por Exterminador_Divinal
nós ao comparecer ao jogo já fomos beneficiados
EX
Danilo
2017-02-11 23h23m por Exterminador_Divinal
um lance identico ao do pizzi contra o sporting a bola bate no braço do danilo depois de um ressalto em que ele nem para a bola estava olhar pois pensava que ela iria ter outra direção. o xistra para o que costuma fazer nos jogos com o porto até nem fez uma arbitragem extremamente má.
kytosESTBEN
2017-02-11 23h22m por futebol11fcpsempre
Ainda faltam alguns. . . Casilhas expulso, Soares expulso Jota expulso, NES expulso, o apanha bolas expulso, Pinto da Costa expulso, até eu que estava a ver o jogo sossegado no meu sofá deveria ter sido expulso.
Homem, se não tens nada de jeito para dizer, não há problema nenhum em ficar no silencio.
EX
kytos
2017-02-11 23h21m por Exterminador_Divinal
pahahahahahaha deves ser humorista ou então já estás a tremer todo. o porto só em ter comparecido ao jogo já foi beneficiado não é kytoshumor?
kytosESTBEN
2017-02-11 23h20m por brandt
Mal chego aqui tenho a infelicidade de ler o teu comentário. . . 1º Danilo não fez penalty, o único lance que te poderias queixar seria um agarrão do maxi num jogador do vitória. . . Digamos que foi um agarrão "bem feito" pq só nas replays é que se conseguiu ver. Mas também houve um lance que o jogador do vitória ajeitou a bola com a mão na sua area. . . Por isso acho que não devemos entrar por aí. Quanto ao resto:
-Herrera devia ter levado um cartão amarelo obviamente, mas acredit...ler comentário completo »
kytosESTBEN
2017-02-11 23h20m por Drifter
Eu vi 30 penaltys para o Vitória deviam ter expulso o Felipe e o Marcano até é crime jogar tanto , claramente Xistra a condicionar o jogo do Vitória pois o prodígio Celis do Benfica não jogou uma [. . . ] a culpa deve ser do Xistra , faltou mostrar vermelho ao Soares para não fazer golo. Sentem que sê os árbitros não os ajudam não ganham o campeonanto depois vem dizer barbaridades.
_ [. . . ] logic_
2017-02-11 23h17m por futebol11fcpsempre
Temos um calendário mais fácil?
Acho que ainda não viste bem o filme, o nosso calendário é o mais difícil.
Para começar vamos ao bessa logo após o jogo com a Juve. Também jogamos fora com o Arouca, Benfica, Braga, Chaves e Marítimo logo de seguida, e para acabar com o Moreirense. Todos estes jogos são fora de portas, algum é fácil?
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Europa
Antevisão
Standard Liège x VSC
Não haverá muitas dúvidas sobre as dificuldades que o grupo  F vai trazer jogos muito complicados ao V. Guimarães. Com o Arsenal num nível muito alto, os ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
1919CFB 19-09-2019, 07:44
Porto1985 19-09-2019, 07:37
SO
SoulEfect 19-09-2019, 06:51
RI
ricardinhu 19-09-2019, 05:49
AZ
azulado 19-09-2019, 05:09
PO
PortoDragao 19-09-2019, 04:19
1919CFB 19-09-2019, 03:49
PO
PortoDragao 19-09-2019, 03:42
Inform 19-09-2019, 02:30
Betoachado 19-09-2019, 02:04
MC
MCP5 19-09-2019, 01:21
TI
tink 19-09-2019, 00:37
RD_t0p07 19-09-2019, 00:34
Inform 19-09-2019, 00:26
j-f-uite 19-09-2019, 00:21
j-f-uite 19-09-2019, 00:20