placardpt
    Cónegos conquistam Taça da Liga

    Uauuu... é mesmo do Moreirense!

    O país abre a boca de espanto e o futebol português ganhou mais um clube titulado a nível nacional. O Moreirense completou o percurso surpreendente na Taça da Liga e depois de bater o FC Porto e o Benfica fechou o conto de fadas com um triunfo sobre o SC Braga, por 1x0, na final deste domingo, no estádio do Algarve. Uau mesmo!

    Calculismo arsenalista castigado

    O jogo esteve longe de entusiasmar, muito por culpa do Braga. Jorge Simão já assumiu a atitude resultadista que emprega à sua equipa e esse cunho voltou a estar bem vincado. Com a linha defensiva baixa e os dois médios - Xeka e Battaglia - a fazerem sombra um ao outro em poucos metros quadrados, o Braga foi estático e inofensivo. 

    O Moreirense, sem o espaço nas costas que tão bem explorou frente ao Benfica, não fiz disso drama e aceitou as leis do jogo. Fixou Roberto entre Artur Jorge e Velazquez e deu liberdade a Podence e Dramé para as deambulações; e com Francisco Geraldes a puxar a máquina a coisa esteve sempre mais verde que vermelha na noite fresca do Algarve.

    Ainda assim, futebol perto das balizas foi uma raridade. O Braga não queria assumir e jogava no erro; o Moreirense tentava mas faltava-lhe capacidade para o rasgo final. Um remate frouxo de Roberto (7') e um golo bem invalidado a Stojiljkovic (38') acabaram por ser o pouco sal de uma primeira parte cuja história teria o seu momento alto na curva do intervalo.

    Cauê com nervos de aço

    Momento da grande penalidade sobre Geraldes ©Global Imagens / Jorge Amaral

    Numa das raras vezes que houve espaço para o Moreirense entrar nas costas da defensiva do Braga, Matheus derrubou Francisco Geraldes. Apito de Soares Dias e Cauê assumiu a responsabilidade de escrever história, ao converter o primeiro golo do Moreirense em finais nacionais. Um golo que premiava a coragem cónega e castigava o pragmatismo ineficaz do Braga.

    E Jorge Simão percebeu isso, porque deixou Xeka no balneário e lançou Vukcevic. Os arsenalistas precisavam de ocupar mais espaço ofensivo para abanar a organização defensiva do Moreirense, mas Fernando Alexandre e Cauê foram quase sempre «varredores» e minimizaram alguns erros de André Micael, que se mostrou intranquilo em alguns momentos.

    O Braga era um paciente à procura de se soltar das amarras atadas pelo próprio sistema de jogo, pelo próprio treinador. A aposta no calculismo e no cinismo retirou identidade e soluções à equipa; e perante um Moreirense que cometeu pouqíssimos erros os momentos para ferir foram raros. A melhor ocasião para o empate aconteceu aos 83 minutos, mas Makaridze fez uma daquelas defesas que valem títulos.

    U Domingo, 29 Janeiro 2017 - 20:45
    Estádio do Algarve
    Artur Soares Dias
    0-1
    Cauê Silva 45' (g.p.)
    Estádio do Algarve
    Estádio do Algarve
    Portugal
    São João da Venda - Loulé
    Lotação30 305
    Medidas107x72m
    Inauguração2003
    FaseFinal

    GALERIAS

    Moreirense Campeão Taça CTT 2016/2017
    Moreirense Campeão Taça CTT 2016/2017
    Outras Galerias
    Braga x Moreirense - Taça CTT 2016/2017 - Final 
    A Chave
    Minuto 45(+1). Matheus estica a perna e atinge Francisco Geraldes. Grande penalidade que Cauê não falhou e que ditou mesmo o resultado final e o título da Taça da Liga para o Moreirense.
    O Árbitro
    Bem em dois momentos chave: aos 38 minutos, quando o auxiliar anulo o golo de Stojlijkovic por fora de jogo e aos 45, quando assinalou grande penalidade de Matheus sobre Geraldes.
    O Melhor
    Francisco Geraldes
    Em Moreira de Cónegos já estão com saudades dele, que vai regressar à «casa-mãe». O médio emprestado pelo Sporting voltou a exibir qualidades técnicas acima da média e uma capacidade para tornar o momento ofensivo do Moreirense imprevisível e perigoso. Sofreu a falta que Cauê converteu em glória para o clube de Guimarães.
    O Pior
    Jorge Simão
    Está à procura de criar a sua identidade e não há problema nenhum nisso. Mas o «seu» Braga é uma equipa presa de ideias e sujeita ao erro do adversário, longe de assumir a posse e a construção do fio de jogo. Hoje perdeu porque o Moreirense quase não errou e, com isso, tirou a única estratégia que parecia estar traçado por Jorge Simão.
    Forma
    Braga
    2016/2017
    33J
    17V
    6E
    10D
    54-36G
    Moreirense
    2016/2017
    25J
    10V
    3E
    12D
    28-35G
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO!!! Moreirense conquista pela 1.ª vez a Taça da Liga; é o 6.º troféu nacional do clube:
    1 Taça da Liga
    2 Segunda Liga
    3 II Divisão
    O Moreirense é o 1.º clube, de uma pequena freguesia (4.853 habitantes), a conquistar uma Taça no futebol português
    O Moreirense é a 4.ª equipa a conquistar a Taça da Liga:
    7 Benfica
    1 MOREIRENSE
    1 SC Braga
    1 V. Setúbal
    Foi a 2.ª vitória de sempre do Moreirense frente ao SC Braga (16J); na 1.ª vez (2004/05) os cónegos já tinham descido, hoje valeu um troféu
    A última final da Taça da Liga decidida com um golo de penálti, foi em 2012/13, quando o SC Braga conquistou o troféu ao FC Porto (1-0)
    Curiosamente, em 2012/13, o golo da vitória do SC Braga (vs. FCP) aconteceu precisamente no mesmo minuto (45?+2) e de grande penalidade
    Augusto Inácio conquistou o 5.º título em Portugal:
    1 Liga (SCP)
    1 Taça Liga (Moreirense)
    2 Supertaças (FCP, SCP)
    1 II Liga (Beira-Mar)
    O Moreirense conquistou 5 vitórias em 6 jogos no mês de Janeiro; o melhor registo mensal do clube desde que participa na I Liga (2002)
    O Moreirense foi o melhor ataque da Taça da Liga com 11 golos, mais 2 que SC Braga, o 2.º melhor ataque, Benfica e Paços os 3.ºs (8)
    O Moreirense com 2 golos de grande penalidade (ambas marcadas por Cauê); foi a equipa com mais golos dos 11 metros nesta edição
    Das equipas presentes na fase de grupos: Moreirense foi a única que não perdeu nesta edição da Taça da Liga (5 vitórias e 1 empate)
    Emmanuel Boateng foi o melhor marcador do Moreirense na Taça da Liga com 3 golos:
    2x Benfica
    1x Feirense
    Percurso do Moreirense até à vitória:
    F Braga (1-0)
    MF SLB (3-1)
    FG FCP (1-0)
    FG Belenenses (3-3)
    FG Feirense (1-2)
    2F Estoril (1-0)
    Welthon do Paços Ferreira foi o melhor marcador da Taça da Liga 2016/17 com 4 golos

    Fotografias(15)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    MOREIRENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Parabens Moreirense
    2017-01-30 16h04m por Jorusescu
    os meus parabéns ao Moreirense de um Braguista, que foi a melhor equipa na competição.

    Mais uma vez volto aqui para mostrar a indignação na despedida do Peseiro, que se fosse ele provavelmente não tínhamos perdido esta taça
    NU
    Sinceramente acho
    2017-01-30 15h15m por NunoPonces
    Que depois de terem ganho ao Benfica e da forma que o ganharam, jogando muito era mais que merecida esta vitória, fico contente mesmo sendo Benfiquista, que tenha ido para a equipa que mais o merecia e não tenho problemas em o admitir, eu não troci por ninguém porque sabia o destino desta Taça, já tinha dito ao meu irmão que esta Taça seria do Moreirense, Inácio mostra que ainda está ali para as curvas como se diz, e isso viu-se neste troféu e mais no jogo do Benfica em que foi super inte...ler comentário completo »
    bludouro
    2017-01-30 13h17m por afonsofarense2000
    Lol. . a credibilidade desta taça não é importante para nenhum dos 3 grandes, Sporting, FC Porto e Benfica, e porquê? Porque os 3 foram eliminados limpinhos. . . Um clube como o Moreirense tem o direito de festejar esta taça, e todas as equipas exceto aquelas 3 dão importância a esta taça porque para um clube de dimensão com o Moreirense é muito bom. . e mereceram. . e eles também festejaram por terem eliminado 3 gramdes equipas (SLB, FCP e Braga). . os meus parabéns à vila de Moreira ...ler comentário completo »
    Parabéns Moreirense
    2017-01-30 11h57m por red_philosoraptor
    Nunca percebi quem critica esta taça, quem diz que está encomendada pelo Benfica (ou Braga). . . Graças a ela clubes "pequenos" podem sonhar em conquistar títulos, o que só traz mais brilho ao nosso futebol.

    Já há algum tempo que tenho vindo a elogiar o Geraldes e sem dúvida que será interessante ver a progressão deste jogador (pena ser do Sporting, e espero que o JJ não o ignore).

    Claro, o Inácio está de parabéns pelo feito, mas no sentido contrário Jorge S...ler comentário completo »
    Moreirense!!!
    2017-01-30 11h14m por edmur_ribeiro
    Que orgulho, parabéns a estes rapazes que merecem esta conquista por tudo o que fizeram para ter chegado até aqui e pelo que fizeram na final (foram melhores o jogo todo!) e parabéns também ao Inácio que de facto para além de ser um grande senhor é um grande treinador que meteu uma equipa em zona de descida como o Moreirense a jogar à bola e a eliminar dois estarolas da Taça da Liga e dou destaque ao Geraldes e ao Podence que são os melhores daquela equipa!


    Nota ainda par...ler comentário completo »
    Para mim
    2017-01-30 10h21m por dragaoazul_18
    Geraldes, Podence e Battaglia são jogadores para mais !
    NO
    uau
    2017-01-30 09h57m por notaartistica
    grande moreirense a fazer historia. o jogo ate nem foi grande coisa, mal jogado, com as 2 equipas a jogar na expetativa de fazer errar a outra. inacio deu uma lição de tática ao Jorge simao, este braga com o Peseiro estava mau mas agora com a mudança de treinador não ficou melhor.
    não concordo com o lado negativo dado pelo zerozero, é verdade que o simao esteve mal mas nada consegue ser pior que aqueles animais que foram para as bancadas atirar petardos aos jogadores enquanto este...ler comentário completo »
    Moreirense x Braga
    2017-01-30 09h44m por dragaoazul_18
    Ai ai ai ! Jorge Simão engoliu mais um SAPÃO ! Desde que chegas-te ao Braga tens te armado em artolas e a vida tem te corrido mal! Foi a derrota com o Guimarães que levas-te um cheiro de bola em PLENO AXA , e agora mais um sapo com a vitoria JUSTA DO MOREIRENSE ! Se o Peseiro tivesse ficado não tenho duvidas que as coisas tinham sido diferentes .

    O Braga só jogou bem os ultimos 20/25 min, é incrivel como uma equipa como o Braga em plena final , jogue na expectativa e de a ini...ler comentário completo »
    Sou Benfiquista
    2017-01-30 01h00m por espiga79
    e ao contrario do que muitos users costumam aqui postar, nao torcia pelo Braga. Os unicos benfiquistas que acredito que torcem pelo Braga, sao os varios benfiquistas que residem em Braga.
    Quanto ao penalty, nao creio que seja tao claro como muitos comentadores e users falam, mas aceita-se a decisao do arbitro. Nestes casos costuma-se proteger o GR, o arbitro decidiu proteger o AV.
    chief6ix e predro98fcp
    2017-01-30 00h54m por RDArhgsar
    Se o Porto quiser ganhar ao Sporting tem de sentar o Jota , para meter quem nao sei , mas o Jota tem sido um jogador a menos nos ultimos 5/6 jogos do Porto . . .
    E sim concordo que Brahimi e Corona a titulares tem de ser indiscutivel
    Saudações
    VITORIA JUSTA E TAÇA CTT
    2017-01-30 00h43m por RDArhgsar
    Vitoria mais que merecida do Moreirense que fez uma bela competição e hoje foi a equipa que melhor jogou . . .
    Como ja disse noutra noticia , Geraldes é um belissimo jogador que irá sem duvida dar mt jeito ao sporting , até porque nao tem alternativa valida a adrien. . . Sobre o Podence achava melhor resgatar o Iuri , o Podence ainda podia crescer muito mais a jogar no Moreirense pelo menos ate ao final da epoca . . . outro jogador que destaco é o GR do Moreirense que já na meia fin...ler comentário completo »
    EX
    fcportocv
    2017-01-30 00h27m por excessos
    Tolete. . . . á 3 anos seguidos que morremos na praia!!! LOL
    Schmeichel e MariaJoseValeri o
    2017-01-30 00h23m por 4lfredo
    Sinceramente acho que o Sporting vai ficar com este plantel:
    GR: Rui Patrício, Beto, Azbe Jug
    DD: Ezequiel Schelotto, Ricardo Esgaio
    DC: Sebastián Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira
    DE: Contratação, Jefferson
    MDF: William Carvalho, João Palhinha
    MC: Adrien Silva, Francisco Geraldes
    MD: Gelson Martins, Matheus Pereira
    ME: Joel Campbell, Bruno César, Bryan Ruiz
    SA: Alan Ruiz, Daniel Podence
    PL: Bas Dost, Contratação, Lukas Spalvis
    Schmeichel
    2017-01-30 00h19m por 4lfredo
    Ou então Jonathan Silva por Zeegelaar.
    Schmeichel
    2017-01-30 00h16m por 4lfredo
    Concordo com o teu onze, há excepção do Schelotto, espero bem que venha o Miguel Lopes.
    OC
    fanatismo ridiculo
    2017-01-30 00h07m por OctavioOnesimo
    Final disputada entre Braga e Moreirense e conseguem falar de tudo menos do jogo. Parabéns ao Moreirense pelo troféu, fez por isso tendo um percurso na taça notável.
    MariaJoseValeri o
    2017-01-30 00h06m por RGGV_25_IS_BACK
    O TELLES ?????
    deves estar a falar do maxi
    o telles seca qualquer ext e o melhor defesa esq do campeonato principalmente a defender
    mas olha para a tua defesa zeegelar um cepo autentico
    ruben semedo esta um 0 esta epoca
    coates quase todos os jogos faz um penalty
    sem william
    prepara te para sofrer um banho de bola a moda do porto
    PR
    Braga
    2017-01-30 00h05m por professorxibanga
    E aqueles adeptos do Braga são a comédia mesmo!! Quase havia mais adeptos do Moreirense do que do Braga e acham-se grandes?
    Depois andavam a oferecer porrada aos adeptos do Moreirense. Isso é muito bonito porque estavam em "claque" mas quando é com os do vitória parecem gatinhos, ninguém os ouve e nem mexem, parecem uns menininhos. Levavam tremenda porrada da claque do vitória que o melhor mesmo é estar quietinho.
    Moreirense
    2017-01-30 00h04m por nevoeiro
    Parabéns aqui ao Moreirense, que mereceu vencer a competição. As pessoas adeptas do clubes podem estar orgulhosas e ir lá ver a Taça na vitrina com orgulho.
    Uma nota para a vergonha que são os adeptos do Braga, à imagem dos adeptos de outro clubes, que têm mau perder e atiraram um petardo para os jogadores do Moreirense que estavam a festejar o seu golo. . . é uma vergonha de clube.
    SchmeichelNever Quits
    2017-01-30 00h03m por RGGV_25_IS_BACK
    pronto assim esta melhor
    Gelson''Houdini'' Martins
    MariaJoseValeri o
    2017-01-30 00h00m por RGGV_25_IS_BACK
    isto nao e cepos tipo indi chidozie e bolys na defesa
    sao telles felipe e marcano
    gigantes defesas k vao humilhar o pobre do dost
    bitw
    2017-01-30 00h00m por nevoeiro
    "Penalty ridiculo, o Matheus nao pode cortar as pernas, o contato é inevitavel. . . "

    Epá cada vez dizes mais asneirada, o Matheus vai com a perna esticada para a frente, era completamente evitável, penalty mais do que justo.
    Ponto interessante é que quandoo slb joga, e alguma perna de um adversario toca num jogador do slb é sempre falta, sempre, e quando o árbitro não marca vens para aqui chorar que foi roubado. . . o teu critério de avaliação é limitadíssimo.
    otavio
    2017-01-29 23h59m por RGGV_25_IS_BACK
    ser este otavio jogar ja temos 70 % de probabilidade de vençer
    para alem de ser bom na ala(a driblar e unico e os seus passes sao magicos) tambem da uma otima consistencia defensiva e é uma autentica carraça para o 8 da outra equipa
    no jogo contra os lampioes meteu num bolso o pizzi
    MariaJoseValeri o
    2017-01-29 23h56m por RGGV_25_IS_BACK
    ui ui esse onze vai ser completamente destruido pelo porto
    S. C. Braga.
    2017-01-29 23h53m por Vogler
    O que se pode dizer deste jogo? Infelizmente voltamos a estaca zero, o S. C. Braga nomeadamente o presidente dispensou o José Peseiro, ao que parece era o problema derivado as exibições e resultados, mas têm-se visto um continuar de fracas exibições apesar de uma ou outra vitória a mistura. O Jorge Simão apesar de tudo é boa pessoa e penso que tenha qualidade como treinador, mas a equipa não está mostrando o seu real valor, porque o S. C. Braga têm obrigação e qualidade para mostrar mu...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Oficial
    Anúncio feito pelo emblema portista
    Um dia depois de Pinto da Costa ter anunciado que tem um acordo com Sérgio Conceição para a sua renovação de contrato, até 2028, o FC Porto tornou a ...