placardpt
    Vitória sobre o Marítimo por 2x1

    Bem lhe podem bater continência

    O FC Porto ganhou a jogada antecipada aos rivais. A vitória sobre o Marítimo, por 2x1, em jogo da 15ª jornada da Liga NOS, aproxima os azuis e brancos do líder Benfica, que está agora a um ponto de distância. O cenário é à condição, obviamente, e só a meio da próxima semana (depois de mais uma jornada no fim de semana) se saberá se a cartada psicológica surtiu efeito.

    60 metros até à paragem do autocarro

    Desenho simples, o deste jogo. Jogou-se quase sempre em 60 metros – aqueles que Nuno Espírito Santo tem explicado – até à paragem do autocarro. Daniel Ramos recuperou a estratégia que derrubou o Benfica e aplicou-a frente ao FC Porto. Cinco defesas, três centrais; o que viesse do meio-campo para a frente era um acréscimo à prioridade máxima: defender. Erdem Sen, um turco de aspeto robusto, era o guarda da paragem e a ideia resultou quase até ao intervalo.

    FC Porto à Star Wars
    Em dia de estreias nos cinemas, o 11 do FC Porto foi apresentado em versão Star Wars, com banda sonora e grafismo à altura. Isto a propósito da estreia do file Rogue One, derivado da mundialmente famosa saga
    O golo de Yacine Brahimi, aos 45 minutos, «picou» finalmente o bilhete que abriu caminho à vitória azul e branca. Um lance sobretudo individual que culminou com um remate de ângulo apertado e com Gottardi desfocado na fotografia. Até lá desgastou-se os tais 60 metros em construção portista, mas com uma acusação ao dragão: houve pouca intensidade na tentativa de desmontar o bloco baixo do Marítimo.

    Exceções aos dois extremos. Jesús Corona e Brahimi são nesta altura os homens mais do FC Porto. Foram eles os maiores desequilibradores da equipa que apesar de um Óliver Torres sempre cerebral não teve Diogo Jota e André Silva em noite sim, apesar do golo do ponta de lança. E isso notou-se, sobretudo porque o aglomerado defensivo dos insulares roubou quase todos os espaços.

    Apesar disso, o FC Porto foi sempre melhor e mais perigoso. Aos nove minutos podia ter chegado ao golo, mas Danilo e Felipe atrapalharam-se mutuamente na sequência de um canto e o cabeceamento saiu ao lado; Brahimi e Corona desenharam depois dois lances com promessa de perigo, mas só em cima do descanso é que o nó desatou, com o golo do argelino.

    O autocarro mexeu-se, e...

    Daniel Ramos só podia pedir outra coisa para a segunda parte. E os sinais foram mais positivos, com o Marítimo a surgir mais subido e atrevido depois do intervalo. Um avanço territorial do autocarro que não teve logo travão na resposta do FC Porto, que até voltar a acertar o passo denotou demasiada confusão no seu jogo; o minuto 59 é disso exemplo e os 22 mil adeptos que se deslocaram ao Dragão fizeram questão de demonstrar o desagrado. Em boa hora, porque mesmo sem ativar muito o jogo o FC Porto melhorou e... marcou.

    Alex Telles com direito a parabéns
    Alex Telles festejou esta quinta-feira 24 anos e no final da partida teve direito aos parabéns junto à claque azul e branca.
    Brahimi voltou a ser determinante antes de deixar o relvado. Aos 67 minutos criou a jogada e serviu André Silva na perfeição; o português rodou e atirou cruzado para o segundo golo do FC Porto. Mas se a postura insular - sobretudo na primeira parte - merece reparos, a dos dragões também. O FC Porto ainda abanou nos minutos finais por culpa própria, incapaz de selar um jogo que quase não lhe causou problemas até à reta final.

    Djoussé, aos 85 minutos, reabriu a história por momentos, com um golo de levantar um estádio. Um golo tirado da categoria dos melhores do ano e que existiu porque o Marítimo decidiu jogar mais perto de Casillas, que por sua vez viu o FC Porto baixar os ritmos de jogo para níveis perigosos. A coisa acabou por correr bem para para os azuis e brancos, porque se o Marítimo tem ganho coragem mais cedo...

    U Quinta, 15 Dezembro 2016 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Bruno Esteves
    2-1
    Yacine Brahimi 45'
    André Silva 67'
    Donald Djoussé 85'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 15
    Lances Capitais
    45´
    GOLO FC Porto!
    Yacine Brahimi marca
    Yacine Brahimi marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
    67´
    GOLO FC Porto!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 10º golo na prova (14 jogos)
    85´
    GOLO Marítimo!
    Donald Djoussé marca
    Donald Djoussé marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Minuto 45. O FC Porto não mostrava grandes argumentos para quebrar o muro defensivo do Marítimo quando Yacine Brahimi protagonizou uma jogada no lado esquerdo e de ângulo apertado colocou os dragões a vencer.
    O Árbitro
    Um lance aos 26 minutos colocou à prova a atenção de Bruno Esteves, quando Brahimi foi derrubado no limite da grande área do Marítimo. O árbitro decidiu-se pelo livre, uma decisão acertada.
    O Melhor
    Yacine Brahimi
    A dúvida estava entre o argelino ou Jesús Corona, mas o golo e a assistência fizeram toda a diferença. Brahimi é um homem novo depois de arranque de temporada titubeante e cada vez mais influente no sucesso do FC Porto. Empenhado, criativo, goleador e forte na assistência, o extremo só pode ser titular no desenho de Nuno Espírito Santo.
    O Pior
    Primeira parte do Marítimo
    Não se pode exigir ao Marítimo que assuma no Dragão uma atitude de futebol aberto e igualitário, mas a estratégia de Daniel Ramos na primeira parte levou demasiado à letra o famoso autocarro, tirando toda e qualquer iniciativa atacante aos homens mais adiantados - que eram poucos. Melhorou um bocadinho na segunda parte.
    Forma
    FC Porto
    2016/2017
    25J
    14V
    9E
    2D
    42-10G
    Marítimo
    2016/2017
    17J
    7V
    2E
    8D
    16-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto chega aos 31 pontos. Com mais um jogo, aproxima-se do Benfica (-1 pt) e distancia-se do Sporting (+4 pts)
    Quatro jogos depois, o FC Porto sofreu o 6.º golo na Liga e mesmo assim, continuará a ser a melhor defesa da prova
    Foi a 3.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga NOS e iguala o melhor registo dos dragões esta temporada na prova
    Das 9 vitórias dos dragões na Liga NOS 2016/17, esta foi apenas a 3.ª pela margem mínima
    Nuno Espírito Santo iguala arranque de Julen Lopetegui na Liga Portuguesa (31 pts, 9V, 4E 1D)
    O FC Porto de Nuno Espírito Santo marcou 26 golos em 14 jogos na Liga; o registo mais magro desde 2008/09 (foi Campeão Nacional)
    FC Porto continua invicto em casa frente ao Marítimo para a Liga Portuguesa; os dragões chegaram hoje aos 90 golos em 37 jogos (35V 2E)
    Nuno Espírito Santo em 12 jogos no Dragão venceu 8 e empatou 4 (perdeu 8 pts); é o melhor registo invicto desde 2012/13 (Vitor Pereira)

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    loool322
    2016-12-16 14h08m por tmagalha
    Só para dizer que a minha critica sobre ele era sempre construtiva, pois eu sabia bem que qualidade não faltava ;)
    loool322
    2016-12-16 14h06m por tmagalha
    De facto fui um dos que achei que deviamos ter vendido no inicio, pela simples razao de ele só querer resolver e de nem sequer defensivamente fazer nada, o que prejudicava a equipa. . fico feliz por Brahimi não ter feito birra e ter aceitado a mudança no jogo dele pois agora ele percebe que é importante mas tinha que fazer mais, caso não fosse assim só tinha que ser vendido, temos outro caso parecido, o Quintero, que joga em equipa mas não tem intensidade(nem atacante nem defensiva), e cas...ler comentário completo »
    Brahimi
    2016-12-16 13h22m por loool322
    Adoro hipocrisia, todos o criticavam e queriam fora do clube a todo o custo. Agora choram por ele ir para can. Pior disseram que era anti-porto por sempre estar do lado do jogador e quando disse que era o triplo do rafa disseram que era doido rafa era muito mais jogador agora calam-se todos!!! Enfim rafa nunca tinha dado provas para 20M nunca. Brahimi é muito mais jogador muito mais. Agora apreciem a qualidade que sempre duvidarem e comecem a agradecer por podermos ver este grande jogador.
    AZ
    Zerozero
    2016-12-16 09h43m por AZULDESDE1980 via mobile
    Se o Maritimo tem ganho coragem mais cedo?????? Facil, saía goleado do Dragao. . . quem nao viu o jogo e lê o seu ultimo paragrafo fica com a sensação que o Maritimo nos minutos finais dominou o Porto, quando na verdade nem uma jogada de perigo fizeram, e o Porto dominou o jogo do principio ao fim.
    Obrigado A DEUS e F. C. P por esta
    2016-12-16 00h17m por katanga-azoriano via mobile
    Vitória Muito Importante 😉
    Análise
    2016-12-16 00h17m por dinda via mobile
    Casillas- sofreu um golo no único remate a baliza que me recordo
    Felipe e Marcano- estiveram bem, mas hoje estiveram por vezes algo inseguros. E preciso continuar a trabalhar e ignorar os elogios vindos de fora
    Maxi- hoje ja muito melhor, com mais ritmo
    Telles- exibição discreta mas de qualidade
    Danilo- bem a travar as tentativas de contra ataque
    Oliver- melhor em campo a par de Brahimi
    Corona- tem períodos onde consegue ser verdadeiramente desconcert...ler comentário completo »
    Porto
    2016-12-16 00h07m por dinda via mobile
    Bem, parece que o ZZ fez "ouvidos loucos" aos comentários sobre o penalty por marcar a favor do Porto na primeira parte. . . Adiante. . .
    Mais uma vez
    2016-12-15 22h58m por Redfoo_16 via mobile
    Nuno mal nas substituições. A ganhar, baixa o ritmo e mete a equipa a jogar mais defensivamente, nao pode. . . .
    AD
    Pedro98fcp
    2016-12-15 22h58m por Adepto
    Mesmo. . .
    Mas os "ses" não contam de nada, já o falta de profissionalismo. . . .
    pedro98fcp
    2016-12-15 22h56m por ManCityArsenal
    Ah ya só vi agora. . . Mas obrigada na mesma por a resposta mano.
    F. C. Porto VS Marítimo
    2016-12-15 22h50m por ManCityArsenal
    Alguem me sabe dizer porque o jogo do F. c. P foi antecipado?
    mais um lol
    2016-12-15 22h47m por blametheskies
    O autocarro mexeu-se, e. . . pois!

    conclusão que parece que ninguém percebe (ou percebem e não querem simplesmente saber) as equipas pequenas cada vez vão fazer mais anti-jogo e meter mais autocarros e porquê? porque a diferença entre os ditos 3 grandes para o resto é abismal! tanto dentro de campo como fora dele. . assim que tentam jogar olhos nos olhos é o que se viu e vocês (zero-zero) o disseram bem. .
    O autocarro mexeu-se, e. . . golo do porto! estraga o futebol?...ler comentário completo »
    Erro
    2016-12-15 22h46m por pfbenz via mobile
    13
    Dúvida
    2016-12-15 22h45m por pfbenz via mobile
    Porque que o Porto antecipou este jogo (15 jornada) se ainda vamos na 12 ?
    Brahimi
    2016-12-15 22h44m por RQ7T
    Para mim foi o melhor em campo, fez um golo e uma assistência e ainda foi o maior desequilibrador da equipa principalmente quando fazia movimentos para o centro.
    SO
    Cronica
    2016-12-15 22h44m por Somosporto12 via mobile
    Continuamos na perseguição e é que pouco falta para sermos primeiro. Não me interessa ser campeão de inverno. Quero é chegar a Maio e estar nos aliados. . .
    Só uma palavrinha ao autor da crónica do zerozero , não faço ideia se és ou não benfiquista ou sportinguista, enfim o que tu és a mim pouco me importa mas de uma coisa sei consegues atingir o nível de um cronista do Record ou de A Bola , parabens. Continua assim se te faz feliz.
    Incha melao
    Porto campeão
    Somosporto conta tudo e todos.
    Vitória
    2016-12-15 22h41m por RQ7T
    Não criamos muitas oportunidades mas fomos eficazes e dominamos o jogo e chegamos com justiça á vitória. É pena o golo sofrido quando estávamos a 13 minutos de igualar o recorde de jogos consecutivos de sofrer golos neste século. Mas o que interessa é a vitória e conseguimos-a de forma justa.
    FORÇA PORTO
    chief
    2016-12-15 22h39m por llIIIIDELTAlllllll
    uma coisa e certa ele estava a percisar de estrear a ban, agora nota-se que ja tem mais criterio nas palavras.
    BITW
    2016-12-15 22h37m por llIIIIDELTAlllllll
    foi um lance bastante diferente, nem compares. .
    ZZ
    2016-12-15 22h36m por dinda via mobile
    Sejam serios e façam referencia ao penalty por marcar na primeira parte sobre o Maxi.
    chief
    2016-12-15 22h34m por llIIIIDELTAlllllll
    ja tinha tupado. .
    HA
    jogo
    2016-12-15 22h33m por Halibut
    foi do Porto, fez o que quis quase, o marítimo pouco perigo criou. . . do jogo o que menos gostei foi diogo jota, às vezes parece que lhe falta força para cruzar, tem que melhorar este aspecto, porque é muito importante num extremo, que para mim é aquilo que ele é.

    quando otávio regressar provavelmente concorrerá por um lugar no 11 com. . . jota. . .
    brahimi tem sido mais decisivo.
    MariaJoseValeri o
    2016-12-15 22h30m por llIIIIDELTAlllllll
    desculpe, mas a dona maria tem de ter mais criterio no que diz. .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Corte do podcast ´Ataque Rápido´
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.