Vitória sobre o Marítimo por 2x1

Bem lhe podem bater continência

2016/12/15 22:20
Texto por Duarte Monteiro

O FC Porto ganhou a jogada antecipada aos rivais. A vitória sobre o Marítimo, por 2x1, em jogo da 15ª jornada da Liga NOS, aproxima os azuis e brancos do líder Benfica, que está agora a um ponto de distância. O cenário é à condição, obviamente, e só a meio da próxima semana (depois de mais uma jornada no fim de semana) se saberá se a cartada psicológica surtiu efeito.

60 metros até à paragem do autocarro

Desenho simples, o deste jogo. Jogou-se quase sempre em 60 metros – aqueles que Nuno Espírito Santo tem explicado – até à paragem do autocarro. Daniel Ramos recuperou a estratégia que derrubou o Benfica e aplicou-a frente ao FC Porto. Cinco defesas, três centrais; o que viesse do meio-campo para a frente era um acréscimo à prioridade máxima: defender. Erdem Sen, um turco de aspeto robusto, era o guarda da paragem e a ideia resultou quase até ao intervalo.

FC Porto à Star Wars
Em dia de estreias nos cinemas, o 11 do FC Porto foi apresentado em versão Star Wars, com banda sonora e grafismo à altura. Isto a propósito da estreia do file Rogue One, derivado da mundialmente famosa saga
O golo de Yacine Brahimi, aos 45 minutos, «picou» finalmente o bilhete que abriu caminho à vitória azul e branca. Um lance sobretudo individual que culminou com um remate de ângulo apertado e com Gottardi desfocado na fotografia. Até lá desgastou-se os tais 60 metros em construção portista, mas com uma acusação ao dragão: houve pouca intensidade na tentativa de desmontar o bloco baixo do Marítimo.

Exceções aos dois extremos. Jesús Corona e Brahimi são nesta altura os homens mais do FC Porto. Foram eles os maiores desequilibradores da equipa que apesar de um Óliver Torres sempre cerebral não teve Diogo Jota e André Silva em noite sim, apesar do golo do ponta de lança. E isso notou-se, sobretudo porque o aglomerado defensivo dos insulares roubou quase todos os espaços.

Apesar disso, o FC Porto foi sempre melhor e mais perigoso. Aos nove minutos podia ter chegado ao golo, mas Danilo e Felipe atrapalharam-se mutuamente na sequência de um canto e o cabeceamento saiu ao lado; Brahimi e Corona desenharam depois dois lances com promessa de perigo, mas só em cima do descanso é que o nó desatou, com o golo do argelino.

O autocarro mexeu-se, e...

Daniel Ramos só podia pedir outra coisa para a segunda parte. E os sinais foram mais positivos, com o Marítimo a surgir mais subido e atrevido depois do intervalo. Um avanço territorial do autocarro que não teve logo travão na resposta do FC Porto, que até voltar a acertar o passo denotou demasiada confusão no seu jogo; o minuto 59 é disso exemplo e os 22 mil adeptos que se deslocaram ao Dragão fizeram questão de demonstrar o desagrado. Em boa hora, porque mesmo sem ativar muito o jogo o FC Porto melhorou e... marcou.

Alex Telles com direito a parabéns
Alex Telles festejou esta quinta-feira 24 anos e no final da partida teve direito aos parabéns junto à claque azul e branca.
Brahimi voltou a ser determinante antes de deixar o relvado. Aos 67 minutos criou a jogada e serviu André Silva na perfeição; o português rodou e atirou cruzado para o segundo golo do FC Porto. Mas se a postura insular - sobretudo na primeira parte - merece reparos, a dos dragões também. O FC Porto ainda abanou nos minutos finais por culpa própria, incapaz de selar um jogo que quase não lhe causou problemas até à reta final.

Djoussé, aos 85 minutos, reabriu a história por momentos, com um golo de levantar um estádio. Um golo tirado da categoria dos melhores do ano e que existiu porque o Marítimo decidiu jogar mais perto de Casillas, que por sua vez viu o FC Porto baixar os ritmos de jogo para níveis perigosos. A coisa acabou por correr bem para para os azuis e brancos, porque se o Marítimo tem ganho coragem mais cedo...

U Quinta, 15 Dezembro 2016 - 20:30
Estádio do Dragão
Bruno Esteves
2-1
Yacine Brahimi 45'
André Silva 67'
Donald Djoussé 85'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 15
VIDEOS
Lances Capitais
45´
GOLO FC Porto!
Yacine Brahimi marca
Yacine Brahimi marca o seu 3º golo na prova (8 jogos)
67´
GOLO FC Porto!
André Silva marca
André Silva marca o seu 10º golo na prova (14 jogos)
85´
GOLO Marítimo!
Donald Djoussé marca
Donald Djoussé marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 45. O FC Porto não mostrava grandes argumentos para quebrar o muro defensivo do Marítimo quando Yacine Brahimi protagonizou uma jogada no lado esquerdo e de ângulo apertado colocou os dragões a vencer.
O Árbitro
Um lance aos 26 minutos colocou à prova a atenção de Bruno Esteves, quando Brahimi foi derrubado no limite da grande área do Marítimo. O árbitro decidiu-se pelo livre, uma decisão acertada.
O Melhor
Yacine Brahimi
A dúvida estava entre o argelino ou Jesús Corona, mas o golo e a assistência fizeram toda a diferença. Brahimi é um homem novo depois de arranque de temporada titubeante e cada vez mais influente no sucesso do FC Porto. Empenhado, criativo, goleador e forte na assistência, o extremo só pode ser titular no desenho de Nuno Espírito Santo.
O Pior
Primeira parte do Marítimo
Não se pode exigir ao Marítimo que assuma no Dragão uma atitude de futebol aberto e igualitário, mas a estratégia de Daniel Ramos na primeira parte levou demasiado à letra o famoso autocarro, tirando toda e qualquer iniciativa atacante aos homens mais adiantados - que eram poucos. Melhorou um bocadinho na segunda parte.
Forma
FC Porto
2016/2017
25J
14V
9E
2D
42-10G
Marítimo
2016/2017
17J
7V
2E
8D
16-20G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto chega aos 31 pontos. Com mais um jogo, aproxima-se do Benfica (-1 pt) e distancia-se do Sporting (+4 pts)
Quatro jogos depois, o FC Porto sofreu o 6.º golo na Liga e mesmo assim, continuará a ser a melhor defesa da prova
Foi a 3.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga NOS e iguala o melhor registo dos dragões esta temporada na prova
Das 9 vitórias dos dragões na Liga NOS 2016/17, esta foi apenas a 3.ª pela margem mínima
Nuno Espírito Santo iguala arranque de Julen Lopetegui na Liga Portuguesa (31 pts, 9V, 4E 1D)
O FC Porto de Nuno Espírito Santo marcou 26 golos em 14 jogos na Liga; o registo mais magro desde 2008/09 (foi Campeão Nacional)
FC Porto continua invicto em casa frente ao Marítimo para a Liga Portuguesa; os dragões chegaram hoje aos 90 golos em 37 jogos (35V 2E)
Nuno Espírito Santo em 12 jogos no Dragão venceu 8 e empatou 4 (perdeu 8 pts); é o melhor registo invicto desde 2012/13 (Vitor Pereira)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
MARÍTIMO
Comentários (25)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
loool322
2016-12-16 14h08m por tmagalha
Só para dizer que a minha critica sobre ele era sempre construtiva, pois eu sabia bem que qualidade não faltava ;)
loool322
2016-12-16 14h06m por tmagalha
De facto fui um dos que achei que deviamos ter vendido no inicio, pela simples razao de ele só querer resolver e de nem sequer defensivamente fazer nada, o que prejudicava a equipa. . fico feliz por Brahimi não ter feito birra e ter aceitado a mudança no jogo dele pois agora ele percebe que é importante mas tinha que fazer mais, caso não fosse assim só tinha que ser vendido, temos outro caso parecido, o Quintero, que joga em equipa mas não tem intensidade(nem atacante nem defensiva), e cas...ler comentário completo »
Brahimi
2016-12-16 13h22m por loool322
Adoro hipocrisia, todos o criticavam e queriam fora do clube a todo o custo. Agora choram por ele ir para can. Pior disseram que era anti-porto por sempre estar do lado do jogador e quando disse que era o triplo do rafa disseram que era doido rafa era muito mais jogador agora calam-se todos!!! Enfim rafa nunca tinha dado provas para 20M nunca. Brahimi é muito mais jogador muito mais. Agora apreciem a qualidade que sempre duvidarem e comecem a agradecer por podermos ver este grande jogador.
JAOF
2016-12-16 10h31m por HGuima
Não me pareceu que tenha havido essa dualidade de critérios na marcação de faltas. O Bruno Esteves até esteve atento a uma serie de lances de disputa leal de bolas. Apesar de ter tentado ludibriar o arbitro, o Fransérgio é desarmado de forma limpa em 2 ou 3 lances que permitiram uns contra-ataques que nunca foram bem aproveitados pelo Porto. Outro arbitro talvez tivesse marcado essas faltas.

No lance de penalti com o Maxi, pareceu-me que o arbitro não teve a coragem de mar...ler comentário completo »
AZ
Zerozero
2016-12-16 09h43m por AZULDESDE1980 via mobile
Se o Maritimo tem ganho coragem mais cedo?????? Facil, saía goleado do Dragao. . . quem nao viu o jogo e lê o seu ultimo paragrafo fica com a sensação que o Maritimo nos minutos finais dominou o Porto, quando na verdade nem uma jogada de perigo fizeram, e o Porto dominou o jogo do principio ao fim.
Esta análise à arbitragem foi. . . cega
2016-12-16 00h21m por JAOF
Ao longo do jogo viu-se dualidade de critérios na marcação de faltas, jogadores do FCP estavam num jogo de basquetebol, não pelo jogo de mãos, mas porque não podiam tocar nos jogadores do Marítimo que era falta. . .

. . . do outro lado. . . aquela grande penalidade descarada sobre Maxi na 1ª parte, quase tão incrível como esse erro de arbitragem, foi o apagar das crónicas do jogo, quase como que limpando da imprensa, do publico os erros que prejudicaram o FCP - MUITO MAU...ler comentário completo »
Obrigado A DEUS e F. C. P por esta
2016-12-16 00h17m por katanga-azoriano via mobile
Vitória Muito Importante 😉
Análise
2016-12-16 00h17m por dinda via mobile
Casillas- sofreu um golo no único remate a baliza que me recordo
Felipe e Marcano- estiveram bem, mas hoje estiveram por vezes algo inseguros. E preciso continuar a trabalhar e ignorar os elogios vindos de fora
Maxi- hoje ja muito melhor, com mais ritmo
Telles- exibição discreta mas de qualidade
Danilo- bem a travar as tentativas de contra ataque
Oliver- melhor em campo a par de Brahimi
Corona- tem períodos onde consegue ser verdadeiramente desconcert...ler comentário completo »
Porto
2016-12-16 00h07m por dinda via mobile
Bem, parece que o ZZ fez "ouvidos loucos" aos comentários sobre o penalty por marcar a favor do Porto na primeira parte. . . Adiante. . .
Mais uma vez
2016-12-15 22h58m por Redfoo_16 via mobile
Nuno mal nas substituições. A ganhar, baixa o ritmo e mete a equipa a jogar mais defensivamente, nao pode. . . .
AD
Pedro98fcp
2016-12-15 22h58m por Adepto
Mesmo. . .
Mas os "ses" não contam de nada, já o falta de profissionalismo. . . .
pedro98fcp
2016-12-15 22h56m por ManCityArsenal
Ah ya só vi agora. . . Mas obrigada na mesma por a resposta mano.
F. C. Porto VS Marítimo
2016-12-15 22h50m por ManCityArsenal
Alguem me sabe dizer porque o jogo do F. c. P foi antecipado?
BL
mais um lol
2016-12-15 22h47m por blametheskies
O autocarro mexeu-se, e. . . pois!

conclusão que parece que ninguém percebe (ou percebem e não querem simplesmente saber) as equipas pequenas cada vez vão fazer mais anti-jogo e meter mais autocarros e porquê? porque a diferença entre os ditos 3 grandes para o resto é abismal! tanto dentro de campo como fora dele. . assim que tentam jogar olhos nos olhos é o que se viu e vocês (zero-zero) o disseram bem. .
O autocarro mexeu-se, e. . . golo do porto! estraga o futebol?...ler comentário completo »
Erro
2016-12-15 22h46m por pfbenz via mobile
13
Dúvida
2016-12-15 22h45m por pfbenz via mobile
Porque que o Porto antecipou este jogo (15 jornada) se ainda vamos na 12 ?
Brahimi
2016-12-15 22h44m por RQ7T
Para mim foi o melhor em campo, fez um golo e uma assistência e ainda foi o maior desequilibrador da equipa principalmente quando fazia movimentos para o centro.
SO
Cronica
2016-12-15 22h44m por Somosporto12 via mobile
Continuamos na perseguição e é que pouco falta para sermos primeiro. Não me interessa ser campeão de inverno. Quero é chegar a Maio e estar nos aliados. . .
Só uma palavrinha ao autor da crónica do zerozero , não faço ideia se és ou não benfiquista ou sportinguista, enfim o que tu és a mim pouco me importa mas de uma coisa sei consegues atingir o nível de um cronista do Record ou de A Bola , parabens. Continua assim se te faz feliz.
Incha melao
Porto campeão
Somosporto conta tudo e todos.
Vitória
2016-12-15 22h41m por RQ7T
Não criamos muitas oportunidades mas fomos eficazes e dominamos o jogo e chegamos com justiça á vitória. É pena o golo sofrido quando estávamos a 13 minutos de igualar o recorde de jogos consecutivos de sofrer golos neste século. Mas o que interessa é a vitória e conseguimos-a de forma justa.
FORÇA PORTO
chief
2016-12-15 22h39m por llIIIIDELTAlllllll
uma coisa e certa ele estava a percisar de estrear a ban, agora nota-se que ja tem mais criterio nas palavras.
BITW
2016-12-15 22h37m por llIIIIDELTAlllllll
foi um lance bastante diferente, nem compares. .
ZZ
2016-12-15 22h36m por dinda via mobile
Sejam serios e façam referencia ao penalty por marcar na primeira parte sobre o Maxi.
chief
2016-12-15 22h34m por llIIIIDELTAlllllll
ja tinha tupado. .
HA
jogo
2016-12-15 22h33m por Halibut
foi do Porto, fez o que quis quase, o marítimo pouco perigo criou. . . do jogo o que menos gostei foi diogo jota, às vezes parece que lhe falta força para cruzar, tem que melhorar este aspecto, porque é muito importante num extremo, que para mim é aquilo que ele é.

quando otávio regressar provavelmente concorrerá por um lugar no 11 com. . . jota. . .
brahimi tem sido mais decisivo.
MariaJoseValeri o
2016-12-15 22h30m por llIIIIDELTAlllllll
desculpe, mas a dona maria tem de ter mais criterio no que diz. .
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Europa
Antevisão
FC Porto recebe Feyenoord
Um encontro que vai definir a temporada europeia do FC Porto. É este o mote para o duelo desta quinta-feira entre os dragões e o Feyenoord, no encerramento da fase de grupos da Liga ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
DanielBryan 12-12-2019, 03:15
DanielBryan 12-12-2019, 03:14
KU
kurionsesh 12-12-2019, 01:16
FutebolLife 12-12-2019, 00:40
FIFAforever_returns2 12-12-2019, 00:39
SabedoriaMaisUmaVez 12-12-2019, 00:26
PE
PERAMANCA 12-12-2019, 00:06
iSMURF4 12-12-2019, 00:01
Arshavin_El_10 11-12-2019, 23:58
j-f-uite 11-12-2019, 23:55
FutebolLife 11-12-2019, 23:55
AguiaEncarnada 11-12-2019, 23:53
PE
PERAMANCA 11-12-2019, 23:52
j-f-uite 11-12-2019, 23:51
AguiaEncarnada 11-12-2019, 23:51
DS
DSaraiva90 11-12-2019, 23:51