placardpt
      Decidido nos penáltis

      Dragão cai para lá do Marão

      2016/11/18 23:13
      José Bragança

      O Chaves eliminou o FC Porto da Taça de Portugal, no desempate das grandes penalidades (0x0; 3x2 g.p). Depois de um nulo no 90 e nos 120 minutos, para lá do Marão caiu o dragão, que teve muita falta de pontaria na hora de atirar às redes flavienses.

      Os dragões cedo se foram instalando no meio-campo adversário e tentando fazer circulação de bola. Porém, o Chaves era perigoso nas investidas que fazia à baliza de José Sá (foi novidade, tal como André André e Varela).

      Se o FC Porto "canalizava" muito do seu jogo pelo espaço interior (André André tentava apoiar Danilo no início da construção), os flavienses estavam bem organizados a defender e sabiam esperar pelos momentos de atacar (nesse capítulo tinham uma fixação quase constante pela largura).

      É verdade que os azuis e brancos tinham mais bola mas, a espaços, procuravam a meia-distância, pois sentiam dificuldades para "furar" a muralha montada por Jorge Simão. A equipa da casa defendia bem e metia muito "veneno" em cada ação atacante, dificultando a tarefa aos pupilos de Nuno Espírito Santo.

      João Pinto delegado
      O antigo capitão portista, que assumiu funções na estrutura do clube, sentou-se no banco azul e branco como delegado, tal como Luís Gonçalves.
      Chaves e FC Porto foram mantendo a mesma intensidade na luta por cada lance nos segundos 45 minutos. A toada não se alterava: dragões a ter mais bola perante uma turma flaviense muito certeira a defender e a dificultar a execução dos processos azuis e brancos.

      Nuno viu o seu FC Porto sair da Taça de Portugal ©Global Imagens / F‡bio Poo
      Nuno alterou as peças com a entrada de Depoitre quando o jogo se encaminhava para a reta final do tempo regulamentar. O FC Porto passou a jogar em 4x1x3x2 (Jota e Varela mais abertos), o atacante belga e André Silva de mira apontada às redes flavienses. Apertavam os azuis e brancos, continuavam a defender os da casa, que já se preocupavam bem mais em defender do que atacar, quando o prolongamento começou a pairar, ele que viria a ser uma realidade.

      Sujeitos a muito desgaste, os flavienses recolheram o bloco por completo no tempo extra e os dragões (já com Layún e Evandro) tentavam movimentos de aceleração. Se as casas de apostas davam maior favoritismo aos portistas, a rapaziada de Nuno tratava de fazer pela vida no relvado do Municipal de Chaves. Mas a equipa da casa, lá está, baixava o bloco mas não a guarda (Ponck abordou quase sempre bem os lances mas depois decidia mal no passe).

      Emoção só quando os adeptos azuis e brancos pediram penálti por mão de Freire na área e, mais adiante, quando os flavienses reclamaram um empurrão de José Sá sobre Elhouni. Seria, porém, na marca dos onze metros que a eliminatória ficaria decidida. António Filipe foi mais forte a defender a baliza flaviense perante os pontapés de Layún, Depoitre e André Silva. Felipe Lopes e Braga desperdiçaram para a turma da casa que, ainda assim, fez a festa final.

       

      U Sexta, 18 Novembro 2016 - 20:15
      Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
      João Capela
      0-0
      (3-2 g.p.)
      Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
      Lotação8 400
      Medidas103x68m
      Inauguração1949
      Fase4ª Eliminatória
      VIDEOS
      A Chave
      Nélson Lenho salvou no último instante, um remate em zona privilegiada de Jota. Tirou de cabeça, na hora H do tempo regulamentar. Encaminhou o jogo para o prolongamento, jogo que acabaria decidido nos penáltis. Se não evita o golo portista aí, a eliminatória tinha logo ficado decidida.
      O Árbitro
      Não se pode dizer que tenha sido uma boa arbitragem. Os casos de maior análise aconteceram no prolongamento. Mal ao não assinalar falta de Freire, que tocou a bola com o braço na área. Penálti que ficou por marcar a favor do FC Porto. Já na segunda parte do prolongamento, José Sá derrubou Elhouni e ficou mais um penálti por marcar, daquela vez para o Chaves.
      O Melhor
      Jorge Simão
      Lutou com as armas que tinha. A sua equipa foi uma muralha a defender e dificultou o trabalho dos azuis e brancos. Mesmo quando o Chaves mostrou maior desgaste, a teia defensiva não desmontou e manteve a organização. A sorte sorriu-lhe nas grandes penalidades.
      O Pior
      Varela e André André
      Foram a surpresa reservada por Nuno para este embate e bem se pode dizer que não acrescentaram muito ao futebol portista. Varela pareceu quase sempre baralhado entre fazer movimentos de fora para dentro ou dar largura no flanco. André André entregou-se muito mas pouco mais.
      Forma
      Chaves
      2016/2017
      13J
      4V
      7E
      2D
      12-10G
      FC Porto
      2016/2017
      18J
      10V
      6E
      2D
      30-9G
      Sabia que...by playmaker stats
      Depois de ter chegado à final na sua última participação na Taça (2013/14, Rio Ave), Nuno é eliminado na 2.ª eliminatória em que participa.
      Nos 4 últimos jogos em que o FC Porto participou (480 minutos), só se marcaram 3 golos.
      Desde 2009/10, época em que estava no 2.º escalão e chegou à final da Taça, que o Chaves não eliminava uma equipa do 1.º escalão.
      O último 0x0 em 120 minutos do FCP na Taça Portugal tinha sido frente ao U. Lamas, no Estádio das Antas, em 1996.
      Desde 1995/96 que um jogo do FC Porto na Taça de Portugal não terminava 0x0 (120 minutos).
      Chaves junta-se a Sporting e Sp. Covilhã nos oitavos de final da Taça de Portugal.
      3.ª vez que o Chaves se qualifica na Taça Portugal no desempate por penaltis, em 7 tentativas.
      O Chaves eliminou um dos chamados 3 grandes do futebol português pela 1.ª vez.
      Nos últimos 480 minutos jogados, o FC Porto só marcou dois golos.
      O FC Porto empatou 0x0 nos 2 últimos jogos realizados fora de casa (V. Setúbal e Chaves).
      FC Porto empata pela 2.ª vez consecutiva. Nos 4 últimos jogos, empatou 3.
      Excluindo finais, o FC Porto foi eliminado numa eliminatória da Taça nos penaltis pela 1.ª vez.
      4.º empate consecutivo do Chaves.
      6.ª época consecutiva sem que o FC Porto vença a Taça de Portugal. A última vitória foi em 2010/11.
      19 anos depois, o FC Porto volta a não vencer o Chaves. Tinha derrotado os flavienses nos 5 últimos jogos.
      Jorge Simão é obstáculo difícil para o FC POrto: em 4 jogos, os portistas só venceram uma vez o técnico do Chaves.
      FC Porto volta a perder no desempate por grandes penalidades, tal como na final da Taça na época passada.
      Chaves elimina FC Porto da Taça de Portugal pela 1.ª vez na história.
      Chaves nos penaltis na Taça: 6 eliminatórias, 2 vitórias, 4 derrotas.

      Fotografias(34)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      GD CHAVES
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (81)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      MP
      RedBlueGreen
      2016-11-19 18h55m por Mpmac
      Totalmente de acordo! A minha opinião coincide com a tua (mas eu sou portista). E, como tal, vou mais além. O nosso problema vai muito para além da incapacidade do treinador na leitura do jogo (ele é mesmo muito fraco), o nosso problema está na incapacidade da direção! PdC começa a dar razão aos que o acusam de só ter conseguido os títulos que conseguiu à custa de alguma engenharia arbitral!!!
      PO
      adeptos de vitórias. .
      2016-11-19 15h09m por porto2312
      [. . . ] SSE NAO ENTENDO, o porto a meu ver fez um grande jogo, a única coisa em que pecou foi mesmo na finalização e na maior parte das vezes foi mais por mérito do adversário do que demérito do porto. NÃO É POR ACASO QUE O CHAVES DEVER SER A EQUIPA COM MAIS EMPATES NO CAMPEONATO. Em termos de raça, atitude e competência defensiva não podia pedir mais, a unica coisa que peço é que treinam a finalização que realmente não foi a melhor. SINCERAMENTE PENSO QUE ESTAMOS NO BOM CAMINHO, SE JOGA...ler comentário completo »
      *
      2016-11-19 14h07m por iSMURF4
      se fosse o Marega marcava. . . . isso era garantido. .
      RGGV25
      2016-11-19 14h07m por iSMURF4
      O Varela esteve mal o jogo todo. . . mas fez 1 ou 2 cruzamentos em que normalmente davam golo. . . o Andre Silva rematou fraco rasteiro ao GR. . .

      >Eu já disse TREINEM A FINALIZAÇÃO. . . aquilo mete nojo. . .
      PO
      nao entendo estes gajos do zerozero
      2016-11-19 13h56m por porto2312
      estes gajos do zerozero ou nao viram o jogo ou entao nao percebem nada de futebol. como é possivel porem o andré andré como o pior em campo sendo que foi dos melhores.
      na primeira parte nao apareceu muito mas era ele que equilibrava a equipa. na segunda foi mesmo dos melhores pois até o luis freitas lobo comentou isso.
      . . .
      2016-11-19 13h39m por da_ni82
      Ler alguns comentários aqui de certos benfiquistas dá uma enorme vontade de rir. . . Hipocrisia aguda é o que é. . . Vergonha na Europa? O que faz o Benfica lá fora? Estão todos inchados por no ano passado terem sido eliminados pelo Bayern, mas nunca criaram perigo. . . Falam que o Porto levou 6 lá, mas deu 3 cá. O Bayern nunca teve a eliminatória em risco. O Porto precisava de 3 golos para passar, o Benfica precisava de 2, é essa a diferença. Mas andam aqui todos cheios de moral e de ...ler comentário completo »
      Fez-se Taça!!!
      2016-11-19 13h24m por edmur_ribeiro via mobile
      Assim a taça até ganha mais interesse!
      MA
      Portistas
      2016-11-19 12h30m por manso98afl
      Vejo aqui alguns a tentar meter as culpas em cima ao Benfica, estão mesmo a ficar iguiaizinhos aos lagartos não sabem perder, ou eu muito me engano ou este Nuno nem chega ao Natal:

      -Taça de Portugal já era;

      -campeonato estão a 5 pontos e da maneira que jogam duvido que consigam recuperar aliás o "próximo" jogo deles é quando vierem à Luz a meio da 2ª volta porque é só nesses jogos que eles jogam verdadeiramente à bola;

      -Liga dos Campeões tem hipótes...ler comentário completo »
      Análise de um Benfiquista
      2016-11-19 11h29m por RedBlueGreen
      1-Esta época o FCP efectivamente tem tido algumas decisões de arbitragem contra
      2-O FCP tem o processo defensivo bem consolidado raramente cede oportunidades de golo aos adversários
      3-ao processo ofensivo do Porto é estranho, a falta de eficácia é gritante. . .

      Conclusão o Porto domina os jogos , não concede muitas oportunidades de golo aos adversários, mas se não consegue marcar cedo a equipa não tem mais ideias para mudar a forma de atacar e torn-se previsív...ler comentário completo »
      Arbitragem, a "imprensa", o jogo e NES
      2016-11-19 11h24m por JAOF
      1 - Sobre a arbitragem. . . é fácil anular um avançado (eu seria um central de top mundial) quando é permitido ao defesa saltar para cima do avançado ao mesmo tempo que o abraça e assim ser o único que pode jogar a bola de cabeça. . . foi assim a grande-penalidade flagrante sobre André Silva, este reclama e denuncia ao Capela. . . que nada faz e continuou ao longo do jogo a permitir que os defesas fizessem isso na área. . . já fora da área ele assinalava falta, o que significa que não marca...ler comentário completo »
      MA
      Chaves
      2016-11-19 11h17m por Manwe via mobile
      Não vi o jogo, mas não me surpreende.
      Contra o Benfica fizeram um grande jogo, deram imenso trabalho, e o Benfica teve a felicidade de ganhar.
      O Chaves está forte.
      MA
      PORTOTUGA
      2016-11-19 11h15m por Manwe via mobile
      Desculpa lá, antes do apito dourado o vosso presidente fartava-se de mandar bocas, e a comunicação social não transmitia? Os adeptos do porto gozavam imenso com os outros clubes!
      Agora, os senhores, são tratados com o respeito com que nunca nos deram.
      Para não falar que nos fomos completamente roubados! Podem falam o que quiserem mas a verdade simples é que isto não é nada. Quem vê um arbitragem de a 20/10 anos atrás percebe o que é ROUBO. Há alguns vídeos no YouTube, nessa...ler comentário completo »
      Perdoem-me os portistas. . 😆
      2016-11-19 10h52m por valter_reis_99
      Apenas soube do resultado final já era de madrugada. . . mas isto acordou-me logo! Posso dizer que o Porto foi ontem á noite alvo de muito gozo meu e não só. . Podia-se tar aqui a arranjar desculpas como é a nova moda deste mesmo clube quando é derrotado. . . mas não sem desculpas!. . . Ri muito quando vi a notícia, há que ser honesto!😆😆 8518; tão pequeninos que demonstraram ser. . . .
      NE
      descarrega
      2016-11-19 10h22m por Neferirkare via mobile
      Fêquêporto

      Rumo ao abismo
      RV
      penaltys?
      2016-11-19 03h42m por RVM
      sempre a mesma conversa dos penaltys. . . tiveram 5 penaltys e falharam 3. . .
      NES tem que aprender com este insucesso
      2016-11-19 02h26m por EdmarBarcelonaPorto
      Pois o Benfica do JJ também estava em muitas finais e perdeu todas e no ano posterior ganhou quase tudo pois já estava mais madura e aprenderam com o insucesso e é isto que o Porto e o NES têm que fazer porque só triunfam aqueles que aprenderam com o fracasso.
      O Porto tem um plantel muito jovem e com grandes potenciais estrela mundiais como: André Silva, Corona, Oliver Torres, Diogo Jota, Otavio, Rubén Neves, Telles, José Sá e com jogadores com creditos firmados como Brahimi, Layun,...ler comentário completo »
      SLBStars
      2016-11-19 02h16m por EdmarBarcelonaPorto
      Ya mas concordo contigo em quase tudo menos no que toca a estância do NES no Valência pois ele deixou o Valência em 4 lugar e apurou-se para a Champions algo que já não acontecia no Valência a mts anos mas na segunda epoca houve muitas situações mal resolvidas que culminaram em desastres nos resultados e que continuam até agora com Prandelli.
      Mas todos os portistas esperavam que o novo treinador fosse o Marco mas houve uma surpresa e apareceu o nuno.
      Ghost_rider
      2016-11-19 02h09m por EdmarBarcelonaPorto
      Sim é verdade que a arbitragem errou pros 2 lados mas mesmo assim o Porto saiu prejudicado(2 penaltis a favor contra 1 do chaves) e quando se trata de penaltis no decorrer do jogo o Porto raramente falha e esta epoca só falhou na 1 jornada contra o Rio Ave.
      SO
      mar24071972
      2016-11-19 01h58m por SOMOS_DOYEN
      Continua a ser tudo muito bonito, mas ouvir a voz do presidente do Benfica ta quieto, Textos qualquer um sabe fazer no movie maker, e sabes me explicar porque é que existem videos do shôr pintinho nas escutas e do lfv nada? apenas textos?!
      NES foi muito inconsequente e previsivél
      2016-11-19 01h51m por EdmarBarcelonaPorto
      Era mais do que uma Obrigação vencermos o Chaves. . . com o 11 inicial que utilizamos( que é 100x melhor que o do Chaves) e pela antecedência do jogo com o SL [. . . ] (que fizemos de longe o melhor jogo do ano 2016 e que esperavamos uma continuidade da forma de jogar a porto) mas os 90minutos não transmitiram nada disso e o treinador estava intranquilo desde o final da primeira parte e demonstrou muita ansiedade(que dominou a equipa posteriormente) e fez mal as substituições e já que tinhamos ...ler comentário completo »
      LU
      a minha opniao
      2016-11-19 01h40m por luxus
      O Porto esqueceu das "Chaves" em casa
      Diogo jota
      2016-11-19 01h30m por boixos_nois via mobile
      Meyer o Brahimi, então mas o Diogo Jota que é 3 vezes melhor que Rafa não resolveu?! A culpa é do Benfica, o FCP jogou muito, mas mesmo muito.
      SO
      mar24071972
      2016-11-19 01h23m por SOMOS_DOYEN
      Isso é muito bonito mas as provas puff nao existem, agora o pintelho da costa ui
      Fraco. .
      2016-11-19 01h21m por Ghost_rider via mobile
      Nao vi o jogo. . mas pelo que se diz um pouco por todo o lado o arbitro errou para os dois lados. . . e com a vontade que os jogadores do fcp estavam para bater penatis. . durante o jogo provavelmente falhavam tb!

      Mas o porto está no bom caminho. . como diz o pinto e aí concordo com ele!! Mas o espírito santo esta a começar a ficar nervoso e a mudar o ton nas conferências. . cheira me que até ao natal. . salta de la. .

      Resumindo. . fcp=fraco
      A culpa é dos outros
      2016-11-19 01h08m por tmlmartins via mobile
      Mas o guarda redes do Chaves só fez grandes defesas nos pênaltis. . . No resto do jogo foi quase um espectador e só foi ligeiramente incomodado por remates fracos de fora da área. . .

      De facto o árbitro não viu os dois pênaltis que deviam ter sido marcados contra o porto. . .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Opinião
      A Preto e Branco, por Luís Cirilo Carvalho
      O Vitória completa hoje noventa e nove anos de idade e ,por consequência, entra naquilo a que se convencionou chamar o ano do centenário dado que a 22 de Setembro de 2022 o clube ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      VI
      Vilanova1 23-09-2021, 03:50
      TU
      Tutaemeia 23-09-2021, 02:43
      Maxaqueen 23-09-2021, 02:38
      DingyPT 23-09-2021, 00:45
      ReturnoftheEagle 23-09-2021, 00:40
      ReturnoftheEagle 23-09-2021, 00:35
      ReturnoftheEagle 23-09-2021, 00:30
      bigshaq 23-09-2021, 00:11
      Pormenortatico 22-09-2021, 23:39
      Inform_Gilbertao 22-09-2021, 23:39
      Inform_Gilbertao 22-09-2021, 23:38
      MisticaEncarnada 22-09-2021, 23:35
      Pormenortatico 22-09-2021, 23:31
      CO
      cornomansoo 22-09-2021, 23:28
      FK
      fka 22-09-2021, 23:19