placardpt
      Entrevista com o central luso

      João Meira num «espaço onde o português se pode valorizar muito»

      Após várias épocas na principal liga portuguesa, foi numa «pequena Nova Iorque com praia, com canais dentro da cidade a fazerem lembrar Veneza ou Brugge» que João Meira se fixou. O central português encontrou na MLS o espaço perfeito para subir de patamar e, aos 29 anos, é por aí que conta permanecer, num lugar onde cabem muitos mais compatriotas.

      Conhecedor das características que estão inerentes aos lusos, sejam eles treinadores ou jogadores, Meira fez papel de descobridor (apesar de existirem mais) e gritou, numa entrevista ao zerozero, que esta é terra firme.

      A propósito de uma passagem pela nossa reportagem por Toronto (pode ler aqui um trabalho sobre as diferenças entre o futebol que se joga na Europa e o que se pratica por terras do Tio Sam), marcámos entrevista com o defesa dos Chicago Fire após o jogo e assim foi. Sem complicações nem complexos, junto do autocarro da lanterna vermelha desta MLS, a análise foi feita pelo português, que tem muito de positivo para contar depois de finalizada a primeira temporada no estrangeiro.

      ©Getty / Jonathan Daniel

      Num ar diferente

      A primeira época fora de Portugal foi também uma experiência totalmente nova, se bem que com resultados coletivos que não foram os melhores. Que balanço fazes?

      Sinceramente, foi uma experiência muito boa, muito enriquecedora e na qual fiz boas coisas na MLS. Como disse, desportivamente os resultados não foram como eu esperava, mas melhores dias virão.

      É para continuar por cá?

      Não faço ideia. Foi um ano de contrato com mais um de opção, mas ainda não sei como vai ser. Acho que a opção será ativada, só que ainda é cedo, já que situações pessoais me podem levar novamente para a Europa.

      Não está de parte um regresso a Portugal?

      [pausa]... Está complicado...

      Ao nível pessoal, a vida é muito diferente nos Estados Unidos?

      Muito diferente para melhor. As condições que aqui temos é uma realidade à parte, quer no que envolve futebol, quer em tudo o resto.

      Chicago tem uma característica que lhe é atribuída de ser uma cidade um pouco perigosa. Isso verifica-se?

      Para mim não. Vivo dentro da cidade e nunca vi nada. É, talvez, a melhor cidade dos Estados Unidos para viver. Ao redor não conheço, por isso não posso falar, mas dentro dela temos tudo. É uma pequena Nova Iorque com praia, com canais dentro da cidade a fazerem lembrar Veneza ou Brugge. Agora, no inverno faz muito frio [risos]. Não estamos habituados.

      Estás com família?

      Não, neste momento estou sozinho. A minha mulher está em Portugal porque esperamos o segundo filho, daí que eu ainda não saiba como é que vai ser a minha vida.

      Ou seja, pelo menos agora será um regresso a Portugal...

      Sim, dentro de duas semanas. Dará, pelo menos, para respirar um ar um pouco diferente.

      ©Getty / Jonathan Daniel

      Valorização própria depois da adaptação

      No que diz respeito a futebol, também várias diferenças...

      Algumas, sim. Para melhor ou para pior. Como deu para assistir [ndr. Jogo em Toronto] os estádios praticamente cheios, ambiente espetacular, condições de trabalho que são muito boas. Chicago talvez não seja das melhores, se bem que, comparado a Portugal, é muito boa. Só que há outras que precisam de melhorias.

      Estivemos a assistir ao jogo e, de facto, as diferenças são muitas. Uma delas é que não há grandes protestos aos árbitros.

      Ainda para mais para um latino, que gosta de falar com eles e criticar [risos]. É complicado, pois a cultura deles é de que, bem ou mal decidido, está sempre tudo bem. Ainda por cima, hoje foi o meu pior, estava quase a perder a cabeça [risos]. Mas temos que nos adaptar, não é? Não são eles que se vão adaptar a nós, nós é que somos novos aqui.

      É um bom espaço para o jogador português?

      Penso que sim. Sinceramente, e não é para me valorizar mais do que os outros, o jogador português é muito evoluído em todos os aspetos: técnicos, táticos, a conhecer o jogo. Em Portugal, nós crescemos numa escola muito boa e parece-me que não damos o devido valor. O jogador português adapta-se muito bem ao que lhe é pedido, sabes? Portanto, é um espaço onde o português se pode valorizar muito.

      Pareceu-te existir algum impacto positivo desde que Portugal ganhou o Europeu?

      Sinceramente, não. Aliás, com os meus colegas nem havia grande vontade que Portugal ganhasse, eu era dos poucos que torcia por isso. Eles não ligaram muito.

      O treinador português está a ganhar cada vez mais pontos a nível mundial. Também há espaço para ele aqui?

      De certeza absoluta que o treinador português que chegasse à MLS revolucionava muita coisa aqui, para melhor. Sem dúvida alguma. Ao nível de trabalho, de cultura de futebol...

      Num balanço global, ficando ou não, é uma experiência que levarás para a vida, correto?

      Claramente. Valorizei-me, correu muito bem, estive várias vezes na equipa da semana, várias vezes também fui o melhor da minha equipa. Mesmo sem grandes resultados, foi excelente e o meu nome tem sido falado por coisas boas.

      Portugal
      João Meira
      NomeJoão Diogo Serpa Meira
      Nascimento/Idade1987-04-30(36 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoDefesa (Defesa Central)

      Fotografias(74)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Um bom jogador
      2016-10-25 20h10m por zecic
      Um excelente central que demorou a chegar ao topo. . . Na minha opinião tem qualidade para jogar numa liga melhor que a MLS.
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Primeira mão dos quartos-de-final
      Dois passos que parecem ser cada vez mais pequenos. O Sporting, esta terça-feira, entra em ação para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      AmoFutebolAmoSLB 23-04-2024, 09:38
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 09:32
      AmoFutebolAmoSLB 23-04-2024, 09:29
      ET
      etico 23-04-2024, 09:25
      zirel 23-04-2024, 09:24
      Maxaqueen 23-04-2024, 09:24
      PedroBorgas 23-04-2024, 09:17
      sadabadabada 23-04-2024, 09:16
      AL
      Alvibranco 23-04-2024, 09:15
      PedroBorgas 23-04-2024, 09:13
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 08:55
      orgulhovermelho 23-04-2024, 08:52
      AngelEyes 23-04-2024, 08:47
      JamaicaNN 23-04-2024, 08:05
      ricardocunha251 23-04-2024, 07:43
      PsiNuno 23-04-2024, 06:47