placardpt
      FC Porto venceu o Arouca por 3x0

      Dragão já meteu a quarta

      Há noites em que o óbvio impera, mesmo que para isso nem sequer tenha de ser afirmativo. Foi assim que o FC Porto engatou a quarta vitória seguida esta época – e em 2016 -, ao bater o FC Arouca por 3x0. Foi uma exibição quanto baste da equipa de Nuno Espírito Santo, que aproveitou para descolar do Sporting e chegar-se ao Benfica, que joga domingo no estádio do Restelo.

      Aquecer, pausar e retomar

      O primeiro quarto de hora só deu Porto. Em alta rotação, Jesús Corona esteve perto de marcar logo aos cinco minutos, quando depois de passar por dois defesas do Arouca atirou ao poste de ângulo apertado; e quando aos 10 minutos Óliver Torres levou Bracali a fazer uma defesa fantástica poucas dúvidas restavam sobre o sentido do jogo.

      Otávio falhou o primeiro
      A contas com uma mialgia de esforço, Otávio falhou o primeiro jogo do FC Porto esta época. Tinha sido titular em todos. André Silva é agora o único jogador a ter estado em todos os encontros dos dragões esta época.
      Mas depois de aquecer o motor, o FC Porto jogou em «ponto morto» durante 20 minutos. Baixou a intensidade, circulou mais para os lados do que para a frente e fez esmorecer as promessas iniciais. Nesse período deu para perceber que o FC Arouca estava no Dragão sobretudo para defender – ou quase exclusivamente -, permitindo que Nuno Coelho e Adilson fossem os melhores.

      E por isso, mesmo sem forçar, os portistas voltaram a crescer. Diogo Jota deixou o aviso (34'), valendo o corte de Jubal sobre a linha de golo, antes de servir André Silva para o primeiro golo da noite (43'). O avançado recebeu a bola sem oposição, fez o quis com tanto espaço e finalizou com frieza e facilidade perante a passividade dos arouquenses. Uma dupla que iria voltar mais tarde para fechar as contas.

      Aconteceu aos 78 minutos. Outra vez Diogo Jota na esquerda a fazer o cruzamento e novamente André Silva a finalizar, desta feita de cabeça. O internacional português é cada vez mais um «bicho de área». Menos dado às derivações para as laterais, o ponta de lança vive dos momentos exatos para faturar. Esta noite esteve longe de encantar, mas quando se «bisa» não é preciso mais.

      Óliver é cada vez mais chefe

      Óliver Torres comandou o jogo portista ©Global Imagens /

      Numa noite em que o FC Porto não teve Otávio, sobressaiu o talento e a influência de Óliver Torres. Depois de aparições de bom nível mas intermitentes, o médio espanhol mostrou estar cada vez mais cómodo no papel de chefe. Foi ele que monitorizou todo o jogo dos dragões, ocupando cada centímetro do meio-campo portista. Agressivo nas tarefas defensivas, procurou dar velocidade e soluções ao ataque.

      O jogador do Atlético de Madrid cedido ao FC Porto acabou por sair aos 65 minutos, isto depois de Nuno Espírito Santo ter percebido que dificilmente teria calafrios numa noite em que a chuva até caiu com intensidade na cidade do Porto. O golo em cima do intervalo conferiu aos dragões uma almofada suficiente para não aumentar o ritmo de jogo e não teve o condão de espevitar o Arouca.

      E é por aí que terminamos. Quem te viu e quem te vê... A equipa de Lito Vidigal está mergulhada numa profunda crise de resultados (venceu 1 dos 13 jogos esta época-, fruto de uma crise nada menor de confiança e rendimento. A noite do Dragão passou com o Arouca a defender quase a totalidade do tempo. Nuno Coelho e Adilson - mas sobretudo o português - acabaram por ser os elementos em maior evidência com algumas recuperações de bola, enquanto Zequinha procurou esticar sempre que podia, que foi quase nunca.

      Brahimi tinha a cereja para o topo do bolo

      Quando tudo estava pronto para acabar, Brahimi, que tinha entrado aos 65 minutos, sacou do momento do jogo. Jogada soberba do argelino na esquerda que terminou com um remate que deixou Bracali pregado ao chão. Estava posta a cereja no topo do bolo.

      U Sábado, 22 Outubro 2016 - 20:30
      Estádio do Dragão
      Manuel Mota
      3-0
      André Silva 43' 78'
      Yacine Brahimi 90'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 8
      VIDEOS
      Lances Capitais
      43´
      GOLO FC Porto!
      André Silva marca
      André Silva marca o seu 6º golo na prova (8 jogos)
      78´
      GOLO FC Porto!
      André Silva marca
      André Silva marca o seu 7º golo na prova (8 jogos)
      90´
      +1
      GOLO FC Porto!
      Yacine Brahimi marca
      Yacine Brahimi marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      A Chave
      É difícil escolher o momento do jogo, mas o golo em cima do intervalo apontado por André Silva terá sido o quanto baste para que a vitória do FC Porto nunca tenha sido posta em causa.
      O Árbitro
      Atuação discreta de Manuel Mota, à exceção de um lance duvidoso na área do FC Arouca, já na segunda parte, em que André Silva fica a reclamar grande penalidade.
      O Melhor
      Óliver Torres
      É cada vez mais «peixe na água» no meio-campo do FC Porto. Enquanto quase toda a equipa variou de intensidade, Óliver manteve sempre a toada alta. Recuperou, construiu e distribuiu, sempre de cabeça erguida à procura das melhores soluções. Uma exibição à altura do momento: o espanhol fez o jogo 50 pelos dragões.
      O Pior
      Lito Vidigal
      O principal responsável pelo mau momento do FC Arouca terá de ser o seu treinador, ainda que as suas qualidades sejam intocáveis. Mas a equipa de Lito Vidigal sentiu dificuldades a mais para jogar futebol e limitou-se a defender, mesmo perante um FC Porto pouco intenso. A crítica serve, sobretudo, porque já vimos este FC Arouca fazer mais, muito mais. É estranho.
      Forma
      FC Porto
      2016/2017
      14J
      9V
      3E
      2D
      28-8G
      Arouca
      2016/2017
      13J
      1V
      4E
      8D
      7-17G
      Sabia que...by playmaker stats
      Brahimi foi o 1.º suplente utilizado a marcar pelo FC Porto neste campeonato.
      Com 18 golos marcados à 8.ª jornada, este é melhor registo atacante do FC Porto nas últimas 3 épocas.
      19 pontos à 8.ª jornada: Nuno Espírito Santo apresenta um registo melhor do que Lopetegui nas 2 últimas épocas (18 pts).
      O FC Porto passa a ter, agora, o melhor ataque da Liga NOS, com 18 golos.
      8 jogos sem vencer: este registo ultrapassa o pior da época passada.
      Arouca somou o 8.º jogo consecutivo sem vencer.
      FC Porto marcou sempre 3 golos nos 3 últimos jogos realizados no Dragão neste campeonato.
      5.ª vitória consecutiva em casa do FC Porto neste campeonato.
      3.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga, o que não conseguia desde fevereiro.
      A última sequência de 4 vitórias dos portistas acontecera em outubro do ano passado.
      4.ª vitória do FC Porto: melhor registo do ano de 2016.

      Fotografias(30)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      FC AROUCA
      Comentários (42)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Sousasoareslive
      2016-10-23 17h18m por petitor via mobile
      Se a época correr bem e vendermos dois a três jogadores, mais a saída do jota la estamos nos a reformular tudo outra vez
      Emprestimos em defenitivo
      2016-10-23 15h23m por sousasoareslive
      Sicneramente pelo que vejo, tanto pela qualidade como o potencial e a idade dos 2, (Oliver e Jota), espero mesmo que o porto exerca a opção de compra sobre os 2, o montante é significativo, cerca de 40 a 45 milhoes pelos 2), mas penso mesmo que isso poderia nos prepetivar um grande futuro.

      Temos uma quipa jovem, onde não se exige mais que crescer durante esta época, para que num futuro próximo voltemos a dominar o futebol portugues, até que enfim que os portistas dão um ...ler comentário completo »
      Herrera
      2016-10-23 14h10m por iSMURF4
      Se jogasse a avançado marcava todas as épocas 20 golos no mínimo.
      EX
      Herrera
      2016-10-23 14h06m por Exterminador_Divinal
      quando joga numa posição muito mais adiantada o seu nivel é outro
      EX
      Marcano
      2016-10-23 14h05m por Exterminador_Divinal
      acho que temos de dar o braço a torcer tem estado impecável eu sempre disse que era um bom central simplesmente o parceiro não lhe dava confiança e tinha aquelas paragens cerebrais com o filipe é outra coisa em relação a ele só tem de melhorar é as entradas pelo ar faz muitas faltas desnecessárias de resto tem limpado tudo
      Oliver Tsubasa
      2016-10-23 13h39m por iSMURF4
      Pode vir a ser o nosso Hamsik!

      Já agora pq é q o Otávio n jogou?
      Porto
      2016-10-23 13h06m por dinda
      Estamos no bom caminho.
      Bom jogo
      2016-10-23 12h27m por ACastro6
      mas ainda temos coisas a melhorar obviamente, ontem não houve assim tanta facilidade para ligar a defesa/ meio campo defensivo com a zona atacante, muitas vezes a bola estava nos pés de Marcano, Felipe ou Danilo e havia um buraco enorme à frente, sendo que não havia apoios, mas foi um aspeto que foi sendo melhorado ao longo do jogo.

      A nossa defesa, mais uma vez, impecável, até agora sofremos 4 golos no campeonato mas só 1 foi regular, muito consistentes e Marcano e Felip...ler comentário completo »
      HA
      lagostin
      2016-10-23 11h32m por Halibut
      tens de pedir ao nuno para te fazer um desenho. . . oliver é um excelente jogador e ponto final. o herrera sim é um jogador capaz do melhor e do pior, meu rico moutinho (foi o último grande médio centro que tivemos, depois dele nenhum me convence).

      felipe e marcano tem estado bem, mas deviamos ter + um central melhor, boly não me convence para 3ª escolha.
      Porto
      2016-10-23 08h04m por zlatan_ibrahimovic via mobile
      Não vi mas pelo que li, para os três grandes jogarem com equipas assim sua casa é fácil que quase tudo corra bem mas não deixa de ser positivo que hajam bons momentos.
      Tarik10
      2016-10-23 03h21m por Philippe_Coutinho_10 via mobile
      Preocupado estaria eu se fossem os adeptos do meu clube a terem um comportamento tão inconstante. Agora ganharam dois jogos e já estão todos muito felizes, mas se a coisa correr para o torto para a semana já vai haver as bocas do "enfim não merecem vestir a camisola do clube".


      Já com os Sportinguistas é a mesma coisa, a coisa começou a correr mal e podem começar a ver os rivais a se distanciarem, e as palavrinhas mansas que tiveram no inicio do campeonato rápidamente ...ler comentário completo »
      Ivan Marcano
      2016-10-23 02h13m por TheMonllor
      Ivan Marcano esteve super bem. Continuem a criticar o rapaz !
      HA
      jogo
      2016-10-23 01h40m por Halibut
      boa vitória contra um arouca que quis disputar o jogo, ok que é contra um arouca, mas vejo boas dinâmicas na equipa, mais pressão, entreajuda, sacrificio, é isso que é preciso para formar um conjunto forte, não vale de nada só ter craques se a equipa não tiver unida tal e qual como o nuno descreveu no desenho e bem. . . esta equipa com um central ao nível dos grandes centrais que já tivemos e com um jogador como moutinho no meio campo, e teríamos o melhor 11 em Portugal, são duas lacun...ler comentário completo »
      TR
      Predador_rumoao segundolugar
      2016-10-23 00h59m por Tripeiro_azul via mobile
      Visto que o único gigante na liga portuguesa é o Porto sim N vamos tocar na "xixa" pq nunca jogaremos contra nós próprios
      Quanto ao André silva antes de falar vai ver onde andavam o Jonas e o mitroglo com 20 anos e diz me se já eram os finalizadores que vez agora, ele é um puto que Ainda tem muito que evoluir mas com 20 anos é muito raro ver se um ponta de lança como ele
      PI
      Tarik
      2016-10-23 00h10m por pimentafcp via mobile
      Apenas falei Marcano PK já foi apelidado de cepo e ele é um excelente central . . . verdade que na época passada cometeu erros infantis mas foi uma época em que ninguém jogava bem.
      verdade
      2016-10-23 00h01m por dragaopausado
      nao estou tao certo que o scp ganha na choupana, muita atençao
      PI
      Marcano . . .
      2016-10-22 23h49m por pimentafcp via mobile
      Mais um excelente jogo deste central . . .
      PI
      Gonçalo Paciência
      2016-10-22 23h46m por pimentafcp via mobile
      Este se tivesse a intensidade e a garra do Andre Silva era outro avançado de eleição !
      PI
      André Silva
      2016-10-22 23h42m por pimentafcp via mobile
      Então este menino foi apelidado de " cepo" !?
      Nota se que percebem de futebol. . .
      Ui
      2016-10-22 23h38m por Philippe_Coutinho_10 via mobile
      Que agora já gosta tudo do Nuno.
      RGGV25
      2016-10-22 23h23m por dragaopausado
      cada vez tenho menos duvidas que se os adeptos tiverem com a equipa em todos os jogos e em todos os estádios, este plantel vai longe.
      nuno
      2016-10-22 23h18m por dragaopausado
      alguem viu a conferencia de impresa do nuno no final do jogo?
      20tecomer
      2016-10-22 23h18m por RSDestroy
      Uma pequena correção, o Cristiano Ronaldo veio para Lisboa com 11 anos e não com 8. Sem ofensa. Força :-)
      Porto 3x0 Arouca
      2016-10-22 22h56m por valter_reis_99
      E 10 meses depois o Porto volta a estar na frente do Sporting na tabela. Vitória justa sem qualquer tipo de discussão. Um André Silva que se vem afirmando cada vez mais, um Porto que aos poucos e poucos vem estando mais forte, graças a um treinador com ambição que promete fazer regressar a mística ao Porto. Um Campeonato intressante com 3 equipas que prometem discutir pelo titulo até maio. Um Sporting que após a vitória no primeiro clássico parecia ter tudo para deixar mais um ano o Porto ...ler comentário completo »
      Vitória importante
      2016-10-22 22h51m por RQ7T
      Esta vitória foi importante para continuar a alimentar a confiança dos jogadores para depois atingirmos o nosso melhor futebol(não é que tenhamos a jogar mal mas acredito que ainda podemos melhorar). Fizemos um jogo dominador e consistente e acabamos por marcar através do AS10 e de um grande lance do Brahimi.
      Agora é continuar a melhorar ir ganhando os jogos e a melhorar para que a época seja de sucesso.
      FORÇA PORTO
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Inglês
      Blues vendidos ao consórcio Todd Boehly/Clearlake
      O Chelsea confirmou esta sexta-feira que o acordo «final e definitivo» para a venda do clube ao consócio Todd Boehly/Clearlake Capital foi assinado na noite desta sexta-feira, ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      BragaManiac 28-05-2022, 13:54
      FE
      Ferreira92 28-05-2022, 13:53
      H2ONeverDie 28-05-2022, 13:45
      pedrobalo 28-05-2022, 13:44
      pedrobalo 28-05-2022, 13:43
      Chama_Gloriosa 28-05-2022, 13:42
      bludouro 28-05-2022, 13:41
      Chama_Gloriosa 28-05-2022, 13:40
      Italo_Calvino 28-05-2022, 13:40
      Mourinhoooooo 28-05-2022, 13:40
      H2ONeverDie 28-05-2022, 13:36
      NU
      NunoIopes_CFB 28-05-2022, 13:33
      MisticaEncarnada 28-05-2022, 13:30
      GERRARDandRONALDINHO 28-05-2022, 13:28
      JS
      jsilva77 28-05-2022, 13:21
      Sebulba 28-05-2022, 13:18