Vitória sem sombra para dúvidas

A clara lei do mais forte

2016/10/15 22:07
Texto por Igor Gonçalves

Sem grandes esforços, mas com clara superioridade, o FC Porto carimbou em Aveiro a passagem à 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Uma vitória por 0x3 frente a um Gafanha que teve bons princípios, não quis só defender, mas que não teve poder de fogo para assustar o Dragão.

Logo com a escolha do 11 inicial, Nuno Espírito Santo mostrou que não tinha ido a Aveiro brincar. Praticamente com a sua melhor equipa, o Dragão não queria surpresas. Ainda que a exibição não tenha sido ao melhor nível, a vitória nunca esteve em causa, numa partida onde prevaleceu a lei do mais forte.

Começar devagar, marcar e abrandar ainda mais

O FC Porto entrou no jogo de uma forma muito normal nas equipas grandes quando jogam contra equipas destes escalões. Sem forçar, evitando grandes contactos e com a convicção de que o golo iria aparecer mais cedo ou mais tarde. Cedo se percebeu que o Gafanha teria sempre muitas dificuldades para chegar ao último terço do terreno. O mal tratado relvado parecia ser muito comprido para os jogadores que atuam no Campeonato de Portugal. Ainda assim, foi interessante ver que o Gafanha não caiu na tentação de recuar as linhas em demasia, uma situação que, por vezes, parecia surpreender o meio campo portista que se via algo sem espaço.

As oportunidades iam aparecendo, ainda que não numa cadência suficiente para animar as bancadas. Primeiro foi Óliver e depois Jota a ameaçarem. Quem não precisou de ameaçar foi Ótavio que, após um lance de contra ataque de Maxi Pereira pela esquerda, fintou dois jogadores e marcou.

Curiosamente o golo até retirou ainda mais ritmo ao jogo portista e permitiu ao Gafanha algumas subidas com perigo. Numa delas, já no último lance da primeira parte, Mino podia e devia ter feito melhor já dentro da área.

 Vontade de arrumar a questão cedo

©Global Imagens / Pedro Correia
A equipa portista chegou do intervalo com uma vontade clara de matar o jogo, de preferência os primeiros minutos para depois sim, pensar na Liga dos Campeões. Foram minutos complicado para o Gafanha e só uma série de boas intervenções do guardião Diogo Almeida impediram o avolumar do resultado. 

Sem nunca ser ameaçado verdadeiramente, o Dragão lá acabou por fazer o segundo golo, por Corona, numa altura em que o mexicano tinha entrado, juntamente com Brahimi e com Depoitre, que até marcou perto do fim. 

Nos últimos minutos assistiu-se a uma festa bonita as bancadas e a duas equipas resignadas com o jogo. O Gafanha sem argumentos e o FC Porto de cabeça na champions. A missão foi cumprida, a nota foi positiva e agora é olhar para os próximos jogos que não se avizinham nada fáceis, a começar já na terça-feira na Bélgica.

U Sábado, 15 Outubro 2016 - 20:15
Estádio Municipal de Aveiro
Jorge Ferreira
0-3
Otávio 32'
Jesús Corona 70'
Laurent Depoitre 90'
Estádio Municipal de Aveiro
Lotação32 000
Medidas105x68m
Inauguração2003
Fase3ª Eliminatória
VIDEOS
Lances Capitais
32´
GOLO FC Porto!
Otávio marca
Otávio marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
70´
GOLO FC Porto!
Jesús Corona marca
Jesús Corona marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
GOLO FC Porto!
Laurent Depoitre marca
Laurent Depoitre marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Aos 32 minutos, Ótavio fez o 0x1, num lance de excelente recorte técnico. Era o mais díficil e quase resolveu o jogo tal a falta de poder de fogo do Gafanha.
O Árbitro
Alguns amarelos por mostrar a jogadores do Gafanha que entraram de forma mais dura, mas uma boa arbitragem, num jogo que foi fácil de apitar e onde não existiram casos.
O Melhor
Criatividade Ótavio e mobilidade de Jota
Ótavio a criar e Jota a desmontar a defesa adversária foram as principais notas de destaque do FC Porto. O brasileiro marcou num lance individual, enquanto o português esteve sempre muito mexido. Apareceu sempre em zonas diferentes e baralhou toda a defesa do Gafanha.Esteve perto de marcar e mercia-o.
O Pior
Relvado em Aveiro
Depois de o Gafanha quase ter sido «obrigado» a jogar no Estádio Municipal de Aveiro, o mínimo que se podia ter feito era garantir que o relvado estava em condições. Bastou os jogadores aquecerem que a para a relva ficar num estado lastimável. Prejudicou e muito o jogo das duas equipas.
Forma
Gafanha
2016/2017
8J
6V
1E
1D
14-7G
FC Porto
2016/2017
11J
6V
3E
2D
20-7G
Sabia que...by playmaker stats
O FC Porto está há 8 jogos consecutivos sem perder na Taça de Portugal, é o melhor registo desde 2010 (12 jogos)
É o 4.º jogo consecutivo do FC Porto a marcar 2 ou + golos na Taça de Portugal (Gafanha, SC Braga e Gil Vicente 2x)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GAFANHA
EMPATE
FC PORTO
Comentários (26)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EddyParera
2016-10-16 12h38m por JAOF
Devem estar ao lado daqueles que diziam que André Silva não prestava para o FCP e que o FCP tinha de ser ver livre dele. . .
Portistas
2016-10-16 04h42m por EddyParera
Onde andam aqueles portistas que quando o Jota assinou pelo Porto, disseram que não o queriam porque era Benfiquista e vinha ajudar o clube do coração e ser uma "maçã podre" dentro clube. . . Onde andam eles?

Vá lá, está na hora de darem a mão à palmatória!
HA
jogo
2016-10-16 00h15m por Halibut
sempre superior o jogo todo, era de se esperar. . grande craque o otávio, mais uma vez, o jota entende-se muito bem com oliver, otavio e andré silva. . . 4 jovens jogadores muito talentosos. . contra o brugge é obrigatório ganhar se queremos continuar na champions.
dragaopausado
2016-10-15 23h28m por carlosfcpfan
o otávio o segundo melhor jogador brasileiro do meio campo para a frente?
otavio
2016-10-15 23h18m por dragaopausado
neste momento a seguir ao Neymar é o melhor jogador brasileiro do meio campo para a frente. . . é um craque, nao tem a propaganda do Renato Sanches mas tem o dobro do futebol
IN
Análise do Jogo
2016-10-15 23h14m por InvictusV
Antes de mais uma vitória, agora passando à análise do jogo:
Pontos menos:
- 1º ponto que gostava de focar é o medo de os jogadores chutarem de fora da grande área, ainda por cima contra equipas tão fechadas quando encontram espaços para rematar deviam fazê-lo acho que ainda existe falta de confiança nos jogadores nesse aspecto.
- Coesão é a palavra que infelizmente melhor descreve o nosso F. C. P, porém têm havido melhorias sim mas por vezes existe lances que não os sab...ler comentário completo »
EX
Porto
2016-10-15 22h57m por Exterminador_Divinal
fez um jogo sério e competente. Quanto ao gafanha merece uma palavra de apreço fez um jogo bastante interessante e tem alguns jogadores interessantes principalmente os centraise o renan. o relvado estava uma vergonha sem dúvida nenhuma
chief
2016-10-15 22h52m por iSMURF4
Só quando for oficial. . .

dragao20
2016-10-15 22h46m por iSMURF4
Por acaso vou ter que concordar contigo. . . apesar de gostar dele, não tem feito exibições por aí além. . . primeiro temos q valorizar os nossos. .
Herrera
2016-10-15 22h43m por dragao20
Tudo a falar mal dele mas quem não jogou mesmo nada foi o Oliver, completamente desconcentrado. . .
bitw
2016-10-15 22h43m por iSMURF4
O Jota é titular?
dragaopausado
2016-10-15 22h43m por RQ7T
eu não estou a espera que seja titular de caras no Porto mas acho que têm qualidade para pelo menos ser utilizado nem que seja a sair do banco de suplentes, mas respeito a tua opinião e a do NES.
ZA
Prova
2016-10-15 22h40m por Zabetimano
da FPF do que é que se pode esperar?

Queria ver se fosse o Tagliavento ou o Kuipers a dar 6 min num jogo contra um R. Madrid, Juventus, Bayern. . . e estas equipas marcavam contra o SLB. Qual seria a reação dos benfiquistas?
RQ7T
2016-10-15 22h38m por dragaopausado
nem que tivesse o CR7 e o messi à frente. . .
O tello, o casemiro e o Oliver, tmb tinha melhores jogadores à frente e fizeram muito mais minutos nos seus clubes.
Um jogador de 23 anos que numa epoca inteira que so joga 30 min no liverpool, nao estejam à espera de muito.
ZA
resultado
2016-10-15 22h34m por Zabetimano
mais que esperado. Normal.

Agora vamos ter um clássico na Taça na próxima eliminatória.

SCP-FCP. Tou mesmo a ver o filme e o SLB vai jogar fora contra um Penafiel ou Olhanense ou recebe um Chaves ou Nacional.

O costume. Todas as épocas nestas fases da competição já há clássicos.

Nota-se que aos poucos também o FCP está a mudar. Até no scout. Discretamente, PdCosta anda a fazer uma vassourada. . . Helton, Antero, Afonso. . .
dragaopausado
2016-10-15 22h33m por RQ7T
não te esqueças que ele no Liver tinha á frente dele jogadores como Coutinho e Firmino.
KU
iSmurf
2016-10-15 22h31m por Kurika
Sim, eu não achei que estivesses a falar de nós em particular. ;)
Estou a dizer que o pessoal elogia muitas vezes estes clubes de 2ª Liga/CNS, mas é preciso ter em conta que são jogos muito singulares, jogos de Taça, não há acumulação de pontinhos, que podem valer a permanência e por aí fora. . .
E são mesmo os "jogos da vida" para eles. Aliás, uma boa exibição nestes jogos pode até valer uma transferência futura para algum destes jogadores.
arbitros ao nivel do gafanha
2016-10-15 22h30m por dragaopausado
não se podia tocar em ninguém que era falta, ate metia impressão, para nao falar daquele fora de jogo anedotico.
Quanto ao jogo, fomos claramente superiores, o gafanha esboçou alguma atitude mas nao me recordo de uma defesa do Jose Sá. . .
Joao carlos teixeira? nao tem qualidade, simples. . . durante a epoca passada inteira nao fez 30 minutos no misero plantel do liverpool, ia jogar como no FCP ?
Onze inesperado
2016-10-15 22h29m por RQ7T
Percebo inteiramente a ideia de manter grande parte do onze titular para ganhar rotinas mas pergunto-me se o JCT, por exemplo, não joga na Taça de Portugal contra o Gafanha quando jogará e já nem estou a falar como titular mas respeito a decisão do NES porque ele é que sabe os indíces físicos dos jogadores e as rotinas que eles ainda têm de ganhar.
bitw
2016-10-15 22h29m por iSMURF4
está bem ganharam e ganharam. . . agora e comentar este jogo não? xd
Kurika
2016-10-15 22h26m por iSMURF4
Eu por acaso respeito o Boavista e nem me estava a referir a vocês. . . de qualquer maneira é verdade. . . jogos da taça é assim. . . agora criticar o Herrera só por criticar é q não. .
OL
Nes
2016-10-15 22h25m por Oliver_TorresFCP via mobile
E assim que tem que ser! 1 ha que ganhar o jogo e depois rodar! Vitoria clara! O resto são peaners
Resultado esperado
2016-10-15 22h24m por RQ7T
Confirmou-se o resultado esperado, foi um jogo que tivemos praticamente sempre o jogo sob controlo e o resultado é inteiramente justo apesar de uma boa atitude inicial do Gafanha.
KU
iSmurf
2016-10-15 22h22m por Kurika
"Em relação ao Gafanha ganhou o meu respeito. . . lutaram contra o Porto e não se limitaram a defender como muitas equipas de 1ª"


Também é um jogo de Taça, o jogo a vida deles, o único que jogo que muitos desses jogadores vão ter na TV. E é um isolado, não dá para jogar para empate, não estão a lutar pela permanência. Se jogassem na 1ª divisão, estes fariam o que os outros fazem.
BITW OG
2016-10-15 22h19m por emanul
eu so vi o benfica a jogar com 4 nao habituais titulares
12
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PO
PortoDragao 16-12-2019, 07:04
freskas 16-12-2019, 05:23
PapoReto 16-12-2019, 05:18
freskas 16-12-2019, 05:17
Rakitskiy 16-12-2019, 04:48
The_Kop_End 16-12-2019, 02:39
The_Kop_End 16-12-2019, 02:36
Rakitskiy 16-12-2019, 02:02
__5CP__ 16-12-2019, 01:58
incomodativo 16-12-2019, 01:55
__5CP__ 16-12-2019, 01:52
__5CP__ 16-12-2019, 01:50
MasterBates 16-12-2019, 01:49
Rakitskiy 16-12-2019, 01:49
__5CP__ 16-12-2019, 01:42
coolstreamm 16-12-2019, 01:32