FC Porto empata em Tondela

Travados nas Beiras

2016/09/18 20:07
Texto por Luís Rocha Rodrigues

O FC Porto não foi além de um empate em casa do Tondela e pode ficar mais longe da liderança. Em mais um jogo onde a equipa portista mostrou pouca criatividade nas linhas, a opção de dois pontas de lança não resultou e a formação beirã, mesmo ficando no último lugar ao fim da jornada, ganhou um ponto interessante.

Encandeados

Duas estreias
Boly, que já tinha jogado pelo Braga neste campeonato, estreou-se com a camisola portista. Brahimi também fez o o primeiro jogo nesta edição da Liga NOS.
Tinha resultado contra o Vitória SC e não faria sentido insistir no 4x3x3 depois da pálida imagem contra o Copenhaga. Nuno foi lógico e escolheu jogar com dois pontas de lança, ainda que não ficando por aí a mudança. Meio-campo novo e duas caras novas: Boly na defesa e Brahimi na direita, ele que pode considerar o último reforço da equipa.

Foi nesse desenho que a equipa se apresentou. Demorou 10 minutos o equilíbrio de forças feito por um Tondela a entrar agressivo, já que ao cheirinho de pressão alta inicial dos de Petit se sucedeu um natural baixar de linhas. Foi, portanto, um FC Porto com bola na primeira parte e à procura de encaixar neste desenho com novos intervenientes.

Brahimi foi titular, mas o primeiro a sair ©Global Imagens / Tony Dias
Aqui e ali, algumas ações de aperto para Cláudio Ramos, nomeadamente quando um dos avançados caía numa linha e confundia as marcações do Tondela, abrindo soluções atacantes. Só que, num primeiro tempo a jogar contra o sol, pareceu faltar sempre alguma luz para o desvio final a cruzamentos venenosos.

Curioso perceber as ações de Brahimi e Otávio, dois jogadores com tendência interior e que muito procuravam o meio. Nesse momento, com a equipa desenhada em 4x2x2x2, os laterais podiam subir, se bem que nunca o fizeram com total à-vontade, já que os extremos Wagner e Murillo pouco desciam e obrigavam a atenções.

Numa equipa arrumada em 4x3x3, Petit tentava contrariar a dupla ofensiva portista com os laterais mais próximos dos centrais e com Claude e Hélder a multiplicarem-se em tarefas sem bola. Para o ataque, muita vontade, alguma ansiedade e pouca qualidade, o que fez de Casillas um espectador - nessa tal posição chata contra o sol.

Acordar tardio

Um pouco diferente foi no segundo tempo. O Tondela entrou mais audaz, recusando exclusividade de pensamento defensivo e ameaçando Casillas e um FC Porto mais adormecido e a necessitar de vitamina para despertar.

Cláudio Ramos brilhou no fim ©Global Imagens / Ivan del Val
Procurou-a com a entrada de Óliver, metendo-o na construção central e descaindo André André para a direita, onde Brahimi desaparecia com o andamento do relógio, mas tardaria até às entradas de Ádrian e Corona o intensificar de pressão portista.

Já existiu maior dinâmica e variedade na forma de atacar, um pouco também porque a zona intermédia do Tondela entrou na fase de reserva do depósito e não houve outra solução que não fosse a de baixar linhas - sem abdicar de explorar o contra-ataque sempre que possível.

Nos últimos 15 minutos (contando descontos), as melhores oportunidades: uma para o Tondela, duas para André Silva e outra para Adrián López. Ninguém marcou e a repartição de pontos é bem mais simpática para a equipa da casa.

U Domingo, 18 Setembro 2016 - 18:00
Estádio João Cardoso
Hugo Miguel
0-0
Estádio João Cardoso
Lotação5 000
Medidas105x68
Inauguração2008
FaseCampeonato
JornadaJornada 5
VIDEOS
A Chave
Minuto 90+2: Adrián López ganha na dividida e fica na cara de Cláudio Ramos, que já tinha feito uma grande mancha a André Silva e que foi novamente excelente a tirar o golo ao espanhol.
O Árbitro
Jogo difícil de gerir, mas no qual o árbitro esteve globalmente bem. Há um lance na área portista logo no arranque de jogo no qual o Tondela pede penálti. É discutível, pois fica a dúvida sobre a intensidade do toque (que existe). Benefício da dúvida para o árbitro.
O Melhor
Claude Gonçalves
Cláudio Ramos fez duas excelentes intervenções e merece destaque, mas Claude Gonçalves saltou à vista durante os 90 minutos. Que grande jogo do médio, que foi decisivo com Hélder Tavares a fechar espaços e muito inteligente quando a bola lhe caía nos pés. Não ficará muito tempo em Tondela...
O Pior
Demasiada perda na adaptação
O FC Porto pareceu estar à espera da luz artificial para carregar no acelerador. Conseguiu fazê-lo nessa altura, mas demorou demasiado tempo e pode lamentar a dificuldade de adaptação às condições de um jogo com muito calor e o sol contra na primeira parte.
Forma
Tondela
2016/2017
5J
0V
2E
3D
2-6G
FC Porto
2016/2017
8J
4V
3E
1D
13-5G
Sabia que...by playmaker stats
Primeiro ponto conquistado pelo Tondela esta época a jogar em casa (1E 2D)
O Tondela ainda não conseguiu marcar qualquer golo (0-3) no Estádio João Cardoso (1E 2D)
O Tondela retira pontos pela 1.ª vez a um ?grande? na condição de visitante (4 jogos)
O FC Porto é dos 3 grandes que mais pontos perdeu frente ao Tondela (4 pontos - 1V 1E)
Num intervalo de 5 meses o FC Porto perde pontos pelo 2.º jogo consecutivo com o Tondela (2015/16 D 0-1 J29 > 2016/17 E 0-0 J5)
O Tondela é a única equipa da Liga NOS 2016/17 que ainda não venceu no campeonato; soma 2 pontos e é lanterna vermelha
É o 2.º jogo consecutivo fora de casa do FC Porto a perder pontos (D 2-1 Sporting, E 0-0 Tondela)
O FC Porto soma 10 pontos à 5.ª jornada, é a pior pontuação desde 2009/10 com Jesualdo Ferreira, terminou em 3.º lugar
O FC Porto não estava há 2 jogos consecutivos fora sem vencer na Liga Portuguesa desde 2015/16
Nas 2 últimas deslocações do FC Porto ao distrito de Viseu, os portistas não venceram (E 0-0 - 1988 Ac. Viseu e 2016 Tondela)
Há quase um ano que o FC Porto não empatava a zero (E 0-0 SC Braga, 25 Outubro 2015)
Para encontrar um nulo do FC Porto fora de casa é preciso recuar a 26 Abril 2015 quando empatou na Luz frente ao Benfica (30.ª jornada)
Há 4 anos que o FC Porto não cedia um empate a zeros fora de casa frente a um «não grande» (2012 E 0-0 Gil Vicente)
FC Porto ficou em branco pela 1.ª vez esta época a jogar fora de casa; nas 3 deslocações anteriores tinha marcado 7 golos

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CD TONDELA
EMPATE
FC PORTO
Comentários (89)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FI
PORTO
2016-09-19 17h32m por Filipe_A
O NES pensa que ainda está em pré época, anda a testar de jogo em jogo. O campeonato perde-se contra Tondela´s e afins!!!

Que plhç!!!

Cada ponta de lança pior que o outro! Daqui a menos de 1 mês já estão a crucificar o menino de Baguim do Monte. Eu e outros que aqui andámos (mas não andámos a dormir) avisamos a tempo.

Este Porto, é mais do menos, comparado com o do ano passado!!!

Para os adeptos do FC Gratidão, só digo isto: ler comentário completo »
SM
Acho que
2016-09-19 13h50m por smashing75
Ismael Diaz da B tinha lugar neste plantel, e o Marega, abria mais espaços para André Silva ou Depoitre, serem mais eficientes.
AD
NES
2016-09-19 12h53m por Adepto
Uma coisa que eu não percebo.
Teixeira não tem oportunidade porque????
Varela faz o que no plantel se não é convocado. .
MrDmitri
2016-09-19 12h48m por iSMURF4
É óbvio que com Jackson M. e com extremos de qualidade o Porto ganhava facilmente este jogo!

A qualidade dos nossos PL tem vindo a decrescer de ano para ano. . .

Jackson > Aboubakar > André Silva

Só não vê quem não quer. .
Ponta de lança
2016-09-19 12h44m por MrDmitri
Pode cair o carmo e a trindade em cima de mim mas o André Silva ainda é muitíssimo verde para ser titular no FCP. O Kléber (já para nem falar no Farías) por muito menos foram encostados e ostracizados. Se com o ser portista é suficiente, na próxima janela de transferência que contratem um 11 só com os super dragões.

O pior disto tudo, e ontem já vi alguns detalhes disso, foi começar a ver o jovem André Silva a desmotivar-se com o passar do jogo porque as coisas não saíam bem...ler comentário completo »
Coisas básicas que NES não "atinge"
2016-09-19 12h27m por JAOF
Se no plantel só há 2 pontas-de-lança, 2 alas que contam e 2 nº10 que contam. . .
. . . SÓ PODE JOGAR 1 DE CADA, DE MODO A "TER BANCO". . .

. . . 1 ponta-de-lança, se estiver esgotado entra o outro, se for preciso forçar o ataque, mete o outro e ficam os 2 na frente. . .
. . . 1 Aal, se estiver esgotado entra o outro, se for preciso dar mais velocidade e largura no ataque entra e joga 1 ala em cada lado. . .
. . . 1 nº10, 2 só se atrapalham e n...ler comentário completo »
FCP. . . sem solução à vista
2016-09-19 12h08m por JAOF
1º porque não temos liderança no clube, mas sim um grupinho que por lá se junta, como que em part-time, e com a finalidade de ir enchendo o bolso. . .

2º porque o "treinador" anda por lá fazendo sabe-se lá o quê.

Jogo colectivo - movimentações colectivas e coesas com e sem bola, com ocupação de espaços e/ou criação de linhas de passe, pressing colectivo onde 1 jogador pressiona a bola e os restantes bloqueiam linhas de passe ou se colocam para a intersectar. ...ler comentário completo »
*
2016-09-19 11h39m por iSMURF4
adaptados a extremos*
Oliver
2016-09-19 11h38m por iSMURF4
O Oliver não é um 8 nenhum! Deixem de inventar!

A questão aqui é ou Otávio ou Oliver e não JCT que não vai jogar.

Comprar um 8 de grande qualidade para jogar com Oliver à sua frente!

e já agora extremos tbm. . . pq não temos! (o que temos são médios ofensivos adaptados a lateral o q é uma treta. . )
HJOliveira
2016-09-19 11h33m por petitor
O Tondela no Dragao dava para o miudo jogar, nunca no Tondela fora ainda por cima num esquema apenas com 2 médios, impossível ganhar o meio campo e empurrar o adversário para o ultimo terço.
A malta ve os esquemas de Benfica e Sporting e pensa que podemos jogar como eles mas não temos Fejsa e Pizzi que equilibra a equipe ainda joga ali Andre Horta que me tem surpreendido, O Sporting tem o Adrien e o WC que enchem o meio campo. Nos so temos Danilo, Herrera tem estado mal, mas preci...ler comentário completo »
petitor
2016-09-19 11h25m por hjroliveira
concordo, para trinco prefiro o danilo, que dá mais liberdade aos outros médios, mas gostei da exibição do ruben neves, espero que dê continuidade e o miúdo precisa de jogar. o tondela, teoricamente, seria uma boa equipa para ele jogar, n condeno a opção do NES ao escolhê-lo
petitor
2016-09-19 10h22m por dinda
Falta o Oliver no meu 11. Só referenciei 10 jogadores, enganei-me!
Dinda
2016-09-19 10h20m por petitor
Um 11 base sem Oliver que e o melhor jogador do porto, tudo bem respeito a tua opinião.
HJOliveira
2016-09-19 10h19m por petitor
Respeito a tua opiniao mas Ruben Neves nao tem força para o meio campo do Porto, so o vejo em 4x3x3 no dragao contra equipes do meio da tabela para baixo para poupar Danilo agora fora e para esquecer ontem não tínhamos força no meio campo. A malta gosta de jogadores que dao toques na bola, nos precisamos dos Fernandos, dos Paulo assunções, Guarins etc etc etc
caestoueu
2016-09-19 10h12m por dinda
Eu acho que tem um 11 base ! Casillas, Layun, Felipe, Marcano, Telles, Danilo, Herrera/André (aqui a unica indefinição), Corona, Otavio e André Silva!

Só porque fez mudanças num unico jogo já é o Lopetegui 2. 0 no que diz respeito à rotatividade? O Porto fez 5 ou 6 jogos seguidos praticamente com o mesmo 11 - playoff da champions incluido - e essa factura paga-se mais tarde!
petitor
2016-09-19 10h09m por dinda
O Porto sempre jogou em 4-3-3 e assim há de continuar a ser. 4-4-2 só em determinados jogos caso o treinador ache conveniente lançar o Depoitre para ganhar duelos aéreos. . . E nem faz sentido passar a jogar sempre com 2 avançados sem sequer ter alternativas no banco.

Mas independentemente do sistema táctico, as dinamicas, os principios de jogo. . . são o principal e é isso que tem que ser definido. O Nuno parece-me que ainda está a experimentar algumas coisas, mas o camin...ler comentário completo »
Força Porto
2016-09-19 10h09m por petitor
Uma pequena nota, Herrera, Adrian Lopez e Brahimi tenhem de jogar para poderem valorizar e ser vendidos. - Vender Herrera, Adrian Lopez e Brahimi e mais uns refugos que temos para la como SO, Varela e companhia, trazer qualidade indiscutível como Nemania Gudeji para o meio campo (Gosto imenso deste jogador muita força e golo), Gaston Pereiro simplesmente craque novo James se não for o Porto vao ver daqui a uns 3 anos quem será este jogador, Miguel Borja ou Luis Muriel para o ataque joven...ler comentário completo »
resumidamente
2016-09-19 10h04m por hjroliveira
O jogo foi fraco sim, mas houve coisas boas, ruben neves esteve bem no seu papel, espero que possa vir a ser opção mais vezes para poupar danilo, alex telles mostrou porque cá está e andré andré pecou só na falta de construção, que era preciso mais da parte dele neste jogo para que os extremos jogassem mais nas linhas. Otávio esteve bem a agitar o jogo mas as jogadas nunca deram em nada, não por culpa dele. . O resto da equipa fez um jogo regular sem brio, com nota negativa para os avan...ler comentário completo »
Dinda
2016-09-19 10h04m por petitor
Concordo com o sistema tactico, deverá ser Danilo a 6 - Oliver Torres - 8, 5 - Herrera - 8 (Não gosto de Herrera mas e um activo com mercado tem de jogar para ser vendido espero que aceitem uma proposta por ele)
Boly não me pareceu buraco falhou no lance em que Casilhas fez uma boa defesa mas no geral gostei da exibição tem potencial para ser um grande central.
Quanto ao 11
2016-09-19 10h03m por dinda
A equipa está estabilizada nesse sentido, o Nuno ao contrário do que dizem aqui já encontrou um 11 base. . . agora temos é que dar tempo aos rapazes. Claro que ninguém pode ficar satisfeito com um empate e com esta exibição, mas estes jogadores ainda vão muito a tempo de fazer uma boa época, estamos em Setembro e o campeonato só acaba em Maio!
Jogo
2016-09-19 09h59m por dinda
Que jogo pobre da equipa do Porto. Ontem para mim ficou claro que o sistema 4-4-2 não funciona nesta equipa. Viu-se muito chutão para a frente e o meio campo praticamente não existia em termos de construção no meio campo adversário. Temos que apostar no 4-3-3, a jogar com um trinco - Danilo Pereira - e com dois medios interiores SUBIDOS e a PRESSIONAR ALTO. Era assim que jogavamos em 2010/2011 na epoca de AVB, com Fernando a trinco, e Moutinho e Belluschi mais a frente a pressionar alto. ...ler comentário completo »
força porto
2016-09-19 09h50m por petitor
Ate Janeiro

Casilhas
Lay un
Filipe
Boly
Alex Telles
Danilo Pereira (Nao podemos jogar sem ele, e ver como evolui o Mikel para voltar para suplente de Danilo)
Andre Andre ou Herrera o que estiver melhor ou Evandro aqui já estou por tudo nenhum me convence para titular
Oliver Torres indiscutível - Suplente JC Teixeira mostrou qualidade para ter minutos
EE - Otavio - Corona no Banco
ED - Brahimi - Jota no banco - Os alas...ler comentário completo »
força porto
2016-09-19 09h41m por petitor
Como e possivel dizer que Oliver e o 8????? O mal do porto e que no meio campo e tudo muito igual, muito tecnicistas mas falta força amigos. Oliver e Danilo são indiscutíveis, falta mais um e de preferência forte senão apanhamos uma equipe tipo Sporting e não temos vida no meio campo, Gudeji do Axaj era excelente ou um jogador deste tipo, forte que ajude a fechar mas que tenha chegada a área e golo, Gudeji e esse jogador.
Um PL e urgente também, o Belga preciso de ver mais uns jo...ler comentário completo »
E os Centrais
2016-09-19 09h40m por RedBlueGreen
O Marcano até tem estado bem, tira-lo do 11 e dos convocados nesta altura não vai destruir a confiança dele? ou estava lesionado?
NES ainda tem o plantel e os jogadores na mão. . mas estas situações como referi abaixo podem destriur a confiança de alguns jogadores. . .
SMURF
2016-09-19 09h23m por RedBlueGreen
Concordo com os PL. . . agora no meio campo?
Oliver é o 8 que faltava, além isso JCT neste tipo de jogos seria uma mais valia na minha opinião faltou a intensidade que se tinha visto. . . e os laterais deixaram de se envolver no ataque nos últimos jogos porquê??? tem que ser o André Silva a procurar jogo nas alas ? ontem no play off o Rodolfo fez uma análise ao jogo com a qual me identifiquei. . . e NES não cometas os erros do Lopetegui. . . define lá um "11" base e o sistema em que ...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Ivan Kruzliak foi nomeado para arbitrar a receção do Benfica ao Lyon, em jogo a contar para a terceira jornada do grupo G da Liga dos Campeões.  O juiz eslovaco ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
brahimi 21-10-2019, 11:58
SO
SomosPorto1989 21-10-2019, 11:58
Triper 21-10-2019, 11:58
VE
velho_do_restelo 21-10-2019, 11:58
alexandreribeiro121 21-10-2019, 11:57
El-Mago-10 21-10-2019, 11:53
iSMURF4 21-10-2019, 11:52
JFreitas90 21-10-2019, 11:51
El-Mago-10 21-10-2019, 11:50
iSMURF4 21-10-2019, 11:45
PORTO__INVICTUS 21-10-2019, 11:44
tcb9277 21-10-2019, 11:41
El-Mago-10 21-10-2019, 11:41
iSMURF4 21-10-2019, 11:39
f1950 21-10-2019, 11:38
iSMURF4 21-10-2019, 11:36