betclicpt
      FC Porto bate Estoril pela margem mínima

      André Silva evitou traumas precoces

      2016/08/20 22:25
      Texto por Duarte Monteiro

      Entre o suspense dos milhões, que é como quem diz entre os dois jogos com a Roma, o FC Porto esteve à beira de deixar dois pontos pelo caminho na Liga NOS. No Dragão, frente ao Estoril, só um golpe de cabeça de André Silva, aos 84 minutos, libertou os dragões de traumas precoces na nova época, garantindo o triunfo pela margem mínima (1x0) à equipa de Nuno Espírito Santo.

      A (mini) revolução de Nuno

      Foram quatro as alterações no 11 do FC Porto em relação ao embate europeu de quarta-feira, frente à AS Roma. Se a troca de Alex Telles por Miguel Layún era expectável - o brasileiro cumpriu castigo -, as outras três «cheiraram» a revolução; sobretudo as entradas de Rúben Neves e Silvestre Varela, mais do que o regresso de Corona. Danilo, André André e Adrián López foram os «sacrificados».

      Montado num 4x2x3x1, a primeira evidência que saltou à vista foi a combinação Layún/Corona. E com ela as seguintes questões: o extremo não é titular de «caras»? E o lateral, indiscutível com Lopetegui e Peseiro, voltou a alimentar a «boca» do dragão com cruzamentos que fizeram dele um dos reis das assistências na última época.

      Dos pés de Layún saíram, na primeira parte, três cruzamentos com sabor a golo. Dois aos oito minutos - com Otávio a cabecear à trave e Marcano para defesa de Moreira - e outro aos 24', que obrigou Dankler a esticar-se e a desviar também ele à trave da baliza «canarinha». E, claro, aquele que libertou o Dragão, aos 84 minutos. Mas já lá vamos. É verdade que no momento defensivo Layún tem as suas lacunas, mas no Dragão gostam dele.

      E foi assente no trio Layún, Corona e Otávio, esta noite no apoio a André Silva, que viveu a chama do FC Porto nos primeiros 45 minutos. Uma chama que ilumina a espaços com bom futebol, do toque fácil de Otávio e dos rasgos de Corona aos tais cruzamentos venenosos de Layún. O FC Porto pressionou muito a espaços e criou várias ocasiões de golo... que não aproveitou.

      Varela não «casa» e Moreira está «vivo»

      Dos «novos», o «velho» conhecido Varela foi o mais infeliz. Esforçado como sempre, raramente roubou palmas às bancadas do Dragão; pelo contrário. Os adeptos portistas foram perdendo a paciência com o internacional português a cada duelo perdido, e Nuno - provavelmente também - tirou-o ao intervalo, lançando Adrián López, que aos 51' podia ter justificado a alteração num cabeceamento perigoso após nova jogada de Corona.

      A verdade é que o bom futebol do FC Porto só aparece a espaços, porque depois há elementos que ainda não carburam. Herrera, por exemplo, vai insistindo em exibições medíocres. E numa noite boa com momentos menos intensos, o perigo espreita. O Estoril, que entrou às «aranhas», foi aqui e ali deixando um ar da sua graça, ainda que sempre mais em marcha-atrás do que virado para a frente; e com um Moreira que mostrou estar «vivo» e de boa saúda para o futebol nacional. Excelente exibição do ex-Benfica.

      André com a cabeça no sítio

      No meio de tudo isto, o jogo avançou no nulo. Nuno esgotou as mexidas com as entradas de Sérgio Oliveira e André André - saíram Herrera e Otávio, que tinha sumido do jogo. A pressão junto à área do Estoril voltou a crescer nos últimos 20 minutos, mas já sob o signo da impaciência coletiva; da equipa e dos adeptos. E isso não facilitou. Os erros aumentaram e o Dragão não gostou. Houve assobios, à 2.ª jornada. Mas também houve final feliz.

      Minuto 84. Layún - pois claro - a tirar um cruzamento «venenoso» e André Silva, ao estilo «matador», a desviar de cabeça para o 1x0. Justo, sem dúvida, mas embrulhado em folha de alívio depois de 84 minutos à procura de soluções para o nulo. Em resumo: este dragão tem asas para voar, falta-lhe cuspir menos fogo em seco para escapar a noites de sofrimento como esta.

      U Sábado, 20 Agosto 2016 - 20:30
      Estádio do Dragão
      Luís Ferreira
      1-0
      André Silva 84'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 2
      VIDEOS
      A Chave
      Minuto 84. O 0x0 persistia no Dragão e a equipa do FC Porto carregava sobre a baliza do Estoril, ainda que mais com o coração do que com a razão. Um cruzamento de Layún e um belo golpe de cabeça de André Silva acabaram por ditar o resultado final, de 1x0.
      O Árbitro
      Atuação sem sem casos de Luís Ferreira esta noite no Estádio do Dragão. Bem no capítulo disciplinar.
      O Melhor
      Jesus Corona
      Acabou por não participar no lance que daria a vitória ao FC Porto, mas o extremo mexicano foi quase sempre o «motor» do perigo azul e branco. Primeiro na faixa esquerda, onde combinou com Layún, depois à direita, ganhou vários duelos de 1x1 e foi agitando os ataques portistas. Um homem para ser titular nesta equipa.
      O Pior
      Silvestre Varela
      Não há forma de Varela agarrar o seu espaço no FC Porto. Lançado a titular por Nuno, o internacional português perdeu-se em duelos que raramente ganhou, falhou alguns passes e mostrou sempre muito nervosismo, que os assobios e «bruás» da bancada não minimizaram. Saiu ao intervalo.
      Forma
      FC Porto
      2016/2017
      3J
      2V
      1E
      0D
      5-2G
      Estoril Praia
      2016/2017
      2J
      0V
      0E
      2D
      0-3G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto venceu o 2.º jogo consecutivo na Liga 2016/17; está a vencer há 4 jogos consecutivos
      Esta série de 4 vitória consecutivas na Liga começou após a derrota no Dragão frente ao Sporting, o próximo adversário na 3.ª jornada
      Foi a 4.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Estoril
      É o 3.º jogo consecutivo que o Estoril sai em branco do Dragão; o último golo foi apontado por Evandro em 2014 (V 0-1)
      O Estoril soma a 2.ª derrota no campeonato (Feirense e FC Porto), não conseguiu marcar e sofreu 3 golos
      O FC Porto conquistou a 2.ª vitória nas 2 primeiras jornadas da Liga, o que não acontecia desde 2014
      Há 40 anos que um jogador do FC Porto tão jovem não marcava em 5 ou mais jogos consecutivos (André Silva 2016)
      André Silva repete feito de Fernando Gomes (76/77) como o jogador mais jovem a marcar em 5 ou + jogos consecutivos pelo FC Porto
      Mais jovens a marcar 5+ jogos (FCP):
      1947 Diógenes (19 A 11 M)
      1943 Araújo (20 A 5 M)
      1977 Gomes (20 A 5 M)
      2016 ANDRÉ SILVA (20 A 9 M)
      Jackson Martínez tinha sido o último avançado do FC Porto a marcar de forma consecutiva em 5 ou mais jogos (2014)
      Há 20 anos que um jogador português não fazia golos em em 5 ou + jogos consecutivos (1996 Domingos > André Silva 2016)
      Miguel Layún fez a 20.ª assistência desde que chegou ao FC Porto em 2015; não fazia o passe final desde Fevereiro (vs Moreirense)
      3 golos ou + nos primeiros 3 jogos da época (FC Porto):
      2016 ANDRÉ SILVA
      2015 Aboubakar
      2013 Jackson
      2012 Janko
      2011 James

      Fotografias(35)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      ESTORIL PRAIA
      Comentários (86)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EX
      Corona
      2016-08-21 18h05m por Exterminador_Divinal via mobile
      Na esquerda é uma maquina
      TI
      Mm-dragao
      2016-08-21 11h00m por tink
      Plantel curto??? tem os 3 melhores laterais da liga, tem 5 médios que podem ser titulares (Danilo, R. Neves, Herrera, A. Andre e Oliver que vai chegar), tem 3 extremos bons (Corona, Otávio e Adrian), tenm 2 jogadores que se não são vendidos entram nas contas (Brahimi e Aboubakar), tem 2 bons GR (Casillas e Sá), tem um excelente PL e o suplente ainda n vi bem, mas não deve ser nenhum perneta (Depoitre), só falta mesmo contratar 1 central para jogar ao lado do Felipe, que ainda comete ...ler comentário completo »
      MM
      Calma portistas
      2016-08-21 09h59m por Mm-dragao via mobile
      Vejo agora mais do meu porto do k via em anos d peseiros e lopeteguis! Sendo k claramente temos um plantel curto vamos aguardar! Jogo o jogo nota-s entrosamento e crescimento! Ontem tivemos mt Corona. . . . parece transformado
      "Traumas Precoces"
      2016-08-21 09h53m por marioalex
      Jogo de sentido único com o Porto a criar e a produzir oportunidades atrás de oportunidades, grande trauma que isto dá aos Portistas, sim falta concretizar mais, deixem a época engrenar! Atuação sem casos do árbitro, á um penalti sobre Varela na 1. ª parte mas já é de esperar que os isentos cronistas do zerozero não vejam, Moreira ex-Benfica andou lá pouco jogou e nunca se afirmou, ontem esteve bem e evitou 3 golos, Fabiano Soares cumpriu as ordens dos vermelhos a por o autocarro mas o Porto lá fez o golo para azia de muitos!
      PE
      renovou e cláusula 60 milhões
      2016-08-21 09h49m por pedro7777777 via mobile
      Andre Silva renouvou contrato com o fc porto até 2021 e com cláusula de 60 milhões
      JAOF e MaxDragonFCP
      2016-08-21 09h08m por hjtc
      Concordo inteiramente com analise e raciocínios. Confesso k ando algo triste com o k vi na quarta-feira e com k se vai passando na construção plantel. Mas também me parece que jogo a jogo vamos contruir confiança suficiente para jogo mais assertivo.
      Li já que NES exige mais eficácia. Pois é eficácia k se precisa.
      Depois a equipa tem de manter pressão alta e de qualidade. Bom exemplo foi que ROMA fez nos primeiros 15m. Olhem bem para aquilo.
      Depois convém não dispers...ler comentário completo »
      Nuno 1977
      2016-08-21 08h52m por hjtc
      Haja gente com cabeça aqui comentar. Respeitosas saudações Portistas para um elegante adversario
      André Silva
      2016-08-21 05h40m por Nuno1977
      Muito bom se continuar assim vai ser craque e porra ainda só estamos na 2ª jornada e já começam a criticar o treinador e falar de arbitragem (ainda por cima sem razão nestas jornadas não vi erros de maior ) O NES vai fazer 1 bom trabalho só precisa de tempo e até agora não tem estado mal, apesar de não ser do Porto espero que vençam a Roma estou a torcer por isso acima de tudo sou português
      Resumo
      2016-08-21 04h35m por Nuno1977
      http://www. vsports. pt/vod/31604/m/262811/vsports/ 27d2f47cf6476cb27dd29b4c0c3e89 1e
      Se for verdade. . .
      2016-08-21 03h27m por maninblue
      fica a faltar um extremo que pode ser o Atsu!

      Dois centrais; RC e Mangala e ainda há o Alex que ainda tem hipoteses de assinar!

      UM PL ou a reintegração do Gançalo!
      Oliver jota A. Silva Brahimi Indi e Abou
      2016-08-21 03h20m por loool322
      Oliver chegar Fantastico!!
      Jota muito mal gerido pela direcção. . .
      A. Silva não sou o maior admirador dele mas apesar de falhar muito tem marcado na mesma a renovação é óptima noticia valencias zenits e monacos atleticos facilmente batiam a clausula ou qualquer um da PL.
      Brahimi para o arsenal tem tudo para encaixar na equipa e o porto encaixar dinheiro e ficar resolvido
      Indi Resolvido o mais rápido possível 10 M para cima é fantástico
      Aboubakar Apesar de a...ler comentário completo »
      MaxDragonFCP
      2016-08-21 02h55m por maninblue
      O importante neste momento é ganhar e não sofrer golos que vai dando moral!

      O NES não tem mais que 11/13 jogadores.

      No banco estavam 2 jogadores que não contam: Reyes e JCT!

      Faltam defesas centrais, extremos e outro PL ou reintegrar o Gonçalo!
      MaxDragonFCP
      2016-08-21 02h24m por JAOF
      Vais "emperrar" o jogo da equipa só para ter um jogador em campo e pensar nas bolas paradas. . . e ele até nem é de marcar muitos golos!?

      Para isso é que contratamos o Depoitre.
      traumas precoces?
      2016-08-21 02h21m por adeptoFCP
      O Benfica se ganhar outra vez a rasca o titulo vai ser "O campeão voltou!"
      Sim porque na primeira jornada o 2nd golo do Benfica foi aos 92, mas na televisão falou-se do Benfica o melhor dos 3 grandes na primeira jornada.
      JAOF
      2016-08-21 02h08m por dinda
      Essa análise faz todo o sentido. Nestes jogos em casa os nossos médios tem de fazer a bola circular a bola com mais rapidez para fazer "dançar" a organização contrária. . . obviamente necessitamos de jogadores bons no passe, como Ruben Neves e Sergio Oliveira, que sao capazes de fazer fluir o jogo doutra forma que Herrera e Danilo não conseguem, porque são jogadores mais fortes na condução de bola.
      MaxDragonFCP
      2016-08-21 02h04m por JAOF
      Espero que a troca de Danilo por R Neves aconteça mais vezes. . .

      . . . é que a jogar em casa contra equipas menores remetidas a defesa, precisamos é de um pivot defensivo e não de um trinco, precisamos de alguém a frente da defesa forte no passe, não só para as saídas para o ataque serem mais rápidas (e apanhar os defesa desposicionados), como depois acabam todos na área e os jogadores do FCP a volta dela e aí não precisas de um trinco, precisas é de um pivot para ir troca...ler comentário completo »
      MaxDragonFCP
      2016-08-21 01h55m por maninblue
      Temos que ser coerentes o NES fez um 2 em 1 neste jogo, descansou o Danilo e deu a oportunidade que tinha prometido ao RN.

      Se tiveres lido um comentário meu hoje à tarde, também vai de encontro ao que eu tinha falado ou seja, o FCP deverá jogar em 4-2-3-1, sendo que como foi notório, apenas temos um extremo.

      O Danilo poderá jogar com o RN ou com o Herrera ou com o AA consoante os jogos e ainda há o SO para estas combinações!

      O Danilo não foi qu...ler comentário completo »
      DE
      maxdragon
      2016-08-21 01h51m por dez_69 via mobile
      Antes de mais parabens pela vitoria do fc mas vires com isso do colinho deus me livre ja tais a chorar???
      Mercado
      2016-08-21 01h43m por goncalovilasboas
      alguém sabe como vão as negociações pelo Oliver e pelo Jota?
      André Silva Renova com FCP
      2016-08-21 01h40m por JAOF
      Contracto por 5 anos e clausula de 60M
      Observação
      2016-08-21 01h39m por da_ni82 via mobile
      Curioso como o Zerozero ainda não noticiou a renovação do André Silva.
      PI
      Rumores de mercado
      2016-08-21 01h37m por pimentafcp via mobile
      A ser verdade o interesse do arsenal em brahimi é ótima notícia. . . podendo o Porto atacar melhor o mercado nesta fase final .
      PI
      Trump
      2016-08-21 01h34m por pimentafcp via mobile
      Nesta deixa dos adeptos concordo CTG a 100% !
      DragonTrump
      2016-08-21 01h33m por dinda
      Tudo o que não seja apoiar a equipa nesta fase é estupido! Apesar dos erros na definiçao do plantel, na falta de movimentaçao no mercado quer para comprar quer para vender, o que é facto é que temos duas vitórias em dois jogos, o que significa que estamos na frente! E mesmo que nao fiquemos na CL, cairemos perante uma grande equipa, e jogaremos a LE sem problema! Até podemos ser candidatos se as coisas caminharem num bom rumo. . . o importante é ir construindo esse caminho!
      FI
      *
      2016-08-21 01h32m por Filipe_A
      Há cada "abichanado" aqui. Oh God!!! :p
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Benfica
      Únicos clubes que tentaram contratar o técnico
      Mauricio Pochettino continua um treinador livre desde que deixou o Tottenham no início da época 2019/20 e apesar de ter sido associado a vários emblemas só dois tentaram ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      jolokiabhut 18-09-2020, 07:41
      j-f-uite 18-09-2020, 03:32
      tommy7x 18-09-2020, 03:29
      KE
      Kempes 18-09-2020, 02:59
      JO
      jorslb1 18-09-2020, 02:56
      Mais_informacao 18-09-2020, 01:30
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 01:28
      Mais_informacao 18-09-2020, 01:27
      Mais_informacao 18-09-2020, 01:24
      coolstreamm 18-09-2020, 00:57
      Kurika 18-09-2020, 00:41
      Francis9PT 18-09-2020, 00:33
      SCBFAN 18-09-2020, 00:32
      JO
      josebrito123 18-09-2020, 00:32
      lvr1vsc 18-09-2020, 00:31
      KE
      Kempes 18-09-2020, 00:28