placardpt
    Sporting, volta a perder

    Muito verdes na raíz

    O Sporting voltou a perder um encontro de preparação, desta vez contra o Zenit, numa partida essencialmente marcada pelo início louco (e desastrado, do ponto de vista verde e branco), que determinou o vencedor do desafio. Se Jorge Jesus ficou com mais dados para corrigir na defesa, no ataque viram-se novos sinais positivos, especialmente de Gelson, enquanto este teve pedalada.

    Tanto disparate...

    Foram 17 minutos loucos e nem por isso positivos para os olhos de Jorge Jesus. Se, diante do Monaco, havia a desculpa de ser o primeiro jogo da pré-época, agora já havia um pouco mais de expectativa por parte dos adeptos (grande afluência dos sportinguistas) para verem evolução na sua equipa. Defensivamente, nada disso.

    Jorge Jesus tinha lançado o seu quarteto de eleição do final de época (Schelotto, Coates, Semedo e Marvin) frente ao Monaco, rodou contra o Nyon e tornou a apresentá-lo desta vez. Só que os erros continuaram a verificar-se na mesma medida: muito espaço nas laterais e total descoordenação e apatia na zona central.

    Viu-se isso nos golos e também em mais um ou outro apontamento que demonstram que Rúben Semedo, Schelotto e Marvin precisam de muitas melhorias. Coates foi o menos mau e Azbe Jug reforçou a ideia de que talvez ir ao mercado em busca de um guardião não seja nada má ideia.

    Melhores sinais

    Safaram-se outros, os da frente. Pois, se sofrer três golos em 17 minutos é sinal de alarme, marcar dois na primeira parte não é nada mau. Gelson foi o melhor e isso foi consensual. Mas voltaram a ver-se pormenores interessantes de Alan Ruiz (claramente reforço), uma melhor perceção das ideias de Jesus por parte de Barcos (só lhe faltam os golos) e um Bruno César aceitável na esquerda.

    Ruiz envergou a braçadeira e jogou a 8 ©Global Imagens / Filipe Amorim
    Faltou um pouco mais de clarividência na zona central. Bryan Ruiz não fica mal a 8, só que nota-se que não é a sua posição, sobretudo em termos defensivos. Isso voltou a não ajudar Petrovic, que ainda está perro nos movimentos e lento a reagir.

    A equipa, depois de meia hora às aranhas, melhorou para o último quarto de hora do primeiro tempo, com os laterais mais envolvidos no ataque, apanhando desprevenida uma equipa russa que estava tão confortável que nem Shatov, nem Zhirkov desciam para ajudar a defender.

    O 3x2, da autoria de Gelson, deixou um pouco mais de emoção para uma segunda parte onde o ritmo cairía, mas na qual se voltariam a retirar notas relevantes.

    Carregar sem marcar

    Podence voltou a mostrar bons pormenores ©Global Imagens / Filipe Amorim
    Diante de um Zenit mais fechado e muito mexido apenas nas substituições, Jorge Jesus foi respondendo com maior frescura. Desde logo, com a utilização de Slimani e Podence na frente de ataque. Os dois entraram com a corda toda, só que claramente sem a empatia necessária. Por várias vezes se desentenderam no momento do último passe, algo que só poderão melhorar com maior regularidade lado a lado.

    Iuri Medeiros voltou a entrar com vontade, mas sem a melhor performance, substituindo um Gelson Martins que desapareceu no segundo tempo, e Palhinha mostrou estar mais ritmado do que Petrovic. Só tardou a mexer na defesa, o que deu em mais um golo do Zenit, depois de nova apatia do lado esquerdo (Marvin precisa mesmo de ganhar fibra).

    Ao fim de três jogos, nove golos sofridos pelos leões não deixam margem para dúvidas: é por aí que Jorge Jesus tem que começar a trabalhar. Algo que, em boa verdade, nem é uma novidade para o treinador.

    U Sábado, 16 Julho 2016 - 18:00
    Alessandro Dudic
    4-2
    Javi García 8'
    Yuri Zhirkov 16'
    Aleksandr Kerzhakov 17'
    Luka Djordjević 85'
    Bruno César 9'
    Gelson Martins 37'
    FaseJogos Amigáveis
    Lances Capitais
    GOLO Zenit!
    Javi García marca
    GOLO Sporting!
    Bruno César marca
    16´
    GOLO Zenit!
    Yuri Zhirkov marca
    17´
    GOLO Zenit!
    Aleksandr Kerzhakov marca
    37´
    GOLO Sporting!
    Gelson Martins marca
    85´
    GOLO Zenit!
    Luka Djordjević marca
    A Chave
    Minuto 16: O Sporting tinha empatado, só que os maus sinais defensivos voltariam a evidenciar-se, com uma falha do lado esquerdo da defesa que permitiu a Zhirkov fazer o 2x1, logo seguido do terceiro, que foi praticamente fatal.
    O Árbitro
    Arbitragem sem problemas, a recorrer aos cartões quando necessário e sem grandes casos para resolver. Nota positiva.
    O Melhor
    Gelson Martins
    Foi diabólico pelo lado direito, com excelentes pormenores ao longo da primeira parte, na qual não se ficou pelas diabruras, mas também pela influência direta nos golos, assistindo para o primeiro e marcando o segundo. A mostrar que pode ser titular.
    O Pior
    Postura defensiva
    Com especial foco em Marvin, mas sem esquecer Rúben Semedo (que disparate no terceiro golo) e restantes companheiros, incluindo Jug e Petrovic. Muitos erros, descoordenação, espaços concedidos e falta de intensidade explicam um resultado tão avultado do lado do Zenit.
    Forma
    Zenit
    2016/2017
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sporting
    2016/2017
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(30)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    chief
    2016-07-17 16h05m por Misterio_18
    pdse queler. a mta qe andas pa qui no pedoa nada.
    chief
    2016-07-17 15h46m por Misterio_18
    Desculpa. Estava a ajudar-te. kkk
    Sporting34
    2016-07-17 15h38m por Misterio_18
    O Chief é Portista e está a gozar com o lamp 600.
    SP
    SCP
    2016-07-17 15h33m por Sporting34
    Então vai aprender a escrever e desampara a loja.
    chic
    2016-07-17 15h32m por Misterio_18
    Eh, eh.
    Estás a dar tanga ao Oblock4life e induziste o meu socio em erro.
    SP
    Lampionices
    2016-07-17 15h24m por Sporting34
    Ao menos aprendam a escrever sem erros ortográficos lampiões, ou será que só sabem mandar very lights?
    Coates
    2016-07-17 14h09m por rymer6666
    Coates continua sem me convncer, não sei o que o JJ vê nele.
    PI
    Podence (off-topic)
    2016-07-17 11h21m por Pirisca
    Para quem conhece melhor este miudo é mais um extremo-direito ou extremo-esquerdo?
    PI
    vidal_netto
    2016-07-17 11h18m por Pirisca
    Embora nada no futebol tenha de se repetir forçosamente, o exemplo do SLB do ano passado foi uma péssima pré-epoca q deu em um mto má entrada em competição. Acabou campeão, pelo que fez mais tarde, mas a má pre-época teve peso nos primeiro 2/3 meses de competição, não foi à toa q esteve a 7 pontos do SCP.

    Agora, claro, a aparente má pré-época do SCP pode querer dizer mto, pouco ou nada, nunca se sabe.
    Pré-época do Sporting
    2016-07-17 10h29m por Pedro_Miguel_Dias
    Muita fraca a condição física nesta altura e acho mesmo que Azbe Jug não é guarda-redes para o Sporting. É preciso aumentar os índices físicos e os níveis de concentração rapidamente. Sofremos oito golos do Mónaco e do Zenit e a defesa da época passada ficou muito mal vista.
    SP
    Reforços
    2016-07-17 10h05m por Sporting34
    Pensando bem e depois de ver alguns resumos se calhar não era mal pensado em despachar o Esgaio e o João Pereira porque o Schelloto parece curto para ser titular, porque não ir buscar o Ivo Pinto ao Norwich, do que me lembro dele no Zagreb era um bom jogador, inferior ao Cedric mas melhor do que Esgaios e Joãos Pereiras da vida, se compararmos com Maxi no Porto e André Almeida no Benfica é uma posição em que estamos a perder.
    SP
    JohnnySCP19_ILo veSCP
    2016-07-16 23h20m por Sporting34
    Isso sei eu mas não podemos andar com discurso que só interessa o campeonato é na Champions que estão as melhores equipas e que os jogadores evoluem, por isso acho que precisamos de um central de categoria para jogar ao lado do Coates, despachar o Teo e ficar com o Alan Ruiz e Podence a segundo avançado, isto contando que não sai nenhum dos 4 da seleção e continuar com o Brian e Slimani, se para a semana continuarmos a sofrer tantos golos é que começo a criticar por enquanto é só avisar porq...ler comentário completo »
    SP
    JohnnySCP19_ILo veSCP
    2016-07-16 23h07m por Sporting34
    Real o quê, onde é que o Paulo Oliveira é melhor do que os outros, nem sequer acho o Semedo suficiente ou o Naldo que são melhores, tens de respeitar as opiniões dos outros, o que é que me interessa o Benfica, estou a falar do meu clube, é por causa de adeptos como tu que estão satisfeitos comn pouco que não ganhamos um campeonato à 14 anos.
    SP
    JohnnySCP19_ILo veSCP
    2016-07-16 22h57m por Sporting34
    Melhor central do clube? Nem sequer é melhor do que o Naldo, quanto mais o Coates e Semedo, por isso ele e Ewerton têm de ir à vida deles e temos de contratar um central melhor para jogar ao lado do Coates que é para mim o melhor que temos, para mim o Semedo não é suficiente, não esquecer que vamos jogar na Champions.
    PR
    GoLions
    2016-07-16 22h49m por professorxibanga
    Ficamos todos à espera de pelo menos 34 vitórias no campeonato, já que marcam 1 golo ao mónaco e 2 ao zenit nao é assim? Que ridiculo, é por estas e por outras que os sportinguistas sao sempre humilhados por adeptos do benfica e do Porto. Ganham bola e falam todos os anos como se fossem os campeões em titulo e tivessem uma equipa e um futebol que derreta tudo e todos. O Sporting podia era ser um clube de ilusionismo, nunca vi adeptos tão crédulos em algo que nao existe :D
    SP
    Plantel
    2016-07-16 22h48m por Sporting34
    Ao contrário de muita gente acho que devíamos contratar um central que faça a diferença, provavelmente despachar o Paulo Oliveira e Ewerton e ficar com o Naldo, Coates e Semedo, depois despachar o entulho que anda lá e na minha opinião da formação este ano só ficava com o Podence a jogar a segundo avançado, se o Iuri e o Palhinha não derem ao pedal é melhor irem à vida deles, melhor por o Alan Ruiz a fazer a posição do Teo e despachar esse maluco.
    DA
    Por um lado. . .
    2016-07-16 22h39m por DashKLisbon
    Esta forma de fazer a pré-época é boa, porque jogar contra grandes equipas mostra o que se tem de melhorar na equipa. Mas, por outro lado, também desgasta muito mais.

    O JJ tem muito a mania de fazer pré-épocas de rebentar, e depois demora um bocado a ganhar ritmo (excepção feita a primeira temporada no SLB e também no SCP) mas por vezes até resulta. Mas, por outro lado, o SLB começou a preparação ao mesmo tempo e vemos ali 25 jogadores com um ritmo bastante mais elevado q...ler comentário completo »
    BragaNaFinal
    2016-07-16 22h29m por GoLions
    E o Burro sou eu. . .
    És do Vitória FC e metes um nome desses?
    Costumo ir ver todos os jogos do Vitória em Setúbal e é tudo malta porreira que adora o clube, nunca pensei que me fosse calhar logo um Toni como tu aqui que não sabe respeitar a opinião dos outros.
    BragaNaFinal
    2016-07-16 22h15m por GoLions
    Primeiro que tudo obrigado, porque o teu nome traz-me boas recordações :D
    Segundo não me conheces e esta nem é nenhuma notícia do teu clube, vai lá ver se já conseguiste algum favor do Jorge Mendes que isso é que te tem salvo.
    cmche
    2016-07-16 22h12m por GoLions
    Mas o objetivo do Sporting é ganhar a Champions ou o Campeonato?
    Já estamos na fase de grupos que era o principal, agora o nosso objetivo é o terceiro lugar do grupo devido ao Pote onde vamos estar que vai ser o 4º .
    O Sporting está claramente a trabalhar a parte ofensiva para evitar aqueles pontos perdidos em que não conseguiu marcar e que bem me trazem traumas com União da Madeira (fora), Paços de Ferreira (casa), Rio Ave (casa), Guimarães (fora), Benfica (casa), Boavista ...ler comentário completo »
    SP
    Reforços
    2016-07-16 22h03m por Sporting34
    Se para a semana com o Lyon continuar tudo na mesma é preciso começar a fazer as dispensas e contratar jogadores a sério, não estou nada convencido, é ver se para a semana já existem melhoras. . .
    CM
    GoLions
    2016-07-16 21h48m por cmche
    Isso não é bem assim, além de que, se é verdade que o Sporting vai jogar com equipas mais fracas que Mónaco e Zenit, também é verdade que irá jogar contra equipas mais fortes, na champions
    Sporting
    2016-07-16 21h40m por GoLions
    Mas alguém tem duvidas que com William a tapar espaços, Adrien na marcação directa aos médios do adversário e Rui Patrício na baliza a comandar as operações, ganhamos qualquer jogo da liga portuguesa?
    Volto a repetir, Jorge Jesus está apenas a desenvolver os movimentos ofensivos da equipa através da integração de Podence e Alan Ruiz, bem como o Barcos que tem tido muitas oportunidades.
    Marcámos em todos os jogos contra equipas que estão muito mais adiantadas e é isso que inter...ler comentário completo »
    CM
    Sporting
    2016-07-16 21h38m por cmche
    Do que vi até agora é preciso um lateral esquerdo, já digo isto desde o final da última época. É preciso uma alternativa credível a Adrien, um avançado capaz de ser segundo avançado mas ao mesmo tempo goleador e um guarda redes. Beto está sem clube e era um regresso onde começou.
    Além disto acho que é preciso um extremo daqueles capazes de "resolver sozinho", continuo a achar que Gélson deveria ser emprestado
    SF
    FuriaEncarnada
    2016-07-16 21h01m por Sffc
    Convence-te disso.

    O Sporting ainda não conta com o Meio Campo nem o GR Principal, e está a jogar com o 3º GR (Época Passada o 2º GR era o Marcelo).

    Adiciona-se o facto de termos o Podence e o Iuri a jogar bem + o Petrovic que pode ser um bom suplente do William. O que falta é ritmo.

    Patrício
    Semedo
    William
    Adrien
    João Mário
    Podence
    Slimani

    vão carregar o Sporting. E ainda falta ver como se dá o Palhinha, e o Esgaio depois de passar 1 época a treinar para ser extremo
    12