placardpt
    Portugal está nas meias-finais

    Paris é já, mesmo já ali

    Foi o quinto empate da seleção portuguesa em cinco jogos, mas se há coisa que os lusos não estão é empatados. A caminho de Paris, este Tour em França teve mais uma etapa concluída com sucesso, diante de uma Polónia que entrou a ganhar, mas que viu uma seleção portuguesa mais capaz. Pepe foi outra vez enorme e Rui Patrício defendeu uma das grandes penalidades, antes de Quaresma voltar a ser o talismã, marcando o pontapé decisivo.

    Entrada em falso

    Duas alterações
    Tem sido prática comum de Fernando Santos e voltou a acontecer: desta vez, saíram Guerreiro e André Gomes, ambos lesionados, e lançou Eliseu e Renato.
    Não podia ter sido pior. Entrar e sofrer, ainda nem dois minutos cumpridos, era um péssimo cartão de visita para quem, depois do jogo contra a Croácia, tanto tinha elevado a moral. A reação até foi boa no imediato, mas curta, já que ficavam a nu algumas debilidades.

    Portugal não conseguia lidar bem com o quarteto ofensivo da Polónia. Os laterais (nomeadamente Cédric) estavam macios e fora de tempo, mas a maior lacuna pareceu estar a meio, onde o posicionamento tático não era homogéneo. De William, nada a dizer, mas João Mário, Adrien e Renato Sanches demoraram a entrar na mecânica pretendida pelo selecionador.

    Renato fez o empate ©Global Imagens / Gerardo Santos
    Houve o golo e mais uma ou outra situação de calafrio para a retaguarda lusa. Portugal estava apático e precisava de um elemento que assumisse o jogo. E esse elemento foi o mais novo: Renato Sanches.

    Nem tanto pelo golo, que foi fruto de um excelente movimento do médio em conjunto com Nani, que saiu da marcação para lhe devolver, mas sobretudo pela demonstração de maturidade a assumir o jogo. Foi pelo camisola 16 que Portugal chegou ao intervalo em igualdade.

    Maior contenção

    Claro está que era imperioso acertar ideias no jogo defensivo. E Fernando Santos fez isso mesmo, baixando mais os médios de linha para perto dos laterais. Cédric também melhorou e a Polónia foi caindo com o passar dos minutos. Isto para além de Pepe, que foi novamente um monstro a limpar tudo o que era perigoso.

    Só que, por essas correções ao intervalo, a equipa também se ressentiu na força ofensiva, já que João Mário e, sobretudo, Renato Sanches colaram demasiado na linha e nos laterais e deixaram de ocupar espaços centrais. Aí, Adrien Silva continuava a não estar bem, apesar de ter apresentado melhorias na sua especialidade: circulação.

    Isso trouxe a primeira alteração, com a entrada de João Moutinho, que trouxe como aditivo uma maior frescura. Mas o problema da chegada com perigo ao último terço continuava a existir.

    William viu um amarelo que o tira das meias-finais ©Global Imagens / Gerardo Santos
    A entrada de Quaresma foi nesse sentido, só que o talismã não teve, na área, o seguimento dos companheiros. Ronaldo era muito pouco para tanto polaco e acabava por também não ser feliz, nem quando Moutinho o descobriu num passe picado para a área, sem que o capitão conseguisse acertar na bola. Teria sido o golo que evitaria o prolongamento, só que nada feito.

    Para a etapa de 30 minutos adicionais, o jogo deixou de ser tão partido. A Polónia caiu quando o gás acabou a Grosicki (seria substituído) e Portugal passou a mandar muito mais no meio-campo contrário. As investidas à baliza de Fabianski voltaram a existir (mais do que na segunda parte), só que ou o polaco encaixou, ou houve algum desarme antes.

    São Patrício

    Nas grandes penalidades, houve frieza e acerto português nos cinco homens que bateram. Ronaldo, Renato, Moutinho e Nani marcaram antes de Rui Patrício defender o pontapé de Kuba, numa fantástica forma de festejar as 50 internacionalizações. A fechar, Quaresma não tremeu. Venham as meias!

    U Quinta, 30 Junho 2016 - 20:00
    Orange Vélodrome
    Felix Brych
    1-1
    (3-5 g.p.)
    Robert Lewandowski 2'
    Renato Sanches 33'
    Orange Vélodrome
    Lotação67 394
    Medidas105x68m
    Inauguração1937
    FaseQuartos-de-Final
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    GOLO Polónia!
    Robert Lewandowski marca
    Robert Lewandowski marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    33´
    GOLO Portugal!
    Renato Sanches marca
    Renato Sanches marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    A Chave
    Minuto 83: Com 1x1 no marcador, Moutinho picou a bola depois do círculo central para as costas da defesa contrária, onde apareceu Ronaldo solto de marcação e a tentar o remate de primeira. Mas falhou na bola...
    O Árbitro
    Arbitragem globalmente bem conseguida, com a dúvida num lance na primeira parte, no qual Ronaldo foi tocado na área, embora tenha parecido que o capitão luso tenha forçado um pouco a queda. Benefício da dúvida.
    O Melhor
    Pepe
    Já tinha estado impecável contra a Croácia e parece que ficou ainda melhor diante dos polacos. Esteve em todo o lado a limpar, ainda se aventurou na frente e foi a alma inesgotável de Portugal. Os adeptos fizeram-lhe várias vénias e não era para menos. Que jogaço do camisola 3!
    O Pior
    Lado direito
    Cédric entrou bastante mal, ficando turvo na fotografia do golo por ter errado o cálculo de abordagem ao lance que Grosicki aproveitou. Enquanto o camisola 11 teve pulmão, o lado direito da defensiva nacional andou em constantes tremeliques e só melhorou quando o extremo esquerdo saiu de campo. Há que melhorar.
    Forma
    Polónia
    2016/2017
    Portugal
    2016/2017
    Sabia que...by playmaker stats
    Lewandowski despede-se do Europeu com 2 golos na competição; só marcou a equipas orientadas por Fernando Santos (2012 e 2016)
    Portugal é neste momento a seleção que está há mais tempo sem perder em Europeus (9 jogos) e pode terminar com o 2.º registo de sempre
    Mais jogos sem perder (Euro):
    14 Espanha (2016)
    10 Inglaterra (2016)
    10 Alemanha (1984)
    10 Itália (1988)
    10 Holanda (1996)
    9 PORTUGAL (?)
    Curiosamente, as 3 vezes que Portugal venceu nas grandes penalidades foi nos quartos de final:
    2016 Polónia
    2006 Inglaterra
    2004 Inglaterra
    Portugal aumenta a série de invencibilidade em Europeus (9 jogos, 4 vitórias e 5 empates)
    Faz hoje 12 anos que Portugal carimbou o passaporte para a final do Euro 2004 frente à Holanda (V 2-1, Alvalade)
    Em 9 jogos numa fase final de Europeus, Fernando Santos empatou 5 jogos, venceu 2 e perdeu também 2
    Fernando Santos chega às meias-finais de uma fase final de seleções pela 1.ª vez na carreira (3 participações - Grécia e Portugal)
    É a 2.ª vez que Portugal está em duas meias-finais de Europeus de forma consecutiva (2000 - 2004 e 2012 - 2016)
    Portugal chega pelo menos às meias-finais (7x) em mais de metade das participações em fases finais (13x)
    Portugal vai jogar frente à Bélgica ou País de Gales a 7.ª meia-final da sua história em 13 participações em fases finais (Mundial e Euro)
    Portugal em Europeus:
    1984 - MF
    1996 - QF
    2000 - MF
    2004 - Finalista
    2008 - QF
    2012 - MF
    2016 - MF (*)
    Portugal atinge a 5.ª meia-final em 7 participações em Europeus
    Portugal é a 1.ª seleção a chegar a uma meia-final sem vencer qualquer jogo (Mundial e Euro) nos 90 minutos
    Portugal vence pela 3.ª vez um desempate nos penáltis:
    V 2016 v Polónia
    D 2012 v Espanha
    V 2004 v Inglaterra
    V 2006 v Inglaterra
    Portugal vai disputar o 7.º prolongamento da história. Venceu uma vez, foi frente à Croácia (0-1) nos oitavos de final

    Fotografias(48)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    POLÓNIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Portugal
    2016-07-01 15h57m por nevoeiro
    Parece que o Fernandinho já atinou, ontem meteu o 11 que escolheria, é o que dá mais garantias sem dúvida, parece que atinou, vamos ver se continua.
    O homem do jogo para mim foi outro, nos últimos 2 jogos para a UEFA foi o Renato, mas não concordo, se bem que neste ultimo jogo já se aceita mais devido ao golo e porque jogou bem, mas para mim nesses últimos 2 jogos o homem do jogo foi Pepe, tem sido gigante na defesa.
    Mais uma vez, São Patrício a mostrar quem é que é o h...ler comentário completo »
    Ran-D
    2016-07-01 12h06m por Anca25
    Racismo e xenofobia é coisa [. . . ] !!! Pena haver escória como tu com acesso a internet. . . Aos moderadores deste site, já faziam alguma coisa em relação aos montes de esterco que por aqui comentam.

    @ Em relação ao jogo, mais um que foi sofrido. . . De destacar a exibição do Pepe (varreu tudo), do Renato e do Patrício (grande defesa aquele penalty). Não percebi aquela substituição do Ronaldo pelo Éder, e alguém que avise o João Mário que o euro já começou.
    Malmequer
    2016-07-01 11h41m por clorofila
    Qual a relação do teu post com o artigo?
    Jogo
    2016-07-01 11h14m por IlluminatiConfirmed via mobile
    Mais uma vez um empate. . . Mas não interessa, de empate em empate vamos lá! Foi um jogo mais uma vez aborrecido, mas não se pode comparar ao jogo da Croácia em que não houve 1 remate nos 90min. No geral destaco Renato Sanches se ele não tivesse lá, Portugal não criava muitas oportunidades de golo. Pepe foi. . . GIGANTESCO!!! E também destaco Patrício, que defendeu aquele penalti do Kuba (tantas vezes se lançou para o lado esquerdo que havia de chegar o momento que iria conseguir defende...ler comentário completo »
    Portugal
    2016-07-01 10h12m por demonflair
    Sofrido mas conseguido! Penso que esta seleção tem dois factores determinantes em relação às ultimas prestações internacionais: crença e sorte. Sendo que uma leva a outra. Mas isto é também fruto do trabalho colectivo, e isso ficou bem espelhado em
    campo. Quem não percebe de futebol ou está no quente do jogo não o consegue ver. O nosso jogo colectivo é muito forte, tanto a defender como a atacar. Estamos apenas a pecar pela eficácia na concentração, e por vezes, este factor é dec...ler comentário completo »
    Seleção Nacional
    2016-07-01 08h36m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    O Cédric ainda estava a aquecer quando sofremos o golo mas a reação foi boa apesar de com a entrada do Renato no 11 o motor demorou mais a aquecer.
    Pepe imperial uma. vez mais e Fonte também esteve exínio e um Ronaldo muito esforçado apesar de perdulário jogou com muita garra e isso se viu nos penaltys.
    Nas g. p fomos exímios e calmos e o Patrício voou na altura certa para depois Quaresma dar a machadada final.
    Foi a bom sofrer mas o importante é que estamos. nas meias-finais!
    💪 8077;
    Faltas sobre Ronaldo
    2016-07-01 08h26m por cramos
    Para mim, tal como para os comentadores da televisão Suiça onde vi o jogo, as duas faltas sobre Ronaldo (uma carga + um agarrão) feitas pelo mesmo jogador deveriam ter sido assinaladas grande penalidade.

    O CR está sempre a tentar cavar faltas e já deveria ter levado amarelo, mas quando as há, têm de ser assinaladas. . . Estamos a ser injustiçados nesse aspeto.
    Portugal
    2016-07-01 08h19m por cramos
    Estou naturalmente satisfeito com a passagem da nossa seleção às meias finais, mas hoje fiquei com um sabor amargo na boca. Para mim foi claramente o jogo menos conseguido e isto devido a 2 fatores:

    1) Alguns jogadores em sub-rendimento.

    * Nani e sobretudo Ronaldo não se viram em campo. CR então só se viu quando reclamava com os colegas. Se estes dois não aparecem na frente, como podemos nós criar jogadas de perigo? Houve vários momentos em que tinhamos posse ...ler comentário completo »
    PORTUGAL NA MEIA-FINAL
    2016-07-01 04h31m por valter_reis_99
    QUE ORGULHO!! QUE RAÇA!! QUE UNIÃO!!
    Sofrendo o golo muito cedo, conseguimos acordar e fazer o empate, mas foi um jogo morno parecido com o jogo frente à Croácia, sem grandes chances. .
    Se falarmos em 90 minutos, Portugal talvez esteja nesta fase com alguma sorte se falarmos de um prolongamento para a frente Portugal merece esta fase. .
    Se continuar assim e acabar por chegar à final que siga! Mas em jogo jogado até aos 90 min sim existem equipas a jogar melhor futeb...ler comentário completo »
    marcelo777
    2016-07-01 04h12m por Neiras
    tem juizo a croacia era um dos favoritos a chegar pelo menos ás meis finais e a polonia é uma equipa que regularmente vence á alemanha
    MA
    A maior realidade
    2016-07-01 03h23m por marcelo777
    Meus filhotes, espero que estejamos na final mesmo não jogando nadinha!
    Mas há que realçar 5 jogos contra 5 equipas mediocres, e não me venham dizer que a croácia joga muito ou a polónia, é falso a croácia nunca meteu medo a ninguém, e a polónia muito meno.
    O problema é que quando apanharmos uma bélgica, alemanha ou itália será preciso muito mais que sorte, nós não jogamos NADINHA, e tanto faz que jogue fulano ou sicrano é igual, não temos qualidade para vencer um europeu,...ler comentário completo »
    Adineves
    2016-07-01 01h48m por WeAreUnited via mobile
    100% de acordo . Mete nojo ver alguns meter abaixo o Renato ou o João Mário ou o Danilo só porque ao longo do ano não defendem as cores deles . . pra isso não viam a selecao e so iam ver os treinos de pré época dos seus clubes .
    AD
    ESQUECEM QUE O JOGADOR X, Y, Z É DO CLUBE
    2016-07-01 01h24m por adineves
    Será que vocês não percebem, que isto não é seleção dos jogadores que jogam nos vossos clubes ou antigos jogadores que jogaram, mas sim jogadores Portugueses que estão a representar Portugal. ESQUECEM QUE O JOGADOR X, Y, Z É DO CLUBE A, B, C.
    FORÇA PORTUGAL
    Portugal
    2016-07-01 01h14m por WeAreUnited via mobile
    Já o tinha dito em várias crónicas anteriores que acreditava no mínimo na meia final, mas tenho quase a certeza que estaremos na final ! Não 'jogamos ah bola' como antes, mas estamos lá que eh o que interessa de verdade ! Convém não esquecer que nem a Alemanha ganhou a esta Polónia, nem marcou sequer .
    Uma palavra também pros nossos adeptos que têm estado nos estádios, são magníficos e esses sim são dignos desse nome ! Não como muitos que por aqui andam no país e a comentar na net ....ler comentário completo »
    TR
    portugal
    2016-07-01 01h09m por treinadordebancada1
    Faz me muita mas muita aflição ver ambas as equipas a jogarem para o empate desde o minuto 33 com risco quase zero. E ainda mais impressão ver um prolongamento de 30 mins, em que 20 deles a bola esteve nos centrais e nos guarda redes das 2 equipas.
    Portugal esta com estrelinha, sim mas também cr7 esta a fazer um europeu horrível, porque, caso as arbitragens fossem decentes e com ele na sua melhor forma já levaria 7 ou 8 golos neste europeu.
    Acredito na vitoria mas será difícil. Portugal será a pior equipa nas meias finais.
    O pior
    2016-07-01 00h56m por PauloBenfica
    O pior foi Ronaldo, deixem-se de tretas.
    AN
    2º penalty
    2016-07-01 00h50m por angryagain
    Tenho que dizer que já é o 2º penalty que nem os árbitros, nem os árbitros de baliza (o que é que estes pinos estão ali a fazer ???!!!) assinalam.
    Contra a Croácia, foi claríssimo sobre o Nani, hoje foi clarissimo sobre o Ronaldo.
    A federação que vá fazer pressão senão ainda nos lixamos (isto deve ter mão dos corruptos Platini e/ou Blatter).
    De referir que contra a Aústria quem assinalou o penalty foi o árbitro de baliza (esse foi sério).
    Ronaldo
    2016-07-01 00h47m por Neymar_16
    Quero ver agora se as pessoas o criticam como criticam o Éder ou o Nani quando falham. O Éder nunca falhou tanto num jogo como o CR falhou hoje. . . Já prevejo desculpas esfarrapadas para justificar a horrível exibição dele.

    Melhores da seleção: Meio-campo do Sporting, Renato, Pepe e Rui Patrício.
    angryagain
    2016-07-01 00h41m por Vitaminas
    Finalmente alguém que viu o mesmo jogo que eu, o R7 foi uma vez mais uma nulidade. Já jogámos vários jogos sem ele, não perdemos. Penso que sem ele já tinha-mos ganho jogos neste Europeu.
    Ele se esforça, mas não consegue.
    HU
    Resumo
    2016-07-01 00h37m por hugosilva81 via mobile
    1. Parabéns à nossa seleção. Orgulho tremendo.
    2. Melhores em campo: todos
    3. Luís Rocha Rodrigues, um conselho. Sei que o tempo está propício a beber umas minis, mas evite bebe-las antes e durante a elaboração da crónica. O zero zero foi o único site, jornal nacional e internacional, TV ou qualquer outro órgão de comunicação que colocou em dúvida se era penalti ou não. Parabéns, você foi o único capaz de achar que houve aproveitamento do Ronaldo e que dá o benefício da dúvida ao árbitro. De rir mesmo! Penalti descarado!
    Portugal
    2016-07-01 00h34m por dragaoazul_18
    Bem , parece que engoli mesmo um sapo ! Deve facto o Renato Sanches é um magnifico jogador e um monstro. O Moutinho está bem onde está, no banco. Claramente um motor , remate, pulmão, técnica, passe bastante bom ( só falta mesmo melhorar este aspecto para a perfeição) e estamos próximos de ter um dos melhores box-to-box do mundo.

    Tal como previsto, a seleção melhorou IMENSO com a entrada do meio campo do Sporting ( J. Mario / Adrien / Wiliam ) e com Renato a puxar a equi...ler comentário completo »
    GoLions
    2016-07-01 00h27m por Tomaz360
    Eu não estou a dar 9 e 10, porque para mim 10 é para exibição do ano; 9 é para algo mágico. Justo seria dar 8. 5-8. 9 ao Pepe. É verdade.
    MU
    Jogo
    2016-07-01 00h26m por Mudrost via mobile
    Devo ser dos poucos a concordar com FS e achar que Ronaldo não esteve mal de todo. O problema está nas expectativas, se não marcar 2 ou 3 não faz nada, porque é o que faz no Real. Esquecem-se que na seleção ele tem um papel completamente diferente e não tem Benzema para lhe por a bola. Sim, falhou no passe do Moutinho e decidiu mar a rematar desenquadrado, mas de resto nada a apontar.

    Pepe imperial, melhor em campo. Renato muito bem nos desequilíbrios, close second. ler comentário completo »
    R0
    JAOF
    2016-07-01 00h24m por r0bben
    Curioso que andei a apontar tambem e nao tenho os teus numerous. Muito exagerados. Por falar em perder bolas. . . Nani tambem perde 2 bolas nos primeiros minutos. E agora?
    AN
    Minha apreciação aos jogadores
    2016-07-01 00h20m por angryagain
    Minha avaliação:
    Patricio - 8 (pouco trabalho mas defendeu penalty)
    Cedric - 7 (apesar do erro, depois esteve bem)
    Pepe - 10 (melhor em campo)
    Fonte - 7 (esteve seguro)
    Eliseu - 5 (nada especial, pareceu peixe fora da água)
    William - 7 (no geral boa exibição)
    Adrien - 6 (defensivamente bem)
    J. Mário - 5 (tentou mas as coisas não lhe correram bem)
    Renato - 8 (bom golo e bom envolvimento)
    Nani - 6 (menos em jogo que o costume)...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FCPxMIL em direto!
    Começou a partida Acompanhe aqui o FC Porto x Milan em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
    19-04-2024 16:54