placardpt
    Portugal só consegue empatar

    Fado, azar e calculadora

    Penáltis, postes, golos anulados, lamentos. Portugal foi melhor, foi muito melhor, mas foi igual à Áustria no que conta: golos. Dois pontos em dois jogos, um golo apenas e a corda na garganta para o derradeiro jogo.

    O golo a faltar, pois claro

    Duas alterações
    Muito se especulou sobre o onze de Fernando Santos, que lançou William e Quaresma em vez de Danilo e João Mário. Duas trocas puras, já que o desenho não se alterou.
    A começar, até deu a ideia de que a Áustria queria fazer uma pressão alta, com Alaba a surgir como segundo avançado e a ser o primeiro a pressionar. Uma opção que, ver-se-ia depois, era muito mais defensiva do que ofensiva.

    Portugal não demorou muito a mandar no jogo. Era assim que tinha que ser. Com um Moutinho um pouco melhor que no primeiro jogo, com um André Gomes em forma e com um William mais sereno com a bola no pé, a segurança em posse subiu. Depois, em vez de dois, havia três homens capazes de assumir a despesa na frente, o que é, evidentemente, um acrescento de soluções.

    Carvalho foi imperial atrás ©Global Imagens / Gerardo Santos
    Mesmo com maior poderio físico na área defensiva, os austríacos cometiam erros, quer sem bola - confundidos com as movimentações de Nani e Ronaldo (o primeiro a aparecer mais liberto que o segundo) - quer com bola, altura em que o guarda-redes mostrava o quão mau é nesse particular.

    Os austríacos também tiveram os seus momentos de subida à área adversária, mas não fizeram valer a maior estatura (numa das ocasiões valeu um grande corte de Vieirinha). Em tudo o resto, Portugal era melhor. Só que os golos, esses que decidem jogos, não apareciam. Nani podia ter marcado nas duas melhores ocasiões, só que o poste e Almer evitaram-no.

    Nem de penálti?

    Mudança na tendência de jogo depois do intervalo? Zero. Portugal continuou bastante acima no jogo, diante de uma Áustria que sempre pareceu muito contente com o empate - a classificação não sugeria isso, mas...

    Nani caiu na segunda parte, Alaba também saiu ©Global Imagens / Gerardo Santos
    Na seleção nacional, André Gomes ia multiplicando a sua influência na equipa, um pouco como Moutinho, que iam disfarçando o apagão por cansaço de Quaresma e Nani, que estiveram tempo a mais em campo.

    Ronaldo apareceu, com duas excelentes abordagens à baliza (uma de cabeça, outra com o pé), só que Almer ganhou ambos os duelos. Apareceria um terceiro, e nesse o português tinha situação privilegiada: grande penalidade. O austríaco foi enganado, só que... Ronaldo também. Bola ao poste.

    Parece que está escrito: com grupos acessíveis, Portugal tem a tendência para lhe dar outro toque de dificuldade. Agora, venha de lá essa calculadora. Até porque ficar em segundo lugar pode nem ser pior. Mas convém ganhar à Hungria...

    U Sábado, 18 Junho 2016 - 20:00
    Parc des Princes
    Nicola Rizzoli
    0-0
    Parc des Princes
    Lotação48 583
    Medidas105x68
    Inauguração1897
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo FJornada 2
    A Chave
    Minuto 79: Ronaldo ganhou a grande penalidade (que até podia ter dado em expulsão), foi para a marca dos 11 metros e rematou ao poste.
    O Árbitro
    Arbitragem que foi algo liberal na primeira parte com o jogo duro dos austríacos, melhorando no segundo tempo. Bem na grande penalidade e no golo anulado a Ronaldo, numa arbitragem positiva.
    O Melhor
    André Gomes
    Duvidava-se se o camisola 15 seria um dos sacrificados pelo empate inaugural, mas Fernando Santos manteve-o e ainda bem que o fez. O jogador do Valencia foi excelente com bola, voluntário na hora de defender e solidário na hora de servir os companheiros. Merecia bem mais, numa equipa onde Moutinho já esteve bem melhor, contra um Almer que foi enorme (sem a bola nos pés).
    O Pior
    Cristiano Ronaldo
    Nas (muitas) alturas em que brilha, estamos aqui para o aplaudir de pé. Mas também temos que lhe apontar o dedo quando as coisas não saem, porque é nele que recaem as maiores esperanças lusitanas. Ronaldo foi azarado, mas não explica tudo. Pretende resolver sozinho, mas há uma equipa a jogar para si e convém que perceba que nem sempre está na melhor posição para ser ele a resolver.
    Forma
    Portugal
    2015/2016
    6J
    3V
    1E
    2D
    13-4G
    Áustria
    2015/2016
    5J
    2V
    0E
    3D
    5-8G
    Sabia que...by playmaker stats
    Em 11 jogos frente à Áustria, este é o 6.º empate de Portugal, o 2.º a zero bolas
    A Áustria continua sem vencer numa grande competição (8 jogos), já lá vão 26 anos da última (V 2-1 EUA, Mundial 90)
    Depois do Alemanha 0-0 Polónia, este foi o 2.º nulo neste Euro 2016
    Chegou ao fim a 2.ª jornada do Euro 2016; este é o pior Europeu no que diz respeito a golos marcados (47) em 24 jogos disputados
    Golos nos Europeus (24 jogos):
    47 Euro 2016
    55 Euro 96
    57 Euro 2008
    60 Euro 2012
    64 Euro 2004
    65 Euro 2000
    Em relação ao pior registo atacante (47G - 2016) e o melhor (65G - 2000) em Europeus, distam 18 golos (24 jogos disputados)
    Portugal só por uma vez em 12 fases finais empatou os 2 primeiros jogos, foi no Euro 84 e chegou à meia-final
    Nunca uma seleção foi campeã europeia depois de empatar os 2 primeiros jogos da fase de grupo!
    Sabia que só uma seleção foi campeã europeia com 2 empates nos 2 primeiros jogos? Foi a Itália no Euro 68 (3J 1V 2E)
    41% das equipas que empatam os 2 primeiros jogos em fases finais (76x) não conseguem passar a fase de grupos (31x)
    Independentemente do resultado de Portugal frente à Hungria, esta será a pior pontuação de sempre em Europeus (6 edições a 3 pts vitória)
    Pontuações na fase grupos (Portugal):
    9 Euro 2000
    7 Euro 96
    6 Euro 2012
    6 Euro 2008
    6 Euro 2004 (3pts V)
    4 Euro 84 (2 pts V)
    Foi o 43.º nulo de Portugal em 572 jogos; que representa 1/3 dos empates da seleção das quinas (133 empates)
    O último nulo de Portugal aconteceu em 2014 num amigável no Jamor frente à Grécia... de Fernando Santos
    É o 1.º empate a zero bolas desde que Fernando Santos assumiu o comando da seleção nacional em Outubro 2014 (20 jogos)

    Fotografias(40)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    ÁUSTRIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BO
    Perdoem-me!
    2016-06-21 03h25m por Botija
    Pelo menos tentei. . .

    Perdoem a minha estupidez!
    SP
    gualtersousa
    2016-06-21 01h31m por SPECIALONESLB34
    Ainda pensei no Eduardo a extremo mas depende de onde o FS mete o Ronaldo.
    Botija
    2016-06-21 01h29m por gualtersousa22
    Eu quero muito acreditar que não acabei de ler isto. Já agora o Bruno Alves a 10 não?
    SP
    Botija
    2016-06-21 01h18m por SPECIALONESLB34
    Admite que queres que Portugal venha para casa já na primeira fase
    BO
    William vs Danilo
    2016-06-21 01h15m por Botija
    Eu já referi que gostaria de ver o Adrien a trinco contra a Hungria mas se não gostarem do Adrien a trinco porque não experimentar o Eliseu a trinco. Sei que não tem rotinas de jogo a trinco, mas também as não tinha a defesa e teve de as adquirir. O Eliseu é um misto entre o que seria em campo o Adrien ou o Danilo/William não é um jogador baixo, é possante fisicamente, deve saber defender já que joga a defesa, e depois é um jogador que sabe sair com bola o que é também importante para a co...ler comentário completo »
    A verdade
    2016-06-20 03h05m por yousandro
    É que as 3 equipas deste grupo ficam, obviamente, satisfeitas por empatar com Portugal e todas passam os 90min. a defender e a tentar contra-atacar.
    A Austria nao conseguiu mas a Islandia sim, pq?
    Agora com a Hungria é esperar para ver mais 90min. a atacar contra 11 defesas -_-"
    SI
    chief_thereales t
    2016-06-20 03h02m por sirfabiopacheco
    A austria quando atacava era por transições rápidas e Harnik ainda deu trabalho nos primeiros minutos.
    A islândia quando atacava era com bolas bombeadas e nos lances de bola parada, fazendo valer da sua estatura e do poder fisico, por isso concordo contigo e acho que estão a perder tempo com essa comparação que não faz sentido nenhum na minha opinião.

    É a minha opinião com todo o respeito e sem entrar em picardias clubistas acho que fui o que argumentei melhor a minha o...ler comentário completo »
    SI
    yousandro
    2016-06-20 02h57m por sirfabiopacheco
    Olha amigo respeito a tua opinião mas eu acho que Austria não fez nada porque sabia que 1 ponto já era bom contra portugal e acabou por só defender. A islândia a maioria dos remates que fez foi na 1 parte depois tambem se fechou. Acho que não teve a ver com essa troca de jogadores. Simplesmente já se sabia que as 3 equipas iam jogar fechadas contra Portugal.

    Se formos por aí a inclusão de Quaresma também foi um grande valor porque Portugal fez mais remates e mandou mais bolas...ler comentário completo »
    SI
    nevoeiro
    2016-06-20 02h50m por sirfabiopacheco
    Concordo com a tua opinião e respeito. Lá está tu proprio até dizes que não se pode comparar em certas características mas se pode fazer um balanço e acabas por te contradizer um pouco mas acho que deu para entender o ponto de vista um do outro mas uma coisa tá certa, o jogador é bom consoante o modelo de jogo e o treinador contrata aquele que encaixa melhor no seu estilo de jogo.
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h48m por yousandro
    EXATAMENTE!!! Porra tás-te só a enterrar aserio!
    Se a Austria fez menos que a Islandia, é pq o meio-campo teve melhor!!!
    Se com a Islandia eles tiveram oportunidades é pq o meio-campo e a defesa tiveram mal. Do jogo da Austria só trocaram o Danilo por William e a verdade é que jogamos MUITO mais, tanto ofensivamente como defensivamente.
    Pensa no que dizes antes de escrever, tás nos a dar só razao
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h47m por nevoeiro
    "Mas quem é que deu mais trabalho? Nao foi a Islândia? É que que contra a Áustria só deu Portugal. "

    Claro que a Islândia deu mais trabalho, o médio defensivo de Portugal nesse jogo não faz o trabalho bem feito, é normal terem dado mais trabalho. . .
    SI
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h47m por sirfabiopacheco
    Ora lá está este user a ir ao encontro do que disse. Na 2ª parte o William não esteve em tão bom plano porque o papel dele é defender e na 2ª parte só deu Portugal. Aí Danilo nesse aspeto é superior (com isso não digo que seja melhor ou pior que o William porque mais uma vez volto a dizer que acho que não são muito comparaveis) mas na verdade, o William devia ter saído e devia ter entrado um jogador que transportasse mais a bola para o ataque porque o William tava lá a fazer 0 (não por deméri...ler comentário completo »
    sirfabiopacheco
    2016-06-20 02h44m por nevoeiro
    Eu percebo o que queres dizer, mas penso que apesar disso pode-se comparar, um deles numa certa característica é melhor, o outro na outra é melhor que o outro e não se pode comparar, mas no fim podemos fazer um balanço. . . pelo menos eu faço isso.
    Mas cada um tem a sua visão, achas que não se pode comparar pelo que disseste, e eu respeito, eu por outro lado acho que se pode quando são da mesma posição, até porque é assim que as equipas de observadores avaliam os jogadores para c...ler comentário completo »
    SI
    . . .
    2016-06-20 02h39m por sirfabiopacheco
    Por exemplo o Danilo é mais rápido na circulação e tem melhor visão mas se calhar o William lateraliza mais o jogo, pausa mais o jogo e tem melhor qualidade de passe e arrisca mais nos dribles por exemplo.
    O Danilo em termos de bola parada é um bom finalizador, já o William carece desse aspeto, etc. Mas eu não posso dizer que o Danilo é melhor porque marca golos de cabeça e o William não, nem posso dizer que o William é melhor porque teve 10 passes certos em 11 e o Danilo só teve 8...ler comentário completo »
    yousandro
    2016-06-20 02h37m por nevoeiro
    Sim, eu não digo que Renato não presta, eu até o preferia no lugar do Moutinho se não tivéssemos o Adrien que considero ser a melhor opção, e que merece uma oportunidade.
    William é muito bom, não vale a pena, teve um ano abaixo do esperado porque começou a época lesionado por 2 ou 3 meses.
    Exacto, o chief só sabe dizer que os Islandeses são altos e dá a entender que a Áustria não tem nada de tarelo, falando do Alaba como se viu LOL, que é só jogador do Bayern, diz que el...ler comentário completo »
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h32m por yousandro
    e sim contra-ataque, pq ambas as equipas jogaram ao contra-ataque, portanto só dás mais valor ao William
    SI
    nevoeiro
    2016-06-20 02h32m por sirfabiopacheco
    Concordo que haja alguma comparação mas não ao nivel de jogo, porque as caracteristicas deles são diferentes. É a mesma coisa que tentares comparar o Ederson a pontapear as bolas com os lançamentos que o Helton fazia com a mão, são duas caracteristicas especificas de cada jogador que jogam na mesma posição mas que não podem sem comparadas, pois o Ederson tem um pontapé muito forte e o Helton tem um grande lançamento. Como é que comparas esses jogadores nesse aspeto?

    Percebes ...ler comentário completo »
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h31m por yousandro
    os "lingrinhas" dão mais trabalho a um Médio Defensivo do que troncos, pelo menos no contra-ataque, visto terem mais técnica e velocidade.
    Ainda por cima se for comparar o Alaba aos rapazinhos operarios da Islandia
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h30m por nevoeiro
    Uma estatística não mostra o que foi o jogo dos dois, o futebol não é só isso que está nas estatísticas, e preciso ver jogar, isso não prova nada. Dizeres que "Danilo esteve aquém do esperado, mas mesmo assim deu para estar ao nível do William" é só para gargalhada, mesmo de quem não sabe apreciar um jogador a jogar futebol e a fazer o seu papel. Já sabemos, és o dono da verdade, o Ferdiand não percebe nada disso juntamente com os outros que estavam a comentar o jogo com ele, tu é que percebes. . .
    chief_thereales t
    2016-06-20 02h25m por yousandro
    Austria é melhor que Islandia
    Mas mesmo assim consegues dizer que William teve vida mais facil?!?!?!
    E dizeres que o Alaba é mau jogador mostra o quanto cego és. . .
    nevoeiro
    2016-06-20 02h24m por yousandro
    o Renato é sobrevalorizado mas é bom jogador ao contrario do que os sportinguistas querem fazer.
    o William é ganda besta!!! É fortissimo (no bom sentido) tem excelente passe, defende muita bem, também ataque muito bem! Mas há sempre os hater do benfica
    BO
    William Carvalho
    2016-06-20 02h24m por Botija
    Só uma nota, peço que em vez de se referirem ao William por "WC" refiram por William, faz-me alguma confusão é só isso. . .

    Nota: Para que não haja confusão sou do Benfica, pronto confesso que também tenho um fraquinho pelo Sp. Braga, mas não digam a ninguém!
    sirfabiopacheco
    2016-06-20 02h21m por nevoeiro
    Concordo em muito do que dizes, só não concordo com o facto de dizeres que não se pode comparar William e Danilo porque são jogadores diferentes. . . epá, eles são da mesma posição, logo eu no meu ponto de vista, acredito que se pode comparar, agora não se vai comparar é um 6 com um 10, isso não, mas jogadores da mesma posição eu comparo, por mais diferentes que sejam.
    yousandro
    2016-06-20 02h17m por nevoeiro
    Isso do Renato tem muito que se diga, concordo com alguns e discordo de outros, a maioria das pessoas diz o que diz porque existiu muita propaganda e ele apesar de mostrar qualidade, as pessoas estão a fazer dele uma super estrela quando nem 10% disso ele é. . . eu não o considero mau, apenas acho um exagero o que os adeptos de um certo clube dizem dele, mas isso é problema de palas. Veio deles é logo uma máquina, o que vem dos rivais não presta, é como disseste. . .
    Mas isso do ...ler comentário completo »
    SI
    Eu sou Portista
    2016-06-20 02h13m por sirfabiopacheco
    Mas como gosto de futebol afirmo mais uma vez que Danilo e WC não podem ser comparados pois têm estilos de jogos diferentes. Lembro me que o Rio Ferdinand penso eu afirmou à uns bons tempos que se o United quisesse um bom médio e mais barato que viesse buscar o Herrera ao FCP. Se calhar ele no sistema do Porto até nem rende mas no United poderia ser uma mais valia. Depende muito do estilo de jogo das equipas, etc. Danilo e WC têm estilos completamente diferentes e ambos são bons jogadores. ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...