FC Porto sofre, mas ganha

Uma Corona quente para manter a chama

2016/03/12 22:48
Texto por Luís Rocha Rodrigues

Esteve por um fio, mas continua na luta. Num jogo que parecia totalmente controlado e resolvido, os azuis e brancos permitiram o empate ao União e voltaram a ser inconstantes, mas os festejos chegaram no fim, com o pontapé de Corona. O União esteve à beira da surpresa.

Golos a romperem a calmaria

Sérgio Oliveira pela primeira vez
Numa equipa com muitas baixas, Peseiro procedeu a naturais alterações e Sérgio Oliveira fez a sua estreia a titular no campeonato.
Não fossem as claques, o golo e uma ou outra decisão de arbitragem e o clima da primeira parte seria de idêntico entusiasmo ao do aquecimento. O fresco atmosfera, a derrota e Braga e a delicada situação pontual podem explicar os ânimos arrefecidos, mas a ligação dos adeptos à equipa já foi bem melhor...

Sérgio Oliveira sempre ajudou a amenizar esse aspeto. O público gosta dele, gosta de o ver ao lado de Rúben Neves e ele gosta de jogar, logicamente. Foi do seu pé que saiu o passe para Maxi, que foi assistir Aboubakar, ávido pelo golo depois de alguns passes falhados, num jogo onde Peseiro lhe indicou novamente o onze, depois de Suk o sentar no banco.

Esse golo, diga-se, foi o espelho da primeira parte. FC Porto a mandar e a insistir, obediente à máxima de não desistir, embora com lacunas variadas. Maxi, o melhor do primeiro tempo, teve mérito, ele que também soube ser assertivo na hora de defender os (poucos) ataques de um União claramente a explorar a profundidade dada pela defesa portista.

Herrera voltou a jogar na posição 10
Layún também não esteve mal, ele que claramente sente o bichinho de subir no terreno. Mal estiveram os extremos azuis e brancos. Corona ainda não deu com o clique que precisa, Brahimi continua com clique a mais, desesperado em querer resolver tudo por si e pouco dado a futebol simples.

Do outro lado, valia a tal verticalidade de uma equipa robusta a meio, mas com pouca criatividade. Lamentável, para Norton de Matos, foi a cerimónia de Miguel Cardoso quando teve o empate à vista.

Curiosamente, foi preciso esperar pelo intervalo para a animação chegar, com uma campanha publicitária a proporcionar momentos divertidos. Uma situação que, certamente por coincidência, trouxe um FC Porto mais disposto para o segundo tempo. Ritmo mais alto, mais dinâmica de um futebol que também passou a ser pelo meio e, voilà... golo. Tudo resolvido. Pelo menos parecia.

Danilo Dias a (quase) escandalizar

Dupla de avançados
Peseiro respondeu aos dois golos do União com o lançamento de Suk para o lado de Aboubakar. Uma opção lógica e que apenas tardou.
Parecia, mas não foi. Primeiro, porque a equipa adormeceu, confortável com o 2x0. Depois, porque Herrera não foi capaz de fazer o terceiro, numa excelente jogada individual. Por fim, e com claro mérito, porque Norton de Matos foi muito acertado nas substituições, metendo Cádiz e Danilo Dias para agitar o ataque.

Agitou tanto que marcou dois de rajada e fez soltar o lógico desagrado nas bancadas. Num ápice, os assobios tomaram conta do estádio, inicialmente com os jogadores portistas a serem os visados (Brahimi foi o mais), depois na direção do anti-jogo da equipa forasteira, que acabou por dar o tónico de apoio que a turma da casa precisava.

De raiva, o pontapé de Corona, com Ricardo Campos mal batido, acabou por ser o suspiro quando já se temia o fim da luta pelo campeonato. Os dragões estão nela, mas, com esta permeabilidade, não será nada fácil...

U Sábado, 12 Março 2016 - 20:45
Estádio do Dragão
Manuel Oliveira
3-2
Vincent Aboubakar 24'
Héctor Herrera 51'
Jesús Corona 87'
Danilo Dias 62' 67'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 26
VIDEOS
Lances Capitais
24´
GOLO FC Porto!
Vincent Aboubakar marca
Vincent Aboubakar marca o seu 12º golo na prova (23 jogos)
51´
GOLO FC Porto!
Héctor Herrera marca
Héctor Herrera marca o seu 7º golo na prova (22 jogos)
62´
GOLO U. Madeira!
Danilo Dias marca
Danilo Dias marca o seu 6º golo na prova (22 jogos)
67´
GOLO U. Madeira!
Danilo Dias marca
67´
GOLO U. Madeira!
Danilo Dias marca
Danilo Dias marca o seu 6º golo na prova (22 jogos)
87´
GOLO FC Porto!
Jesús Corona marca
Jesús Corona marca o seu 8º golo na prova (21 jogos)
A Chave
Minuto 56: Danilo Dias entrou e deu outra vivacidade à equipa e, consequentemente, ao jogo. Foi o grande responsável para colocar os cabelos em pé aos portistas.
O Árbitro
Arbitragem algo contestada, sobretudo por permitir o anti-jogo ao União depois do 2x2. Ainda assim, pouco de diferente poderia Manuel Oliveira fazer, já que os regulamentos são soberanos. De resto, critério acertado.
O Melhor
Maxi Pereira
Com 11 Maxis, o FC Porto estaria certamente noutra situação. É verdade que, às vezes, parece deixar-se contagiar pelo desacerto da equipa no passe, mas o uruguaio tem a raça de que os adeptos tanto gostam e é, de certez, o último a render-se. Hoje, isso ficou outra vez à vista.
O Pior
Permeabilidade portista
O União teve mérito nas substituições, mas nada pode justificar a passividade defensiva portista nos golos sofridos. Erros a ais para uma equipa que ia deitando por terra o trabalho ofensivo que ia sendo feito. Há trabalho urgente a fazer.
Forma
FC Porto
2015/2016
43J
27V
5E
11D
73-40G
U. Madeira
2015/2016
29J
7V
8E
14D
26-40G
Sabia que...by playmaker stats
10.ª derrota do União fora neste campeonato: é a equipa com + derrotas na condição de visitante.
9 golos sofridos em 13 jogos em casa na Liga: pior registo do FCP desde 2009/10.
Em 8 jogos no campeonato com Peseiro no banco, o FCP só não sofreu golos num jogo: logo o primeiro, frente ao Marítimo.
FCP passa a ser o 2.º melhor ataque da prova (+ q golo que o SCP), mas é a 4.ª melhor defesa, já c/ + 4 golos que o SC Braga.
O FCP sofreu 12 golos nos 7 últimos jogos, + de metade dos golos sofridos nas restantes 19 jornadas da prova.
7.º jogo consecutivo do União sem vencer esta temporada: passa a ser o pior registo da época.
Suk fez a sua 1.ª assistência para golo como jogador do FCP, a 5.ª na Liga (tinha feito 4 pelo V. Setúbal).
O União marcou 2 golos fora pela 2.ª vez neste campeonato, e deixou de ser o pior ataque da Liga como visitante (agora, é a Académica).
FCP passa a ter 9 golos sofridos em casa, partilhando agora com o SLB o estatuto de melhor defesa da Liga nos jogos caseiros.
23 golos sofridos em 26 jornadas: pior registo do FCP desde 2001/02.
20.ª deslocação do União a casa dos chamados 3 grandes, 20.ª derrota.
FCP sofre golos há 7 jornadas consecutivas.
FCP mantém o registo 100% vitorioso em casa frente ao União (8 jogos).
2.ª vitória consecutiva do FCP em casa por 3x2.

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
UNIÃO MADEIRA
Comentários (87)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
1oFCP
2016-03-13 16h46m por SLBng
O Paulão era um central de enorme qualidade tanto na Naval como no Braga, mas depois perdi-lhe o rasto, não faço a mínima como tará agora, especialmente em termos físicos, no entanto duvido que fizesse pior figura que o Marcano. . .
EX
1oFCP
2016-03-13 14h24m por Exterminador_Divinal
claro que travou o Brahimi nao abre linhas de passe ja esta no meio o angel ou vai para cima da defesa e cruza ou recua ve se que nao ha entendimento entre ele e o brahimi por isso e que eu acho que o Peseiro devia ter apostado no Verdasca com o Chidozie
Exterminador_Di vinal
2016-03-13 13h57m por 1oFCP
lol. . . é que mal recordo de ver Angel também no ataque. . . e das poucas vezes que lá chegou, travou o ataque e voltou para trás ou passou para o lado. . . os cruzamentos, se acertou 1 na área já é muito (nem digo servir um colega que isso foi zero). . .

. . . e não, não falei para ninguém em particular. . .

. . . se bem que quem sugere "Paulão" devia ser proibido de comentar sobre o FCP. . .
EX
1oFCP
2016-03-13 13h53m por Exterminador_Divinal
foi o que eu disse uma defesa em constante mudança dificilmente e constante agora ontem sofremos 2 golos pelo lado esquerdo mais uma vez pois o senhor Angel parece que tem medo de ser agressivo mais vale adapta lo a extremo visto que ate tem alguma tecnica e ataca melhor do que defende
Criticas (estúpidas) da defesa ontem
2016-03-13 13h27m por 1oFCP
Ver criticas a toda a defesa do FCP devido ao jogo de ontem. . . inventar uma dupla de centrais, numa semana, constituída por 1 júnior + 1 lateral. . . esperavam o quê!?

Harmonia, equilíbrio, boa leitura de jogo e posicionamento correcto!?

Ainda por cima sem o trinco do plantel (Danilo) e com um pino na esquerda (Angel)!?

Mas já é habitual, são os mesmos que reclamam dos centrais que temos, que têm pouca experiência e assim cometem naturalment...ler comentário completo »
SE
marcos_puskas
2016-03-13 12h36m por sergiorfc
Ahha concordo depois de ver o video, agora tenho mesmo a certeza
SE
Exterminador_Di vinal
2016-03-13 12h35m por sergiorfc
Também acho isso, mas o problema é que não aproveitar o tello foi um erro, até podiamos nao ficar com ele no final da epoca mas ele era um extremo, era rapido, pecava no ultimo passe, na hora do remate, eu lembro me que contra o sporting em alvalade o ano passado, aos 90 e tal minutos, tava 1-1 e ele com a bola na area do sporting com oportunidade de marcar e dar a vitoria, mandou ao lado. Ele só tinha que melhorar em alguns aspetos, que de resto até era bom jogador. Se houvesse a hi...ler comentário completo »
sergiorfc
2016-03-13 12h24m por marcos_puskas
Retiro o que disse. . .

Credo deus nos livre. . . 2 jogadas como os que já temos. . .

https://www. youtube. com/watch?v=sJQtk3tHpOI
EX
sergio
2016-03-13 12h20m por Exterminador_Divinal
eu gosto do Aboubakar e do Suk e bem treinados serao grandes avançados sem duvida nenhuma e minha preocupaçao neste momento sao os extremos e os centrais porque de resto estamos com bons jogadores na minha opiniao tanto brahimi como Corona sao mais avançados interiores que extremos
sergiorfc
2016-03-13 12h18m por marcos_puskas
Não tenho duvidas que faria melhor que o Marcano e que o Indy. . .
EX
petitor
2016-03-13 12h17m por Exterminador_Divinal
concordo o SO fez um grande jogo mas como tem poucos minutos e normal que estoure mais cedo o peseiro devia te lo substituido quando o Porto sofre o primeiro golo porque no segundo foi um erro dele e a inexistencia defensiva do Angel
SE
marcos_puskas
2016-03-13 12h14m por sergiorfc
Não sei se paulão era um jogador certo para comandar o centro da defesa do porto ate o final da época.
Paulão Ex Naval Braga e Betis
2016-03-13 12h10m por marcos_puskas
Pode assinar e começar a jogar já porque está sem clube. Ainda vinha a tempo de mandar na defesa até ao fim da época.
SE
Exterminador_Di vinal
2016-03-13 12h08m por sergiorfc
Marcava de certeza, podemos não ter um ponta de lança ainda ao nivel de jackson ou falcão, mas golos haveria de certeza. Falava-se em ir buscar falcao de volta para relançar a carreira, mas ir buscar um jogador que antes de ir para o chelsea não estava disposto a baixar o salário e depois acabou por ceder por ordens do mourinho. Não acredito que na proxima epoca iremos encontrar um pt ao nivel do jackson ou falcao de quando eles vieram para o porto, mas temos que dar oportunidades ao aboubakar.
HA
próxima época
2016-03-13 11h59m por Halibut
para mim gostava de ver o marco silva ao comando do nosso Porto, as equipas dele jogam muito bem, bem equilibradas, bem burro foi o sporting, não fazia pior que jesus de certeza, era o treinador que eu escolheria, nunca quis o peseiro como treinador. . .

dar 2 centrais de qualidade ao treinador: eu escolhia bruno alves e emanuel mammana (este argentino é promissor, deviamos-nos antecipar à concorrência).
EX
sergio
2016-03-13 11h53m por Exterminador_Divinal
nao sofria mas tambem nao marcava portanto. . .
SE
Halibut
2016-03-13 11h37m por sergiorfc
Num lado concordo contigo e todos os portistas também, o clube devia ter-se reforçado no mercado de inverno. Para mim era pelo menos trazer o mangala por empréstimo pelo menos até final da epoca e trazer o Rodrigo Caio, é jovem, muito bom nos desarmes e já li algures que o Porto anda a observa-lo (se é verdade ou não, não posso confirmar). No meio campo não se mexe e na minha opinião deviamos ter ficado com o Imbula e nem sequer ter trazido o bueno. Para a frente, era mandar varela embor...ler comentário completo »
Defesa central sem contrato.
2016-03-13 11h37m por marcos_puskas
Ayila Yussuf (31 anos) - Ex Dynamo Kyiv e Metalist
Pauloão (33 anos) - Ex Braga e Betis

2 bons centrais com bastante experiencia e que poderiamser de grande ajuda até ao fim da época.
HA
sergiorfc
2016-03-13 11h21m por Halibut
não foi um erro mandar embora o lopetegui, foi um erro sim termos a possibilidade de termos contratado um treinador melhor e não o termos feito, foi um erro também o raio dos responsáveis do porto saberem que esta defesa é um buraco e gastarmos dinheiro em suk´s, maregas e jose sa, quando o que precisávamos era de 1 central pelo menos, o bruno alves podia ter vindo em janeiro, se estão com receio que ele não dê uma para caixa, estão bem enganados, metia estes centrais todos num bolso e a...ler comentário completo »
SE
Treinador do Porto
2016-03-13 11h15m por sergiorfc
Foi um erro mandar embora o Lopetegui, podem até nem concordar comigo, mas uma coisa é certa, a equipa não sofreria golos como ultimamente tem sofrido, e mandar Imbula embora também foi um erro. E nem se ter reforçado no mercado de Inverno, outro erro fatal. Esta epoca ganhamos a taça de portugal e voltamos aos titulos, mas para o próximo ano acredito que sejamos campeões. Eu acredito e vou sempre acreditar no FCP, mesmo que estejam a jogar mal ou bem.
HA
centrais
2016-03-13 11h14m por Halibut
o último grande central que tivemos foi o otamendi, para mim o mangala nunca se assumiu como um grande central, foi vendido caro sim, mas o city gasta dinheiro sem nexo nenhum, embora seja bom central, mesmo no city ainda não se afirmou. . . se conseguirmos 2 centrais de categoria para titulares, ficando o indi e chidozie (a aprender, porque falha muito na marcação, tem que aprender muito ainda, está a ser lançado às feras e tem muitas falhas ainda), além de darmos alternativas viávei...ler comentário completo »
Este Porto. .
2016-03-13 11h12m por FCPFAO
é tão fraco tão fraco. Ponham-se é finos pq ainda somos ultrapassados pelo Braga. Como um plantel deste podia ter aspirações na champions?? Falavam mal de Lopetegui agora ainda é pior. perder em casa com Arouca?? sofrer dois golos em casa com Moreirense, com União da Madeira?? levar 3 em Braga??' isto não é o Porto que conheci, e os grandes responsaveis estão sentadinhos nos camarotes a encher os bolsos.
HA
jogo
2016-03-13 11h01m por Halibut
mais um jogo a tremermos-nos. . . a sério, que desde que sou gente e vejo o meu clube a jogar futebol, nunca vi uma defesa tão fraca, o maxi é o único que gosto, já o layun não é assim tão bom a defender, ataca melhor. . . mas os centrais? do pior que já tivemos, metem água por todo o lado, os dois golos do união da madeira são dois erros defensivos, falha de marcação tremenda, na defesa não pode ser só um ou outro que estejam atentos, tem que estar todos, e o médio mais defensivo t...ler comentário completo »
FC PORTO
2016-03-13 10h06m por RafablubeFCP
se nos vemos aflitos para ganhar ao união e clubes desta dimensão , se jogássemos agora em casa de um bayern ou de um Barcelona ai ai. .
força porto
2016-03-13 09h25m por petitor
O futebol de Lopetegui as vezes era enfadonho, mas defensivamente era muito superior, a equipe raramente se desiquilibrava penso que Peseiro tem sido um fiasco defensivamente, a base de uma boa equipe e sempre a defesa nunca e um ataque forte.

Relativamente ao jogo o homem nao viu que SO na segunda parte quebrou devia ter feito entrar Francisco Ramos aos 70 minutos para dar consistencia ao meio campo.
Herrera esteve bem, Maxi tambem, Ruben sempre macio nas recupera...ler comentário completo »
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Drifter 15-12-2019, 16:31
iSMURF4 15-12-2019, 16:30
SE
SEMFANATISMOS 15-12-2019, 16:28
SE
SEMFANATISMOS 15-12-2019, 16:25
atuavelha 15-12-2019, 16:25
Porto1985 15-12-2019, 16:24
Ultras-__FCP 15-12-2019, 16:22
Ultras-__FCP 15-12-2019, 16:20
FutebolLife 15-12-2019, 16:20
Drifter 15-12-2019, 16:14
Chama_Gloriosa 15-12-2019, 16:13
SCP_SUPPORTER 15-12-2019, 16:12
Arshavin_El_10 15-12-2019, 16:12
SCP_SUPPORTER 15-12-2019, 16:09
Ultras-__FCP 15-12-2019, 16:07
Ultras-__FCP 15-12-2019, 15:59