X
Benfica vence em Alvalade

A primeira do bicampeão!

2016/03/05 22:48
Texto por Duarte Monteiro

À quarta foi de vez! O Benfica venceu, este sábado, o Sporting, em Alvalade, no dérbi da 25.ª jornada da Liga NOS, depois de ter perdido os três embates anteriores com a equipa de Jorge Jesus. Um golo de Kostas Mitroglou, aos 20 minutos, acabou por valer ao bicampeão nacional, que desta forma assume a liderança isolada do campeonato, com mais dois pontos que os leões.

Nervosismo de parte a parte

As duas equipas sentiram o peso do momento, a importância de um dérbi com vista para o título. Por isso, entre o nervosismo e a ânsia de fazer bem, os primeiros 20 minutos pouco mais deram do que uma sequência abusiva de passes falhados, de ataques abortados. Ainda assim, o Benfica parecia ligeiramente mais cómodo e menos aturdido com a bola nos pés, sobretudo porque o trio do meio-campo – auxiliado por Pizzi e Gaitán – conseguiu suster a meia surpresa de Jorge Jesus, que colocou João Mário no apoio a Slimani e desviou Bryan Ruiz e Bruno César para as linhas.

Mitroglou a antítese de Jonas
Se Jonas, o melhor marcador do campeonato, nunca marcou em clássicos, Kostas Mitroglou é exatamente o oposto do brasileiro. O grego fez todos os golos - três - do Benfica nos duelos com o Sporting e FC Porto esta época
A quebrar o quadro geral apareceu o golo do Benfica sobre a segunda dezena de minutos. Mérito para Jonas, que descaído para a esquerda tirou um cruzamento que depois de trabalhado por Pizzi chegou aos pés de Samaris. O grego não pensou duas vezes, atirou com destino a Rui Patrício mas William Carvalho amorteceu a bola perfeita para Mitroglou encostar. Vantagem vermelha em Alvalade, tal como no encontro da Taça de Portugal...

O golo reforçou por algum tempo o controlo do Benfica, que sustentado num meio-campo trabalhador – nem sempre assertivo no passe, sobretudo Samaris – manteve o leão longe do estreante Ederson. O substituto de Júlio César raramente foi posto à prova na primeira parte (exceção a alguns cruzamentos), mas nem assim se livrou de um valente susto, quando Jefferson estoirou à trave! Na génese do lance esteve a primeira fuga de Bruno César no primeiro tempo, porque Gaitán e Eliseu falharam na comunicação.

No fundo, tudo se resumiu a eficácia. O Benfica marcou na única vez que atirou à baliza do Sporting, que por sua vez esbarrou no ferro no remate singular da primeira parte. O resto foi receio mútuo, algum controlo emocional das águias e um leão que despertou para o jogo nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, já depois de Jorge Jesus ter emendado a posição de João Mário, recolocando-o à direita, com Ruiz mais no apoio a Slimani.

Esqueceu-se o nervosismo, veio a intensidade

Com meio dérbi pelo caminho, a segunda parte ganhou em intensidade, sobretudo porque o Sporting forçou bem mais em busca do tempo perdido. Mas foi uma pressão sujeita a erros. O futebol não foi brilhante e o Benfica, pragmático e cínico, jogou as cartadas da experiência e nunca perdeu o norte, aquele que apontava para a liderança. Os primeiros minutos foram prova disso, com Renato Sanches e Gaitán a concluírem com perigo relativo duas saídas rápidas para o ataque.

Leões recordaram jogo da Luz ao intervalo
Durante o intervalo, e com o Sporting já e desvantagem, os leões fizeram questão de recordar o triunfo por 3x0, no Estádio da Luz, na primeira volta da Liga.
Na intensa procura verde faltou, esta noite, a luz de um Bryan Ruiz, por exemplo. Ter começado na linha tê-lo-á amarrado para o resto do jogo, porque nunca foi capaz de um passe letal, de um desequilíbrio fatal. E na noite da desinspiração, fica o falhanço clamoroso do minuto 72', quando a centímetros da baliza, e com Ederson batido, atirou... por cima. Logo depois tentou o «chapéu» a Ederson, mas o brasileiro chegou co os dedos. É verdade que o Sporting tinha mais a bola, fazia o Benfica correr mais, mas quando era capaz de desposicionar o bicampeão, falhava o que não podia.

Era a fase esquizofrénica da partida, com o «vulcão» de Alvalade a pedir a erupção, mas o gelo – e a fortuna – encarnada a mantê-lo controlado. Rui Vitória percebeu que era hora de dar músculo e trocou Pizzi por Fejsa. Tudo o que a águia queria era defender o tesouro e, se possível, matar o leão com uma bicada rápida. Não aconteceu, mas também não foi preciso. Do que sobrou da história, fica uma entrada dura de Renato Sanches sobre Bryan Ruiz - viu amarelo, devia ter visto vermelho -, nos minutos finais, numa atuação difícil de Artur Soares Dias, que podia - e devia - ter assinalado uma grande penalidade para cada lado.

U Sábado, 05 Março 2016 - 20:45
Estádio José Alvalade
Artur Soares Dias
0-1
Kostas Mitroglou 20'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 25
VIDEOS
A Chave
Minuto 72. Com o Sporting a carregar, Bryan Ruiz teve "A" oportunidade de ouro para empatar. A escassos centímetros da linha de golos, e com Ederson batido, atirou por cima!
O Árbitro
Não foi um jogo fácil para o árbitro portuense, que acabou por ter algumas decisões complicadas. Renato Sanches devia ter visto o cartão vermelho, perto do final, após entrada dura sobre Ruiz. Antes, duas grandes penalidades - uma para cada lado - podiam ter sido assinaladas.
O Melhor
Mitroglou
Pode não ser portador de uma técnica apurada, mas tem faro de golo em jogos grandes. Prova disso são os três golos nos seis clássicos que leva de águia ao peito. E hoje resolveu mesmo, colocando o Benfica na liderança do campeonato.
O Pior
Bryan Ruiz
Noite não do costa-riquenho, que depois de ter desperdiçado uma boa ocasião de golo aos 61 minutos acabaria por falhar um daqueles golos imperdoáveis. Para além disso, esteve longe das noites que o evidenciaram como uma das peças fundamentais na equipa de Jorge Jesus.
Forma
Sporting
2015/2016
42J
27V
6E
9D
81-42G
Benfica
2015/2016
38J
28V
2E
8D
88-30G
Sabia que...by playmaker stats
Rui Vitória vence pela 1.ª vez um «clássico» ao 6.º jogo
Benfica passa para a frente da Liga com + 2 pontos do que o Sporting (mas perde nos confrontos diretos com SCP e FCP)
Não há equipas invencíveis em casa na Liga NOS 2015/16. O Sporting era a única que não tinha perdido
Foram 35 jogos consecutivos sem perder em Alvalade na Liga. O último treinador que tinha vencido o Sporting foi Marco Silva (Estoril)
Mitroglou isola-se no 3.º lugar da lista dos melhores marcadores com 15 golos; marcou todos os golos do Benfica em «clássicos» nesta época
Benfica não sofreu golos nos 2 últimos jogos, o que não acontecia desde o início do ano (Marítimo e V. Guimarães)
Pior momento da época do Sporting: não vence há 3 jogos consecutivos (1E 2D)
Sporting nos últimos 5 jogos, venceu apenas 1 (V 2-0 Boavista); empatou em Guimarães (0-0), 3 derrotas (Leverkusen 2x e Benfica)
Benfica 5 jogos depois vence em Alvalade sem sofrer golos. A última vez tinha sido em 2010/11 com golos de Salvio e Gaitán
Benfica não vencia pela margem mínima em Alvalade há 12 anos, quando Geovanni marcou aos 87 min. (0-1)
Desde que a vitória vale 3 pontos (95/96), o Benfica soma a 9.ª vitória em Alvalade (Liga) contra as 7 dos leões
Há 12 anos que a equipa visitada não perdia os dois dérbis em casa. Recentemente, aconteceu em 02/03 e 03/04
Em 3 dérbis realizados esta época (4), houve 3 golos que valeram a vitória, todos marcados por estrangeiros (Teo, Slimani e Mitroglou)
Nas 2 últimas épocas, o Benfica conquistou a única vitória em «clássicos» na Liga fora de portas (Alvalade e Dragão)
Nas últimas 4 vezes que o Benfica conquistou apenas 1 vitória em «clássicos» todas foram em Alvalade (03/04, 08/09, 11/12, 15/16)
Apenas Otto Glória (56/57) e Trapattoni (04/05) foram campeões depois de perderem 8 pontos em «clássicos». Rui Vitória perdeu 9 pts.
Benfica nunca foi campeão nacional com apenas 1 vitória e 3 derrotas em «clássicos» na Liga Portuguesa
Esta é a 6.ª vez que o Benfica vence apenas 1 «clássico» na Liga e perde 3; não acontecia desde 2002/03
3 derrotas em «clássicos» época (Liga):
15/16 R. Vitória
02/03 Camacho
96/97 M. José
84/85 Csernai
57/58 Otto Glória
52/53 Ribeiro dos Reis
Desde 2007/08 que o Benfica vence pelo menos 1 «clássico»; é a 2.ª época consecutiva que os encarnados vencem apenas 1 em 4 na época
Desde 2009/10 foi a 4.ª derrota em casa de Jesus na Liga (Académica, FC Porto 2x e Benfica)
Há 4 anos que Jorge Jesus não perdia em casa para a Liga; quando perdeu por 2-3 na Luz vs. FC Porto (2011/12)
Rui Vitória venceu o 3.º jogo contra o Sporting, mas o 2.º em Alvalade (Fátima, no Restelo, Paços e Benfica)
Treinadores do Benfica (% vitórias):
100% F. Caiado (1J)
81% Czeizler (41J)
78% Jimmy Hagan (120J)
75% Fernando Riera (87J)
74% RUI VITÓRIA (38J)
Rui Vitória torna-se no 5.º treinador da história do Benfica com maior percentagem de vitórias (73%) em 38 jogos
Golos da vitória do SLB em Alvalade (Liga):
2016 Mitroglou
2012 Cardozo
2004 Geovanni
2000 Sabry
1989 César Brito
1984 Nené
1979 João Alves
Mitroglou fez o 12.º golo da vitória em 82 jogos do Benfica em casa dos leões para a Liga; os 4 últimos todos por estrangeiros

Fotografias(39)

Sporting x Benfica - Liga NOS 2015/16 - J25
Sporting x Benfica - Liga NOS 2015/16 - J25
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BENFICA
Comentários (125)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FR
A classe
2016-03-06 20h13m por Fragha
A prova de quem foi o clube pequeno que se apresentou ontem no relvado:
http: //bit. ly/1SspC5b

(tirar espaços)

Se mais provas houvesse do quão fundo o clube outrora chamado Sporting Clube de Portugal chegou, basta analisar a coreografia ontem apresentada antes do apito inicial.

E já agora, fica tão mal ao ZZ mostrar a foto aqui de um adepto anti-benfi. . . . , perdão, sportinguista, com o cachecol a dizer "BenficaM3erda".
Mais um tiro no pé da vossa credibilidade.
derby "lisvoeta"
2016-03-06 18h10m por dinda
não estive 100 % atento ao jogo, mas o que vi resumiu-se a um jogo muito fraco, com muitas faltas e muitas paragens, onde os jogadores estavam com mais receio de perder do que com vontade para o ganhar. Espectaculo fraco para o "cartaz" anunciado.

De realçar a exibição de Lindelof, e a falta de qualidade ofensiva que o Sporting demonstrou neste jogo. Não criou tantas oportunidades como de costume, e pior ainda, não conseguiu concretizar nenhuma. . . o que, a acontecer, alteraria certamente o rumo do jogo.
AL
Derby
2016-03-06 15h01m por albatraz
Em minha opinião ganhou a equipa mais eficiente. No unico remate que fez em direção á baliza e tendo a bola ressaltado no William , fez o golo. Do outro lado esteve uma equipa que criou várias oportunidades e não consegue fazer um golo. A isto chamo eficacia. Mas faltam 9 jogos e vamos vêr.
SLBng
2016-03-06 14h13m por Manto_Sagrado
É verdade que as pessoas ficaram com a imagem da segunda parte e esqueceram o princípio do jogo. O Benfica entrou muito forte e encostou o SCP à parede até que marcou. Depois o segundo golo também não ficou muito longe.
Ou seja, com 0-0 no placard e as 2 equipas à procura do primeiro golo, o Benfica foi muito superior. Depois do golo do Benfica, cada treinador escolheu a sua tática para ganhar e RV foi quem acertou.
Com uma equipa cheia de lesionados, gostei do que vi: jog...ler comentário completo »
só comédia
2016-03-06 14h01m por SLBng
Já o disse ontem, mas digo outra x: o Sporting teve até aos 40 minutos (!!!!!!!!!) sem conseguir criar uma oportunidade de golo, e aos 50 minutos o Benfica "ganhava" 3-1 em ocasiões pra marcar, depois disso o Sporting naturalmente teve que ir à procura do resultado e criou mais 4 ocasiões, sendo que o Benfica teve sorte claro, aquele falhanço do Ruiz (que apesar de tudo o que o gozei, considero excelente jogador e não merece as culpas que o Pastilhas atirou pra cima dele) por exemplo, mas...ler comentário completo »
CE
BITW_MaiorQueTu gal
2016-03-06 13h30m por Celzu
Tens razão nao tem comparação os jogos. . .
O Benfica apanhou se a ganhar e só defendeu acabando com 1 remate. . .
o Porto apanhou se perder e teve de abrir e atacar pra lutar pelo resultado abrindo espaços atrás, daí ter sido um jogo mais aberto com muitas oportunidades de ambas as partes tendo o Benfica mais é claro. . .
Agora sem dúvida que o FCP fez mais pra ganhar na Luz que vc´s em Alvalade onde a partir do golo não se viu mais o Patrício. . .
BITW_MaiorQueTu gal
2016-03-06 13h20m por Nomak
O Ruiz falhou não 1 mas 2 de baliza aberta(embora o 2º fosse o mais claro) e ainda tenta o chapéu ao Ederson + a do Jefferson.
_A
parecia a final do euro 2004
2016-03-06 13h19m por _Anger_ via mobile
Aquela recepção ao autocarro deve ter destabilização os jogadores.
CE
Benfiquistas é de rir
2016-03-06 12h51m por Celzu
Contra o FCP tiveram azar não mereciam perder O FCP só defendeu bla bla bla. . . Mas esquecem se que nesse jogo o FCP teve a perder e teve de lutar pra virar o jogo. . .
Ontem fazem meio remate á baliza em 95 min. e tiveram bem taticamente a fechar linhas e mereceram a vitória loool cambada. . .
Para finalizar, apesar do que disse, vitória justa do Benfica
quem pôs no bolso a quem?
2016-03-06 12h40m por Nomak
lol. . a sério o SLB tem direito a festejar o resultado pois as que contam são as que entram. Mas a última coisa que podem fazer é festejar a exibição. Tiveram 1 remate enquadrado durante o jogo todo que até nasce de um ressalto. . . como tal é ridículo virem dizer que X meteu Y "no bolso" como se tivessem feito um bom jogo lol.
FR
O Melhor
2016-03-06 12h37m por FrenziedPanda
De facto, o Mitro foi quem deu a vitoria mas para mim o melhor foi o Lindelof, calmissimo num jogo de alta exigência e q vai crescendo de jogo a jogo. . . Tem me vindo a surpreender e eu nem sequer era admirador das suas qualidades. . . (So falta vir o Lisandro para fazer dupla com ele)
1oFCP
2016-03-06 11h55m por Zizzurry
A estrutura sabe melhor do que nós que a equipa não é sólida qb, mas para uma época de transição as coisas estão a correr muito bem. É óbvio que o "dourar a pílula" nos momentos mais críticos traduz-se numa injecção de confiança nos jogadores, fazendo-os acreditar, lutar, ter garra!
Quanto a mim, ontem foi o início do fim do campeonato do SCP. . . Com o castigo que o SLimani ainda vai cumprir esta época, encurtando o Porto hoje distâncias. . . As coisas estão negras para os lados...ler comentário completo »
Derby
2016-03-06 11h49m por Santovsky
Para mim o mais lindo foi ver o JJ na conferência de imprensa, a chamar pequeno ao SLB quando ele ganhou jogos assim (no dragão p. ex. ), mas aí a razão foi porque ele é o mestre da táctica. A habitual coerência deste senhor. O Rui Vitória tem uma postura que me agrada muito mais. Vitória muito sofrida e a partir de agora começam a apanhar o pó do Ferrari vermelho da frente. Temos um calendário em teoria mais simples, temos tudo para ganhar o Título. Agradeço ao JJ pela insistência na...ler comentário completo »
Zizzurry
2016-03-06 11h41m por 1oFCP
sim, nisso tens razão. . . Benfica até pode estar a jogar mal, mas ao menos tem lutado. . .

. . . o que me fez confusão é que quando uma equipa faz 3 ou 4 remates e marca 1 ou 2 golos se for o Benfica é um "grande ataque", "grande eficácia", todas as outras equipas é "sorte", "sem saber como". . .

. . . quando os adversários fazem 20 remates, com várias situações com os avançados a ficarem sozinhos para finalizar, até de baliza aberta, se for contra o B...ler comentário completo »
CatalizadorEnca rnad0/1oFCP
2016-03-06 11h39m por quaresmadofuturo
Um verdadeiro adepto tem de apoiar muito na vitoria mas ainda tem de apoiar mais na derrota para que os jogadores consigam dar a volta e nos trazer alegrias.

Somos Porto. . . . . . . . . . .
CatalizadorEnca rnad0
2016-03-06 11h31m por 1oFCP
FCP tem feito uma péssima época com péssimos jogos. . . e tenho continuado por aqui. . . hoje não será diferente.
1oFCP
2016-03-06 11h15m por Zizzurry
Tens razão em grande parte do que escreveste. . . Vou tentar explicar o ponto de vista dos benfiquistas: GRANDE de esforço, dedicação, superando as contrariedades. Mesmo a equipa não jogando um futebol de enorme qualidade, é sem dúvida a mais aguerrida. . . Como dizia o outro. . . Tem ganas!
Benfica distorce a realidade
2016-03-06 10h51m por 1oFCP
Já a muito que tinha percebido que o Benfica distorce a realidade. . . não sei porquê, mas parece que sou um dos poucos imunes a essas aberrações da natureza. . .
. . . mais um mau jogo do Benfica. . . e mais odes ao "grande Benfica", ao "jogo eficaz" e comparações disparatadas com o Benfica-FCP.

Vamos primeiro ao jogo de ontem. . . Benfica «ganhou sem saber como», literalmente. . . sem criar 1 oportunidade em todo o jogo ganhou, lembrar que o golo surge de uma m...ler comentário completo »
Pessimo
2016-03-06 09h43m por moonstruck
Foi um pessimo jogo de futebol, não houve derby, jogou-se mal de parte a parte, poucas ocasiões de golo. Foi um jogo no geral muito fraco. Infelizmente o benfica faz um golo sem saber ler nem escrever no unico lance de real perigo por parte do benfica e é feliz na finalização. O meu Sporting, este mal na finalização, o Ruiz acusou e muito o cansaço fisico na ultima meia hora de jogo, o que levou a arrastar-se no campo, tenho pena que Jorge Jesus tenha tirado Adrien, que apesar de exau...ler comentário completo »
TI
Granda Jonas
2016-03-06 08h13m por Tinolopes via mobile
Para os benfiquistas quero vos dizer!. . . mão se esqueçam q ainda a um portugues em luta pela bota de OURO. Sejam mais compatriotas em vez de racistas.
Benfica ganhou e ganhou bem
2016-03-06 06h44m por Triper
Inventem o que quiserem mas o Benfica é o justo vencedor deste jogo. Marcou e aguentou a pressão até ao fim como qualquer equipa deve fazer em jogos destes.

O Sporting anda claramente a desaprender de jogar futebol [e o Benfica é o oposto], nem sequer se percebe o que se passa ali. Até diria que andam como na 2ª época do Bologni onde a equipa dizia que não percebia o que o treinador queria que fizessem porque as suas ideias ia contra aquilo que queria que a equipa fizesse. ler comentário completo »
JP
SLB
2016-03-06 05h19m por jpSlb via mobile
TU ES O MEU AMOR SEJA OND FOR TU ES O MEU AMOR O AMOR DA MINHA VIDA!
Portugalnosso
2016-03-06 04h25m por Dravir
Não preciso, não me vês aqui a matar-me e a esfolar-me em comentários sobre futebo, não ganho nada com isso nem estou aqui para mudar mentalidades já que cada um é dono da sua mas pelo menos temos que ver as coisas de forma clara, vocês tiveram 1 oportunidade e nós 4 claras pelo menos, quanto ao Sacholas acho que nem podem discutir. . . . o vermelho ao Adrien é uma criancice mas pronto voces têm que ganhar mais 3 de avanço, eu compreendo, o Artur Soares Dias hoje já não foi vilão para vocês, é normal. . . .
SL
Jogo
2016-03-06 04h19m por slbmeireles
O jesus não sabe como o Benfica ganhou?
já dizia o scolari "para se ganhar jogos é preciso meter aquele objecto esférico, que chamam de bola, naquela espécie de galinheiro que fica no final do campo. E o burro sou eu?" hehehe

Mas agora falando a sério, hoje tivemos a sorte que não tivemos contra o Porto.
Queixas de árbitros que vejo neste site. Todas as equipas ja foram beneficiadas e prejudicas esta época, ninguém tem moral para falar.
Jonas não marca...ler comentário completo »
Portugalnosso
2016-03-06 04h18m por Dravir
Tira esses óculos vermelhos que o teu Renato Sachola também não acabava o jogo tal como o Ewerton e eram bem expulsos, quanto ao vosso golo é fruto de um biqueiro para a área e uns ressaltos e uma escorregadela mas a culpa é do SCP que com a baliza aberta não os marca e ainda bem senão mais um massacre. . .
OUTRAS NOTÍCIAS
Euro
Borislav Mihaylov afasta-se
O presidente da Federação búlgara, denominada União Búlgara de Futebol, apresentou esta terça-feira o seu pedido de demissão do cargo, na ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
SO
SomosPorto1989 15-10-2019, 15:12
gprof 15-10-2019, 15:10
_5CP_ 15-10-2019, 15:06
_5CP_ 15-10-2019, 15:02
amo-te-vitoria 15-10-2019, 15:00
_5CP_ 15-10-2019, 14:58
_5CP_ 15-10-2019, 14:57
sr_batata 15-10-2019, 14:57
TO
tonefcp 15-10-2019, 14:56
sr_batata 15-10-2019, 14:54
AZ
azulado 15-10-2019, 14:50
TO
tonefcp 15-10-2019, 14:47
RI
Ricardo_Gomes 15-10-2019, 14:45
JFreitas90 15-10-2019, 14:44
TO
tonefcp 15-10-2019, 14:42
bludouro 15-10-2019, 14:40