placardpt
        FC Porto vence no Restelo

        Ressaca europeia curada em sofrimento

        Eliminação europeia esquecida, o FC Porto voltou ao dia a dia da Liga com um triunfo tão importante quanto difícil no Estádio do Restelo, por 2x1. Uma entrada afirmativa e um Belenenses demasiado errático na primeira parte abriram caminho aos três pontos para os portistas, que assim sobem à condição ao segundo lugar, em igualdade pontual com o Benfica.

        Mudanças geraram lucro a Peseiro

        José Peseiro mexeu em várias peças em relação à derrota caseira frente ao Borussia Dortmund e foram duas dessas «caras novas» que abriram a torneira no Restelo, ainda dentro da primeira dezena de minutos. Suk, que entrou para a posição de Aboubakar, ganhou no duelo físico com Gonçalo Silva e Brahimi, oportuno, chegou-se à frente para bater Ventura aos nove minutos.

        Tonel azarado
        O defesa já tinha ficado marcado pelo penálti cometido em Alvalade, e este domingo voltou a ter influência direta no resultado, ao fazer um autogolo aos 18 minutos. Foi o primeiro em 13 anos para o experiente defesa português
        O internacional argelino, que começou no banco frente aos alemães, foi o fator «X» no jogo do FC Porto. Desamarrado da linha, onde frequentemente se desliga dos movimentos da equipa, apareceu quase sempre pelo meio e no apoio ao sul-coreano; e perante um setor defensivo tão instável como o do Belenenses, isso fez estragos.

        E o que dizer do 0x2? O lance é construído por André André e Maxi Pereira na direita; o uruguaio tira o cruzamento em esforço e Tonel, completamente sozinho, cabeceia para a própria baliza, batendo Ventura. Um lance, no mínimo, infeliz do defesa central português que acabou por dilatar uma vantagem já de si justa do FC Porto, aos 18 minutos.

        Ataque «traído» pela defesa

        Não há ideia de jogo que resista a uma entrada tão catastrófica. O Belenenses mostrou sempre argumentos interessantes no momento ofensivo, onde Bakic e Juanto se evidenciaram. Mas seria de Carlos Martins a melhor ocasião dos lisboetas na primeira parte, quando aos 29 minutos atirou ao poste, na sequência de um livre direto.

        Mas depois havia aquela tremedeira defensiva, que só não deu novo golo portista aos 30 minutos porque Fábio Nunes desviou na «Hora H» um remate de Brahimi depois de um lance tirado a papel químico do 0x1. Na resposta, Juanto ameaçou Casillas, mas o guardião portista sacudiu com segurança.

        Alma Belém manteve o jogo em aberto

        Julio Velázquez não esperou pelo avançar dos minutos para procurar mudar o paradigma do encontro. Deixou o azarado Tonel no balneário ao intervalo e lançou Miguel Rosa, que surpreendentemente tinha começado no banco. Se defensivamente as coisas continuaram instáveis (Suk, aos 46' e 57', e Herrera aos 61' tiveram boas ocasiões), ofensivamente a equipa cresceu, porque mudou.

        Rosa passou para a linha e Bakic posicionou-se mais no meio e, de repente, Danilo e André André passaram a ter problemas. E à passagem da hora de jogo, o golo do Belenenses, num lance que poderia constar num manual de bom futebol. Bola do meio para a direita, passe atrasado de André Geraldes para o «coração pulsante» da área onde Juanto apareceu a rematar sem hipóteses para Casillas.

        Era o prémio para um excelente Belenenses, que ao intervalo soube perceber onde estava a estagnar para regressar diferente e bem mais ameaçador. E foi então que Casillas se elevou a homem do jogo. Em dois momentos consecutivos (71' e 72') apareceu em grande a negar os golos a Miguel Rosa e André Geraldes. O FC Porto tremia, Casillas não.

        E foi por aí que se manteve a vantagem do FC Porto, que a poucos minutos dos 90 ainda teve uma má notícia: Brahimi sofreu uma lesão muscular e teve de sair. Quanto ao Belenenses, pode ter ficado sem pontos na conta, mas pela segunda parte merece uma ovação de pé, porque foi assim que caiu.

        U Domingo, 28 Fevereiro 2016 - 19:15
        Estádio do Restelo
        João Capela
        1-2
        Tonel 19' (p.b.)
        Juanto Ortuño 60'
        Yacine Brahimi 9'
        Estádio do Restelo
        Estádio do Restelo
        Portugal
        Belém - Lisboa
        Lotação19 856
        Medidas105x70
        Inauguração1956
        FaseCampeonato
        JornadaJornada 24
        Lances Capitais
        GOLO FC Porto!
        Yacine Brahimi marca
        Yacine Brahimi marca o seu 5º golo na prova (24 jogos)
        19´
        GOLO FC Porto
        Tonel marca na própria baliza!
        60´
        GOLO Belenenses!
        Juanto Ortuño marca
        Juanto Ortuño marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
        A Chave
        Minutos 71 e 71. O Belenenses já tinha reduzido para 1x2 e carregava em busca do empate. Foi então que Iker Casillas apareceu para segurar a vantagem portista com duas defesas soberbas em pouco mais de um minuto. Primeiro travou o remate de Miguel Rosa, depois de André Geraldes. E com isso travou o empate dos homens do Restelo.
        O Árbitro
        Exibição segura e sem casos. 
        O Melhor
        Iker Casillas
        Quando a equipa precisou dele, ele mostrou-se à altura. O guarda-redes espanhol brilhou com duas defesas apertadas já na segunda parte (71' e 72'), numa altura em que o Belenenses crescia na busca do empate. Iker Casillas mostrou-se sempre muito seguro nas saídas, confirmando o bom momento que atravessa atualmente. 
        O Pior
        Tonel
        Depois do lance infeliz em Alvalade, Tonel voltou a viver uma noite para esquecer frente a outra das suas ex-equipas. O defesa central português fez um autogolo, no mínimo, infeliz aos 18 minutos, ampliando na altura a vantagem do FC Porto para 0x2. O experiente jogador nunca foi capaz de garantir segurança ao setor defensivo do Belenenses e acabou mesmo por sair ao intervalo.
        Forma
        Belenenses
        2015/2016
        40J
        13V
        12E
        15D
        47-67G
        FC Porto
        2015/2016
        40J
        25V
        5E
        10D
        67-35G
        Sabia que...by playmaker stats
        3.ª derrota consecutiva do Belenenses em casa: não acontecia desde 2009/10, época em que a equipa desceu de divisão.
        Peseiro venceu em 3 campos onde o FCP não tinha conseguido vencer nas duas últimas temporadas.
        FCP regressa às vitórias no Restelo, depois de 2 empates nas 2 últimas épocas.
        Juntando todas as competições, FCP sofre golos há 6 jogos.
        C/ Peseiro, em 6 jogos do campeonato, o FCP só não sofreu golos no 1.º, frente ao Marítimo.
        C/ Peseiro, FCP venceu os 3 jogos realizados fora de casa no campeonato.
        3.ª vitória consecutiva na Liga para o FCP: não o conseguia desde dezembro, ainda c/ Lopetegui.

        Fotografias(30)

        Sondagem
        RESULTADO SONDAGEM
        BELENENSES
        EMPATE
        FC PORTO
        Comentários (62)
        Gostaria de comentar? Basta registar-se!
        motivo:
        Quim96
        2016-02-29 09h27m por DoLB1 via mobile
        E os adeptos do Belenenses têm de ver, todos os anos, os adeptos dos clubes "grandes" dizerem q o belenenses abre as pernas a um rival. . . vamos lá ver desde 2002:

        Porto:
        24 jogos - 1V 5E 18D

        Benfica:
        24 jogos - 2V 4E 18D

        Vendo bem as coisas ja roubamos mais pontos ao Benfica que ao Porto. Qual será a proxima desculpa? A historia dos salarios em atraso? O Porto não tem jogado nada, esse sim é um facto!
        QU
        Desempenho belenenses
        2016-02-29 05h17m por Quim96
        Gostava de ver era assim o belenenses contra o benfica mas sei que não foi possível porque o presidente é "benfiquista" e belem e benfica são todos amiguinhos e fazem favores todos os anos mas só não vê quem não quer e ontem viu-se que o belenenses tinha mais força e vontade apesar de o porto na 2ª parte estar esgotado devido ao jogo de quinta. Miguel rosa, carlos martins cheios de vontade de derrotar ou empatar contra o porto porque são benfiquistas apesar de tudo, contra o benfica ngm os vi...ler comentário completo »
        chief
        2016-02-29 02h50m por dinda
        tambem me parece o cenario mais provavel para Marega, mas por vezes ha surpresas no rendimento dos jogadores. . . vamos ver.
        CE
        Vendas
        2016-02-29 02h20m por Celzu
        Marcano
        Maicon
        Angel
        Herrera
        S. Oliveira Empréstimo
        Evandro
        Bueno
        Brahimi
        Marega
        Varel a
        Aboubakar
        Adrian Lopez

        Facilmente se chega aos 60 a 70M nas vendas

        CE
        2016/2017
        2016-02-29 02h04m por Celzu
        Casillas, Sá, Gudino. . . Helton pra Adjunto

        Maxi, Diogo Figueiras
        Layun, Rafa
        Pepe, Indi, Reyes, Chidoze

        Danilo, R. Neves
        Óliver, André André, Francisco Ramos
        Otávio, Ziyech https://www. youtube. com/watch?v=AstvVv0PYVM fica ai o video

        Corona, Rafa
        Pione Sisto, Ismael Diaz / Gleidson

        PL, Suk, André Silva

        Resumo PL e DC TOP prioritários e 25 jogadores chega e um plantel bastante equilibrado
        DR
        os fruteiros
        2016-02-29 01h07m por DreamOn
        vão em 3 vitórias seguidas todos borrados. incrivel a sorte deles nestes jogos. não restam dúvidas que irão cair em Braga.
        PORTO_INVICTUS
        2016-02-29 00h46m por dinda
        Corona é sem duvida bom jogador, mas as suas ultimas exibiçoes tem sido mas. . . tambem se reparares ele nem concorrencia tem no plantel. . . se tivesse la hernani por exemplo, ele ja estaria obrigado a trabalhar nos limites.

        Mas enfim, politicas desportivas a parte, os jogadores contratados sejam bons ou maus tem dificuldades em afirmar-se. . . Fala-se muito de Marega: este jogador provavelmente daria nas vistas se a equipa estivesse a jogar como jogava em 2011 por exempl...ler comentário completo »
        Porto
        2016-02-29 00h40m por Urby_Emanuelson via mobile
        Já não tenho palavras para comentar as nulidades que estão no meu clube, suk, SO, Angel, e principalmente varela e o pino do marega, que mediocridade , como é possível este cepo ser sequer convocado ? Nunca vi jogador pior, até o licá consegue ser melhor jogador
        Para o Gil
        2016-02-29 00h39m por RubenPirlo
        Helton
        V. Garcia
        Verdasca
        Marcano r
        Angel
        R. Neves
        S. Oliveira
        Bueno
        Ismael
        nAboubakar
        Varela
        PORTO_INVICTUS
        2016-02-29 00h30m por dinda
        Mas atenção que concordo contigo: desses que referenciaste, a grande maioria não tem lugar no Porto. Mas enfim. . . isto nem parece do nosso clube mas anda-se a contratar pessimamente nestes ultimos 3 anos. . .
        PORTO_INVICTUS
        2016-02-29 00h27m por dinda
        são demasiados jogadores medianos a serem utilizados num contexto desfavorável.

        Se a equipa fosse sólida, com 4 ou 5 jogadores chave titularissimos, como já foi no passado. . . a sua integração seria bem mais pacífica. Hoje em dia certamente concordarás que não é nada fácil dar nas vistas a jogar no FCP. . .
        Próxima época!
        2016-02-29 00h11m por maninblue
        Contratar um central TOP! Não um jovem mas um para dar tranquilidade!
        Centrais: Contratação, Indi, Chidozie, Reyes, Lichnovzky!
        LE: Layun e Rafa
        LD: Maxi e Garcia
        MDEf: Danilo e Tomás ou Mikel
        M8: AA, SO
        M10: Otávio e Quintero
        ED: Corona e contratação
        EE: Rafa e Ivo
        PL: Suk, André Silva e contratação
        proxima época?
        2016-02-29 00h11m por dinda
        comecem com um treinador decente pra arrumar a casa. . . jogadores de sobra pra todos as posiçoes ja temos nos! Deixemo-nos é de brincar, é apostar num treinador para ganhar titulos! Ja chega de experiencias
        Luis_FCP1980
        2016-02-28 23h29m por tmagalha
        Eu já começo a ter nojo deste tipo de coisas desde que vi o detalhe da renovação de Ruben Neves a darem 5% a um familiar próximo de alguém da estrutura. . isto é uma pequena gota de água mas se procurarem bem vão encontrar um balde cheio até á borda. . .
        Equipa B
        2016-02-28 22h59m por maninblue
        Vejo aqui falar de jogadores da B e esquecem-se daquele que para mim poderia ser o jogador mais útil no plantel, o Tomás Podstaski. Um jogador completo, joga com os dois pés, bom de cabeça e taticamente é um portento. Tem uma qualidade de leitura de jogo muito boa. Para mim seria ele o 6 suplente do Danilo.
        AvaesSempre
        2016-02-28 22h41m por maninblue
        Como é possível o FCP ir buscar o Marega e o Sá que não faziam qualquer falta e não ir buscar um central e ainda por cima ter dispensado o Mauricio e o Lichnovsky!
        Belenenses-FCP
        2016-02-28 22h32m por Elephan74ZUL
        Quando não se somam vitórias (ou pontos) de nada vale ter mais posse de bola, mais remates, mais cantos, jogar melhor, ser superior tacticamente ou ''dar banho de bola''.

        Nunca fui adepto de vitórias morais . Objectivamente o Belenenses hoje perdeu por culpa própria na sequencia de 2 erros defensivos, o primeiro a nível colectivo e o segundo numa abordagem ''meio-cega'' da parte do Tonel.

        Já tinha a sensação que este FCP está muito aquem das expectativas e d...ler comentário completo »
        GN
        Exterminador_Di vinal
        2016-02-28 22h12m por gniK__maertS
        Ou isso ou trazer os bons jogadores da B para a A e substitui-los com GRs ja que esse parece ser o objectivo lol.
        EX
        gnik
        2016-02-28 22h10m por Exterminador_Divinal
        principalmente os redes excedentarios
        GN
        Exterminador_Di vinal
        2016-02-28 22h09m por gniK__maertS
        Precisamos urgentemente de "limpar" o plantel . . . demasiados excedentarios . . . deviamos aproveitar a onda chinesa e recambiar uns quantos para la. . . com angel na linha da frente. .
        chief
        2016-02-28 22h06m por dinda
        Subscrevo. Fossem todos como ele. . . Se a equipa estivesse bem ele poderia descansar mais, mas parece-me que estamos dependentes da "rotaçao" deste jogador.

        Eu acho que Sérgio Oliveira poderia ter um papel importante na equipa, visto também ser um jogador de equilibrios. . . Por mim jogariam os 2, principalmente nos jogos em casa. Herrera é bom em jogos fora de casa, onde ha espaços e onde necessitamos de capacidade de pressão. . ja evandro é util para "congelar" os jogos, uma vez que sabe guardar bem a bola.
        EX
        Chief
        2016-02-28 22h03m por Exterminador_Divinal
        subscrevo o andre anulou muito bem o Carlos Martins na primeira parte depois ao cair fisicamente foi dando cada vez mais liberdade ao jogador mais perigoso do belem juntamente com o Bakic e dai surgiu o golo
        EX
        Ruben
        2016-02-28 22h01m por Exterminador_Divinal
        mas isso foram decisoes do treinador anterior se o que existe no porto e liberdade para os treinadores trabalharem claro que com o Peseiro muitos desses jogadores poderiam nao ter sido emprestados principalmente o Ricardo Pereira e o Hernani
        Senhor PDC
        2016-02-28 22h00m por RubenPirlo
        Ou algo muda , ou cada vez mais defendo a sua saída , estes últimos anos têm sido miseráveis e os nossos plantéis vergonhosos , só o ano passado tínhamos um plantel decente mas o treinador era um nabo . Ou retira esses chupadores de dinheiro e me acaba com essas fantochadas com os chulos da Doyen ou então saia pela porta grande enquanto vai a tempo!
        CE
        11 com Gil
        2016-02-28 21h59m por Celzu
        Helton

        V. Garcia
        Chidozie
        Verdasca
        Layun

        R. Neves
        S. Oliveira
        Bueno

        Ismae l Diaz
        Aboubakar
        Gleidson r



        OUTRAS NOTÍCIAS
        Sporting
        Comunicado no site do clube
        Esta quarta-feira, a Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol resultou no chumbo de todos os pareceres relacionados com o número de ...
        ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
        bludouro 29-06-2022, 22:41
        DI
        Diego_Forlan 29-06-2022, 22:38
        malveira_23 29-06-2022, 22:37
        CF
        CFB84 29-06-2022, 22:36
        malveira_23 29-06-2022, 22:36
        marcelinoSF 29-06-2022, 22:29
        MO
        MorSei 29-06-2022, 22:26
        Minnowkr 29-06-2022, 22:25
        YT
        Yto 29-06-2022, 22:21
        YT
        Yto 29-06-2022, 22:19
        marcelinoSF 29-06-2022, 22:17
        Aquaman 29-06-2022, 22:15
        bludouro 29-06-2022, 22:11
        TO
        tonefcp 29-06-2022, 22:11
        FR
        Freskassss 29-06-2022, 22:10
        Kurika 29-06-2022, 22:08