placardpt
      FC Porto derrota Estoril

      Um dragão de cara lavada

      2016/01/30 20:28
      Luís Rocha Rodrigues

      O FC Porto foi à Amoreira afastar fantasmas e dizer que está bem vivo. A equipa azul e branca entrou a perder, mas recuperou muito bem, mostrando já o dedo de José Peseiro num futebol bem mais variado e veloz que o dos últimos tempos. O Estoril deu boa réplica enquanto conseguiu, mas o triunfo é inquestionável para os portistas, que assim pressionam os rivais.

      Peseiro cumpriu a promessa

      «Como é que é possível?» Foi isso que se leu nos lábios de José Peseiro ao minuto 3. O novo treinador do FC Porto tinha acabado de ver, numa bola parada, a equipa ficar em desvantagem, perante um melhor arranque do Estoril, estendido até à primeira dezena de minutos.

      Existiu, de facto, um período de questionamento. Para uma equipa que está a tentar recuperar, pontual, futebolística e animicamente, sofrer um golo tão cedo é duro revés. Mas o FC Porto não deixou que isso ditasse o destino. Aos poucos, as linhas foram reagrupando e do banco vinham as indicações certas, a explicar aquilo que era necessário fazer.

      José Peseiro não tinha enganado na conferência de imprensa. Esta equipa ia estar melhor do que contra o Marítimo. Verdade! Os dragões já começam a perceber que o fio de jogo não tem que ser sempre o mesmo e que jogar de forma variada, em vertigem e transição rápida, também dá resultado.

      Aboubakar voltou a marcar ©Global Imagens / Filipe Amorim
      Percebe-se que ainda estejam em fase de aprendizagem das novas variações de futebol, mas nada como os golos para ajudarem a elucidar. O primeiro é exemplo claro disso: rápida transição, Layún a conduzir e Aboubakar a marcar. O segundo, ainda que na sequência de uma bola parada, não deixa de consolidar a ideia de que há várias formas de lá chegar e não apenas uma...

      No meio de tudo isto esteve o Estoril, que não merece menos palavras. A equipa de Fabiano Soares voltou, tal como contra o Benfica, a marcar cedo e desta vez não se encolheu. Porém, notou-se que não estaria à espera de tanta velocidade na circulação e movimentação dos portistas.

      Os estorilistas mostraram boa tendência para criar (nota para Mattheus, a demonstrar qualidade), mas pareceram pecar por Diogo Amado estar muito escondido na hora de ter bola, já que pareceu ter como grande prioridade anular Herrera. E não tiveram pernas para os laterais portistas, no fundo, os desequilibradores.

      Nova ideia de espaço

      Não deixou de ser curioso o fio do segundo tempo e, sobretudo, um FC Porto mais na expectativa. Depois da grande primeira parte a que se assistiu, num ritmo muito alto, passou a ser progressivo na equipa azul e branca a face de expactativa.

      Não que os dragões tenham recuado muito as linhas, mas sim porque a ofensiva baixou a primeira zona de pressão e permitiu ao Estoril pensar com bola, se bem que sempre em zonas recuadas. À entrada no meio-campo contrário, os estorilistas logo colidiam com a ação dos portistas. Por isso, os lances de perigo continuaram a acontecer por erros da defensiva azul e branca - quiçá, o maior problema que Peseiro tem para resolver, tal a frequência com que os seus centrais falham com a bola nos pés.

      Fabiano Soares tentou de tudo para mexer nas formas de construção, só que a sua equipa foi decaindo progressivamente, quer pelos espaços fechados, quer pelo desgaste, quer também porque o segundo tempo foi bem mais pausado por sucessivas faltas.

      Muito mais confortáveis, os homens do ataque portista foram jogando com isso e, com mais espaços para trabalhar no último terço, só não resolveram mais cedo porque o desperdício foi notório (que dizer do escandaloso falhanço de Aboubakar?). Valeu que André André, que faz a equipa subir de produção quando ele mesmo o consegue, foi mais eficaz e arrumou o assunto.

      U Sábado, 30 Janeiro 2016 - 18:30
      Estádio António Coimbra da Mota
      Tiago Martins
      1-3
      Diego Carlos 3'
      Vincent Aboubakar 18'
      Danilo Pereira 33'
      André André 82'
      Estádio António Coimbra da Mota
      Lotação8 000
      Medidas105x68
      Inauguração1939
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 20
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO Estoril Praia!
      Diego Carlos marca
      Diego Carlos marca o seu 2º golo na prova (19 jogos)
      18´
      GOLO FC Porto!
      Vincent Aboubakar marca
      Vincent Aboubakar marca o seu 9º golo na prova (19 jogos)
      33´
      GOLO FC Porto!
      Danilo Pereira marca
      Danilo Pereira marca o seu 4º golo na prova (20 jogos)
      82´
      GOLO FC Porto!
      André André marca
      André André marca o seu 3º golo na prova (18 jogos)
      A Chave
      Minuto 18: Foi numa altura em que a equipa azul e branca começava a reação ao 1x0 que Aboubakar empatou o jogo. O tónico perfeito para evitar a ansiedade e ganhar confiança para virar o jogo.
      O Árbitro
      Um ou outro lance mais duvidoso, mas um trabalho globalmente bom de Tiago Martins, num jogo que foi mais rápido no primeiro tempo.
      O Melhor
      André André
      Quando cresce, a equipa galvaniza-se. Quando se esconde, a equipa retrai-se. Não que os dragões sejam dependentes do número 20, mas claramente que os colegas estão mais confortáveis quando André André está ativo. Layún e Maxi também se apresentaram em bom plano.
      O Pior
      Segunda parte amarela
      O Estoril pagou a fatura da intensidade do segundo tempo e decaiu muito cedo. A equipa de Fabiano Soares teve pouca força para reagir ao resultado adverso e as substituições também não foram capazes de inverter esse cenário.
      Forma
      Estoril Praia
      2015/2016
      25J
      9V
      5E
      11D
      24-31G
      FC Porto
      2015/2016
      33J
      21V
      5E
      7D
      56-26G
      Sabia que...by playmaker stats
      Fora, a última reviravolta do FCP tinha sido no Bonfim, em agosto de 2013, também por 1x3.
      FCP consegue a 2.ª reviravolta da época: antes, só o tinha feito frente ao Paços de Ferreira.
      A última vitória na grande Lisboa também tinha sido no Estoril (1x2, em 2012/13).
      FC Porto volta a vencer na Grande Lisboa: não o conseguia desde outubro de 2012. No total, foram 11 jogos sem vencer.
      FCP volta a ganhar em casa do Estoril, depois de 3 empates consecutivos (todas as competições).
      2.ª vitória consecutiva do FCP : não acontecia há + de um mês.

      Fotografias(20)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (26)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Marcano
      2016-01-31 16h52m por DJROCKER
      Ver criticas ao marcano depois do jogo de hoje das duas uma ou ja o teem na mira e ja nao interessa como joga ou simplesmente sao como muitos e nem veem os jogos do seu clube. . . . Se á dia em que nao se pode dizer mal do marcano é hoje pq este jogo foi de nivel barreu tudo e mais alguma coisa , fez as dobras sempre necessarias ao maxi ou layun , so nao parou o golo pq nao era ele que tava la. . . . era o danilo mas sim o problema continua o central se tivesse la outro o homem teletransport...ler comentário completo »
      HA
      jogo
      2016-01-31 12h50m por Halibut
      até que enfim uma reviravolta, sofremos cedo e mantivemos a sobriedade, jogo a jogo temos que melhorar, como já foi dito aqui se tirássemos o marcano, herrera e aboubakar, e lá colocássemos um central, médio ofensivo, goleador, todos eles de grande categoria. . . esta equipa era outra. . . neste mercado não vejo isso a acontecer, logo vamos ter que jogar com o que temos. . .
      Francis9PT
      2016-01-31 12h43m por hs10
      E nem amarelo o aboubakar levou , esta arbitragem . . .
      :D
      Foto
      2016-01-31 12h05m por Francis9PT
      Depois daquele "abraço" o Miguel Layún nunca mais olhou o aboubakar nos olhos ahahah xD
      G1
      Bom jogo
      2016-01-31 10h44m por g1ao
      Dos melhores do fcp esta época. . . Mas ficou claro que:
      -Temos que conseguir o Layun em definitivo;
      - Precisamos de um defesa, Marcano não serve;
      - Precisamos de um ponta de lança matador, Aboubakar não o é. . . .
      Portugalnosso
      2016-01-31 01h56m por rodra2021
      Os do Estoril não mostraram isso secalhar se fizerem o contrário são capazes de ter um bónus por isso. . . Quem sabe. . .
      "Desta vez não se encolheu. . . "
      2016-01-31 01h46m por rodra2021
      Porque é que se terá encolhido contra o Benfica? E contra o Porto continuou a comer relva? Aqui se vê que o Rui vitória não tem razão nenhuma quando afirma que as equipas se galvanizam contra o Benfica acontece precisamente o contrário ( não com todas é claro).
      Parabéns ao Porto justo vencedor e bom futebol contra uma boa réplica
      Otávio
      2016-01-31 00h42m por Ultras-__FCP
      Este é outro, espero que volta imediatamente e que o Imbula faca caminho inverso.
      Bruno Alves
      2016-01-31 00h37m por Ultras-__FCP
      Espero que o PdC não deixe escapar o Bruno, precisamos de um patrão ali atrás, alguém que forme uma dupla sólida com o Indi e traga segurança à equipa.

      O Bruno traria ao Porto o mesmo espirito de liderança que o Luisao traz ao Benfica, algo importante na fase em que estamos.
      chieffkeef
      2016-01-31 00h35m por Elephan74ZUL
      O q hoje gostei de ver é que há bons indícios para o jogo do FCP deixar de ser aborrecido, lateralizado e inconsequente.

      Há q continuar a deslopeteguizar. ;)
      Bom entretenimento, bom jogo do FQP
      2016-01-31 00h34m por plopoplotpot
      O jogo valeu pela vitória e exibição conseguida do FQP (nós, os "andrades", ficámos contentes), mas também pela boa réplica do Estoril, que nos colocou em sentido durante todo o jogo, especialmente na segunda parte. (Isto apesar de terem recorrido demasiado à falta, sobretudo nesse período).

      O Corona não esteve mal, como alguns já disseram, e o Suk poderá muito bem vir a assumir (ou a discutir mais) a titularidade com o Vincent Paté Aboubakar.

      Vamos ver s...ler comentário completo »
      TR
      portista-portug ues
      2016-01-31 00h31m por treinadordebancada1
      Aboubakar nao é um matador. O falhanço é vergonhoso, não tem desculpa mas é preciso pensar um pouco.
      Acontecem lhe demais estes falhanços? Sim. É menos jogador que Jackson? Sim. Mas ainda hoje fez, para mim, um grande jogo.
      Marcou o primeiro golo com classe por exemplo. Tem 15 golos quando vamos a meio da época. Mantendo a media de golos ira acabar a época com cerca de 30 golos.
      Não é para todos estes numeros. Aboubakar não é excelente mas é de longe o melhor que temos.
      TR
      bom jogo
      2016-01-31 00h19m por treinadordebancada1
      Finalmente!!!!
      O jogo de hoje foi completamente do que vinha sendo o normal. Um Porto intenso, a chegar aos últimos 30 metros em poucos toques e. . . a marcar um golo de contra ataque (há quanto tempo?)
      Grande primeira parte ofensivamente, má defensivamente. É preciso um central amanha, caso contrario vamos sofrer. De lembrar que vamos à luz e a Dortmund onde em 2 jogos tranquilamente podemos encaixar 6 ou 7 golos contra 2 ataques muito fortes. O Porto defende mal!! O Estor...ler comentário completo »
      AvesSempre/Luis _FCP1980
      2016-01-31 00h12m por Portista-Portugues
      O pior é que, ja vi pessoas a defender o Aboubafalhou pelo falhanço desta noite. . .
      "Ah e tal, quem ja jogou futebol como eu sabe perfeitamente que num relvado assim é muito dificil acertar na bola quando esta vem a saltitar. . . ", "O relvado é uma porcaria, é normal que falhasse, a bola saltou duas vezes em frente ao Aboubakar. . . " etc etc. . .
      Isto é fanatismo level Predador. . . .
      Epah, que interessa se jogaste no Freguesia do Pinheiro FC e era normal falha...ler comentário completo »
      FCP
      2016-01-31 00h12m por Elephan74ZUL
      Acham q o EFEITO-PESEIRO vai ser suficiente para o FCP encurtar a distância pontual para Benfica e Sporting?

      Oxalá o seja para eliminarem o Dortmund na Europa League. O Aubameyang vai precisar de levar uns valentes encostos (sem falta, lol) por parte do Martins-Indi para o manter longe da baliza.
      BITW
      2016-01-30 20h59m por kakaporto
      nada disso para o ano angel vai embora e vem rafa concorrer com layun.
      F. C. P vs Estoril
      2016-01-30 20h56m por katanga-azoriano via mobile
      Grande jogo. . . Uma palavra de agradecimento a claque do F. C. P mesmo com aquele golo sofrido cedo sempre apoiaram a equipa Muito Muito Bem equanto a jogo todos tiveram bem sempre a ajudar uns aos outros muito bom Layum e o Rei das assistências muito bom jogador continua assim F. C. P ainda temos troféus para conquistar Boa Sorte 🍀 F. C. P
      gunner
      2016-01-30 20h46m por kakaporto
      estoril desligou-se na 1 parte. nao foi verdade desligou-se foi na segunda que nao consegui ir a procura do empate.
      Assim mesmo!
      2016-01-30 20h43m por Portista-Portugues
      Estando a perder, empatados ou em vantagem, temos de partir para cima do adversario!
      Uma reviravolta, algo que so aconteceu 1 vez com Lolotepegas e depois de mais de um ano dirigindo a equipa. . . Na altura, até a perder trocavamos a bola entre os centrais e guarda redes, uma vergonha. . . .
      Fico feliz por voltar a ver o Porto jogar ao ataque!
      AndréAndré é craque, mereceu o golo!
      Layun, como é possivel pessoas nao gostaram deste jogador ?! Dizem "um defes...ler comentário completo »
      Porto
      2016-01-30 20h38m por dragaoazul_18
      Fez um bom jogo ! Mas aquele golo do Estoril notou-se claramente que a defesa do Porto no que toca a centrais é muito passiva. O jogador cabeceou livremente no meio dos centrais ! Mas não me acredito que venha algum central. . . Infelizmente.

      Notou-se já melhorias mas não vamos embandeirar em arco. Isto foi só um jogo que correu bem , apesar do Porto ter entrado atípico mais umavez. Felizmente ao contrario de os tempos do Lopetegui, a equipa conseguiu reagir e conseguir um ...ler comentário completo »
      Bom Jogo
      2016-01-30 20h38m por RQ7T
      Merecemos ganhar, começamos mal e sofremos um golo mas depois a equipa teve uma atitude A PORTO muito agressiva a pressionar alto e acabamos por fazer a reviravolta e ainda na 1ª parte podíamos ter aumentado a vantagem. Na 2º parte continuamos com a mesma atitude e mantivemos o jogo sob controlo e acabamos por chegar ao 3-1 com o golo do andré andré.
      Destaco de forma positiva o andré andré e o layun que foram os melhores em campo.
      FCP a crescer. . . e muito
      2016-01-30 20h34m por 1oFCP
      Bastou 1 semana de trabalho para se ver a equipa a fazer pressing, impedindo o adversário de atacar e até recuperando bolas. . .

      . . . 1 semana bastou para mudar da noite para o dia a capacidade de pressing do FCP. . . Lopetegui esteve muito mal. . .
      FCPorto
      2016-01-30 20h33m por kakaporto
      Grande vitória. Se achamos que sofrer cedo é mau, eu digo que neste jogo foi bom porque uniu a equipa e todos juntos fomos em busca da vitoria. Bom jogo.

      PS: Aboubakar fez finalmente um bom jogo mas voltou a falhar com a baliza aberta. . . -_-
      . . .
      2016-01-30 20h32m por carlosfcpfan via mobile
      Ganhamos em Lisboa. . . tomem lá morangos.
      PA
      É isto, com um mais um pouquinho. . .
      2016-01-30 20h32m por PaoloDiCanio
      Bom jogo do FC Porto, má entrada mas excelente resposta ao golo sofrido, bem a equipa a recuperar e a dar a volta, e depois uma 2ª parte mto estável, a equipa a defender bem a sair bem para o ataque a construir bem com maior velocidade, houve Porto hoje!
      Nota negativa para Brahimi e Corona e notas mto positivas para Herrera, André, Layun, Maxi e Aboubakar!
      12
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      futebol11fc 27-09-2021, 01:19
      andrelrc 27-09-2021, 01:00
      JS
      jsilva77 27-09-2021, 00:24
      redlegion 27-09-2021, 00:03
      AzoreanRoot 26-09-2021, 23:59
      tcb9277 26-09-2021, 23:37
      NapoleonBonaparte 26-09-2021, 23:05
      NapoleonBonaparte 26-09-2021, 23:01
      ReturnoftheEagle 26-09-2021, 22:55
      Aguentazz 26-09-2021, 22:39
      MCP5 26-09-2021, 22:30
      JS
      jsilva77 26-09-2021, 22:26
      NandoSantosdoMendes 26-09-2021, 22:21
      NandoSantosdoMendes 26-09-2021, 22:19
      VA
      valtertomocene 26-09-2021, 22:18
      NandoSantosdoMendes 26-09-2021, 22:15