placardpt
      Crónica
      Jogo em Guimarães

      Caídos no berço

      2016/01/17 22:23
      José Bragança

      O Vitória derrotou o FC Porto por uma bola a zero. Um golo madrugador, na sequência de um erro de Casillas, foi fatal para os portistas, que estão agora mais longe da liderança. Os vimaranenses fizeram um jogo competente e somaram os três pontos.

      A equipa da casa entrou forte e não demorou a abrir o marcador, quando o relógio ainda nem tinha marcado cinco minutos. Bouba Saré, com um remate à meia-volta, atirou a contar, depois de Casillas não ter segurado um primeiro pontapé de Cafú, que ainda bateu num jogador vitoriano.

       Ato de contrição de Casillas
      O espanhol mostrou algum nervosismo no duelo de Guimarães, sobretudo no primeiro tempo. No regresso para o segundo tempo, dirigiu-se aos adeptos portistas, que estavam num dos topos, e ergueu as mãos em jeito de pedido de perdão.
      A perder, os portistas reagiram bem ao golo, pegaram no jogo e procuraram fazer ataque continuado, situação que era aproveitada pelo Vitória para, quando recuperava a bola, sair em contra-ataque rápido. Os vimaranenses dificultavam o processo de construção azul e branca, sobretudo nos últimos metros, e a equipa de Rui Barros - sempre em busca de Brahimi e Corona, que não estavam muito criativos - tinha dificuldades para concretizar.

      Atacar muito mas com pouca dinâmica

      Na lógica da quantidade e da qualidade, o FC Porto atacava mais, o Vitória atacava melhor. Os vimaranenses apostavam muito no jogo exterior e em cruzamentos frequentes para a área, ao passo que os dragões tentavam de várias formas e feitios mas Miguel Silva (o Pequeno Buffon de Guimarães) ia respondendo com categoria e fechando os caminhos para a sua baliza. 

      Durante o jogo viu-se frequentemente André André a incentivar os companheiros, pedindo raça e atitude. ©Global Imagens / Miguel Angelo Pereira
      Depois do descanso, o FC Porto pressionou o Vitória e montou um cerco às redes de Miguel Silva. Brahimi passou a jogar mais no meio, nas costas de Aboubakar, e viu-se um Layún mais ofensivo. Mas as várias iniciativas portistas esbarravam sempre na concentração do jovem guarda-redes dos vimaranenses. Sérgio Conceição reforçou o seu meio-campo, colocando Phete ao lado de Bouba Saré e Cafú e pedindo a Ricardo Valente para ajudar a fechar mais nos corredores. O Vitória abdicou do ataque e colocou muitas unidades atrás.

      O FC Porto, pouco lúcido, ia tendo pouca dinâmica mas fazia o que lhe competia: atacar, atacar, atacar. O Vitória dava todo o espaço até ao último terço e depois defendia com duas linhas bem vincadas. Para tentar desbloquear a situação, Rui Barros colocou o dragão a jogar em 4x4x2, com André Silva ao lado de Aboubakar.  

      Na luta pelo título, o dragão caiu no berço da nação e complicou as contas, não aproveitando o deslize do Sporting e tendo sido ultrapassado pelo Benfica.

      U Domingo, 17 Janeiro 2016 - 20:30
      Estádio D. Afonso Henriques
      Manuel Oliveira
      1-0
      Bouba Saré 4'
      Estádio D. Afonso Henriques
      Lotação30 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1965
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 18
      VIDEOS
      A Chave
      Entrada em campo de Phete, que permitiu ao Vitória reforçar o seu meio-campo, numa altura em que Brahimi ia povoando essa zona do terreno e tentando criar perigo para as redes de Miguel Silva.
      O Árbitro
      Jogo com relativa facilidade no aspeto da arbitragem. Nota apenas para um lance, aos 76 minutos, na área do Vitória. Os portistas pediram penálti, por eventual mão de Ricardo Valente num remate de Martins Indi.
      O Melhor
      Miguel Silva
      O jovem guarda-redes do Vitória mostrou segurança e concentração.
      O Pior
      Casillas
      Cometeu um erro que foi fatal no jogo para o FC Porto. O guarda-redes mostrou algum nervosismo, sobretudo no primeiro tempo. 
      Forma
      V. Guimarães
      2015/2016
      22J
      7V
      5E
      10D
      27-37G
      FC Porto
      2015/2016
      29J
      19V
      5E
      5D
      52-22G
      Sabia que...by playmaker stats
      FCP volta a perder na 1.ª jornada da 2.ª volta, como aconteceu na época passada.
      V. Guimarães volta a vencer em casa no campeonato 3 jogos depois.
      SLB recuperou 8 pontos nas 4 últimas jornadas ao FCP, passando de uma desvantagem de 5 pts para uma vantagem de 3.
      1.ª derrota de Rui Barros como treinador do FC Porto.
      Maior desvantagem do FCP para o líder desde a 19.ª jornada da época passada.
      FCP a 5 pontos da liderança: maior desvantagem dos portistas para o líder esta temporada.
      SLB ganha pontos a SCP e FCP na mesma jornada: é a 2.ª vez que acontece neste campeonato. Já tinha acontecido na 6.ª jornada.
      No campeonato, os vimaranenses não derrotavam os portistas desde 2001/02.
      V. Guimarães volta a derrotar o FCP: não o conseguia desde 2004/05, então na Taça de Portugal, num total de 24 jogos.

      Fotografias(44)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      V. GUIMARÃES
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (119)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      próximo treinador
      2016-01-18 17h35m por Halibut
      eu não hesitava e escolhia o nuno espírito santo, acho que era uma escolha acertada, conhece bem a casa, tem pulso, espírito de vencedor, sabe orientar uma equipa de futebol, eu não olhava para trás, o que precisamos neste momento é de estabilidade, eu sinceramente não acredito muito neste campeonato, mas prefiro que venha já o treinador que irá ser o que resta desta e que ficará já a planear a próxima, precisamos de outra atitude se queremos voltar a sermos uma equipa temível e regula...ler comentário completo »
      A culpa é do Lopetegui
      2016-01-18 15h17m por sandeman
      Para quem achava que o problema era apenas o Lopetegui, está aí o abrir de olhos. A equipa jogava mal, dava sono, não exibia qualidade e a única coisa que fazia apoiar era o símbolo que carregam ao peito. Mas. . .
      Com avançados que tropeçam na bola, com centrais mais ingénuos que nos juvenis, com guarda redes contratados para vender camisolas é muito difícil para qualquer treinador, seja o Lopetegui, o Rui Barros ou o Mourinho. Ter jogadores caros não significa ter bons jogador...ler comentário completo »
      Casillas
      2016-01-18 14h37m por TheOneReincarnated
      Realmente o gajo faz-me lembrar o Roberto. . . Que desgraça. Não metam o Helton não. . .
      Fcp!
      2016-01-18 14h18m por boixos_nois
      Um plantel excelente mas comandado por gente pouco inteligente, deslumbram-se com os malabarismos de brahimi, afunila muito o jogo, demora a soltar a bola, facilita a organização defensiva, e é pouco inteligente tacticamente, não se vêem os extremos do Fcp com trocas de posição, acabando por não deixar subir com espaço os laterais (de qualidade) e quando joga em profundidade é lento a soltar a bola. O Fcp é refem apenas do mesmo tipo de jogo e nao vai melhorar com as mesma táctica e o mesmo 11.
      HE
      Pão com manteiga
      2016-01-18 12h07m por henrikejonas
      Eu tenho pão, mas falta-me a manteiga.
      Casillas. . . ?
      Solidariedade Benfiquista. . .
      2016-01-18 10h27m por Dragao_Vermelho
      Uns dias se ganha, outros não. . . é assim o futebol.
      Com um guarda redes que é um equivoco principalmente salarial, e um avançado que eu no inicio do ano elogiei, mas que tem muito que evoluir na finalização, é difícil chegar lá.

      Penso que a questão do avançado será resolvida neste Janeiro, quanto ao GR terão que levar com ele até ao final do ano, é o vosso "Roberto". . . de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos!

      Gostava de ver o Marco Silva ...ler comentário completo »
      força porto
      2016-01-18 10h07m por petitor
      Mal abriu o mercado eu disse aqui no Zerozero que devíamos apostar logo num bom central, e devíamos apostar num PL descoberto na Argentina, Brasil ou Colombia, como se fez no passado Aboubakar não e muito matador apesar de bom jogador, compraram SUK espero que me surpreenda mas não estou a ver como. De resto muito boa equipe e na B optimos jogadores como Francisco Ramos, Izmael, Graça entre outros.
      Danilo, Andre Andre, Layun, Maxi, Brahimi, Corona também são excelentes, fa...ler comentário completo »
      Este ano
      2016-01-18 10h04m por tripeiro12
      Esqueçam, não ponho os pés nos estádios.
      Ide gozar o C*****.
      O terceiro lugar (acho) está garantido.
      força porto
      2016-01-18 10h03m por petitor
      Temos um excelente presidente que a dormir sabe mais que os outros acordados, temos uma excelente estrutura, agora não vamos colocar tudo em causa, se o fizermos caímos como o Benfica caiu no passado, o importante e continuarmos unidos. Existe uma falta de confiança enorme na equipe, mas o plantel tem muito valor. Rui barros e um excelente profissional mas não tem culpa do pato do casilhas e dos falhanços de Aboubakar.
      NO
      Resumo
      2016-01-18 09h51m por nopolitics
      um ponto perdido por casillas e os outros 2 pelo resto da equipa!!
      Jogo
      2016-01-18 09h03m por vmjs
      Bom jogo, com algumas oportunidades (mais para o lado do porto), com um vitória muito atrevido e raçudo, (ricardo valente tens uns pezinhos que são uma categoria), e um porto que poe bola no brahimi e deixa ver se ele resolve. . .

      A meu ver falta fio de jogo. . . Casillas tem culpa no golo mas o golo foi aos 4m. . . porto teve 86 minutos para dar a volta ao marcador. . .

      uma equipa como a do porto com bons médios e extremos e laterias muito rápidos e dotados t...ler comentário completo »
      BL
      E Casillas a ser igual a ele próprio. . .
      2016-01-18 05h10m por BlueLord
      http://www. maisopiniao. com/um-certo-provincianismo-po rtugues-chamado-casillas/
      BL
      Que grande guarda redes que ali está
      2016-01-18 04h33m por BlueLord
      isto não foi só o defender tudo, aquelas saídas aos cruzamentos são estão ao alcance de muito poucos guarda redes no mundo. Por exemplo, nunca estiveram ao alcance daquela coisa espanhola que nós contratámos para colocar na nossa baliza.
      BL
      chieffkeef o problema de Sérgio Conceiçã
      2016-01-18 04h31m por BlueLord
      em relação a Simeone, é que o argentino não arranja constantes problemas internos, mais, uma coisa é berrar e gritar muito, outra é passar a mensagem de agressividade.

      Conceição consegue-o fazer, mas nos momentos H não tem conseguido, por exemplo, nunca na vida, Simeone perderia aquela final do Jamor, com as contingências que aquele jogo teve. . .

      Sobre Quaresma, não acho. A fantasia de Corona é mesmo muita, e acho que os criativos que partem das alas...ler comentário completo »
      RE
      . . .
      2016-01-18 02h46m por ReservemOMarquesSCP via mobile
      Slimani melhor que qualquer um dos vossos pontas. . .

      Ruiz dos melhores da liga. . .

      Meio campo nem vale a pena falar. . . comparar com Andres Andres, herreras ou renatos e insulto . . .

      Ewerton e Paulo melhores que qualquer um dos vossos centrais

      E redes viu-se hoje. . . . coitado do Casillas

      Até o Benfica tem melhor plantel que o Port
      RE
      LOOOOOOOOOL
      2016-01-18 02h41m por ReservemOMarquesSCP via mobile
      Estes rapazes continuam com o mito

      Mas onde é que o plantel do Porto e do Bebfica são melhores que o do Sporting?

      Por isso é que foram humilhados nos clássicos todos. . .

      Nenhum do vosso 11 entrava no nosso. . .

      Só o Gaitan
      chieffkeef
      2016-01-18 02h38m por n3l50n
      Nunca se sabe. . .
      chieffkeef
      2016-01-18 02h32m por ballantines
      O Sporting não esta em primeiro devido ao extremos!!! mas sim devido a ter um meio campo de excelências …. William + adrian + João mario, é o que tem feito a diferença nos jogos grandes. Depois tem uma defesa que oferece garantias e um avançado de qualidade indiscutível “””solimani”””.

      Este meio campo da liberdade aos extremos para jogarem mais soltos, e retira-lhes responsabilidades e pressão, facilitando a vida a qualquer extremo…com isso pode JJ apostar em jogadores verdinhos no lugar.
      Os problemas do Sporting
      2016-01-18 02h27m por triodeouro
      O problema número um é o Bryan Ruiz, pá eu sou todo a favor de futebol técnico de criatividade e fintas, mas o gajo nem se aguenta em pé. Pá aqueles 31 anos já pesam demasiado e depois quando o Ruiz não se mexe toda a equipa é obrigada a correr em vez dele. Outro problema relacionado com este é que o Jesus tem de levar a sério a gestão física da equipa, eu não tenho a menor dúvida que a maior parte das falhas são devido ao cansaço dos jogadores.
      Uma pergunta. . .
      2016-01-18 02h01m por n3l50n
      Neste momento quem mandará no FCPorto?

      Será o PdC ou os que gravitam à volta dele, sendo que ele é o que dá a cara?
      LE
      chieffkeef
      2016-01-18 01h42m por lealssss
      Concordo contigo, com o Gaitán e o Salvio ambos lesionados, Brahimi e Corona são os melhor extremos deste campeonato.
      King_lion
      2016-01-18 01h33m por n3l50n
      Meu caro amigo

      A culpa dos pseudo-comentadores estarem em todos os canais de TV, é das próprias estações televisivas, que só se preocupam em montar o circo mais apelativo para terem audiencias, e também dos espéctadores que lhes dão as audiencias que eles querem.
      Está na hora dos adéptos de desporto deixarem de dar antena a esses pseudo-programas se é que pretendem ver um dia programas documentários desportivos de jeito (ao nível do que se vê noutros paises em que no má...ler comentário completo »
      LE
      Treinador do FC Porto
      2016-01-18 01h17m por lealssss
      O Marco Silva, Leonardo Jardim não deverão ser. O Sporting CP meteu lhes uma clausula qualquer anti-rivais, deverá ser o Sérgio Conceição o novo treinador do FC Porto na minha opinião é a melhor opção mesmo não sendo do FC Porto.
      o verdadeiro culpado tem um nome. . . .
      2016-01-18 01h08m por mihaly_siska
      nao duvido do portismo do rui barros, mas por amor de deus, o homem nao fala, nao faz um gesto!!!
      a culpa nao e do rui, o unico culpado desta situaçao tem um nome (custa me dizer, mas e verdade)chama se JORGE NUNO LIMA PINTO DA COSTA, que para o bem e considerado e muito justamente o obreiro deste grande FCPORTO, por isso, tambem e o responsavel pelo insucesso actualmente com contrataçoes de treinadores e jogadores de classe duvidosa!!!
      SA
      JAIME PACHECO
      2016-01-18 01h07m por SangueAzul_42
      Por mim vinha já o Jaime Pacheco. Os jogadores até batiam com os calcanhares na cabeça.
      A perder 1-0 e andar a passo com bola?! Mas que é isso?! Chapada na cara logo!

      Todos os jogadores do nosso plantel têm imensa qualidade, o problema é que estão completamente desmotivados.

      Esta falta de confiança viu-se no frango do Iker. Os jogadores não estão confiantes!!

      O novo treinador vai ter imenso trabalho pela frente para voltar a dar alegrias aos portistas. Não vai ser nada fácil.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça da Liga
      com video
      Técnico desiludido com o resultado
      Treinador do Vitória SC analisou a partida diante do SL Benfica e lamentou o facto de a equipa não ter saído com o triunfo.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      xithombo 28-10-2021, 07:58
      xithombo 28-10-2021, 07:48
      fabiosilva86 28-10-2021, 07:43
      Arshavin_Arsenal10 28-10-2021, 05:10
      CrookSoul 28-10-2021, 04:54
      Daviscon 28-10-2021, 04:18
      moumu 28-10-2021, 02:51
      moumu 28-10-2021, 02:50
      moumu 28-10-2021, 02:49
      moumu 28-10-2021, 02:48
      YO
      yogamaster 28-10-2021, 02:45
      moumu 28-10-2021, 02:45
      moumu 28-10-2021, 02:44
      moumu 28-10-2021, 02:41
      DepoisPago 28-10-2021, 02:07
      manueldesousa 28-10-2021, 01:57