placardpt
    Aboubakar fez o único golo da tarde

    Dragão sonolento soube evitar pesadelos

    Sem brilho e com uma primeira parte tremida, o FC Porto conseguiu o objetivo maior. Os dragões estão nos quartos-de-final da Taça de Portugal depois de venceram o Feirense por 1x0, esta quarta-feira, em Santa Maria da Feira.

    Aboubakar acabou com a «seca»

    Expectável pela prova em causa e pela filosofia de Lopetegui, o FC Porto apresentou-se com sete alterações em relação ao triunfo na Choupana, sobre o Nacional. No 20º onze em 22 jogos esta época couberam nomes como José Ángel, Sérgio Oliveira ou Alberto Bueno, para além do capitão Helton.

    E o plano traçado começou por ser seguido à risca. Minuto 10, canto batido por Sérgio Oliveira e Vincent Aboubakar colocava um ponto final na seca de golos que durava há um mês. O camaronês ganhou nas costas do oponente e cabeceou para a vantagem portista. Um arranque de sonho para a equipa de Lopetegui que depois embalou nesse sonho para níveis elevados de dormência. 

    E no limbo portista entre o sonho e a realidade viveu um Feirense atrevido e disposto a fabricar ligeiros pesadelos. Em contraste com o jogo sonolento dos dragões, a equipa de Pepe apostava em ataques rápidos à baliza de Helton, que aos 38 minutos precisou de se aplicar para não ser enganado num livre de Barge; no canto, Ícaro desviou com perigo ao primeiro poste.

    FC Porto em alerta controlou melhor

    Os avisos dos fogaceiros serviram de alerta para o FC Porto, que sem mudar muito na própria intensidade foi capaz, pelo menos, de retirar algum entusiasmo ao conjunto da casa.

    Helton foi menos vezes incomodado na segunda parte e o dragão descansou sempre em estado de alerta, provocando, pelo meio, alguns sustos a Makaridze. Bueno atirou uma vez ao lado (60') e noutra o guardião da casa segurou (71'); o mesmo Makaridze evitou o «bis» de Aboubakar no mesmo minuto 71.

    Com a bola no «congelador» e um Feirense sem soluções para o abrir, a partida acabou por cair alguns pontos na escala do interesse, bem ao... interesse do FC Porto. Houve mais gestão e menos vertiginosidade, mas Helton - e os portistas - não ganharam para o susto aos 88 minutos. Kukula isolado e com o guardião brasileiro já praticamente deitado rematou fraco para defesa de Helton; devia ter feito muito melhor.

    U Quarta, 16 Dezembro 2015 - 18:00
    Estádio Marcolino Castro
    Tiago Martins
    0-1
    Vincent Aboubakar 10'
    Estádio Marcolino Castro
    Estádio Marcolino Castro
    Portugal
    Santa Maria da Feira
    Lotação5 401
    Medidas102x65
    Inauguração1962
    FaseOitavos-de-Final
    A Chave
    Intervalo. Foi notório que o FC Porto regressou do descanso mais alerta em relação aos perigos que o Feirense podia representar. Os primeiros 45 minutos - e o golo aos 10' - deixaram a ideia de um dragão mais adormecido e, com isso, vulnerável perante um Feirense atrevido. Lopetegui terá «puxado as orelhas» à equipa que na segunda parte controlou melhor o encontro.
    O Árbitro
    Atuação discreta e sem casos de Tiago Martins. 
    O Melhor
    Vincent Aboubakar
    Num jogo onde é difícil fazer destaques individuais, Aboubakar merece a distinção pelo fim da seca de golos. O camaronês não marcava há um mês (total de cinco jogos), acabando por fechar esse ciclo negativo com o tento que valeu o apuramento aos dragões para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
    O Pior
    Kukula
    É certo que até pode ser uma avaliação injusta, mas a última imagem de um jogo com poucos motivos de interesse acaba por ganhar mais força. Aos 88 minutos, isolado perante Helton, o cabo-verdiano tinha tudo para fazer o empate... mas atirou fraquinho para defesa de Helton, quando este até já estava praticamente deitado.
    Forma
    Feirense
    2015/2016
    28J
    13V
    11E
    4D
    36-27G
    FC Porto
    2015/2016
    22J
    16V
    4E
    2D
    41-14G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto soma a 3.ª vitória consecutiva nesta edição da Taça de Portugal
    As 3 vitórias na Taça de Portugal (Varzim, Angrense e Feirense) foram conquistadas sem sofrer golos; os dragões marcaram 5 golos
    Helton não sofre golos há 3 jogos e iguala melhor registo de Casillas de Outubro 2015 (Belenenses, Maccabi Tel Aviv e Braga)
    FC Porto 100% vitorioso frente ao Feirense (13 jogos), marcou 42 golos e sofreu apenas 7
    Feirense não marca qualquer golo ao FC Porto há 4 jogos. O último tento aconteceu em 1991 para a Taça pelo defesa Pinto no prolongamento
    FC Porto duas épocas depois apura-se para os quartos de final da Taça de Portugal
    Aboubakar fez o 9.º golo nesta época pelos dragões (19 J); o africano já marca + golos em menos jogos em relação à época passada (20J / 8G)
    Segunda vitória consecutiva do FC Porto sobre o Feirense que já não acontecia desde 1989
    É o 3.º golo de Aboubakar que dá a vitória ao FC Porto:
    2015 Feirense - Taça
    2015 Arouca - Liga
    2014 Rio Ave - Taça da Liga
    FC Porto vence há 20 jogos consecutivos adversários de escalão inferior na Taça de Portugal desde 2007 (D 0-1 Atlético CP)
    FC Porto está há 3 jogos consecutivos a vencer pela margem mínima (Paços de Ferreira, Nacional e Feirense)
    Desde que chegou ao FC Porto em 2014, Julen Lopetegui está na sua maior série de vitórias pela margem mínima (3 vitórias)
    A última série tão longa do FC Porto a vencer pela margem mínima pertence a Luís Castro (4 jogos) em 2013/14

    Fotografias(23)

    Feirense x FC Porto - Taça de Portugal
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FEIRENSE
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    KR
    Lopetegui
    2015-12-17 12h10m por Kriolatento75 via mobile
    A concorrência deve esfregar as mãos de contente porque sabem (como nós todos sabemos) que enquanto esse Flopetegui estiver no PORTO, não ganharemos nadinha. . .
    KR
    FCPorto
    2015-12-17 11h56m por Kriolatento75 via mobile
    Que tristeza ver esse meu FCPORTO jogar. Fraquinho, fraquinho.
    NO
    criticas
    2015-12-17 10h57m por nopolitics
    por um lado vejo adptos a criticarem as escolhas de lopetegui e por outro vejo as criticas ao jogo que o porto fez. Se afirmam que o porto fez um mau jogo como querem fazer ainda mais experiencias? como querem por ainda mais jogadores sem rotinas? Se entramos na taca de portugal para ganhar devemos a cada jogo aumentar a qualidade da equipa, e incluir os jogadores titulares a medida que vamos passando as fases. estamos nos 4os agora, querem por os juniores todos so para os lancar??? apesar d...ler comentário completo »
    Porto
    2015-12-17 01h04m por porto_sempre11
    Obla voces querem o que ? Pensam que o Evandro e o S. Oliveiro jogam ha 2-3 anos juntos ?? ou o angel com o bueno ou o layun com o tello. . . . fds

    Ia me dar um enorme gozo vencermos as 4 competições e no final o Lopetegui demitir-se, pois já se provou que em Portugal não é bem vindo, e vcs adeptos de m***a tambem tao a fazer por isso
    VI
    FC Porto
    2015-12-17 00h56m por vieiravr
    Como portista, tenho imensa pena pelo futebol praticado por esta equipa. Se havia a necessidade de nos minutos finais tremer com a possibilidade de o jogo ir a prolongamento. . .
    Quanto ao treinador, já entra em campo com o "vai ser dificil". Isso já todos sabemos, mas há o "ser dificil" com o Bayern e o "ser dificil" com o Feirense. Os jogadores entram a pensar no que lhes pode acontecer de mau ao invés de pensarem no que podem fazer de bom.
    Mais confiança, Mister!
    MA
    RUIPEDRO77
    2015-12-17 00h21m por manel_pereiraa
    Subscrevo as palavras deste user. Não percebo as criticas ao Sérgio Oliveira muito sinceramente.
    Um jogador mesmo que tenha qualidade e seja bom só se consegue afirmar se tiver uma oportunidade de mostrar o potencial que tem.
    Pensemos no caso mais flagrante, se Lopetegui não tivesse apostado no Ruben Neves, a esta hora mais de metade dos portugueses nunca teriam ouvido falar dele e ele ia continuar a fazer uns bons jogos até merecer uma oportunidade.
    Com o Sérgio acont...ler comentário completo »
    nem mais. . .
    2015-12-17 00h03m por RASF
    Sonolento é a palavra exacta para este jogo, o que nos vai mantendo acordados é a incerteza no marcador. . . pois até o Feirense nos assusta. Enfim
    ZD
    Chiefkeef
    2015-12-16 23h18m por zdruviak
    Para subscrever o que o RSoares disse, penso que persegues o Sérgio, e já estava para to dizer há muito tempo.
    Ele pode não ser a maior estrela do Porto, mas por favor não me digam que é cepo, visto que até agora jogou no máximo hora e meia este ano.
    Duvido que a tua fixação chamada Imbula fizesse melhor a jogar o mesmo tempo. Dizendo a verdade, visto que custou 20 M, ainda não mostrou foi nada que os fizesse valer, fez um grande jogo (vs Chelsea) e tirando isso, não fez...ler comentário completo »
    LA
    FCP
    2015-12-16 22h01m por Lacerdex
    Uma coisa é certa, a jogar a TP com 11 tipo o de hoje, bem podem esquecer a conquista da TP desta temporada, pois, das equipas que estão em prova, qualquer uma delas, têem grandes hipóteses de a jogar contra um FCP "macio" como o de hoje, passarem ás meias-finais desta competição.
    OR
    chief
    2015-12-16 21h28m por Organic10
    com 8? então ou algum jogador desses 8 vale por muitos e vai sair do porto por muitos milhões, ou o treinador é grandioso. que com 8 consegue ter um jogo calmo.
    OR
    delfos
    2015-12-16 21h22m por Organic10
    menos. . . que figuras são essas?
    OR
    h20
    2015-12-16 21h21m por Organic10
    3 secos? pahhh vamos ver vamos ver
    já falta pouco e tudo. 3 secos, ok.

    é um prognostico como outro qualquer
    mas ok fica registado
    OR
    aboubakar
    2015-12-16 21h20m por Organic10
    a fazer o que deve, decidir jogos.
    siga. . . . . . . . . . . . .
    chieffkeef
    2015-12-16 21h18m por FCP_SEMPRE_CAMPEAO
    dizeres que o SO foi o pior em campo é também embirrares com o rapaz
    com a exibição que fizemos com jogadores a jogarem como jogou o Tello o Evandro e o Bueno dizeres q o SO foi o pior. . .
    Delfos
    2015-12-16 20h58m por FCPFAO
    Mais um doente. . .
    FC Porto
    2015-12-16 20h58m por FCPFAO
    Este Porto não me dá prazer nenhum ver. Acho que não devíamos exercer o direito de compra de Tello. Ou vamos buscar o Carrillo ou o Marcelo Cirino
    PR
    So?
    2015-12-16 20h51m por Predador_ReiForEver
    E o golo em falta do Porto ao Paços? Hm?

    E os vermelhos ao Maxi e ao Maicon q ficaram por mostrar no Ladrao contra o Benfica? Hm?

    E querem falar da epoca passada? Falem ent tmb dos 3 golos ilegais contra o Penafiel, ou dos 2 penalties q ficaram por assinalar a favor do Rio Ave contra voces no Ladrao, ou penalty sobre o Pardo q ficou por assinalar em Braga. . .
    Nao da para perceber
    2015-12-16 20h48m por Ultimate1000
    Porque aboubakar jogou 90 minutos, porque brahimi jogoru sujeito a lesionar-se, ruben neves tambem nao sei porque jogou, layum nao so jogou como tambem fez 90 minutos, tanto bom jogador para lancar e dar um voto de confianca meteu alguns dos titulares que nao devem estar fresquissimos fisicamente.
    RI
    . . .
    2015-12-16 20h42m por ricardinhu
    Jogo muito fraco, mas muito fraco mesmo.
    Deu para ver ainda mais as debilidades tácticas da equipa do Porto. E não tem a ver com os jogadores menos utilizados mas sim com o nosso fio de jogo.

    Parece-me também que a equipa já não acredita no treinador. Chega de Lopetegui, talvez ainda dê para tentar outras coisas esta época.
    perdedor
    2015-12-16 20h40m por tripeiro12 via mobile
    Podias consultá um psicólogo. Acho que te fazia muito bem.
    Predador
    2015-12-16 20h25m por jamesnunez95
    Engraçado, o Porto só foi ajudado pelos árbitros contra o Nacional, de resto até tem sido roubado mas só com 1 jogo já passam a ter sempre ajuda dos árbitros, mas o Benfica que o ano passado foi campeão com a ajuda dos árbitros em quase todos os jogos, já não dizias o mesmo, que falta de noção amigo .
    LA
    Jogo
    2015-12-16 20h12m por Lacerdex
    Não foi dos melhores jogos do FCP desta temporada, muito longe disso mas, compreende-se pelo facto de terem jogado na passada segunda-feira e depois ainda fazer a viagem de regresso à cidade do Porto, torna-se cansativo para os atletas. Hoje, interessava acima de tudo o resultado, a exibição, ficava para 2º plano, dado que até se compreendia um jogo "menos bom2 devido ás diversas alterações operadas no 11.
    Notas do jogo : Tello muito fraco. Gostei do que vi do Angel, esteve mu...ler comentário completo »
    Jogo normal
    2015-12-16 20h10m por FCP_SEMPRE_CAMPEAO
    do Porto de Lopetegui. . . sem ideias sem muitas oportunidades. . . posse de bola entre GR centrais e trinco e quando se fartam o Maicon manda a bola para umas das laterais. .
    não se percebe o porque de o André Silva não ter entrado teve a aquecer 45min. . .
    mas pronto mais importante foi a vitória. . .
    Jogo
    2015-12-16 19h57m por Tomaz360
    Um jogo muito mediocre. Não adorei nenhuma exibição. Aboubakar, mesmo com o golo, jogou um pouco mal (um ponta de lança sem serviço, também não pode fazer muito). Tello esteve, novamente, muito mal. Temos de o mandar embora urgente, já que Corona ocupa o lugar dele muito bem.
    Isto de não meter o André Silva, a jogar hoje, é incompreensível.
    FJ
    Titulo
    2015-12-16 19h57m por fjpinto via mobile
    O titulo desta noticia revela muito acerca deste site e a sua "imparcialidade"
    Écerto que o porto nao jogou 10 estrelas mas foi um bom jogo da equipa. Que jogou com alterações. Enfim tentar rebaixar o porto simplesmente. . .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Um dia rotineiro de treino, que acabou em grande preocupação para o Girona: Yan Couto, lateral ex-SC Braga, e Juanpe protagonizaram um violento choque de cabeça e foram ...