placardpt
      Dragões passam na CHoupana

      FC Porto aproveitou céu limpo antes do nevoeiro

      Num jogo que se distanciou 21 horas entre o apito inicial e o final, os dragões conseguiram segurar uma vantagem conseguida ainda antes de o nevoeiro atacar na Choupana. Um FC Porto mais cauteloso prevaleceu frente a um Nacional que sai com queixas da arbitragem.

      Golos enquanto se via a bola

      Início alucinante com foco nas bolas paradas. Foram assim os primeiros 15 minutos na Choupana e que valeram três golos. Aos seis minutos, Ivan Marcano ganhou na antecipação a Soares e de pé esquerdo desviou para a vantagem portista.

      Herrera capitão
      Héctor Herrera fez o quinto jogo consecutivo como titular e foi ele o capitão do FC Porto. Sem Maicon, foi o mexicano a carregar a braçadeira, mesmo com Rúben Neves em campo, ele que é o mais novo capitão da história dos dragões.
      Sol de pouca dura, porque aos oito era a vez de Willyan tirar proveito de novo canto, agora para restabelecer a igualdade. O cabeceamento do brasileiro ainda desvia em Miguel Layún no percurso para um golo que nem Iker Casillas conseguiu evitar.

      Começava elétrico e intenso o duelo na Madeira, com os dragões a regressarem à vantagem no marcador aos 14 minutos. Jesús Corona toca para Herrera que atira para defesa incompleta de Rui Silva; no sítio certo, Brahimi só teve de encostar.

      Depois, a coisa acalmou. O cariz do jogo manteve-se intenso e disputado mas com menos aproximações às balizas. Julen Lopetegui, que recuperou a equipa-tipo com Danilo, Herrera e Rúben Neves no meio-campo, teve de mexer nesse trio, aos 27 minutos. Danilo, lesionado, cedeu o lugar a Imbula e o FC Porto mudou, necessariamente. 

      Nacional atrevido e mão «marota» de Marcano

      No vaivém atmosférico, a Choupana regressou com nevoeiro do intervalo e com um Nacional disposto a evitar a derrota. A equipa de Manuel Machado, com um trio muito móvel na frente (Salvador Agra, Soares e Willyan), explorou as alas e forçou Lopetegui a mudar. Saiu Layún e passou Indi para a esquerda.

      E aos 47 minutos fica uma grande penalidade por assinalar a favor dos madeirenses. Ivan Marcano corta a bola com o braço, mas Jorge Sousa não assinalou a infração. Depois, o nevoeiro intensificou-se e o jogo deixou, literalmente, de se ver, forçando Jorge Sousa a interrompê-lo por volta do minuto 67.

      Jogo interrompido
      Por causa do nevoeiro, e apesar das várias insistências, não houve condições para que a partida terminasse no domingo.
      Nessa altura, já Vincent Aboubakar tinha obrigado Rui Silva a uma excelente defesa, aos 54 minutos, quando seguia isolado para a baliza do Nacional. Seguiu-se uma sequência de para-arranca no jogo, com Jorge Sousa a interromper várias vezes a partida em virtude do nevoeiro que teimosamente se deitava e levantava sobre o recinto do Nacional. Como consequência, o resto ficou para esta segunda-feira.

      Um final diferente

      Das 16h45 de domingo às 12h30 de segunda, foi muita a distância temporal, mas pouca a diferença na tendência de um jogo que voltou a ter o Nacional a igualar o adversário, numa estranha corrida contra um tempo muito curto.

      Mesmo assim, foi uma fase bastante interessante por parte da equipa de Manuel Machado, que ainda se poderá queixar de nova grande penalidade feita por Marcano, isto num período em que os dragões quase só quiseram congelar - Lopetegui, que tirou Brahimi e meteu Evandro, não se livrou de uma assobiadela.

      U Segunda, 14 Dezembro 2015 - 12:30
      Estádio da Madeira
      Jorge Sousa
      1-2
      Willyan 8'
      Iván Marcano 6'
      Yacine Brahimi 14'
      Estádio da Madeira
      Estádio da Madeira
      Portugal
      Choupana - Funchal
      Lotação5 586
      Medidas105x66
      Inauguração1998
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 13

      GALERIAS

      Nacional x FC Porto - Liga NOS 2015/16 - Campeonato Jornada 13
      Nacional x FC Porto - Liga NOS 2015/16 - Campeonato Jornada 13
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto!
      Iván Marcano marca
      Iván Marcano marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
      GOLO Nacional!
      Willyan Barbosa marca
      Willyan Barbosa marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
      14´
      GOLO FC Porto!
      Yacine Brahimi marca
      Yacine Brahimi marca o seu 4º golo na prova (13 jogos)
      A Chave
      As paragens, ao longo da segunda parte, acabaram por quebrar muito o ritmo do jogo. Claro que o FC Porto, por estar em vantagem, tirou partido disso, embora fisicamente tal possa ter consequências para os próximos dias.
      O Árbitro
      Num jogo marcado pelas várias interrupções na segunda parte devido ao nevoeiro, o juíz pecou antes edepois da paragem, ao não assinalar duas grandes penalidades favoráveis ao Nacional, ambas por infração de Marcano.
      O Melhor
      Bruno Martins Indi
      O defesa holandês começou no eixo central da defesa, ao lado de Marcano, antes de se deslocar para a esquerda numa altura em que o Nacional explorava as faixas. Três cortes providenciais acabaram por ficar na retina, evitando finalizações perigosas dos homens da casa. Também na esquerda - e por entre o nevoeiro - acabou por demonstrar muita segurança.
      O Pior
      Vincent Aboubakar
      O avançado camaronês continua a mostrar o lado mais perdulário. No regresso à titularidade, Aboubakar voltou a ficar em branco, apesar de ter tido, pelo menos, duas boas ocasiões para marcar. A segunda, aos 54 minutos, acaba por ser um exemplo da falta de inspiração do camaronês, que isolado perante Rui Silva permitiu a defesa ao guarda-redes do Nacional.
      Forma
      Nacional
      2015/2016
      16J
      6V
      4E
      6D
      23-13G
      FC Porto
      2015/2016
      21J
      15V
      4E
      2D
      40-14G
      Sabia que...by playmaker stats
      Há 3 anos que o FC Porto não vencia 2 jogos na mesma época na Madeira (2011/12 com Vitor Pereira)
      Nacional perde pela 1.ª vez em casa este ano civil (2015). Os alvinegros eram os únicos invictos das provas profissionais em Portugal
      Rúben Neves é o 4.º jogador do FC Porto com + assistências na época (2). Brahimi (3), Maxi e Layún (6)
      Lopetegui tem + 5 pontos conquistados na Liga em relação à época passada. Tem o mesmo número de golos (27) e menos 1 golo sofrido (6)
      Se excluírmos o jogo de acerto do calendário (V 0-4 U. Madeira) este foi o 3.º jogo consecutivo na Liga a vencer pela diferença mínima.
      Nacional sofre a 1.ª derrota da época na Choupana ao fim de 7 jogos. É o melhor registo desde 2002/03 (época de regresso à Liga)
      Desde 2012/13 (Vitor Pereira) que o FC Porto não chegava à 13.ª jornada sem derrotas e com tão pouco golos sofridos (6)
      Yacine Brahimi isolou-se como 3.º melhor marcador do FC Porto em 2015/16. Segue-se Corona (6) e Aboubakar (8)
      FC Porto volta a sofrer golos fora na Liga 2 meses e meio depois (E 2-2 Moreirense)
      FC Porto volta a ganhar ao Nacional na Choupana 2 anos e meio depois
      5.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga. É a melhor sequência do clube desde Março 2015

      Fotografias(25)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      NACIONAL
      EMPATE
      FC PORTO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      PI
      caestoueu
      2015-12-14 19h20m por Pirisca
      Tanto e tantos casos como este não, desculpa lá, mas eu vejo futebol desde o fim dos anos 70 e este lance é das coisas mais inacreditáveis vi.

      Nós até podemos achar q em lances de duvida o árbitro apita sempre a favor do clube X ou Y, mas a esmagadora maioria são lances q podem suscitar alguma duvida, e q o árbitro aproveita para beneficiar o clube q lhe interessa mas este lance é uma coisa absolutamente inacreditável. . . . lol
      PI
      penalty
      2015-12-14 19h11m por Pirisca
      Mto raramente comento erros de arbitragem penaltys, e escandaleiras, e q isto é uma vergonha assim e assim.

      O primeiro lance, ainda se pode discutir se o movimento é propositado se o jogador tem de tirar a mão para deixar a bola passar, diria q é daqueles lances em que qualquer decisão se pode aceitar.

      Agora o lance de hoje, n dá aso a duas interpretações, n é dificil de avaliar, n é daqueles q o avançado sente o toque e deixa-se cair, não são precisos n s...ler comentário completo »
      Portista_Portug ues
      2015-12-14 18h41m por Ghost_rider
      foi, e disse aqui. . basta leres novamente o paleio todo!

      fomos beneficiados. . e prejudicados. . somando e subtraindo. . estávamos onde estamos talvez apenas com mais 2 pontos. . o que se vê ouve é que o scp está a ser levado ao colo. . da ideia que todos os jogos. . somos beneficiados o que é precisamente falso e até em grande maioria ao contrário.

      mas ja o disse aqui fomos beneficiados com o Estoril

      Agora cuidado porque estar a generalizar as coi...ler comentário completo »
      Ghost_rider
      2015-12-14 17h55m por Portista-Portugues
      "Cansa ver o meu Porto jogar todas as semanas contra colossos. . . Todas as semanas temos de jogar à defesa. O Dragao esmagador so acorda em casa, e é quando acorda porque as vezes. . .
      Ontem e hoje, temos que ser honestos o FC Porto foi beneficiado em 2 lances de grande penalidade, mas atençao nunca ser beneficiado é que é estranho, esses erros acontecem por parte dos arbitros. " Ai esta o meu comentario apos o jogo. Como podes ver assumo quando o meu clube é beneficiado e ...ler comentário completo »
      DO
      UMA VERGONHA O PENALTY NAO ASSINALADO
      2015-12-14 17h44m por dopedagain
      UMA VERGONHA ESTE JOGO! O PENALTY DE HOJE É UM ESCÂNDALO A NÍVEL MUNDIAL. NADA DE ESPANTAR PARA UM ARBITRO QUE É CONFESSO PORTISTA. INCRIVEL COMO SE PODEM LEVAR EQUIPAS AS COSTAS. PORTO MAIS HABITUADO A ISSO QUE QUALQUER OUTRO NOS ULTIMOS 20 ANOS. MAS BASTA! JÁ CHEGA DE CORRUPÇÃO PARA O LADO DAS ANTAS. VERGONHOSO! COMPLETAMENTE VERGONHOSO O PENALTY DE HOJE.
      Portista_Portug ues
      2015-12-14 17h29m por Ghost_rider
      isso vindo de um portista. . cuidado. . se formos então analisar tudo a risca. . ui. . vocês nem deviam praticar futebol!

      há lances contra o FCP. . mas por amor de deus. . é numa escala tipo 90 a favor 10 contra. . numa escala até 100. . .

      e a humildade ficava-vos melhor. . do que virem logo dizer que o scp é levado ao colo quando nao correm bem as coisas ao porto. . e ao slb tb. . porque efetivamente o que se houve ai é que o scp só está onde está porque foi ajud...ler comentário completo »
      Delfos
      2015-12-14 17h06m por King_lion
      Tens é a visão muito selectiva. Viste uma minudência no golo do Tondela, mas esqueceste-te do golo do empate com a mão e em fora de jogo, que surgiu de uma falta inexistente. Mas vá lá, sempre te lembraste do penalti e expulsão contra o Paços de Ferreira. Por causa desse mergulho do Cícero, foram dois pontos a voar.

      Ontem marcaram um penalti ao Naldo por fazer algo que o Lisandro e o Jardel passam os jogos todos a fazer do 1º ao 90º minuto mais os descontos. Imagino o que...ler comentário completo »
      Ghost_rider
      2015-12-14 16h56m por Portista-Portugues
      A minha logica é igual à tua. Tu aqui so falas dos penaltis do Nacional, o resto do jogo é para esquecer, nao é ? Falar apenas quando somos prejudicados é o que eu estou a criticar. Eu sei que voces nao foram beneficiados todos os jogos, sei que nesses tais jogos que mencionei tbm ha casos a favor do SCP mas entao por quê que voces nao falam dos lances nao assinalados para o FCP, neste e noutros jogos ? Porque so falam dos lances por marcar ao Nacional ?
      Amigo, se para nos critica...ler comentário completo »
      Portista_Portug ues
      2015-12-14 16h43m por Ghost_rider
      epa. . pela tua logica foram todos os jogos. . alias. . gelson ontem tava em fora de jogo. . no 1º golo. . o 2º o aquilani empurra um defesa para ficar sozinho. . e o penalti sobre silimani bem. . foi teatro. .

      mas vamos la a factos. . ó portista que andou anos a ganhar as custas da arbitragem:
      Tondela
      o golo do Tondela seria ilegal porque o jogador evita que a bola saia ou consegue controlar a bola com o braço e dps ela acaba no fundo da baliza. . depois há um cort...ler comentário completo »
      LO
      Arbitragem
      2015-12-14 16h40m por lordrick1
      Ainda ninguém abordou o lance do Marcano nesta perspectiva. . .
      Já pensaram que, por acaso o árbitro só não assinalou a grande penalidade por ver que a bola na mão, não foi intencional? já viram a repetição em velocidade normal? O próprio jogador do nacional continua com a posse da bola, mas desiste logo da jogada. . . e se repararem, se a bola não tocasse na mão do Marcano o jogador do nacional perderia a bola.

      É apenas a minha perspectiva, mas claro que se marcass...ler comentário completo »
      força porto
      2015-12-14 16h11m por petitor
      Quanto ao jogo nada a dizer fomos beneficiados, também já fomos prejudicados e futebol, quando ao treinador mudar a meio não ganhamos nada com isso e apoiar ate ao fim a ver se ao menos ganha o campeonato, e vai para a espanha. Depois e refazer a equipe, mas não são assim tao maus quanto querem pintar agora.
      Casilhas
      Maxi
      Layun r
      Maicon
      Indi
      Danilo - 6
      Andre - 8 - Indiscutível espero que seja o futuro capitao tem a raça de dragao
      Herre...ler comentário completo »
      Ghost_rider
      2015-12-14 15h57m por Portista-Portugues
      Assim de cabeça, Tondela (JP a fazer lançamento fora), Arouca (Penalti nao marcado aos 85), este mesmo Nacional (2 amarelos seguidos, o segundo é muito puxado), Estoril (acho que houve um penalti mas no lance de origem um fora de jogo nao foi marcado) e nem falo do Belenenses porque isso nao é culpa do arbitro, sempre havera duvida se a mao foi prepositada.
      Acho que isto chega para dizer que o Sporting foi beneficiado igualmente, tbm sera fruta ?
      Deixem-se de mariquices, ...ler comentário completo »
      *
      2015-12-14 15h37m por King_lion
      . . . que foram meros erros.
      Incrível
      2015-12-14 15h35m por King_lion
      Ainda há pouco estava eu no café, quando mostrou a repetição da grande trancada que o Marcano deu no João Aurélio. Entre risos e palavras de indignação, estava toda a gente com as mãos na cabeça. E o pior é que o árbitro viu, tanto que até mostrou cartão amarelo ao jogador do nacional, não quis foi marcar o penalti. Ainda para mais tratando-se de um árbitro do Porto e ex elemento da principal claque do fcp. Já ontem tinha ficado por marcar um penalti claro por mão do Marcano.
      Ass...ler comentário completo »
      mas que benefícios??
      2015-12-14 15h29m por Ghost_rider
      gostava de saber. . que jogos onde o scp foi beneficiado esta epoca. . é giro dizer. . mas o provar é que gostava de ver. . e tenham em conta falar de todos os jogos. . . .
      Árbitro Jorge Sousa decide resultado.
      2015-12-14 15h26m por joaogalo
      O árbitro Jorge Sousa do Porto, acompanhou a sua equipa à Madeira e resolveu no resultado final, pois aqueles dois penaltis contra o "fcp" que não foram assinalados, envergonham a arbitragem nacional. Os jogadores do"fcp" estão a tentar queimar o treinador e esquecem que o principal prejudicado é o clube.
      HU
      Schmeichel_4Eve r
      2015-12-14 15h16m por hugosilva81
      Pois é, este nevoeiro que se abateu sobre a Madeira deve ser o mesmo que passou por Alvalade, naquele lance, ainda estava 0-0, em que um jogador do Moreirense lhe vê assinalada uma falta hilariante na área do Sporting.
      Pode ser que quando o Porto for jogar a Alvalade aprendas a escrever o nome do seu treinador. Vocês andam a falar muito. . . O Porto anda a jogar muito mal, é verdade, só não vê quem não quer. Mas e o Sporting está a jogar bem? Na esmagadora maioria dos jogos ganh...ler comentário completo »
      BS
      Cont.
      2015-12-14 15h16m por bsfgamer via mobile
      Vai para a frente, trás, frente, sempre a mesma, apesar de gostar dele, se o conseguirmos vender por 40M, té logoo
      BS
      Jogadores a vender
      2015-12-14 15h07m por bsfgamer via mobile
      herrera- Tem vindo a jogar bem nestes últimos dois jogos mas não justifica dois anos sem. jogar nenhum.
      Aboubakar- um ponta de lança que não marca golos não é ponta de lança para o porto, esforça se e tal mas já se viu que não é jogador para o porto.
      Tello- só sabe correr, de resto é zero! Não sabe rematar em condições, atrapalha se a fintar, e faz muito más decisões!
      Brahimi- faz sempre a mesma! Vai para tras
      HU
      lufisasislb
      2015-12-14 15h07m por hugosilva81
      Estás com essa ironia toda porquê? Durante as 11 ou 12 jornadas iniciais do campeonato o Porto teve 0 (ZERO) penaltis assinalados a seu favor. Eu pergunto-te. . . quantos ficaram por marcar a favor do Porto nessas jornadas? Ah pois, só viste o jogo do Porto contra o Nacional. Eu compreendo! Hipocrisia no seu melhor. Vê-se bem qual é o teu clube!
      O aboubakar
      2015-12-14 15h04m por brandt
      ainda joga porque começou a epoca de uma forma excelente. Eu lembro me no início de epoca de pensar: Epa este gajo vai ser melhor que o jackson! Hoje retiro todas essas palavras da minha boca. O Lopetegui neste momento é o cancro do porto, e o aboubakar e o herrera são as metastases!
      iSmurf
      2015-12-14 15h00m por brandt
      Ainda não tive muitas oportunidades de ver o suk a jogar, mas não sei se seria uma boa opçao. Jogar no setubal não é o mesmo que no porto. . . Brilhar no setbal não quer dizer que o faça no porto. Porque não apostar no bueno a ponta de lança? Eu acho que era interessante se o lopetegui experimenta-se isso, ja que ele gosta tanto de inventar (mas duvido que faça). Para mim, mais importante é tirar o herrera de lá, que não faz puto ideia do que lá anda a fazer.
      Resumindo os comentários dos portistas
      2015-12-14 14h51m por brandt
      O lopetegui tem que ir embora. Eu concordo! É que a liga portuguesa é fraquíssima, é normal que o porto esteja nos primeiros lugares, se o porto jogasse na espanhola ou premier league estava a lutar pela manutenção com este treinador.
      iSmurf
      2015-12-14 14h47m por brandt
      O herrera não pode jogar. . . é simples, ele é mau demais. sempre foi, nunca vi qualidade naquele jogador. Quanto a centrais, o maicon também é bastante mau, por isso entre ele e o marcano, venha o diabo e escolha. . . E contra o chelsea, também acho que o abouba devia jogar, mas sinceramente, ele neste momento, é pior que o walter. . .
      Para Janeiro. .
      2015-12-14 14h47m por superdarius
      Curtia que o Porto comprasse 1 DC, DE, MO. . . e um PL!. . Mas urgentemente é DC e Pl para mim. . .
      DC- Enzo Roco , jogador que joga no Espanyol . . Muito raçudo e com grande potencial.
      PL- Adorova ver Michy Bats. . mas isso já é a pedir muito. . .

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...